Texto bíblico – Marcos 3:13-19

“Jesus subiu a um monte e chamou a si aqueles que ele quis, os quais vieram para junto dele. Escolheu doze, designando-os como apóstolos, para que estivessem com ele, os enviasse a pregar e tivessem autoridade para expulsar demônios.  Estes são os doze que ele escolheu: Simão, a quem deu o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que significa filhos do trovão; André; Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu; Simão, o zelote, e Judas Iscariotes, que o traiu.”  

Qual seria sua reação se fosse convidado por alguém muito importante, muito rico e muito amável, para fazer uma viagem maravilhosa em sua companhia? Mas as condições seriam que você deixasse algumas coisas e compromissos para trás; que estivesse disposto a conviver com um grupo de pessoas que iria junto e; que se comprometesse a fazer propaganda da viagem, quando voltasse. Você aceitaria? Olhe, grandes oportunidades custam um preço, mas é bom aproveitá-las! Esta é a verdade contida neste texto da Bíblia: a oportunidade de se tornar um discípulo de Jesus, que não deve ser desperdiçada.

Discípulo não é sinônimo de aluno, discípulo significa relação com uma pessoa, no caso Jesus Cristo, cujos passos o discípulo segue, sem reserva, por amor, procurando imitar até se tornar igual ou parecido. Ser discípulo de Jesus é o mais fascinante projeto de vida que está à disposição de cada um de nós. Mas, a maioria das pessoas ignora este fato ou não dá o devido valor à oportunidade de ser discípulo de Jesus.

Pessoas que consideram seguir a Jesus apenas como praticar uma religião. Mas, aprendemos nesse texto, em que Jesus chamou os Seus primeiros discípulos, que esta oportunidade consiste num chamado:

  1. UM CHAMADO PARA ESTAR COM JESUS

(V.14a) – “Então escolheu doze homens para ficarem com ele…”

Mais do que obedecer a doutrinas, cumprir rituais ou ter uma religião, a oportunidade de ser discípulo de Jesus consiste num chamado para estarmos com Ele. Isso fala de relacionamento, de amizade, de uma intimidade com Ele. Jesus quer pessoas que se comprometam com Ele, que estejam com Ele, e isto é muito mais do que você ter uma religião ou participar de alguma igreja. Há pessoas religiosas, envolvidas e comprometidas com as coisas da religião, mas que nem por isso têm estado com Jesus. Casas com quadros e objetivos religiosos pendurados na parede, carros com adesivos da igreja ou da religião. Mas pessoas distantes de Jesus, que xingam, falam mentiras, brigam. O chamado que Jesus nos faz não é para termos uma religião ou adquirirmos hábitos religiosos na nossa vida, mas para estarmos com Ele.

Estar com Jesus significa amá-lO e serví-lO com compromisso, significa aprender mais dEle afim de viver num estilo de vida completamente diferenciado do mundo. Onde para vencer na vida as pessoas têm que pisar nas outras, mentir, usar de malandragem. Mas o chamado para estar com Jesus implica num modo de vida radical, num compromisso com a verdade, a honestidade, a santidade e a humildade. E são esses os que verdadeiramente vencem na vida! A Bíblia diz em Mateus 25:34: “…vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo”.

O Senhor declara em Apocalipse 21:7-8: “Aqueles que conseguirem a vitória receberão de mim este presente: Eu serei o Deus deles, e eles serão meus filhos e minhas filhas. Mas os covardes, os traidores, os que cometem pecados nojentos, os assassinos, os imorais, os que praticam a feitiçaria, os que adoram ídolos e todos os mentirosos, o lugar deles é o lago onde queima o fogo e o enxofre, que é a segunda morte.”

Vale a pena aceitar o chamado de Jesus para ser Seu discípulo, é um chamado para estar com Ele!

  1. UM CHAMADO PARA SER TESTEMUNHA DE JESUS

(V.14b) – “serem enviados para anunciar o evangelho”.

Quando chamou Seus discípulos, Jesus chamou pessoas para que estivessem com Ele, para torná-las anunciadoras e proclamadoras de tudo que receberiam através do seu relacionamento com Ele. Na experiência de estar com Jesus somos abençoado, nossa alma é encharcada do Espírito Santo, pulamos e dançamos, nos alegramos e nos fortalecemos. Mas, o chamado para estar com Jesus consiste também em testemunhar e divulgar o que temos recebido do nosso relacionamento com Ele. Jesus espera que Seus discípulos sejam agentes de impacto na sociedade, o v.14 mostra que são enviados para anunciar o Evangelho. Evangelho “é o poder de Deus para salvar todos os que crêem.” (Romanos 1:16) – Evangelho significa boas novas, boa mensagem ou boa notícia. E é isto o mundo precisa ouvir: boa notícia. E boa notícia só tem para dar quem tem estado com Jesus. Então, se você tem estado com Jesus, você precisa testemunhar dEle.

Muitos vêm para Jesus e se tornam discípulos porque tem alguém que tem estado com Jesus, que mora perto dele, estuda ou trabalha com ele! Mas muitos não se convertem a Jesus porque tem um crente que mora perto dele, estuda ou trabalha com ele, que fala palavrões, que fica com as garotos(as), que compra e não paga, que mente. Jesus espera de nós dar testemunho do evangelho, e não “tristemunho” como se anda dando por aí.

Quando um jovem se apresentou para ser batizado, um senhor mais idoso, logo lhe fez a seguinte pergunta:  “Como você se tornou um crente?”. E ele respondeu: “Foi pela leitura do quinto evangelho”. O pessoal na igreja estranhou muito, porque só sabiam da existência até o quarto evangelho: O primeiro, que foi escrito por Mateus; o segundo é o escrito por Marcos, o terceiro por Lucas e o quarto evangelho é o escrito por João. Mas e o quinto evangelho? O jovem então explicou: “Ah! Esse é aquele eu li na vida de minha mãe”.

Você tem que dar testemunho de vida, por isso seja zeloso, porque cano de água suja não jorra água limpa. Que o seu testemunho possa confirmar que tem estado com Jesus!

  1. UM CHAMADO QUE NOS TORNA AUTORIDADES ESPIRITUAIS

(V.15) – “Eles receberam autoridade para expulsar demônios”.

A maioria dos problemas das pessoas tiveram uma origem na dimensão espiritual. São pessoas escravizadas por Satanás e seus demônios com vícios, depressão, miséria, doenças. E por mais que tentem elas não conseguem se livrar desses problemas. Mas, quando aceitamos o convite para ser discípulos de Jesus, Ele nos dá da Sua autoridade para vencer espíritos malignos. Como discípulo de Jesus, você tem autoridade em nome dEle para expulsar o mal. Muitos evitam pronunciar a palavra diabo, como se ela fosse assustadora. Mas, que tamanho tem o diabo? Muitos dizem que ele é grande demais, que é fortíssimo. Mas a Bíblia diz em 1 João 4:4  que “maior é o que está em nós (Jesus) do que o que está no mundo (o diabo)”.

Discípulos de Jesus são autoridades no mundo espiritual.

  1. UM CHAMADO PARA VIVERMOS EM COMUNHÃO

(V.16) – “Os doze foram estes: Simão, a quem Jesus deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Zebedeu (a estes ele deu o nome de Boanerges, que quer dizer “Filhos do Trovão”); André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o nacionalista; e Judas Iscariotes, que traiu Jesus”.

Jesus não chamou apenas uma pessoa para estar com Ele, Ele formou uma equipe. Ele chamou pessoas muito diferentes umas das outras e as desafiou a andarem juntas. Isto é comunhão, andar junto com. Um autor de livros comentou: “Viver com os santos nos céus, isso será  glória, muita glória. Mas, viver com os santos na terra, ah! isso já é outra história!” – Mas, apesar das diferenças, é muito importante você participar de um grupo de pessoas: de um PG, uma célula ou uma comunidade de irmãos, porque é no meio de outros que o verdadeiro discípulo vive. Um dos primeiros sinais de fraqueza espiritual na vida do crente é quando ele começa a deixar a comunhão com os outros crentes. Quando um crente começa a não participar assiduamente dos encontros da Igreja, alguma coisa de negativo está acontecendo.

O afastamento da comunhão é o primeiro sinal de que existe problema com aquele crente, ele deixou de ser quente e se tornou frio. Se prestar atenção no Novo Testamento, verá esse princípio demonstrado o tempo todo, a saber: os discípulos andando juntos, os discípulos em comunhão uns com os outros. O primeiro culto de adoração aconteceu numa casa. O primeiro culto de Ceia foi numa casa. O primeiro culto de curas foi realizado numa casa. A primeira ocasião de pregação do Evangelho aos gentios aconteceu na numa casa, casa de Cornélio. O derramamento do Espírito Santo no Dia de Pentecostes aconteceu numa casa. E as igrejas do Novo Testamento foram todas organizadas em casas.

Muitos pensam poder ser cristão sem ter vínculos com outros cristãos, mas isso é um erro. O discípulo vive entre discípulos, não vive isolado. O chamado para ser discípulo de Jesus consiste em viver na família de Deus.

Conclusão:

A oportunidade que temos para ser discípulo de Jesus consiste em um chamado para estar com Ele, ser testemunha dEle, revestido de autoridade espiritual, para viver em comunhão com outros. É uma oportunidade maravilhosa. Mas é uma escolha que precisamos fazer.

Você está disposto a ser discípulo de Jesus? A estar com Ele? A testemunhar dEle? Disposto a expulsar espíritos maus na autoridade dEle? E a a viver em comunhão com a família dEle?

Deus abençoe, Pr. Pinho.