João 5:1-14 “Algum tempo depois, Jesus subiu a Jerusalém para uma festa dos judeus. Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta. Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas. De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitada as águas, era curado de qualquer doença que tivesse. Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos. Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: “Você quer ser curado”? Disse o paralítico: Senhor não tem ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim. Então Jesus lhe disse: Levante-se! Pegue a sua maca e ande. Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar. Isso aconteceu num sábado, e, por essa razão, os judeus disseram ao homem que havia sido curado: Hoje é sábado, não lhe é permitido carregar a maca. Mas ele respondeu: O homem que me curou me disse: Pegue a sua maca e ande. Então lhe perguntaram: “Quem é esse homem que lhe mandar pegar a maca e andar”? O homem que fora curado não tinha ideia de quem era ele, pois Jesus havia desaparecido no meio da multidão. Mais tarde Jesus o encontrou no templo e lhe disse: “Olhe, você está curado”. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça. ”
Essa é uma das passagens mais conhecidas do livro do João, mas quantas coisas ainda podemos aprender com um fato há mais de 2000 anos distantes de nós?

1 “Algum tempo depois, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém”

O cristão pode participar de festas mundanas? Alguns aceitam que o crente participe de qualquer tipo de festa ou evento e, quando questionados, sempre usam o exemplo de que Jesus. Que esteve entre pecadores e nos piores círculos da sociedade. Isso é verdade, Jesus esteve realmente em lugares bastante complicados e com pessoas bastante complicadas, mas existe uma diferença, Jesus não participava desse tipo de evento como mais um participante. Jesus fazia a obra de Deus ali e era visto como tal. Era recebido nestes lugares como um servo de Deus. Não vemos em nenhum momento Jesus fazendo as mesmas obras que eram feitas naqueles lugares por aquelas pessoas. Isso nos ensina que Jesus tinha objetivos espirituais indo àqueles eventos. Jesus não estava ali apenas socialmente para participar do evento como qualquer um dos participantes e nem aprovava tudo que era feito ali. Não creio que seja proibido que o crente participe de todo e qualquer tipo de evento fora do âmbito religioso. Existem eventos que não trazem qualquer prejuízo ao crente estar ali, Toda a caminhada cristã deve ser como sendo oportunidade de ser sal e luz. Por exemplo, ao ir em um churrasco da empresa, um almoço familiar, enfim, eventos em que a presença do cristão não lhe traga qualquer desabono, creio que seja um importante momento de conversas, de estreitamento de laços, de exposição de suas posições bíblicas através de ações, conversas e até da rejeição de certas coisas que outros fazem, mas que não convém ao crente. Ao mesmo tempo, é evidente que não são todos os lugares que convém ao crente estar. Existem festas e eventos em que, de antemão, já se sabe que aquilo que será feito ali é de extremo desagrado de Deus. Logo, qual o objetivo do crente em estar ali? Por exemplo, um cristão é convidado para ir a clubes de Strip-tease comemorar o aniversário de um dos amigos. Como crente eu deveria ir? Alguns podem dizer que eu poderia ser sal e luz ali. Será que o local é propício para que as pessoas prestem atenção em alguma outra coisa que não seja as mulheres dançando nuas? Será que eu iria realmente pregar alguma coisa ali? Será que meus amigos seriam impactados por meu testemunho cristão. Existem lugares e festas que já sabemos que são “da pesada” e que não convém de forma alguma ao crente estar ali sob qualquer pretexto. São eventos inconvenientes, de mal gosto, focados apenas no prazer carnal desregrado. Não há qualquer edificação ao crente participar disso! Outra coisa que devemos cuidar com carinho é o nosso testemunho. Não se trata de querer ser perfeito ou transparecer uma santidade mentirosa, mas sim de cuidarmos das nossas ações para que elas sejam bênção e modelo para outras pessoas. E se a dúvida é muito grande e incômoda, pode ser sinal de que você deva se afastar. Se aquela situação está, de alguma forma, tirando a sua paz, a chance é grande de que você não deva participar,

v.2a = “um tanque chamado Betesda” – Betesda um lugar de peregrinação, centenas de pessoas a espera do mover das águas e do de milagre. Muitos ficavam ali abandonados

Por não conseguirem vencer suas limitações físicas e nem a multidão. O Tanque de Betesda simboliza aqueles que é levado pela superstição  e pelo ritualismo, não buscando em Deus

v.2b = “haviam 5 portas“ – Seria uma coincidência Jesus entrar por aquela porta? Não! Jesus sabia que havia alguém naquela porta precisando. Nada que Jesus faz é por acaso… Em cada atitude Ele trabalhava para a Glória de Deus Pai. Hoje a porta que Ele está entrando é aqui. E Ele sabia que você estaria aqui.

v.4a = “esperando que alguém movesse as águas” – Eu sei que é difícil, mas imaginemos a situação: Um lugar onde se acreditava que um anjo descia um vez por ano, mas ninguém sabia a data exata. De repente alguém gritava “o anjo agitou as águas”, e a confusão estava feita, doentes se jogando por todos os lados na tentativa de ser o primeiro a entrar. Sem dizer que havia comércio pelos melhores lugares. Estavam esperando que algo acontecesse de repente. Quantos dentro das igrejas, assim esperando que algo aconteça de repente, e não tomam nenhuma atitude.

v.5 “Estava ali um homem paralítico havia 38 anos” – Imagina quantas vezes ele tentou se rastejar até as águas. Isso traz um aprendizado “para não desistir”. Não importa qual a situação que estejamos vivendo, não devemos desistir mesmo diante as circunstâncias ou de pessoas difíceis. Muitos teriam desistido, por muito menos. Mas se há algo que mexe com o coração de Deus é a persistência. Aqueles que não desistem por qualquer motivo.

Muitos devem ter chegado até ele dizendo “Desista!”, “você nunca vai ser curado”, “você está sozinho” – mas ele perseverou. Nunca devemos desistir e contar com a ajuda e misericórdia de Deus.

v.6a “Jesus vendo-o deitado” –  Jesus se  compadeceu e tomou uma atitude

Judas v.22-23a – “Tenham compaixão daqueles que duvidam; a outros, salvem-nos, arrebatando-os do fogo;”

Isso deveria ser o maior motivo de evangelizar, ganhar vidas e cuidar de vidas

v.6b Jesus pergunta “queres ser curado?” – Em outras palavras, “ou quer ficar doente?”

Jesus não restaura quem não quer. Jesus sabia que as pessoas também acabavam se acostumando com a vida de infelicidade, perdendo a vontade de até ser ajudado. Ninguém mais notou a presença de Jesus ali, sabe porquê? Porque estavam todos olhando para água. Quantas vezes nos reunimos como igreja e muitos são visitados por Jesus e outros não. Porque há aqueles que o foco está em Jesus,   outros estão com o olhar em outro lugar e não sentem a presença de Deus

v.7a  “Não tenho ninguém que me ponha no tanque” – Esperando em homens: O pastor, o psicólogo, o líder.

v.8 “Então Jesus disse: Levanta-te toma o teu leito e anda” – Em outra palavras “Eu posso operar o milagre (restaurar)”, “mas levanta e anda = faça sua parte. Posso orar por você, mas se sua atitude não mudar, o milagre não acontece

Você já pensou que Jesus poderia ter carregado o homem até às águas? Esse era o desejo daquele doente, mas ao invés disso. Jesus tinha um modo diferente, melhor, de realizar a cura do paralítico. E a cura não envolvia apenas o físico, mas também o espiritual. Jesus faz com que ele deixe a mentalidade de coitadinho e levante carregando sua maca. Jesus devolveu a autoestima, confiança…

v.9a = “imediatamente, o homem se viu curado, e tomando o leito se pôs a andar”

O paralítico creu / fez o que Jesus ordenou – Andou / tomou posse do milagre. O paralítico não foi curado por um anjo, nem pela água ou por estar no tanque. Mas foi curado pelo poder de Jesus.

Uma coisa é fato: para que certas coisas aconteçam em nossas vidas, precisamos estar no lugar certo – O paralítico poderia estar na sua casa ou numa rua pedindo esmolas. Contudo ele estava ao lado do tanque esperando por um milagre. Traga para sua realidade: Quantas vezes você esperou ou espera algo da parte de Deus para sua vida, seu casamento, sua vida espiritual, mas ficou acomodado no sofá e não foi ao lugar onde você poderia receber  milagre? Se você realmente deseja algo sobrenatural da parte de Jesus, você precisa, mesmo com todas as dificuldades, sair da zona de conforto e ir ao encontro da benção.

(igreja, PG, reunião de oração) e não desistir.

v.9b e 10 “e aquele dia era sábado. Por isso os judeus disseram ao que fora curado: Hoje é sábado, e não é lícito carregar o leito.” – Os religiosos não tem compaixão de pessoas mais fragilizadas, se preocupam com rituais religiosos, não tem amor

v.11 “Ao que lhe respondeu: O mesmo que me curou me disse: toma o teu leito e anda”

Jesus está preocupado em restaurar, salvar e curar vida e não com regras

12 = “Perguntaram-lhe eles: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda”

As pessoas verão o seu milagre, a mudança na sua vida. Você andando em paz, alegria, testemunhando. E vão querer Jesus…

v.14a = “Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado…”

Depois de ser curado aquele homem poderia muito bem ter voltado para sua casa, para seus familiares e amigos. Mas ao invés isso ele vai até o Templo? Sabe por quê? Ele foi cultuar ao Senhor, agradecer pela cura. Muitos recebem o milagre, a restauração do casamento, das finanças, a cura, prosperidade. E seguem sua vida sem buscar a Deus. Jesus espera de nossa parte o compromisso de segui-Lo

v.14b = “não volte a pecar” – Ou seja agora que você teve um encontro com Jesus

Não volte a praticar os velhos hábitos,

Conclusão

Hoje muitos estão dentro das igrejas paralisadas, tem pernas, porém perdeu as forças para andar, para seguir em frente. Não tem sonhos, não tem projetos, não dão mais frutos, enterrou os talentos (dons), querendo desistir ou até já desistiram do seu casamento, da cura, do seu chamado, da igreja, dos filhos, de conquistar. Mas creia que sua vida pode mudar hoje. Deus tem coisas novas pra você!!!!Amém?

O paralítico de Betesda  é uma lição sobre não desistir, nem desaminar. É uma lição de que na vida enfrentaremos vários obstáculos, porém jamais deixemos morrer a nossa fé, de que Jesus conhece nossas aflições e nos assiste. Você está pensando em não faça isso!!! Jesus está dizendo através desta Palavra que está na hora de voltar; renovar sua esperança e esperar com fé, pois o Senhor no tempo certo vai agir em sua vida.

Hoje Jesus está aqui nos dizendo “toma a tua cama e anda”.

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto