Hoje vivemos numa geração onde baseamos nossos sonhos, planos, alvos, força, humor e pensamentos onde “os outros” acham que devemos colocar. Nosso coração é focado, nossa vida direcionada, nosso humor mudado por pessoas e circunstâncias!

Fomos desenvolvendo estas características ao longo de nossa vida. Fomos colocando em nossas vidas o que as pessoas pensavam e dizem a respeito da vida e da nossa identidade. Isso acontece na minha e na sua vida. Trabalho com adolescentes e jovens há um bom tempo e isso acontece muito com eles, mais tenho percebido que isso também acontece muito com as crianças e adultos.

Por exemplo, se uma criança chega numa rodinha de amigos e começa a falar que a casa dela é melhor do que o dos outros, eles acharão que sua casa é a pior, ficarão mal com isso e já não gostarão de olhar e estar mais a sua casa. E todo conceito bom de sua casa já não existirá nelas.

Se você é um adulto e isso acontece, você começa a achar um monte de defeitos na sua casa e é capaz de entrar em dívidas do que pode suportar, para melhorar sua casa ou mudar de lá. Isso ainda é simples, mas há outros que que por não querer mais receber visitas em sua casa, começam a se excluir do convívio com pessoas, se isolam.

A minha casa é um ovo, menor que um apartamento. Tenho problema de infiltração na laje, meu teto tem manchas pretas por conta disso, com frequência fazemos uma faxina no guarda roupa para eliminar provisoriamente o mofo e ele não estragar as roupas. E eu não tenho dinheiro ainda para arrumar isso. Mas posse te afirmar uma coisa, minha casa é melhor que qualquer uma, porque lá mora a família mais especial para mim, lá mora um casal que se ama, lá tenho as coisas que conquistei com meu suor, lá tenho alegrias, lá está meu lugar de adoração. E isso é mais importante para mim que o tamanho dela.

Somos condicionados a nos basear no que é bom e mal pela ótica dos outros. Mas quem disse que esta pessoa está certa? O que é mais importante para você? O tamanho da casa, os móveis que estão nela, ou o relacionamento da família que mora nela? O tamanho da casa pode mudar conforme sua condição financeira, mas e a união da família? Muitas casas grandes têm famílias destruídas.

Eu sempre me importei com a aparência das coisas, das pessoas, a minha, porque sempre entendi que isso é muito importante.

Há 8 anos comecei a trabalhar com vendas e pude perceber como isso faz diferença, comecei a conviver com pessoas (clientes) com muito dinheiro, num nível que eu não imaginava que existia. Conheci pessoas com avião, barcos, casas, coleções de carros. Gente que ao entrar na sala para uma reunião não parava de olhar para a marca da minha roupa, para o meu braço para tentar ver a marca do meu relógio. E isso me fazia muito mal, porque ninguém estava interessado no meu conteúdo, no que tinha para oferecer, no meu trabalho e sim no meu nível. Era nítido como eles me ignoravam pelo fato de não ter coisas de marca. Até que eu fiquei tão bitolado que comecei a achar que precisava ter coisas melhores para que as pessoas pudessem me aceitar. Então comecei a consumir muito mais, a querer muitas coisas que eu não tinha condições de ter. Comprei relógio e roupas melhores e as pessoas de fato mudaram comigo, e eu me enfiando em dívidas.

Começaram a me dar atenção, a serem meus “amigos”, a me darem ouvidos. Só que eu fui perdendo meus princípios com isso. Comecei a ser o que os outros queriam que eu fosse, não quem eu era. E eu comecei a ser confrontado por Deus sobre isso. Comecei a perceber que o que me fazia crescer dentro da empresa não era o que eu tinha de caro e sim meu trabalho, meu caráter. Comecei a me libertar e me desintoxicar daquilo que tinha me consumido. Ainda gosto de comprar roupa, relógio, tênis, mas dentro das minhas condições e nada caro.

Um dia, no meio deste processo, fui para um evento e um cliente que não conhecia foi comigo no meu carro. Meu carro, na época, não era quatro portas, não tinha ar-condicionado, nem direção hidráulica. No caminho aquele cliente disse: “Nossa como pode um vendedor ter um carro desses”. Aquilo me gerou uma revolta no momento, pelo que ele falou, pela minha situação, pelo meu carro. Então eu respirei e pensei. Eles só pensam em status. E me acalmei, continuei conversando como se nada tivesse acontecido afinal meu foco não era pensar como eles.

Mas quantas pessoas eu vejo que moram de aluguel, apertada, mas tem um carro muito bom para mostrar para os outros que tem um carrão. Ao invés de pensar em conquistar sua casa própria, guardar dinheiro para ter uma segurança para sua família.

Quantas vezes você se sente inferior por não orar como as outras pessoas ou por não conseguir entender a bíblia ? Entramos na igreja e fazemos da igreja o termômetro que aprendemos com a vida. Trazemos para a igreja a nossa ótica das coisas e por isso não avançamos.

Nos preocupamos em fazer aquilo que Deus quer e não fazer aquilo que ele não gosta e isso é ótimo, porém fazemos da forma errada. Fazemos regras, obrigações, buscamos resposta em pessoas. Os adolescentes nos perguntam muito: é pecado fazer tatuagem? É pecado colocar piercing? É pecado beijar quando namora? Entre outras coisas.

A intenção de perguntar é boa, porém fazemos de forma errada. Perguntamos porque não queremos errar, não queremos pecar. Porém porque não perguntamos para aquele a quem não queremos desagradar. Tudo o que fazemos é para ele, porém ele é o que menos participa de nossas escolhas.

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” Mateus 7:21-23

O fato de você acertar não quer dizer que Ele te conhece. Você pode fazer tudo que eu gosto de comer na sua casa e deixar em cima da sua mesa, porém se não me chamar para comer na sua casa, participar dos seus feitos, eu não vou comer. Se você não me chamar para uma conversa, nós não vamos nos conhecer melhor.

O que é um relacionamento? É um momento onde duas pessoas colocam seus sonhos, planos para alinharem os mesmos para um futuro juntos. Onde elas se conhecem. E pra isso preciso que haja diálogo. Exatamente isso, trazer a existência um contato. Não adianta você estar na igreja e não chamá-lo para a sua vida, para participar, falar, mudar, tocar, transformar. Pessoas não substituem Deus, pessoas são usadas por Ele. Se ele é o motivo pelo qual você está aqui Ele deve ser o primeiro a ser ouvido, ser chamado e adorado.

“Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.” Apocalipse 22:13 – Tudo começa e termina Nele, Ele é a origem de tudo.

Por diversas vezes buscamos em todos os lugares, porém aquele que irá receber, ou aquele pelo qual é seu zelo, preocupação não é consultado. Nós vamos para o PG, vamos para o culto, estudos, oração quando é para alguma área. Mais não oramos para que ele faça morada em nós quando estamos na nossa casa, não lemos a bíblia todos os dias. Cumprimos regras cristãs e não construímos um relacionamento.

“Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor a resposta da língua. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito. Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.” Provérbios 16:1-3

Ai nestes versículos estão o segredo. Confie no senhor seus planos, sonhos e escuta dele quem você é para que tudo dê certo.

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” 1 Pedro 2:9

Nós somos geração escolhida, você foi escolhido para algo exclusivo. E quem te fez é quem pode te falar quem de fato você é e o que tem que fazer. Por isso, busque direto da fonte, não busque pedaços, atalhos. Ele é o único que sabe, então vá direto Nele. Busque primeiro Deus. É por isso que estamos aqui. Porém hoje temos a intenção certa, mais buscamos da forma errada.

Hoje Ele quase não participa da sua vida embora você ache que tudo que faz é para Ele. A bíblia diz que Ele é a fonte de águas vivas e quem beber desta fonte jamais sentira sede novamente. Ele é tudo o que você precisa e o primeiro que você deve desejar.

Nossos corações têm que estar Nele, nossos planos, visões, sonhos devem partir Dele e somente Dele.

“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Apocalipse 3:20-22

Conclusão: Você ouviu a voz de Deus? Ouviu ele batendo na porta do seu coração? Você quer de fato a amizade Dele? Então o busque em primeiro lugar.

 

Deus abençoe, Pr. Thiago Clemente.