Estou aqui para compartilhar de um “bom líder”, um “bom mestre”, que formou uma super equipe. Alguém que deu suporte para que chegassem a um lugar determinado. O melhor mestre que esteve neste mundo. Um mestre que nos ensina a liderar, usando àqueles que se dispuseram a serem usados. Este mestre é “Jesus Cristo”. Jesus caminhou com seus discípulos por apenas três anos. Pegou homens completamente despreparados, sem conhecimento, sem talentos e sem dons. A maioria deles entendiam um pouco de “peixes” e não mais que isso. Mas Ele formou uma equipe extraordinária que mudou e abalou o mundo. Queira você crer ou não, tem que concordar comigo, Jesus formou pessoas “extraordinárias”, homens desacreditados em grandes líderes. Esses homens que seguiram a Jesus Cristo foram pessoas que enfrentaram muitas provações: sofreram perseguições, foram humilhados, abatidos mas não retrocederam e nem deixaram de crer.

Como podemos aprender sobre liderança e como formar uma equipe, através do testemunho destes homens que caminharam com Jesus?

  1. Você precisa ser autêntico

 Quero falar de três desses discípulos: Pedro, João e André

Quem era Pedro? Era um homem extremamente nervoso, inseguro, medroso, negou Jesus por três vezes, usou de violência cortando a orelha de um soldado.

Quem era João? Apesar de também ter um temperamento forte, tinha um profundo amor e a grande fidelidade pelo Senhor Jesus.

Quem era André? Um discípulo que não é muito citado na Bíblia, mas de extrema importância dentro dos planos de Jesus Cristo.

Eu faço uma pergunta: Por quê Jesus Cristo escolheu a Pedro? Vamos compreender buscando na Palavra:

Mateus 16:13-19 “Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: Quem os homens dizem que o Filho do homem é? Eles responderam: Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas. E vocês? ,perguntou ele. Quem vocês dizem que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Respondeu Jesus: Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus”.

Veja que interessante, Pedro naquele estilo todo autêntico, quando Jesus pergunto o que diziam que Ele era, a maioria dos discípulos ficaram calados, pensando o que os outros iam pensar de suas respostas. Mas note que Pedro não pensou assim, e logo fala “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Ele foi autentico, sincero e honesto.

Aprendemos que para ser um líder extraordinário, você precisa ser “autêntico”. E para isso veremos algumas condições:

a. É preciso reconhecer, amar e proclamar a Jesus

b. É preciso andar em obediência a Deus e à sua liderança

c. É preciso fazer parte da equipe, trabalhando junto e não isolado – Estar junto à sua equipe e liderança procurando dar o melhor

d. É preciso ser humilde 

  1. Você precisa trabalhar para levar vidas à Jesus Cristo

 ANDRÉ – João 1:37-42Ouvindo-o dizer isso, os dois discípulos seguiram a Jesus. Voltando-se e vendo Jesus que os dois o seguiam, perguntou-lhes: O que vocês querem? Eles disseram: “Rabi”, ( que significa Mestre ), onde estás hospedado? Respondeu ele: Venham e verão. Então foram, por volta das quatro horas da tarde, viram onde ele estava hospedado e passaram com ele aquele dia. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que haviam seguido a Jesus. O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: Achamos o Messias ( isto é, o Cristo ). E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas ( que significa Pedro).

O texto nos fala que André era irmão de Pedro. O interessante é que André agiu como intermediário, conduzindo seu irmão Pedro até Jesus Cristo (claro que se não fosse André a levar Pedro, outro levaria, mas a questão aqui é falar que foi sim através de André que as coisas aconteceram). Mesmo nunca tendo sido um pregador eficiente, André fazia um trabalho pessoal eficaz, sendo o missionário pioneiro do Reino, visto que, enquanto primeiro apóstolo escolhido, imediatamente trouxe até Jesus o seu irmão, Simão, que depois se tornou um dos maiores pregadores do Reino.

João 6:5-9 “Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem? Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer. Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco. E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe: Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?”.

André apresentou mais uma pessoa para Jesus Cristo. Ele fez a parte dele encontrando o rapaz e o conduzindo para que o Mestre realizasse o milagre. Ele levava as pessoas até Jesus porque sabia que só Ele era a solução.

A verdade é que cada pessoa tem uma função no reino – Pensando em nossa caminhada com Cristo, às vezes nos sentimos pra baixo por não termos um “grande” dom, achamos que não somos importantes por não sermos grandes pregadores ou cantores, enfim… São vários motivos que contribuem para essa tristeza. O que eu posso dizer é que se você não é como João, Pedro e tantos outros personagens importantes, seja simplesmente como André, e conduza as pessoas à presença do mestre Jesus. Você não precisa ter uma boa oratória, o que você precisa  é levar as pessoas à Jesus Cristo, e é Ele que vai fazer a transformação. André com seu jeito simples fez a parte dele e Senhor fez o resto.

Podemos caracterizar André dizendo que ele foi um fiel mensageiro do Senhor e para o Senhor. E não vemos em lugar algum que tenha tentado exaltar a si mesmo, senão ao Senhor Jesus. Sigamos o exemplo de vida que André.  Muitos Cristãos gostariam de ser iguais a Pedro e, muitos outros, como Paulo, mas as posições de Pedro e Paulo são muito limitadas. Por outro lado, não há limites para o número de Andrés que uma cidade poderia ter. Oremos para que Deus levante muitos “Andrés” em nosso meio.

 

Deus abençoe, Pr. Pinho.