Introdução

O tema da nossa reciclagem é “de dentro para fora” e nessas duas semanas que se passaram falamos que toda mudança precisa começar de nós.
Na primeira semana falamos que precisamos de revelação de quem de fato somos. E no domingo o Pr. Thiago também falou sobre isso. Na segunda semana a Pr. Ivanilde ministrou sobre motivação, tão necessária para nós fazermos a obra de Deus. E hoje eu quero falar sobre “Atitude”.

O CHAMADO DE SAUL

I Samuel 8 – O povo pede um Rei

Samuel era profeta em Israel, era ele quem dirigia o povo de Deus, era aquele quem ouvia de Deus e falava ao povo, e aquele que ouvia o povo e fala à Deus. Porém, nesse momento ele já estava muito velho, então designou seus filhos, Joel (primogênito) e Abias (segundo filho) como juízes para dirigirem o povo de Israel.  Mas eles não andaram no mesmo caminho: “…mas os filhos dele não andaram em seus caminhos. Eles se tornaram gananciosos, aceitaram suborno e perverteram a justiça.” I Samuel 8:3

Por isso o povo de Israel pediu à Samuel que desse à eles um Rei, para que os liderassem, assim como as outras nações, o que muito o desagradou. Então Samuel ora e o Senhor responde: “Atenda a tudo o que o povo está lhe pedindo; não foi a você que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei.” I Samuel 8:7. Samuel então diz ao povo que o Senhor concederia o seu pedido, porém os adverte sobre as consequências desse pedido, o povo se recusou à ouvi-lo e continuaram pedindo um rei. Então o Senhor concede o pedido deles: E o Senhor respondeu: “Atenda-os e dê-lhes um rei”. I Samuel 8:22a

I Samuel 9 – O encontro entre Saul e Samuel

V. 1-3: “Havia um homem de Benjamim, rico e influente, chamado Quis, filho de Abiel, neto de Zeror, bisneto de Becorate e trineto de Afia. Ele tinha um filho chamado Saul, jovem de boa aparência, sem igual entre os israelitas; os mais altos batiam nos seus ombros. E aconteceu que jumentas de Quis, pai de Saul, extraviaram-se. E ele disse a Saul: “Chame um dos servos e vá procurar as jumentas”.

As jumentas de Quis, pai de Saul se perdem, então ele manda Saul chama um dos servos para procurar as jumentas perdidas. Ali surgiu uma circunstância que o fez sair do seu conforto, se levantar e buscar uma solução para aquele problema. Por vezes acontecem problemas em nossa vida em que precisamos nos levantar e ir atrás de uma solução. Talvez seja uma crise no seu casamento, um filho envolvido nas drogas, uma doença grave com você ou algum familiar, ou ainda um problema financeiro, ou desemprego. Não sei o seu caso, mas talvez algo tenha acontecido, ou esteja acontecendo, que tem tirado sua paz e você se vê obrigado a buscar uma solução.

V. 5-6: “Chegando ao distrito de Zufe, disse Saul ao seu servo: “Vamos voltar, ou meu pai deixará de pensar nas jumentas para começar a preocupar-se conosco”. O servo, contudo, respondeu: “Nesta cidade mora um homem de Deus que é muito respeitado. Tudo o que ele diz acontece. Vamos falar com ele. Talvez ele nos aponte o caminho a seguir”.

Depois de percorrer diversas cidades (distritos) sem sucesso, Saul decide voltar para casa, pois imagina que seu pai não esteja mais preocupado com as jumentas, e sim com ele. Mas o servo de Saul o aconselha a procurar o profeta Samuel, pois ele poderia ajudá-los a encontrar as jumentas. Conosco não é diferente, talvez você tenha corrido de um lado para o outro e não achado uma solução para o seu problema, talvez tenha buscado em religiões, em psicólogos, em pessoas. Então quando você está a ponto de desistir aparece alguém que te mostra um novo caminho, alguém te leva até Jesus, que te leva à uma igreja, à um homem ou mulher de Deus.

V. 15-17: “No dia anterior à chegada de Saul, o Senhor havia revelado isto a Samuel: “Amanhã, por volta desta hora, enviarei a você um homem da terra de Benjamim. Unja-o como líder sobre meu povo Israel; ele libertará o meu povo das mãos dos filisteus. Atentei para o meu povo, pois seu clamor chegou a mim”. Quando Samuel viu Saul, o Senhor lhe disse: “Este é o homem de quem lhe falei; ele governará o meu povo”. 

Antes mesmo de Saul chegar até Samuel, Deus já havia relavado ao profeta esse encontro, Deus já o havia escolhido para reinar sobre Israel. Antes mesmo de chegarmos até Cristo Ele sabe que iremos para Ele, mesmo que pela dor, pela perda. O Senhor nos escolhe primeiro: “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.” João 15:16. O seu problema pode ser apenas uma forma de Deus te atrair até Ele.

V. 20 – “Quanto às jumentas que você perdeu há três dias, não se preocupe com elas; já foram encontradas. E a quem pertencerá tudo o que é precioso em Israel, senão a você e toda a família de seu pai? ” 

Saul então encontra o profeta Samuel, que o convida para subir ao altar e comer com ele, pois no dia seguinte contaria tudo o que ele queria saber e o deixaria ir. Quanto às jumentas, o profeta Samuel pede para ele não se preocupar, pois elas já haviam sido encontradas. E o que seria essa jumentas perto de tudo que Saul e sua família teriam? Nós não precisamos nos preocupar com os problemas, Deus está cuidando, porque ele está interessado em algo mais importante em nossas vidas, nosso chamado. Perto de tudo o que Ele tem pra nós, o que é esse prolema que temos vivido? Nada! Enquanto caminhamos em direção ao nosso chamado, Ele cuida do que nos aflige, Ele restitui nossas perdas.

V. 21:  Saul respondeu: “Acaso não sou eu um benjamita, da menor das tribos de Israel, e não é o meu clã o mais insignificante de todos os clãs da tribo de Benjamim? Por que então estás me dizendo tudo isso?”

Saul então se acha insignificante, incapaz e imerecedor de algo tão grande, e ele justifica isso falando que a sua tribo é a menor, e sua família a menos importante de todas. Quando somos chamados por Deus começamos a achar mil defeitos em nós, mil desculpas para fugir. Começamos a olhar para quem somos, nossos fracassos, nossas limitações, nossos defeitos, nossos medos, nossa timidez, nossas condições sociais e financeiras. Mas Deus não olha pra isso, Ele olha pra dentro de nós.

V. 27: “Enquanto desciam para a saída da cidade, Samuel disse a Saul: “Diga ao servo que vá na frente”. O servo foi. Samuel prosseguiu: “Fique você aqui um instante, para que eu lhe dê uma mensagem da parte de Deus”.

O profeta Samuel pede que Saul mande o seu servo na frente, pois ele tinha uma palavra da parte de Deus para Saul. O chamado de Deus é algo pessoal e individual.

I Samuel 10 – Saul é ungido rei

V. 1: “Então Samuel apanhou um jarro de óleo, derramou-o sobre a cabeça de Saul e o beijou, dizendo: “O Senhor o tem ungido como líder da herança dele.”

O profeta Samuel então unge Saul para ser rei em Israel. O Senhor nos unge para cumprirmos o Seu chamado: “O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes, e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.” Isaías 61:1-3

V. 9: “Quando se virou para afastar-se de Samuel, Deus mudou o coração de Saul, e todos esses sinais se cumpriram naquele dia. Chegando em Gibeá, um grupo de profetas o encontrou; o Espírito de Deus se apossou dele, e ele profetizou em transe no meio deles. 1 Samuel 10:9,10

Deus então muda o coração de Saul e ele é cheio do Espirito de Deus. Para viver o chamado de Deus para nós precisamos ter nosso coração mudado, livre de paradigmas e do egoísmo. Precisamos deixar Deus nos mudar, nos moldar, nos ensinar, nos corrigir. E nos encher do Espirito Santo, só Nele podemos ser capacitados a cumprir o que nosso chamado.

V. 20-22: “Tendo Samuel feito todas as tribos de Israel se aproximarem, a de Benjamim foi escolhida. Então fez ir à frente a tribo de Benjamim, clã por clã, e o clã de Matri foi escolhido. Finalmente foi escolhido Saul, filho de Quis. Quando, porém, o procuraram, ele não foi encontrado. Então consultaram novamente o Senhor: “Ele já chegou? ” E o Senhor disse: “Sim, ele está escondido no meio da bagagem”.

No momento em que Saul é chamado para ser levantado como rei diante do povo ninguém o encontra, ele se esconde no meio da bagagem com medo de assumir o lugar que Deus o chamou pra estar. Deus nos chama para reinar com Cristo, para levar o evangelho, para cuidar de vidas, para liderar, mas ficamos escondidos entre as bagagens, entre as nossas desculpas. Talvez a bagagem onde tem se escondido seja seu medo, sua timidez, suas desculpas, seus problemas, seu egoísmo, sua passividade. Tudo que você usa como justificativa para não responder ao chamado de Deus são bagagens que escolheu para se esconder e não assumir o seu chamado.

Enquanto Saul se escondia exista um povo sem rei, precisando de direção, de liderança. Enquanto você se esconde atrás das suas desculpas existe um povo precisando de você, da sua oração, da sua direção, do seu conselho, da sua liderança. Quantas pessoas ao nosso redor estão morrendo (natural e espiritualmente) e nós continuamos escondidos, olhando para o nosso umbigo.

Não use seus problemas para justificar sua falta de posição diante do chamado de Deus, se você decidir seguir esse chamado o próprio Deus vai cuidar do seu problema, assim como cuidou das jumentas do pai de Saul. Se o diabo sabe que algo o impede de fazer a obra de Deus, é ali que ele vai investir, pra te paralisar cada vez mais.

V. 23a: “Então correram e o tiraram de lá…”

Algumas pessoas foram até Saul para tira-lo de trás das bagagens. Da mesma forma, o Senhor enviará pessoas para te tirar do meio das bagagens. Talvez seja seu líder, seu pastor, ou um amigo. Não os rejeite a ajuda dessas pessoas, elas não estão para te acusar, mas pra te ajudar a se livrar das desculpas que o impedem de cumprir o chamado de Deus.

V. 26: “Saul também foi para sua casa em Gibeá, acompanhado por guerreiros, cujos corações Deus tinha tocado.”

Quando você sair de trás das bagagens e abandonar as desculpas, assumindo seu lugar, o Senhor levantará pessoas para estarem ao seu lado te ajudando a cumprir o chamado.

V. 27: “Alguns vadios, porém, disseram: “Como este homem pode nos salvar? ” Desprezaram-no e não lhe trouxeram presente algum. Mas Saul ficou calado.”

Nem todos compreenderão seu chamado e sua resposta à esse chamado, muitos irão te desprezar, muitos irão zombar de você. Mas, assim como Saul, fique calado, assuma seu lugar e faça o que Deus te mandou para fazer”. Neemias não parou quando Sambalate e Tobias o criticaram e tentaram fazer ele desistir. Não pare por aquilo que os outros dizem, caminhe em direção ao seu chamado!

Conclusão:

O problema que trouxe a Cristo foi só uma forma de vir, não se agarre à ele, não o use como desculpa para não fazer o que Deu te pede. Tire o foco do problema, entregue-o na mão de Deus e deixe que Ele cuide disso por você. Não olhe suas limitações, não olhe quem você é, olhe pra quem Deus enxerga em você, Ele te chama e te capacita para esse chamado. Saia de trás das bagagens (desculpas, problemas e medo) e assuma o seu lugar, faça o que Deus te chamou. Tem um povo esperando você parar de resistir o chamado de Deus e assumir seu posto.

Se queremos “gerar vidas através do amor”, se queremos crescer e multiplicar, precisamos ter uma ATITUDE de sair de trás das bagagens. Se esperar as condições perfeitas você nunca vai fazer nada! O tempo é hoje, a hora é agora! Não deixe o medo te paralisar.

“Coragem não é ausência de medo, mas o triunfo sobre ele.” Nelson Mandela.

“Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”. Josué 1:9

Deus abençoe, Pra. Nívia Augusto.