Efésios 2:1-10

Paulo nos mostra a nossa posição em Cristo. Nós fomos tirados da sepultura e conduzidos ao trono.

Vejamos as quatro grandes obras realizadas na vida do homem que saiu da sepultura para o trono, trazendo transformação.

A OBRA DO PECADO CONTRA NÓS – v. 1-3

O homem está morto – v. 1 – É claro que isto significa espiritualmente morto. Antes de Cristo estávamos vivos para as atrações do pecado, mas mortos para Deus. E assim como uma pessoa morta fisicamente não responde a estímulos físicos, assim também uma pessoa morta espiritualmente é incapaz de responder aos estímulos espirituais. Um cadáver não vê, não ouve, não sente, não tem fome, nem tem sede. Ele está morto. Assim também uma pessoa morta espiritualmente não tem percepção das coisas espirituais.  Morte é separação. Assim como a morte separa o corpo da alma, a morte espiritual separa o homem de Deus. É como se o mundo todo fosse um imenso cemitério e cada pedra tumular tivesse a mesma inscrição: “Morto por causa do pecado”. O incrédulo não está apenas doente, ele está morto – Ele não necessita apenas de restauração, mas de ressurreição. Não é reforma, é nascer de novo. O mundo é um grande cemitério, cheio de pessoas que estão mortas espiritualmente, embora ainda vivas fisicamente.

O homem é desobediente – v. 2-3ª – Há três forças que levam o homem a esta desobediência: o mundo, o diabo e a carne.
O Mundo– O sistema do mundo pressiona cada pessoa para se conformar com os seus valores. Quem é amigo do mundo, torna-se inimigo de Deus. As pessoas são escravas do sistema, como os súditos eram arrastados por grossas correntes amarradas no pescoço.

O diabo –  O diabo mesmo é o pai dos desobedientes. Ele foi desobediente e ele deseja que os homens também desobedeçam a Deus.

A carne – A carne não é o nosso corpo, mas a nossa natureza caída com a qual nascemos que deseja controlar a nossa mente e o nosso corpo, levando-nos a desobedecer a Deus. Há um impulso dentro de nós para fazer o mal.

O homem é depravado – v. 3b – O homem não convertido vive para agradar a vontade da carne e os desejos do pensamento. Suas ações são pecaminosas porque seus desejos são pecaminosos. Não é que a depravação total significa que o incrédulo não possa fazer o bem natural, social e até moral. Ele se sensibiliza com as causas sociais. Ele se compadece. Ajudam-se as pessoas. Mas ele não pratica obras com o reconhecimento de é para a glória de Deus como gratidão pela salvação.

O homem está condenado – v. 3c –  A pessoa incrédula, não salva, já está condenada (João 3:18). Fora de Cristo o homem está morto por causa do pecado, escravizado pelo mundo, pela carne e pelo diabo, e condenado sob a ira de Deus.

A OBRA DE DEUS POR NÓS – V. 4-9

Nós somos redimidos por quatro atividades que Deus realizou em nosso favor, salvando-nos das consequências dos nossos pecados. Deus oferece vida aos mortos, libertações aos cativos e perdão aos condenados. Paulo, agora, vai contrastar o que somos por natureza e o que somos pela graça, a condição humana e a compaixão divina, a ira de Deus e o amor de Deus.

Deus nos amou – v. 4 –  Por natureza Deus é amor. Mas o amor de Deus na relação com os pecadores torna-se GRAÇA E MISERICÓRDIA. Não somos salvos pelo amor de Deus, mas por sua misericórdia (quando Deus não nos dá o que merecemos) e pela sua graça (quando Deus nos dá o que não merecemos).
Tanto a misericórdia como a graça vem a nós por meio do sacrifício de Jesus Cristo sobre a cruz. Foi no Calvário que Deus demonstrou o seu repúdio ao pecado e o seu amor pelos pecadores.

Deus nos ressuscitou – v. 5 – Deus nos tirou da sepultura espiritual que o pecado havia nos colocado. Deus realizou uma poderosa ressurreição espiritual em nós pelo poder do Espírito Santo. Quando cremos em Cristo passamos da morte para a vida (João 5:24). Recebemos vida nova, a vida de Deus em nós.

Deus nos exaltou – v. 6 – Nós não apenas saímos da sepultura e fomos ressuscitados, mas também fomos exaltados. Porque estamos unidos a Cristo, somos exaltados com ele. Agora nos assentamos com ele nos lugares celestiais, acima de todo o principado e potestade.

A OBRA DE DEUS EM NÓS – V. 10a

Nós somos a obra de arte de Deus, a obra prima de Deus. Isso significa que Deus ainda está trabalhando em nós. Deus não terminou de escrever o último capítulo da nossa vida. Deus está esculpindo em nós o caráter de Cristo pelo poder do Espírito Santo. Deus nos coloca na bigorna do ferreiro para fazer-nos de um instrumento trincado e enferrujado, um instrumento útil para a sua obra. Deus trabalhou em Moisés 80 anos para usá-lo 40 anos. Deus trabalhou em José antes de levá-lo ao trono. Deus treinou Davi no deserto antes de colocá-lo no trono de Israel.

CONCLUSÃO

Qual dessas quatro obras você está experimentando na sua vida:

A obra do pecado contra você?

A obra de Deus por você?

A obra de Deus em você?

Ou a obra de Deus através de você?

Deus abençoe, Pr. Pinho