“Porta aberta” para muitos cristãos é sinônimos de bênçãos, vitórias, conquistas. Oramos assim: “Senhor abre as portas de emprego, de uma casa, de uma promoção. Não é assim?

Portas: são aberturas que permitem entrada e saída, todos sabem disso. Mas às vezes uma pequena fresta ou brecha pode ser suficiente para deixar entrar grandes incômodos. Ex.: rajada de vento frio. Assim acontece no mundo espiritual, uma pequena brecha pode deixar entrar grandes problemas.

Porta de entrada: Há diversos modelos de portas, algumas belas e caras, outras bem simples. Porém, todas servem para o mesmo objetivo, permitir aos moradores o controle de quem adentra à casa, por isso você tem a chave, certo? Da mesma forma você tem a chave da porta espiritual, para que a luz ou as trevas adentre na sua vida, na sua família, finanças, ministérios, etc.

A chave: É a escolha, é a decisão, atitudes, palavras, pensamentos.

Por que você acha que recebemos a instrução de Jesus para orar assim “Pai nosso que estás nos céus santificado seja o Teu nome…”venha o teu Reino“? Ou seja, estou dizendo: “Pai fica à vontade para fazer a Tua vontade na minha vida, na minha casa, na minha família, no meu casamento, nas minhas finanças.”

Mas quem sou eu para falar para Deus que Ele pode fazer alguma coisa? Eu sou aquele que Ele deu autoridade. Ele não abusa da autoridade que tem, Ele só vem onde o homem permitir. Ao criar o homem à sua imagem e semelhança, Deus deu a ele domínio: “Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão.” Gênesis 1:26

E o que é domínio? Domínio é diferente de propriedade. Aqui onde estamos é o exemplo perfeito. A propriedade desse lugar não é da igreja, mas o domínio é. A escritura, o registro deste imóvel está no nome de alguém (o proprietário). E só ele tem autoridade para comprar ou vender, mas o domínio está com a igreja.

Ou seja, Deus diz: “a terra é minha, mas dou o domínio ao homem”. E se o homem tem o domínio da terra entenda o mundo natural, é ele também que abre as portas para o mundo espiritual entrar. Reino da Luz (Jesus) ou Reino das trevas (o diabo).

Talvez você já tenha ouvido falar de brechas ou legalidade, aqui chamarei de portas. Existem portas que conectam o mundo natural com o mundo espiritual, e a chave está na mão do homem para abrir para a luz ou para as trevas. Até Jesus disse em Apocalipse 3:20 Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo”. Sempre cri e ensinei que o diabo não pede licença, Jesus sim. Mas através dessa Palavra entendi que estava errada, o diabo só entra para trazer dano na sua vida se você abrir a porta ou der brecha.

Então eu pergunto, quem abre a porta para Satanás (reino das trevas)? O homem. E quem abre a porta para Deus (reino da luz)? O homem também. Então na verdade o nosso problema não é Satanás, nosso problema somos nós mesmos! São as nossas escolhas, nossas decisões e nossas prioridades.

“O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir…” João 10:10a – O Ladrão é Satanás, e se ele tem roubado ou matado algo em sua vida, é porque você tem permitido, abriu a porta, deu brechas. Dando brechas para que ele entre? Como assim?

  1. Desobedecer à Palavra de Deus

Assim como no mundo natural existem leis, o mundo espiritual também é regido por leis. Existem leis morais, cerimoniais, penais. Mas existem leis espirituais. E as leis espirituais, quando desobedecidas, abrem as portas para as trevas e fecha para Jesus. E quando obedecidas fecham as portas para as trevas e abrem para Jesus.

Um exemplo, os dízimos: “Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova, diz o Senhor dos Exércitos, e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.” Malaquias 3:10

A lei (ordem de Deus) é clara: “tragam os dízimos”, e Deus abrirá as portas dos céus e derramará benção sem medidas para quem obedecer a essa lei. Mas pastora, tem gente que não dizima e tem muito dinheiro. Saiba que bênçãos sem medidas, a quem Deus se refere, não tem a ver só com de dinheiro, bens materiais. Ao transgredirmos essa lei (dizimar) estamos abrindo porta que o diabo entre e venha roubar em outras áreas: casamento, saúde, ministério, trabalho.

Aí você começa a entender que a obediência é umas das chaves para que você fique livre da operação demoníaca – Quando algumas dessas coisas: a mentira, falta de perdão, não orar, não ler a Bíblia, não dizimar, adulterar (seja física ou por pensamento), pornografia, maledicência, etc, faz parte da sua vida, saiba que você está abrindo brechas por onde o diabo entra trazendo muitos estragos.

 Não adianta correr atrás de oração forte: ora por mim pastora.” Eu oro, mas sabe aquela oração que você ora e daqui um mês a pessoa volta e diz “ora de novo pastora, está tudo igual, ficou até pior!”

Eu lembro de uma história: Certa vez uma pessoa tinha uma vida de muitos pecados, e com isso o diabo encontrou portas abertas, então roubava e destruía. Ele estava falido financeiramente, enfermo, casamento em crise, tudo estava ruim na vida dele. Ele procurou a igreja e foi recebido com alegria. Por que aqui é o lugar que pode trazer mudança para a pessoa, pois onde se houve a Palavra de Deus há mudança sim (não vai ser num boteco, numa balada, num motel). Aí essa pessoa chegou na igreja, fomos caminhando, tratando com ele, discipulando e ensinando. E aí fomos escutando das pessoas eu o conhecia que ele continuava praticando coisas erradas, continuava pecando. Mas ele vinha na igreja, vinha na frente nos apelos. Mas terminava o culto ia para uma semana de vida de pecado normal dele. Aí um dia essa pessoa chegou para nós e disse “vim avisar que vou embora da igreja”. Quase disse para ele “ninguém vai embora da igreja” “ninguém vem à igreja” porque você é a igreja. E foi perguntado a ele “porque você vai embora” e ele disse “porque vocês oram por mim…oram por mim”, eu não falto nos cultos, eu oferto, eu dizimo. E a coisa está pior do que era antes. E eu não vejo nada de mudança em minha vida. Parece até que antes estava melhor. E dissemos: “cremos no que você está falando. Aí ele arregalou o olho. E continuamos “acreditamos que piorou porque quando você estava lá fora e não estava aqui, você estava assim com o diabo. E agora você está com o povo de Deus que está orando e lutando por você. Mas você continua dando brechas para o diabo, pecando, com o pé nas trevas. Agora você não está só mau com Deus, por continuar pecando, mas também está mau com o diabo por estar frequentando a igreja.

Vou dizer uma coisa pra você: Deus não brinca de ser Deus, nem o diabo de ser diabo, mas muitos brincam de ser crentes.

  1. Abrir mãos dos princípios de Deus

Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.” Gálatas 1:10 – Quando abro mão dos princípios de Deus para não agradar às pessoas ou para não perder amizades, estou abrindo as portas para o reino das trevas fechando para o Reino da Luz.

A quem estamos agradando, aos homens ou a Deus? Saiba que o cristão fiel procura obedecer e agradar ao Senhor Jesus, seja a que preço for, custe o que custar. Mas o ser humano é muito inseguro e não aceita ser rejeitado. Sempre querendo ser amado, elogiado, ser aceito e ter muitos amigos. Um bom exemplo disto, seria um jovem que não gosta de bebida alcoólica, mas quando se vê em uma roda de amigos, bebe assim mesmo para agradar os amigos e fica com vergonha de falar que não bebe. Não abra mão dos princípios de Deus para agradar as pessoas. Do que adianta ser conhecido na Terra e não ser conhecido no céu. Nosso viver diário tem que ser coerente ao que diz a Palavra de Deus e muitas vezes, para agradar a Deus será necessário desagradar muitas pessoas.

Nossas atitudes abrem portas para que o inimigo venha e mate, roube e destrua. É como uma procuração para que o diabo toque em nós e tudo aquilo que é nosso, que nos pertence e ainda toque em quatro gerações e isso é sério: Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam…” Êxodo 20:5

Conhece aquela família que, de geração em geração, vive no alcoolismo, separação, miséria. São portas que foram abertas no passado e nunca foram fechadas, aí o diabo continua roubando e destruindo nas gerações futuras. Mas esse negócio não acabou com a cruz? A cruz acaba com a maldição, mas nada na cruz é automático. Jesus morreu na cruz para salvar o mundo, mas o mundo não está salvo automaticamente. Quem está salvo? Quem foi para a cruz em arrependimento, confessou o pecado e anda na Luz, como Jesus.

O diabo reivindica o direito de agir porque nós abrimos portaA justiça de Deus é tão perfeita que Ele é justo até com o diabo. O diabo chega diante de Deus e nos acusa: “a porta foi aberta pra mim, agora eu quero entrar. E se eu entrar vai ser pra matar roubar e destruir alguma coisa”.

Eu tenho duas ações para que as portas sejam fechadas para ele: me arrepender e confessar meus pecados, me converter verdadeiramente para que meus pecados sejam cancelados. E desfazer as oportunidades que dei abrindo as portas para o inimigo entrar um dia, ordenar a saída dele e fechar essa porta para que ele não entre nunca mais na minha vida, na minha casa, na minha família, nas minhas finanças, na minha saúde, no meu casamento.

Por exemplo, imagine um rapaz acumulador de lixo, como aqueles que aparecem na TV, acumulando lixo dentro de casa, entulhando a casa de lixo. Aí tem barata, rato, devido ao lixo acumulado. Aí um dia esse rapaz tem um Encontro com Jesus e é curado. Aí ele acorda e diz: “nunca mais eu vou acumular lixo, eu me arrependo de haver acumulado”. Ele se arrepende e resolve mudar de vida, teve uma verdadeira conversão, estava indo numa direção e muda, não trouxe mais lixo para casa. Mas e se ele não tirar o lixo que colocou dentro da casa durante anos? Se os sacos de lixo continuarem nos quartos, restos de comida na pia, lixo no banheiro, na cozinha. Os ratos e as baratas vão embora? Só porque ele não traz mais lixo e se arrependeu? A sujeira some? Não, ele precisa arrancar a sujeira que ele acumulou dentro de casa e jogar fora.

Você entendeu? Que pode ter algo encoberto na sua vida, talvez de anos ou gerações que precisa ser lançado fora. Precisa haver confissão disso para fazer uma limpeza e fechar a porta para o inimigo não ter mais autoridade para entrar, matar, roubar e destruir.

As chaves estão nas suas mãos, não adianta você vir aqui orar e continuar cometendo os mesmos pecados ou abrindo mãos dos princípios de Deus para agradar as pessoas. E não mandar embora os demônios que possam ter entrado em sua vida, por alguma brecha que deu.

Como vimos Jesus disse em João 10:10ª: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir…”, mas na sequência Ele diz: “mas eu vim para que tenham vida, e a tenham vida com abundância”. Se a sua vida não está em abundância de bênçãos alguma porta está aberta para o inimigo ou há alguma brecha. E enquanto as portas que foram abertas não forem fechadas, o inimigo está fazendo a festa. Entenda que o mundo espiritual é real, Ele existe.

História: Lá no centro-oeste do Brasil tem uma árvore chamada pequizeiro, o seu fruto é chamado de pequi. A florada do pequi ocorre quando está tudo seco por lá, parece que não há vida naquelas árvores, é época de queimada, mas o pequizeiro floresce neste período. E tem um bichinho chamado veado-mateiro que come a flor do pequi. Na estrada se forma um tapete de flores e porque o veado-mateiro sai do se habitat natural, é o período que os caçadores vêm de tocaia. Pegam as vestes esfregam nas folhas para ficar com cheiro de mato, prepara a espingarda e sobe no pequizeiro, ficando à espera, escondidos no meio das folhas. E não demora o bichinho vem por causa da fome, atraído pelas flores pequi. Ele chega meio desconfiado no começo. Come uma ou três flores e foge. Aí fica olhando de longe, não vê perigo, volta come mais e foge. Aí confia que não tem risco e vem e come mesmo e fica sentado esperando a digestão. E é aí que o caçador com um tiro só e certeiro o abate, porque o animal acredita que o homem não está lá.

É assim que o diabo faz, que ele trabalha e age, quando o crente baixa a guarda (não ora e vive numa vida de pecado), achando que o diabo não o vai atacar. É aí que o diabo vê a brecha, a porta aberta e entra para fazer aquilo que é dele: roubar, matar e destruir.

Conclusão: Deus está aqui para te dizer: feche essa porta hoje para o diabo e a abra para Jesus, para que o Reino de Deus reine na sua vida. Se há algo oculto, algo encoberto na sua vida, precisa ser trazido à luz, com arrependimento, confissão de pecado. As chaves estão nas suas mãos, peça para o Espírito Santo lhe revelar onde estão as brechas e portas que foram abertas, e ordene que esses demônios que tem roubado na sua vida, sua casa, seus filhos, sua família, seu ministério, batam em retirada.

Oração: Pai em nome de Jesus, coloco em Teu Trono de Graça, toda Palavra que foi liberada aqui nesta noite. Sei que a Palavra é uma semente no mundo espiritual. Sei que a semente é sempre a mesma, a diferença é o solo onde ela é lançada. Pai que o solo do meu coração que recebeu essa Palavra seja um solo próprio para fazer essa semente germinar. Pai eu sei que na minha vida e aqui nesse lugar tem famílias que por gerações vem experimentando morte, roubo e destruição. Mas hoje Pai, o Senhor nos deu uma luz através da Sua Palavra. Pai nós queremos que esse dia seja um marco histórico na nossa vida e espiritualmente seja o começo da virada. Nos mostra Senhor, onde estão as brechas que precisam ser fechadas. Nos mostra Pai, para que possamos mostrar em nossas vidas, em nossas casas, em nossos ministérios, em nossas famílias, em nossas finanças, em nosso trabalho, os sinais das bençãos de Deus, em nome de Jesus!

 

Deus os abençoe, Pra Ivanilde!