“Agora, se me obedecerem e cumprirem minha aliança, serão meu tesouro especial dentre todos os povos da terra, pois toda a terra me pertence. Serão meu reino de sacerdotes, minha nação santa‘. Essa é a mensagem que você deve transmitir ao povo de Israel”. Êxodo 19:5-6

O sonho de Deus sempre foi fazer do seu povo uma nação de sacerdotes, um povo em que todos sejam sacerdotes e não uma nação com um sacerdote.

Mas o que é um sacerdote?

Deus criou o homem para se relacionar e ter intimidade com ele, para ser sua família. Todas as tardes Deus descia ao Éden para falar com o Adão, até que ele cai e o pecado quebra esse relacionamento, separando o homem da presença de Deus.

O propósito de Deus sempre foi habitar no meio do seu povo. Então, quando o povo de Israel estava no deserto Deus busca restabelecer a comunhão com seu povo. O Senhor então desce no Monte Sinai, em chamas de fogo, e começa a falar com o povo, no meio dos trovões (Êxodo 19:17-19), porém o povo fica com medo, se recusa a ouvir Deus e pede que Moisés fale por eles (Êxodo 20:18-19).

Deus então manda Moisés ungir Arão e seus filhos como sacerdotes, para representar o povo perante Deus, oferecendo sacrifícios no tabernáculo e pedindo perdão pelo pecado do povo, restabelecendo a comunhão entre Deus e os homens.

O tabernáculo era composto por três partes: o Átrio (Pátio), onde todo o povo tinha acesso; o Lugar Santo, onde somente os sacerdotes podiam entrar e o Lugar Santíssimo (Santo dos Santos), onde habitava a presença de Deus. Na sua entrada existia um véu que separava o povo da presença de Deus, somente o Sumo Sacerdote podia entrar, uma vez por ano, para oferecer um sacrifício pelos pecados de todo o povo. E se estivesse em pecado morria.

Jesus rasga o véu

Não podemos limitar o sacrífico de Jesus na cruz para somente para nos dar salvação e nos livrar do inferno, esse é um entendimento muito raso do verdadeiro propósito de Deus ao enviar seu Filho para morrer em nosso lugar.

Jesus veio para rasgar o véu que nos separava da presença de Deus e nos levar de volta ao lugar secreto, ao lugar de intimidade com o pai, ao propósito inicial de Deus para nós (Mateus 27:45-51), agora não só os sacerdotes, mas todo o povo tem acesso ao Lugar Santíssimo, a falar diretamente com o Pai.

Véu recosturado

Com o tempo muitos costumes e doutrinas foram introduzidos na igreja, fazendo-a perder sua essência, entre eles o clericalismo, onde existe um clero que manda e um povo que obedece. Essa cultura continua impregnada da mente dos cristãos, achando que o pastor tem de fazer tudo sozinho. Pastores que se colocam numa posição de superioridade e membros que se colocam numa posição passiva.

O povo havia ficado com medo de ouvir Deus e por isso terceirizou o serviço, mandando Moisés ir no lugar deles. Em Êxodo 32, quando o povo constrói o bezerro de ouro, eles não estavam querendo substituir a Deus, mas a Moisés, seu líder. Mais pra frente vemos o povo clamando ao profeta Samuel que levantasse um Rei para eles, pois eles não queriam mais ser governados diretamente por Deus.

Isso se estende até hoje, os cristãos não querem pagar o preço de viver o verdadeiro evangelho, porque ele envolve cruz, exige renúncia e morte. É mais fácil pedir para o pastor morrer durante a semana pra no domingo trazer uma palavra de Deus.

A maturidade do cristão não é medida pelo tempo de igreja, mas quando ele não depende mais do alimento dos outros, e passa a buscar o próprio alimento. Não podemos depender da “morte” de outros, nós precisamos morrer.

Um só chamado

Só existe um chamado, parar sermos sacerdotes. Todos foram chamados para amar e ser amado por Ele e para se relacionar com Ele. Quando você entende o seu chamado, ele revela a sua vocação. E vocação não é quem você é, mas o que você faz. Se você entrar na sua vocação antes de entender o seu chamado, você vai achar que a sua vocação é quem você é. A vocação é momentânea e muitas vezes muda.

Deus nos dá vocações distintas para que possamos exercer o nosso chamado em diferentes esferas da sociedade, conquistando vidas. Mas o chamado é o mesmo.

Ao rasgar o véu Jesus nos convida a exercer o sacerdócio e desfrutar da presença e da intimidade do Pai, Ele está nos chamando para ser satisfeitos no nosso chamado. Jesus nos ensina a entrar no Lugar Santíssimo (Mateus 6:5-8) e desfrutar do lugar secreto. Nossas maiores experiências com Deus serão dentro do nosso quarto.

O lugar secreto

O lugar secreto não pode ser um lugar de obrigação, mas um lugar de prazer, de descanso e de intimidade. De conhecer ao Deus a quem servimos como filhos. Por isso não devemos ser como os hipócritas que usavam o lugar secreto para conseguir algo. Ou como os gentios que usavam o lugar secreto como forma de pagar a Deus.

O que seriam dos nossos cultos se durante a semana toda a igreja tivesse exercido o sacerdócio e tido experiências diárias no lugar secreto com o Pai, e não indo no domingo somente para sugar da pessoa que está na lá frente. No Antigo Testamento nunca ninguém foi assistir um culto.

“Nós não viemos a igreja para estar na presença, nós viemos a igreja para celebrar a presença.” Carlitos Paes (ICSJ)

Conclusão:

“Vocês, porém, são povo escolhido, reino de sacerdotes, nação santa, propriedade exclusiva de Deus. Assim, vocês podem mostrar às pessoas como é admirável aquele que os chamou das trevas para sua maravilhosa luz.” I Pedro 2:9

Deus nos chama para viver de acordo com o propósito inicial Dele para nós, para sermos uma nação de sacerdotes, que desfrutam do lugar secreto. Sacerdote tem acesso à presença de Deus, ao lugar secreto e leva outros a reconhecerem seu chamado de sacerdotes e desfrutarem da presença de Deus.

O lugar secreto gera intimidade e intimidade gera frutos, frutos de arrependimento, frutos do Espírito, frutos de santidade, frutos de amadurecimento, frutos de salvação e evangelismo.

Como pastores e líderes precisamos ensinar a igreja e viver esse sacerdócio, assim não gastaremos tanto tempo e energia tentando fazer as pessoas mudarem de vida, abandonarem o pecado, buscarem mais a Deus e ganhar vidas. Nossos Pgs irão crescer quando formos uma nação de sacerdotes, nossos cultos serão cheios da presença de Deus quando formos uma nação de sacerdotes. Não costure novamente o véu que Jesus rasgou com sua morte na cruz, não terceirize o seu relacionamento com Deus. Antes, decida viver o sacerdócio e desfrutar do lugar secreto!

Deus abençoe, Pra. Nívia Augusto