João 11:14Então lhes disse claramente: Lázaro morreu,


João 11:38-44 “Jesus, outra vez profundamente comovido, foi até o sepulcro. Era uma gruta com uma pedra colocada à entrada. Tirem a pedra, disse ele. Disse Marta, irmã do morto: Senhor, ele já cheira mal, pois já faz quatro dias. Disse-lhe Jesus: Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus? Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: Pai, eu te agradeço porque me ouviste. Eu sabia que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste. Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: Lázaro, venha para fora! O morto saiu, com as mãos e os pés envolvidos em faixas de linho, e o rosto envolto num pano. Disse-lhes Jesus: Tirem as faixas dele e deixem-no ir”.

O texto que acabamos de ler sobre a ressurreição de Lázaro, nos mostra um dos milagres mais extraordinários feitos por Jesus. De alguma maneira, todos temos alguma preocupação com a morte… Talvez porque já passamos pela experiência dolorosa de ter algum parente, como pai, mãe, ou irmão, filho, ou amigo, que já morreu… E então, não gostamos muito de falar dela. Mas, você deve se apegar à declaração que Jesus fez… Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida”. É uma declaração que nos dá a certeza da volta do que já morreu. Nesta noite eu quero encorajar você a ver de volta o que já morreu. Eu quero convidar você a olhar para Jesus. Ele é o autor da vida, e tão poderoso, que a própria morte foi dominada por Ele.

Jesus manifestou o Seu poder de maneira suprema, porque aqui, a morte foi vencida. A partir daí “a morte começou a tremer na base” – como se diz, porque ela seria definitivamente vencida na semana seguinte. Portanto, aqui é o começo de uma batalha decisiva entre a vida e a morte,  uma batalha que nos dá a chave de todo o sentido da Páscoa. Para a igreja do primeiro século, o sábado da ressurreição de Lázaro era o “anúncio da Páscoa”, no final desse capítulo, v.55, lemos que “estava próxima a Páscoa dos judeus”. Então, esse fato, esse sábado de ressurreição de Lázaro, proclama, faz aviso de uma outra ressurreição, ainda mais gloriosa e que aconteceria na semana seguinte: o grande e santo dia, em que Jesus mesmo, havendo sido morto, derrotaria de vez a própria morte, e voltaria à vida. Louvamos a Deus por isso, porque Jesus está acima de todo o poder, Jesus está acima da morte, Ele está acima do mal,  Jesus verdadeiramente é o que declarou ser: a ressurreição e a vida.

Lemos aqui no texto, que Lázaro morreu e foi sepultado, mas também lemos que quando Jesus chegou ao túmulo de Lázaro, Jesus mandou que removessem a pedra e Ele então disse com Sua voz grande e poderosa: “Lázaro, vem para fora” (v.43). E Lázaro saiu! O que estava morto voltou! Foi um milagre! Que coisa tremenda é o poder de Jesus. Talvez eu esteja falando hoje para pessoas cujo coração está muito triste com a perda do pai, ou da mãe, ou de um filho, ou de qualquer outra pessoa querida. Talvez você esteja sofrendo como sofriam aqui, as irmãs de Lázaro, Maria e Marta. Mas creia que Jesus é a ressurreição e a vida! Ele é maior que a dor que você está sentindo. Por isso, comece a olhar agora pra Jesus. Ele é a esperança da ressurreição!

Isto significa que se um querido seu morreu ou morrer, crente em Jesus, haverá ressurreição e vida para ele! Sim, quando Jesus voltar, naquele tempo que Deus já tem agendado, e somente Ele sabe, haverá ressurreição e vida para todos os que morreram crentes em Jesus. Isto também significa que, se você mesmo, se você for um crente em Jesus, e morrer, então no dia quando Jesus voltar haverá ressurreição e vida também pra você. Então, você e eles deixarão o pó, ressurgirão com um corpo imortal e se reencontrarão, e se abraçarão para sempre! Porque Jesus Cristo é a ressurreição e a vida.

Portanto, você pode ter um futuro abençoado, você pode ter uma vida abençoada depois desta aqui. Tudo o que você precisa fazer hoje, é ser crente em Jesus, isso garantirá o céu para você, e para todos os seus queridos – basta que creiamos em Jesus. Mas pode ser daqui a alguns meses, ou daqui a algumas semanas, dias ou horas. Por isso, tudo quanto posso dizer sobre a sua vida futura, é que se você deseja ter vida com Deus no céu, é preciso que agora mesmo, você comece a ter vida com Deus na terra. Em outras palavras, aqui, nesta vida mesma, você já pode experimentar algo da ressurreição e da vida, conforme está prometido por Jesus. Afinal, aqui na terra, quanta coisa preciosa morre em nossa vida? Casamentos, sonhos, amizades, prosperidade, coisas que tivemos um dia e que foram tiradas de nós. Isso é como se fosse uma morte também. Pois eu lhe digo, se você perdeu algo precioso em sua vida,  se o sonho morreu, se seu casamento morreu, se um relacionamento importante morreu,  eu lhe digo nesta noite, comece a olhar para Jesus. Muitas vezes, nós desistimos completamente daquilo que não vemos mais nenhuma possibilidade de reaver, mas, por favor, para seu próprio benefício, não desista, comece a olhar para Jesus. Porque Jesus é Aquele que pode ressuscitar as riquezas mortas em nossa vida. Amém? Assim como Jesus ressuscitou Lázaro, já enterrado e morto há quatro dias, Jesus ressuscita sonhos, Jesus ressuscita relacionamentos, ressuscita oportunidades, tão somente, olhe para Jesus!

Eu quero convidar você para juntos aprendermos algo sobre como esse processo de ressurreição acontece… Você quer de volta aquilo que já morreu?

Primeiro, pra algo precioso ser ressuscitado em nossa vida:

NÓS PRECISAMOS CHAMAR JESUS O QUANTO ANTES – Lemos aqui em João 11:1-3 que quando Lázaro adoeceu, as suas irmãs, Marta e Maria, logo mandaram chamar Jesus. Tão logo elas perceberam que estavam com um problema em casa, com um problema na família (um irmão doente), elas mandaram chamar Jesus. Há pessoas que fazem vista grossa ao problema, fingindo que na casa delas, luta não acontece… Que na casa delas, problemas elas não têm. Mas Marta e Maria, não! Elas foram capazes de admitir que tinham um problema. A segunda coisa que observo é que elas logo optaram por chamar a Jesus, a pessoa certa! Quem, melhor que Jesus para socorrer, para ajudar? Agora, tem gente que até vê o problema, até admite o problema, mas a fim de ser socorrida, manda chamar quem? A rezadeira, a benzedeira, o vidente, o que faz trabalho na esquina, a vizinha  que sabe de alguma simpatia recorre ao santo do dia. Se há algo para ser ressuscitado em sua casa, ressuscitado em sua vida, chame logo por Jesus! Amém?

Segundo, pra algo precioso ser ressuscitado em nossa vida:

PRECISAMOS ENTENDER QUE NEM SEMPRE OS PROBLEMAS SÃO PARA NOS DESTRUIR

Essa foi, lemos no v.4, a explicação que Jesus deu para a enfermidade de Lázaro. Ele disse que aquela doença era para a glória de Deus. Existe uma mentalidade por aí, muito comum, que diz que problema, seja do tipo que for, como falta de dinheiro, perda do emprego, é tudo coisa do inimigo. Mas, todos aqueles que pensam dessa forma, fariam bem em Jesus mesmo falando no v.4: “Essa enfermidade… é para a glória de Deus”. Isso nos ensina que há problemas, que acontecem à nossa vida, a fim de cumprir com propósitos de Deus.

Esse aqui é um exemplo… Lázaro ficou doente e morreu, mas este sofrimento, Jesus falou, tinha um propósito – era para a glória de Deus. Ultimamente, qual tem sido o seu principal problema? Será um casamento conturbado, um filho rebelde, um salário insuficiente, uma saúde precária, uma amizade rompida? Pois,  hoje você deve olhar o seu casamento, o seu filho, o seu salário, a sua saúde, o seu relacionamento com outros, como se isso fosse um Lázaro. Lázaro era querido, Lázaro era precioso. E o seu casamento é assim, precioso… Sua família é preciosa, seus filhos são preciosos, seus amigos são preciosos, seus sonhos são preciosos, a saúde, o trabalho, tudo é como Lázaro para você, precioso. Então ouça, ainda que muito desses seus tesouros preciosos, estejam como Lázaro, morto no túmulo, uma perda, essa perda pode se tornar num grande milagre de Jesus em sua vida!

Terceiro, pra algo precioso ser ressuscitado em nossa vida:

PRECISAMOS RECONHECER QUE DEUS TEM O SEU TEMPO E A SUA MANEIRA DE AGIR

Lemos aqui no v.5, que Jesus demorou em chegar à casa de Marta e Maria (e, enquanto isso, Lázaro morreu). Você pode pensar que Jesus não amava aquela família, mas isso não é verdade,  no v.5, tem essa declaração: “Ora, amava Jesus a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro”. Jesus amava aquela família, então, naturalmente, elas pensavam que Jesus iria depressa acudi-las, mas ocorre que lemos no v.6, que quando Jesus soube que Lázaro estava doente, “ainda se demorou dois dias no lugar onde estava”. Agora você diz: “Ah! Não dá pra entender”. Deus tem o Seu tempo e a Sua maneira de agir, e muitas vezes a gente não vai entender mesmo. Temos uma lição muito clara  aqui, e que dá para todos nós entendermos: Que a aparente demora de Deus nunca deve ser interpretada como falta de amor. Quem sabe você tem pedido um milagre pra Jesus, mas Jesus está, aparentemente, demorando. Pois, saiba disto: Não é falta de amor.

Em quarto lugar, pra algo precioso ser ressuscitado em nossa vida:

 PRECISAMOS SABER QUE O SENHOR NÃO ESTÁ ALHEIO AOS NOSSOS SENTIMENTOS. ELE CHORA CONOSCO – Lemos aqui no evangelho de João (v.35), que Jesus chorou… É o menor verso da Bíblia: “Jesus chorou”. Por que Jesus chorou? Sempre imaginamos que é porque Lázaro estava morto, mas isso não faz sentido – Jesus iria ressuscitar Lázaro, iria trazê-lo de volta! Então, por que Jesus chorou?… Ele chorou porque viu o sofrimento daquela família.

Ah! Você está sofrendo a perda de um ente querido, a perda de um emprego, a perda de um amor, a perda de um bem? Saiba que Jesus não é indiferente a sua dor… Quando você chora, Deus chora também. O Senhor chora, porque nunca está alheio aos nossos sentimentos. Ele realmente chora conosco.

Quinto, pra algo precioso ser ressuscitado em nossa vida:

PRECISAMOS TIRAR OS OBSTÁCULOS

Observamos isto lendo o v.38, porque aí informa que indo Jesus “até o túmulo, que era uma gruta com uma pedra colocada na entrada”, e aí, no verso seguinte lemos que (v.39), Jesus ordenou: “Tirem a pedra!”. E o que é muito importante: Jesus só fez o milagre, ressuscitando Lázaro, depois que as pessoas tiraram a pedra do túmulo. Muitas vezes, é isso que nos falta fazer para que um milagre aconteça na nossa vida. Quem sabe, você deseja muito, mas muito mesmo, que um milagre de Deus aconteça na sua vida, mas para o milagre acontecer, Jesus manda: “Tire a pedra”, a pedra do ressentimento. Quem sabe, seja preciso você retirar a pedra do pecado, para Jesus ressuscitar o seu casamento? Ou quem sabe, seja preciso você retirar a pedra da preguiça ou da desonestidade a fim de você poder ver de volta o dinheiro que já perdeu o emprego que já teve? Muitas pessoas não conquistam o milagre, porque não tomam atitudes diante da palavra de Deus. Hoje o Espírito Santo do Senhor está falando ao seu coração: “Eu quero manifestar o meu poder, quero produzir um milagre na sua vida… mas, tire a pedra”.

Conclusão:

Há coisas a serem ressuscitadas em sua vida?

Se você quiser ver de volta aquilo que perdeu, a primeira coisa a fazer é chamar Jesus.

E não esquecer:

  • Que os problemas não são para nos destruir,
  • Que Deus tem seu tempo e sua maneira de agir
  • Que o Senhor não está alheio aos nossos sentimentos, Ele chora conosco.
  • Que precisamos tirar a pedra para que o milagre aconteça

 

 

Deus abençoe, Pr. Pinho