Texto Bíblico: I Reis 17:1, 18:1-8, 15-39 – O poder de Deus sendo manifesto por um homem: que ouvia a Deus, cheio de fé e autoridade.

I Reis 18:1-2 “Vai diz a Acabe que cairá chuva…”

I Reis 18:41 depois 3 anos sem chuva “Já ouço ruído de abundante chuva…”

Mas por quê, sendo um homem igual a nós?

I Reis17:1 Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou… não cairá chuva nestes anos… segundo a minha Palavra”

I Reis 18:15 “Tão certo como vive o Senhor… perante cuja face estou…”

Era um homem que buscava a face de Deus a todo momento.”

I Reis 18:3-8, 15-39 – Esta Palavra tem a finalidade de refletir sobre o nosso Altar.

Veja como um Altar bem estruturado pode fazer toda a diferença. Elias reuniu o povo e fez a seguinte proposta: vocês preparam um altar ao vosso deus e coloca sobre ele um bezerro como oferta em holocausto, e eu oferecerei outro bezerro ao meu Deus, mas há de ser que o deus que responder com fogo e queimar a vítima sobre o altar Será o Deus, e todo o povo deverá adorá-lo, e o povo aceitou.

Por quê? 18:21 “Elias dirigiu-se ao povo e disse: “Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam”

Os profetas de Baal prepararam o altar ao seu deus e começaram a clamar, e nada de resposta, seus próprios corpos com navalhas presas, e então o profeta Elias vendo a angustia dos profetas de Baal diante do altar, começou a zombar deles dizendo: clamem mais alto, talvez esteja dormindo, mas nada de resposta e eles começaram a desanimar. Então Elias disse ao povo: Chegai-vos a mim, e o povo se chegou a ele; v. 30 “e o homem de Deus começou a reparar o altar.

Elias tomou doze pedras, e com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor, dividiu o bezerro em pedaços e colocou sobre o altar, mandou que enchessem quatro cântaros de água e os despejassem sobre o holocausto e sobre a lenha, e como se não bastasse mandou que cavassem uma vala em volta do altar e encheu de água. Em seguida, após ter oferecido a oferta de manjares, o profeta Elias orou ao Senhor, então, caiu fogo do céu da parte do Senhor e consumiu o holocausto, e a lenha e as pedras, e o pó, e ainda lambeu toda a água que estava na vala. E o povo vendo isto, caiu com seu rosto em terra e declarou só o Senhor é Deus.

Tudo isto foi possível porque ali estava um homem de Deus, que teve a preocupação de reparar/consertar o altar do Senhor. Consertar o altar significa ajustar as coisas com Deus. Muita gente está com o altar quebrado e não percebe o estado de miséria.

Vivemos dias difíceis em que as pessoas acham que tudo é natural, é normal e que não tem nada de mais, que o tempo dos fanáticos religiosos já passou, a referida passagem bíblica está ultrapassada e que não se aplica aos dias de hoje.

Tempos difíceis – os pais têm dificuldades de educarem seus filhos, a mídia não cristã contrapõe-se aos ensinamentos bíblicos, os valores familiares são atacados de todos os lados, o casamento deixou de ser o sonho de muitos jovens, muitos deles estão inclinados para uma vida dissoluta, muitos professores ensinam nossos filhos a optarem por qualquer coisa que quiserem independente da orientação de seus pais, a prostituição, o homossexualismo, as drogas estão abraçando nossos jovens, os divórcios sendo multiplicados até dentro das igrejas.

Mas, como cristãos, antes de oferecer ao Senhor o teu sacrifício lembre-se: Como está o teu altar? Não basta oferecer, tem que ter um altar ordenado, arrumado. Afinal o Deus a que servimos é um Deus Santo e ordeiro.

ONDE ESTÁ O ALTAR PARA CONSERTARMOS?

Comparando às pedras utilizadas por Elias

  1. As pedras que precisamos para restaurar o altar da Igreja e em nossas vidas:
  2. Oração – uma Igreja cujo altar é cheio de fogo do Espírito Santo é uma Igreja que ora incessantemente. Lemos que Elias diz: “Deus perante cuja face estou…” (17:1, 18:15). Um cristão que tem o altar do coração restaurado e aquecido pelo poder de Deus, vive uma vida de intimidade e oração todos os dias.

Você acha que Deus vai submeter sua Glória e poder a gente que fica 3 horas ou mais durante toda a semana vendo novela, futebol, internet ou ao celular, e depois vem para o culto e quer que o poder se manifeste e o fogo venha? Uma geração que não consegue orar de joelho nem 15 minutos. Como queremos ver o Poder e a voz de Deus sendo manifesto, em nossas vidas e na igreja se o seu altar de oração está em ruínas.

O altar de oração para nós, nos dias atuais significa um lugar de encontro e Deus: a beira da cama ou do sofá, na igreja, na cozinha, no campo, caminhando, no trabalho. E neste encontro podemos celebrar a vitória, clamar ao Senhor, chorar em pranto, pedir perdão, pedir direção e ter comunhão com Deus.

Você tem uma disciplina de oração? Restaure a pedra da oração no teu Altar!

  1. A Bíblia – Jesus mandou “examinar as escrituras”(João 5.39), precisamos ouvir a Palavra de Deus para ter fé (Romanos 10.17), somos libertos de todo mal pela verdade da Palavra de Deus (João 8.32) e devemos usar a Bíblia como uma Espada do Espírito (Efésios 6.17b). Um crente que tem o altar de seu coração cheio de fogo, ama a Bíblia, e “nela medita de dia e de noite” (Salmos 1.2). Para restaurar o altar do coração a pessoa deve se empenhar pela leitura da Bíblia.

Você tem estudado a Bíblia? Restaure a pedra da Bíblia no teu Altar!

  1. Fé –“…porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” I João 5.4

Com a leitura da Bíblia e oração, a fé é fortalecida. A Igreja precisa ser fervorosa, cheia de fé. Também na vida do crente, tudo deve ser motivado pela fé. Quando a Igreja vive pela fé, o fogo do Espírito Santo é derramado poderosamente.

Você vive pela fé? Restaure a pedra da Fé em seu Altar!

  1. O Amor – O amor nos ajuda a perdoar as pessoas esquecendo o que fizeram contra nós. Quantos altares quebrados em ruinas nos corações por falta de perdão? Por isso, o poder de Deus não pode se manifestar na igreja e em você. Tudo na Igreja e na vida do cristão deve ser voltado para manifestar o amor de Deus.

Restaure a pedra do Amor em seu Altar!

  1. Domínio Próprio – “Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio” Provérbios 25:28 – Esta pedra nos mostra uma característica que precisamos para manter todas as outras, pois não posso orar, ler a Bíblia, amar, ter fé, e outras virtudes apenas quando tenho vontade. É preciso determinação.

Domínio Próprio também tem a ver com o controle das emoções que às vezes estão efervescendo e precisam ser contidas. A língua é outro lado que precisamos dominar muito em nossas vidas para não pecar contra Deus e contra os irmãos. Precisamos ter cuidado com nossa língua: falar mal, falar palavrões, etc.

Você tem conseguido se dominar? Ter determinação? Restaure a pedra do Domínio Próprio em seu Altar!

  1. Santidade – Deus quer nos ver com vestes limpas do pecado. Não adianta colocar nossa roupinha bonita e vir passear na igreja, achando que estamos quebrando o galho de Deus vindo uma vez semana culto.
  2. Alegria –“Servi ao Senhor com alegria” Salmos 100:1-2 – Sem alegria tudo se torna difícil, para servir a Deus é preciso alegria, porque viver para Deus é algo muito bom e Ele realiza maravilhas para nós. Quando estamos tristes não temos forças para fazer nada, “portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força”(Neemias 8.10c).

O clima da Igreja deve ser alegre para que todos que entrarem tristes saiam confortados pelo Espírito Santo e fortalecidos pela alegria do Senhor. A alegria do cristão deve ser nas coisas de Deus. Sendo assim, estará sempre contente.

Você tem alegria em servir a Deus?

  1. As pedras que precisamos para restaurar o altar da família:

Em nossos dias, não é preciso olhar longe para enxergar o que tem acontecido com o núcleo familiar no mundo. Com o divórcio, as relações familiares estão cada vez mais complexas, crianças crescem divididas entre as regras da casa do pai e/ou da casa da mãe, não existem tradições familiares. No lar, é cada vez mais difícil reunir todos às refeições/ou para outras atividades. Se o altar da família está em ruínas é preciso:

  1. Reagir – O primeiro passo é não se conformar com a situação, é preciso reagir, e não se conformar com a derrota. A situação precisa mudar, não podemos nos conformar. Não devemos deixar de crer na mudança. Não se conforme com o casamento em crise, com sua família longe de Deus, com seus filhos rebeldes. O conformismo é destruidor. Cuidado!
  2. Levar a família a buscar Deus “juntos” – Há algumas décadas os evangélicos tinham costume culto familiar, mas infelizmente isso se perdeu. Ao invés disso as famílias se reúnem em volta da TV, vendo “lixo” com novelas que não ensinam nada que edifique. Só violência, prostituição, cenas de sexo e nudez, adultério.

Ao invés de tirar alguns minutos para ler uma Palavra, cantar um louvor, agradecer pelas bênçãos, fazer pedidos. Isso é um culto familiar – altar restaurado – aí não tem como Deus não se manifestar e abençoar esse lar. O altar da família eleva os olhos de todos a Deus, ajuda a dissipar mágoas e brigas, une pais e filhos, tornando-os mais conhecidos uns dos outros, e todos de Deus.

A fórmula de Deus para a vida do seu povo é simples. Mas ser simples no mundo atormentado de hoje, exige decisão, persistência e principalmente, da liderança do chefe da família. Em certo sentido, pai é o sacerdote da família, cada casa de um crente deveria ser um PG, tendo como líderes o casal.

Conclusão:

Muitos crentes dentro das igrejas estão com o altar quebrado. Se sua vida não está em conformidade com a vontade de Deus, conserte seu altar. Elias restaurou o altar, por isso ouviu Deus e viu o Seu poder se manifestar. Saiba que a intensidade da sua busca e determinação em restaurar o altar em ruínas determinará o quanto você terá de Deus para dar a outras pessoas e o quanto você terá de Deus para sua vida e sua família. E juntos com os altares de nossas vidas restaurados experimentaremos o poder sobrenatural de Deus se manifestando em nossa igreja.

O altar em nossas vidas e na igreja precisa ser restaurado para que o fogo de Deus se manifeste. É preciso fazer consertos e hoje é o dia. Deus não abençoa, nem responde, as orações feitas em um altar quebrado, tem que colocar o altar em ordem, cada pedra no seu devido lugar.

Quais as pedras que você precisa para restaurar seu altar? Oração, bíblia, fé, amor, domínio próprio, alegria.

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto