Texto Bíblico: Daniel 1:1-20

Deus entregou seu povo nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia. Milhares morreram; alguns, no entanto, foram levados cativos. Dentre estes estava Daniel, jovens sem defeito, de boa aparência, instruídos, competentes para assistir no palácio do rei e foram entregues a Aspenaz com a incumbência de educá-los e prepará-los para, em três anos, se apresentar diante do rei. Foi ordenado a eles  comerem das iguarias do rei e beber do seu vinho. Devido à sua fé e formação, Daniel [e seus amigos] decidiram “não se contaminar” com a comida e o vinho do rei. Eles poderiam ter enveredado na onda no momento, pois todos os demais jovens estavam fazendo o mesmo, mas quem é de Deus, não faz o que todo mundo faz, e sim o que a Palavra de Deus diz ser correto.

Daniel 1:8a – “Decidiu não se contaminar” – Daniel foi corajoso em sua decisão. Ele podia perder a vida, o emprego, a oportunidade da sua vida. Ele podia pensar: Vou fazer só essa concessão. Deus sabe que meu coração é Dele, vou ceder só nesse ponto. Mas não, Daniel, pois Seu grande projeto de vida era honrar a Deus.

Daniel 1:8b – Teve atitude e agiu – Daniel não apenas ficou achando que era errado comer os manjares do rei, ele deve ter orado, e foi a te o chefe dos eunucos, e pediu que lhe concedesse não se contaminar. Ou seja, ele agiu, como cristão precisamos tomar a mesma posição diante da tentação. Daniel disse não. Daniel escolheu ser diferente. Ele e seus amigos não apenas escolheram isso, mas permaneceram firmes em suas escolhas. Não vacilaram quando viram a mesa farta, repleta de todo tipo de delícias. Não se embriagaram no vinho servido no palácio. Mas escolheram fazer a diferença. Daniel não teve vergonha de quem era, e não teve vergonha do seu Deus. Ele havia feito as escolhas de andar segundo a Vontade de e Daniel se manteve firme em suas escolhas e Deus honrou as suas escolhas. Infelizmente não é o que vemos no meio cristão em nossos dias, o que vemos são crentes sem propósito firmes na Palavra. Levados pelos ventos e convicções do mundo

Estamos vivendo a Pior Geração de Crentes de Todos os Tempos – O Evangelho está corrompido, temos dificuldade de ouvir a voz de Deus, nossos valores estão invertidos, as famílias estão despedaçadas, os casamentos estão falidos. É a geração de cristãos mais fraca, mais ignorante, mais mimada, mais incrédula, mais insubmissa, mais rancorosa, mais impura que já pisou nesta terra.

Geração mais fraca – Essa geração é a geração mais fraca que já existiu. Fraca porque não tem vida com Deus… Não querem buscar Deus…Aí perdem para as investidas do diabo. Uma geração que não consegue orar 30 minutos de joelhos. E com isso não consegue ser usada com poder, se amedronta diante do inimigo, porque é fraca.

Geração mais ignorante – Falo em relação da ignorância em relação ao conhecimento da Bíblia. É triste ver uma geração que não conhece nada da Bíblia, porque não lê, não procura estudar, se aprofundar. E por causa da ignorância as pessoas dão brechas para Satanás entrar em seus corações, em suas vidas. A maioria dos crentes que vivem na ignorância da Palavra, são infelizes, vivem correndo atrás de coisas sem valor e não entendem as Escrituras pois estão cegos espiritualmente. E por serem ignorantes da Palavra muitos crentes acabam aprovando tudo que Deus não aprova: o homossexualismo, o sexo fora do casamento, o aborto, a mentira e tantas outras coisas que é natural para o mundo em que vivemos.

Geração mais mimada – Confesso que no decorrer desses anos perdi o dom de paparicas bebes chorões. Geração que não aceita repreensão, não aceita correção. Reclama de tudo, nada é suficiente bom para expressar gratidão a Deus. Se cobra qualquer coisa que esteja fora da Palavra, é caso de desviar da igreja. E o era pedido das gerações passadas? Era para ser mastigado dentro do coliseu por leões. Era para servir de tocha humana no jardim de Nero. Era para ser decapitado por não negar a fé. Enquanto homens davam seu sangue, sua, vida, sua família. Nós achamos que estamos quebrando o galho de Deus e dos pastores colocando nossa roupa bonitinha e indo uma vez por semana no culto…

Geração mais incrédula: Desacreditam antes de começar. Não creem no Poder do Deus a quem serve, qualquer má noticia que recebe já se desespera não crê que Deus pode operar.

Geração mais insubmissa: Não aceitam autoridade, nunca se submetem nem a Deus e nem a ninguém.

Geração mais rancorosa: Geração rancorosa que não perdoa. Corações cheios de mágoas, ódio, ressentimentos. Mateus 5:43-44 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem.”

 Geração mais impura: Enquanto o mundo tem ensinado uma vida sexual fora do casamento e sem compromisso. Deus quer que seus filhos sejam santos.

1 Co 6.13b, 18, 20 − O corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor, para o corpo. […] Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. […] Pois fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

E o pior é que dessa vez, os grandes alvos estão sendo os nossos filhos – crianças e adolescentes. O diabo tem investido pesado. Crianças estão descobrindo a sexualidade cada vez mais cedo e pulando fases da vida. Já não existe mais a infância, fase tão necessária na vida de uma pessoa!

A Música também é motivo de queda para muitos hoje em dia – Foram deixados de lado todo e qualquer princípio moral, ou artístico da música. O demônio é o grande criador dessa onda de sexualidade e erotismo presente na música. Músicas que só falam de sexo, sensualidade e violência. Destruindo a moral e princípios. Por isso, tome uma decisão agora: retire isso de sua vida e da vida de seus filhos, precisamos iniciar um processo de limpeza. Infelizmente, as músicas que nossas crianças e muitos cristãos adultos tem escutado principalmente em casa, são de assustar e os pais até “cristãos” não estão antenados a esta situação. Trechos do funk da Anitta, Pablo Vittar e tantos outros lixos…chega dar ânsia…E as mesmas bocas que se abrem nos cultos para louvar ao Senhor, se abrem durante a semana para cultuar aos demônios da sexualidade e sensualidade presente nas letras dessas musicas. Cuidado com as músicas que você e seus filhos  tem colocado para escutarem, músicas com letras que contrárias às verdades da Palavra de Deus. I Tessaloninces 4:7 “Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.”

Deus procura apaixonados por Ele  – Um amor que nos desafia. Quando amamos de verdade, somos capazes de fazer tudo por quem amamos. Nada é difícil, nada é complicado.

Mas hoje tudo que é para se fazer para Deus é difícil – Se o chefe pede para trabalhar sábado e domingo, está lá. Se for para trabalhar até altas horas, está lá. Se tem uma reunião de trabalho, não importa dia e horário, está lá.Faça chuva ou faça sol. E quando é para Deus, para igreja? Irmãos temos reunião sábado pela manhã, “ah! levantar cedo no sábado?”; vamos ter uma vigília, “orar de madrugada? Não pode ser mini vigília?”; tem uma reunião tal dia, “ah já tenho outro compromisso”; hoje tem PG, “ah hoje não vou”, “por que? Está tudo bem?”, “Sim. Só não estou a fim de ir.”

II Corintios 5:14a “Pois o amor de Cristo nos constrange…” – A Biblia diz que Ele se sacrificou literalmente por nós. Como? Morreu naquela cruz para nos salvar, Ele fez isso por amor. O amor de Jesus não é apenas uma coisa que nos faz sentir bem. Ele nos desafiar a mudar. Se amamos aos Senhor, temos o desejo de empregar tudo o que temos e somos no seu serviço do Senhor. Temos interesse por tudo que se refere a causa do reino Dele. Valorizamos e investimos bem os  talentos que Ele nos confiou. Queremos expressar nossa gratidão por meio de nosso serviço. Amamos estar na casa do Senhor e nela servir. Mas o que vemos: parece que ir ao culto é uma opção , quando não se tem outra programação.

Porque o Amor de Cristo é constrangedor? Porque nos leva a viver uma vida de obediência e santidade. Passamos a entender que o pecado é ofensa gravíssima…uma afronta a alguém que sofreu por nós. Quem é capaz de ofender aquele que nos ama tanto? Quem é capaz de desprezar aquele que salvou sua vida?

Pecado não é deixar de cumprir regras. Pecado é não colocar Deus me primeiro lugar

Conclusão

Para Daniel não se contaminar foi necessário firmeza, propósito firme. Ele teve coragem para ser diferente, não abriu mão dos princípios de Deus. Se não tivermos propósitos firmes, seremos levados pelo mundanismo. Como cristãos precisamos fazer a diferença no mundo e não ser contaminado por ele.

Esteja com seu olhar fitos na cruz, contemple o amor de Jesus por você. Tenha coragem para ser diferente, porque entende que o pecado é uma afronta a Deus. Ande nos princípios de Deus e não no que o mundo aprova. Seja fiel, fiel até o fim, onde quer que esteja.

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.