Texto Bíblico: Atos 20:7-12
Introdução
Este trecho do livro de Atos relata a história de um jovem chamado Êutico, o seu nome significa afortunado. Êutico estava em Trôade e assistia Paulo pregar sentando em uma janela, quando pega no sono, cai do terceiro andar da casa e morre.
Alguns talvez nunca nem tenho ouvido falar de Êutico, para outros talvez essa tenha passado despercebido. Mas esse breve trecho esconde grandes ensinamentos para nós, pois fala de algo muito perigoso na vida do cristão, o sono espiritual.
Se fisicamente dormir é muito bom e necessário para o bom funcionamento do corpo, espiritualmente é totalmente o contrário, o sono espiritual pode nos levar a morte.
(V.7a) – “No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão e Paulo falou ao povo.”
Eles se reuniram no primeiro dia da semana, ou seja, no domingo, então era como se estivesse num culto como o nosso. E ali repartiam o pão enquanto Paulo falava.
A Ceia do Senhor (Lucas 22:17-20) – O pão representa o corpo de Cristo (v.19) e o vinho representa o sangue de Jesus (v.20). A bíblia diz que Jesus é o cabeça e a Igreja é o corpo, então o pão representa a igreja, o sangue representa Jesus.
A ceia é muito mais do que comer um pedaço de pão e tomar um cálice de vinho no primeiro culto do mês, ceia fala de comunhão. Jesus nos manda fazer isso em Sua memória (v.19). Então se eu estou em comunhão com meus irmãos, e Jesus está presente, Ele é lembrado ali é uma ceia. Ou seja, nós ceiamos todos os dias.
Na ocasião Paulo estava em comunhão com os irmãos, enquanto falava.
(V7b) – “Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até à meia-noite.”
Quando temos algo para fazer no dia seguinte sempre nos preparamos, me lembro que na minha infância, sempre que íamos viajar, um dia antes meu pai abastecia o carro, olhava a água, o óleo, o freio, calibrava os pneus. Isso fala de preocupação para tudo ocorra bem.
Mas quando falamos de vida espiritual, isso não é bom, não podemos deixar que os compromissos de amanhã atrapalhem o mover de hoje. Quantos estão assistindo o culto contando os minutos para irem embora, porque no dia seguinte precisam acordar cedo, trabalhar, ou fazer qualquer outra coisa que considera importante.
Quantas vezes o pastor mal terminou a oração de encerramento no culto e você já está na porta indo embora. E se Deus tivesse algo para liberar para você naquela oração, ou na comunhão final com os irmãos? Muitas pessoas têm perdido coisas do Senhor por se preocupar demais com as coisas naturais, tem perdido momento na presença de Deus.
Quando tínhamos reunião de oração às terças-feiras, quantos não vinham porque estavam cansados, porque queriam dormir cedo, porque tinham que limpar a casa, porque tinham comida pra fazer, roupa pra lavar, trabalho para adiantar. Quantas oportunidades perdidas na casa de Deus por preocupações terrenas.
(V.8) – “Havia muitas candeias no piso superior onde estávamos reunidos.”
Essa informação pode parecer desnecessária nesse contexto, mas as candeias falam de luz, falam de calor, falam de fogo. Havia o fogo de Deus no ambiente em que o povo estava reunido, aquelas pessoas estavam com seus corações queimando na presença de Deus enquanto Paula falava a elas e juntos partilhavam do pão.
Isso fala de pessoas que desejam ver o fogo de Deus queimar cada vez mais dentro delas. Fala da comunhão da igreja em buscar juntos pelo fogo da presença de Deus, pelo derramar do Espírito Santo e pelas manifestações do Seu Poder.
(V.9a) – “Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo.”
Naquele ambiente de fogo e calor, a janela era o lugar mais ventilado, era a zona de maior conforto naquele lugar. Mas se tem uma coisa que não combina com evangelho é conforto.
Êutico não fala daqueles que estão no mundo e ainda não conhecem a Jesus, mas fala daqueles que estão dentro da igreja, mas estão na zona de conforto. Até então ouvindo a Palavra, mas não estão envolvidos na comunhão com os irmãos e não estão queimando junto com os outros, preferem um lugar mais confortável, sem ninguém incomodar.
Talvez você esteja procurando uma zona de conforto dentro da igreja, um lugar onde você não precise estar em comunhão com os irmãos, onde você não precise ter um líder te confrontando, te corrigindo, te ensinando. Onde você não precise se envolver com nada.
Talvez Êutico adormeceu porque a palavra estava maçante para ele, tinha perdido a graça, talvez ele estivesse janela olhando para fora, distraído com a movimentação da rua. Talvez você esteja assim, a palavra, a igreja, o PG se tornou algo maçante, cheio de mesmice, mas não é a palavra, a igreja ou o PG que mudou, mas você que preferiu ir para zona de conforto e deixou de queimar com os irmãos. Talvez você esteja dentro da igreja, mas na janela olhando para fora, distraído, olhando para o mundo, desejando o que está fora.
Tome cuidado, essa zona de conforto pode te matar, estar na janela pode te matar.
(V.9b) – “Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto.”
A bíblia diz que ele foi vencido pelo sono, ou seja, ele estava lutando contra o sono, mas estava lutando sozinho. Talvez você esteja na janela, adormecendo espiritualmente, mas tentando lutar sozinho, sem a ajuda dos irmãos, dos líderes, dos pastores. Não lute sozinho, tem muita gente ao seu redor para te ajudar e evitar sua morte espiritual.
Se você está na janela, na zona de conforto, você tem duas opções: ou cai para dentro e volta a queimar com irmãos ou cai para fora e morre espiritualmente.
Quantas pessoas já estiveram conosco, servindo na casa de Deus, mas pararam de queimar e hoje estão fora da igreja e do corpo, mortos espiritualmente, porque lutaram sozinhos.
A queda (e morte) de Êutico aconteceu enquanto Paulo pregava, foi uma tragédia no meio do culto. Isso fala das situações que acontecem na nossa vida, na nossa igreja e no nosso ministério, coisas que não podemos controlar, que todos nós estamos à mercê de passar.
O povo foi rápido em dizer que ele estava morto, quantas quedas em nossas vidas e ministérios acontecem e as pessoas são rápidas em dizer “está morto”, esse casamento não tem mais jeito, esse ministério acabou, nos tem como mortos diante das pessoas. Os que não creem no poder da ressurreição, são usados pelo inferno, para correr e anunciar a tragédia, a queda dos filhos de Deus. Quantos estão por aí anunciando o seu fim?
(V.10) – “Paulo desceu, inclinou-se sobre o rapaz e o abraçou, dizendo: “Não fiquem alarmados! Ele está vivo! “
Nesse momento Paulo para o culto, desce e ali traz o jovem de volta a vida. O culto é a nossa vida, nosso ministério, haverá momentos em que Êuticos (pessoas ou circunstâncias) irão querer nos parar. Mas Paulo sabia quem Ele servia, e enquanto todos diziam que ele estava morto, Paulo diz “não, ele ainda está vivo”. Mas ele de fato havia morrido, de certa forma o povo estava certo, mas Paulo (assim como Abraão) creu contra a esperança.
Os momentos em que Deus te permitir descer é para gerar vida, para trazer vida àqueles que estão mortos espiritualmente, para trazer vida ao seu ministério.
(V.11) – “Então subiu novamente, partiu o pão e comeu. Depois, continuou a falar até o amanhecer e foi embora.”
Paulo sobe novamente, parte o pão e continua a falar até o amanhecer. Mas no início lemos que ele pretendia falar até meia-noite. Ou seja, aquilo que veio para trazer freio teve efeito contrário. Aquilo que tem vindo para te fazer parar terá efeito contrário. Aquilo que veio para fazer você colocar o pé no freio, fará você colocar o pé no acelerador. Aquilo que veio para te abadar, irá te potencializar.
(V.12) – “Levaram vivo o jovem, o que muito os consolou.”
Quando o jovem Êutico voltou a vida, ele saiu da janela, da zona de conforto e voltou para a comunhão com os irmãos, voltou a queimar com eles. A pregação de Paulo perdurou até o amanhecer do outro dia, mas aquele jovem não dormiu mais, não porque a palavra estava melhor, mais atraente, mas porque ele foi trazido de volta a vida e voltou a queimar.
Na bíblia encontramos outros exemplos de pessoas que dormiram e foram vencidas:
Sansão: dormiu e perdeu os cabelos e a força;
Sulamita: (aquela do Livro “Cântico dos Cânticos”, que vivia dizer “Eu sou do meu amado”), dormiu e perdeu o homem amado;
Isbosete: filho do rei Saul, dormiu ao meio-dia, e foi morto por dois de seus empregados;
Dez Virgens: Jesus conta nesta parábola – que elas dormiram e as suas lâmpadas apagaram, fazendo com que perdessem o noivo.
Conclusão:
Não deixe o sono espiritual te matar, não fique na zona de conforto, ela é perigosa demais. Volte à comunhão com os irmãos, volte a queimar com eles. Ouça o Senhor te falar: ” Por isso é que foi dito: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti” Efésios 5:14
Deus abençoe, Pra. Nívia Augusto