Como cristãos, nos identificamos como seguidores de Jesus. Alguns seguem com muito mais intensidade outros com menos intensidade. O nível de relacionamento com Deus vai determinar o nível de compromisso com a Igreja, o nível de relacionamento com as outras pessoas, nível da nossa fé, o nível de oração e consequentemente o nível de bênçãos que vamos receber. Esses níveis de relacionamentos   podem ser um processo ou parar.

 Veremos quais os níveis de relacionamento que podemos ter com Deus, e veja onde você se encaixa no momento. 

  1. A Multidão – Mateus 4:25 “Seguiam-no (a Jesus) grandes multidões da Galiléia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia e dalém do Jordão”. Jesus sempre teve uma multidão o acompanhando. Uma multidão para receber milagres e curas, para ouvir seus ensinos e para crucifica-lo. Estar entre a multidão é muito perigoso. A pessoa sabe que está seguindo alguma coisa mas não sabe o que exatamente está seguindo e nem para onde está indo. A multidão segue a Jesus por aquilo que vê ou ouve, não pelo que conhece. A multidão busca a Deus de acordo com a sua necessidade ou sua conveniência. Está sempre em busca de bênção, mas apresenta pouca mudança na vida espiritual. Conhecem a bênção, tem contato com as bênçãos, quase que adoram a bênção, mas tem pouco conhecimento do Senhor da bênção. O seguidor da multidão se refere muito mais ao nome da igreja do que ao nome de  Jesus. Todos nós começamos a nossa experiência com o Senhor nesse nível de relacionamento, mas o Senhor deseja que a gente se aproxime mais dele.  Estar entre a multidão é uma situação cômoda, não exige responsabilidade. 
  1. Os Admiradores – Esse seguidor faz parte da multidão, mas  de uma forma mais discreta. São pessoas que conhecem a Jesus de uma forma  mais intelectual. Ele a fé como uma filosofia de vida interessante. Nicodemos afirmou Ninguém pode fazer esses milagres, se Deus não estiver com ele”. (João 3:2).  O admirador tem medo de se expor para não perder sua reputação. “Contudo muitos dentre as autoridades creram nele. Mas por causa dos fariseus não confessavam a sua fé, pois tinham medo de ser expulsos da sinagoga; pois amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.”  (João 12:42).Ele tem receio de se comprometer com as atividades da Igreja. Ele manda os filhos para a Igreja…mas ele preferem não ir. E algumas vezes, quando vê um membro um pouco mais fervoroso na Igreja, ele retruca: “Pra que esse exagero..” Apesar de inteligentes mostram imaturidade na fé. Tem dificuldades para entender as coisas espirituais. O admirador, às vezes  pode ajudar a igreja com seu conhecimento ou com sua influência. 
  1. Os servidores –  O servo não está seguindo a Cristo só por necessidade ou por admiração, mas já existe nele um princípio de obediência.São pessoas que se envolvem com o serviço do reino, embora ainda não tenham grande conhecimento do Senhor. Tem mais envolvimento com o serviço do que com o Senhor. Como Marta “que vivia distraída em muitos serviços” (Lucas 10:40. É a característica de pessoas religiosas, que tem experiências com o trabalho da Igreja, nas poucas experiências com Deus. Não conseguem descobrir o que elas têm em Deus. É o tipo do discípulo que só faz o que é mandado fazer.  São muito religiosos e seguem a Deus por medo e por zelo da doutrina. 
  1. Os cooperadores – A característica principal do cooperador é que ele procura ser voluntário, procura fazer algo além do que é mandado fazer. Ele busca oportunidade para servir. O cooperador tem o privilégio de ser  convidadoa fazer parte de um grupo porque já é visto nele um potencial. Como os doze apóstolos que foram observados por Jesus. ”Antes que Filipe te chamasse eu te vi, debaixo da figueira” (Jo 1:48).

servidor tem relacionamento só com o trabalho que está em torno dele, já  o cooperador se relaciona com os demais trabalhos. Envolve-se com a obra de Deus. Segue de perto  a orientação do  seu Senhor, por isso o senhor confia nele.

  1. Os amigos –  O amigo não se relaciona apenas com trabalho do seu senhor, mas ele procura se relacionar com o seu Senhor.O amigo não se preocupa apenas em servir, mas em defender o seu Senhor. Pedro defendeu a Jesus usando a sua espada.  Deus não precisa de defesa, mas ele se alegra quando defendemos o seu nome. O amigo nunca expõe a vida do seu líder, mas ele se expõe para defender o nome do seu líder. Jônatas se despojou de suas espadas diante de Davi. Desarmou-se diante dele. É nesse estágio que nós demonstramos o quanto estamos dispostos a renunciar o mundo, e o pecado por causa de Jesus. Os amigos tem acesso aos sentimentos mais secretos do seu líder. Os amigos estão mais aptos para conhecer o coração de Deus e ver a sua glória, como no monte da transfiguração. Os amigos gozam de privilégios que outros não têm. É neste nível que aparece os verdadeiros crentes de oração. Pessoas que conhecem verdadeiramente o coração de Deus e oram de acordo com a sua vontade. A oração do amigo é respondida por que o amigo ora com conhecimento da vontade de Deus. Ele sabe o que está no coração de Deus. O discípulo na condição de amigo, ele chega a este estágio porque já tirou toda a máscara da sua vida e se mostra com total transparência diante do seu líder. Por isso que a questão da transparência é necessária, para que as nossas orações possam ser ouvidas. Ressentimentos no coração, mau relacionamento familiar, pecados ocultos, são impedimentos a oração. O discípulo amigo ele entende que para conhecer melhor ao Senhor, não é suficiente se envolver com o trabalho, é preciso se envolver com vidas. Jesus disse aos seus discípulos: “Já não vos chamo de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Antes, tenho–vos chamado de amigos, pois tudo o que ouvi, de meu Pai vos tenho dado a conhecer.” (Jo 15:15). O amigo não tem problemas em entregar o melhor que tem para o seu mestre, como Abraão entregou seu único filho.
  1. Adoradores – Este é o nível de discipulado  para onde Deus quer nos levar. Discipulado é um processo que começa com alguém que sai  do meio da multidão e é levado para andar na presença de Deus como um verdadeiro adorador. E Deus procura verdadeiros adoradores. (João 4:23). A razão do discipulado não é apenas para nos transformar em crentes maduros e produtivos. A razão maior do discipulado é para nos transformar em cidadãos do reino de Deus. Discipulado é uma tarefa que começa nesta vida e continua na próxima vida. É importante entender que estamos sendo preparados para o próximo evento da Igreja – o arrebatamento. Jesus disse em Mt 28:19: Ide e fazei discípulos de todas os povos.”. Você está sendo preparado para ser semelhante a Cristo, para reinar com Cristo aqui na terra. Deus não deseja que nós nos envolvamos apenas com o seu trabalho. Deus quer que nós nos envolvamos com Ele. Todos os outros níveis de discipulado são atraídos pelo que o Senhor pode oferecer. Mas o adorador é atraído pela Presença do Senhor. Adoração é uma reação do discípulo por estar na presença do Senhor.

Deus te observa em cada nível. E te convida a passar de um nível para outro.  No meio da multidão, Deus observa que existe alguém que não está buscando apenas as bênçãos, mas está buscando a Deus. Ele passa a admirar o Senhor. E como admirador, ele descobre que para servir ao Senhor ele precisa ser humilde e se torna servo. No meio dos servos, Deus vê os que trabalham com dedicação, obediência amor e gratidão. Torna-se cooperador. No meio dos cooperadores Deus vê os que se esforçam e trabalham para o  Senhor e não para ser visto pelos homens. E se torna amigo de Deus. Até entre os amigos, Deus classifica entre os que são amigos fiéis e os que podem ser  amigos  fiéis e íntimos. Intimidade com Deus significa conhecer o coração de Deus. Conhece não somente o que Deus faz, mas o porquê ele faz. Conhece a intenção de Deus.

Conclusão:

  • multidão se alegram com os milagres do Senhor.
  • Os admiradoresse alegram com o discurso do Senhor.
  • Os servidoresse alegram com os resultados do trabalho do Senhor.
  • Os cooperadoresse alegram com as oportunidades de trabalhar com o Senhor.
  • Os amigosse alegram com a vitória do Senhor.
  • Os adoradoresse alegram com a Presença do Senhor. 

Deus não chamou você para te abençoar apenas, Deus te chamou para que estivesse junto Dele para sempre. Deus chama a todos para o servir; mas entre os que servem, ele procura quem  quer  adora-lo.   Devemos crescer de nível até chegarmos o mais perto possível de Deus.

 

Deus o abençoe, Pr. Pinho.