“Cansei!”, “Estou desmotivado, não sei  o porquê!”, “Ando meio desanimado com tudo”. Essa é a queixa que eu mais ouvi durante anos de aconselhamento pastoral.

Quem nunca passou por um momento de desmotivação em sua vida? Na vida cristã não é diferente, há momentos que perdemos a alegria e disposição de estar na casa de Deus, de fazer a sua obra, de ir aos cultos, de estar no PG e se envolver nele.  A falta de motivação nos impede de realizar aquilo que Deus nos chamou pra fazer. Mas se deseja avançar na fé é preciso estar motivado à isso.

O que leva um cristão a se desmotivar na vida cristã? Essa pergunta me intriga, pois vemos pessoas que possuem alguns anos professando a fé em Cristo, mas mesmo assim não passam de meros expectadores e consumidores da Palavra de Deus.  Importa salientar que, não se trata daqueles abandonaram a fé, mas de pessoas que amam ao Senhor. No entanto, por motivos diversos estão se encontram desmotivados, sem alegria. Por que vemos muitos membros sem motivação não só nos PGs, mas na igreja? É s obre isso que estaremos falando nesta noite.

E o que é motivação?  É o movimento para a ação. Motivação é o que faz a pessoa usar seus recursos para realizar coisas. Por exemplo: Todos trabalham, motivados que no final do mês receberão salário.

Você acha que é importante uma pessoa ser motivada? Por quê? Sim, porque em todos os aspectos da nossa vida, ser uma pessoa motivada faz a diferença na conquista de metas, desde as mais simples até as maiores, que parecem tão inatingíveis.

O que é desmotivação? Desinteresse; indiferença, Estado de espírito em que não se vê motivo para agir ou tomar atitude; falta de espírito de inicia-tiva, a pessoa não tem vontade de fazer nada. Alguns não querem nem  sair de casa, não quer ver ninguém e etc.

E infelizmente a “desmotivação” existe também na área espiritual – Pessoas que conhecem a verdade professam a fé em Deus, mas que não tem ânimo para fazerem nada em relação às coisas espirituais. Não querer ir ao culto, não quer evangelizar, não querem participar de vigílias, eventos. E essas pessoas que sabem que precisam de ajuda, mas não querem ser ajudadas. Pessoas totalmente desmotivadas.

O que nos leva a perder a motivação, como cristãos?

Esquecemos os motivos pelos quais estamos lutando por alguma coisa – é preciso trazer à lembrança aquilo que nos trará motivação ou pelo qual estamos lutando, onde queremos chegar. Mas a maioria das pessoas são influenciadas por pensamentos pessimistas. É preciso renovar a mente com a Palavra de Deus e pensamentos otimistas.

Dar ouvidos a pessoas desmotivadas – ignore  à palavras que de pessoas desmotivadas.

O imediatismo – pessoas querem resultado imediato e como nem sempre acontecem, desistem  –  é preciso ter Ter paciência, perseverança

Pecados– O pecado, como sabemos, é o que afasta a pessoa de Deus e das coisas espirituais.

Deixe que o Espírito Santo te convença de seu pecado, se arrependa peça perdão a Deus e permita que Ele opere o perdão em você. E volte ser motivado para as coisas de Deus.

Não conhecer a Bíblia– Jesus disse que o povo errava por não conhecer as Escrituras e nem o poder de Deus (Mateus 22:29). Se não conhece a bíblia, não se conhece as promessas de Deus, não tem como compreender as coisas espirituais. É preciso conhecermos a Bíblia para sabermos o que fazer e como fazer, e dai poderemos vencer a desmotivação espiritual

Frustração, Decepção – Coisas que acontecem conosco nos desmotivam, mas estamos falando de um Deus que é maior do que as frustrações que possamos passar. Não podemos colocar expectativas em pessoas, pois as pessoas falham nos decepcionam assim como eu e você decepcionamos e falhamos também. Todos nós somos falhos em algum momento da vida.

Agora eu pergunto:

Quando você fica desmotivado, de quem é a culpa? De Deus, da sua família, do seu salário, da sua igreja, do seu pastor, do seu líder?

Quando você cai desmotivado, quem deve reanimá-lo? O pastor, sua família, um presente ou Deus?

Vamos ver as respostas à luz da Palavra de Deus:

A Bíblia conta uma passagem tremenda. O grande Rei Davi foi a uma batalha, porém as coisas não saíram como ele esperava e todo povo ficou revoltado. Ele não tinha ninguém para motivá-lo.
1 Samuel 30:6bE Davi se retirou para um lugar calmo e se reanimou em Deus” – Ele não gastou tempo culpando as pessoas em sua volta, mas assumiu a responsabilidade por sua própria motivação. Ele se retirou e buscou a Deus, recebeu novas instruções que restauraram sua motivação e coragem. Ele se motivou no Senhor e voltou a conduzir sua tropa à vitória. O exército de Davi, naquele momento, queria até apedrejá-lo. Isso porque as pessoas sempre buscam um responsável pela sua desmotivação.

Esta é uma decisão que toda pessoa deve tomar: nunca culpar ninguém pelo seu desencorajamento, pela sua desmotivação. Você é responsável por se manter motivado

A desmotivação contagia quem está perto – Preste atenção nas atitudes e palavras de uma pessoa desmotivada, ela quer desmotivar as outras pessoas também… Elas perdem as esperanças de que pode melhorar, elas dizem logo: “Ah, isso não vai dar certo, já teve isso na igreja mas logo, logo vai acabar”, “Esse PG não vai sair disso…”Espero que em nome de Jesus você rejeite essa palavra de maldição, não receba nenhuma palavra de desânimo e motive as pessoas que te cercam

Qual verdadeiramente é a diferença entre uma pessoa motivada e uma desmotivada? Quando somos motivados encontramos soluções onde outras pessoas não as vêem. Nos tornamos mais alegres e dispostos a enfrentar desafios e assim obter grandes conquistas.

Conclusão

Pode até ser que a desmotivação tenha alcançado você, mas não é preciso que ela permaneça.

É possível vencer isso, independente da causa que seja.

1ºTendo Convicção do propósito

2º Encher-se daquilo que traz motivação.
3º Mantenha contato com pessoas motivadas
4º Nunca perca um evento que possa inspirá-lo ou motivá-lo.
5º Cuide de sua saúde.
6º Ter uma diversão.
7º Disciplina espiritual diária.
8º Motive as pessoas que o cercam.

Tenho pensado muito e orado a respeito do crescimento e multiplicação PGs, Deus quer que cresçamos com pessoas, como cristãos, como igreja, com PGs. Nós nascemos para crescermos.

Quando Deus criou o homem e a mulher ele disse: Gênesis 1:28 – “sejam férteis e multipliquem-se”. E o que disse a Noé: Genesis 9:1 “Sejam férteis, multipliquem-se, encham a terra”.

Isso diz respeito também à igreja: precisa crescer e se multiplicar. Jesus, Paulo, os apóstolos trabalharam para isso nos dando o exemplo. Tinham revelação de quem eram em Deus

E independente das circunstâncias nunca perderam a motivação

Estamos em fase de crescimento… Mas esse processo precisa ser acelerado sob pena de darmos lugar à esterilidade. Se crescermos saudáveis como igreja, como PG, a multiplicação se dará com naturalidade. Mas isso só acontecerá se todos nós nos esforçarmos para estarmos motivados em Deus e nas suas promessas.

Permita que o Espírito Santo te motive com as coisas espirituais e ministeriais, pois Ele é o Consolador e Ele é a fonte de poder de Deus em você.

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto