“Porque eu sei os planos que tenho para vocês, diz o Senhor. São planos de bem, e não de mal, para lhes dar o futuro pelo qual anseiam.” Jeremias 29:11

“…Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, e mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam“. I Coríntios 2:9

“Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês.” Romanos 12:2

“Toda a glória seja a Deus que, por seu grandioso poder que atua em nós, é capaz de realizar infinitamente mais do que poderíamos pedir ou imaginar.” Efésios 3:20

Deus tem grandes planos para nós, a bíblia está repleta de promessas Dele para nós. Existe uma edição da tradução João Ferreira de Almeida chamada “Bíblia das Promessas”, ela destaca ao menos 1.100 promessas, distribuídas entre 71 temas, como: ajuda na aflição, paz, alegria, ansiedade, prosperidade, família, saúde, salvação, etc.

Talvez você até creia nas promessas e nos planos de Deus para você, mas ao mesmo tempo se pergunta: “Mas se Deus realmente tem bons planos pra mim, por que estou passando por essa ou aquela situação? Por que estou passando por esse problema?”.

Não é o plano de Deus que o homem sofra e Ele não se alegra com isso: “Pois não tem prazer em afligir as pessoas, nem em lhes causar tristeza.” Lamentações 3:33.

Porém Ele é justo e fiel à Sua Palavra que diz: “Não se deixem enganar: ninguém pode zombar de Deus. A pessoa sempre colherá aquilo que semear.” Gálatas 6:7.

Então precisamos entender que somos resultado das escolhas que fazemos, das decisões que tomamos, dos caminhos que optamos seguir, das vozes que decidimos dar ouvidos.

Talvez você esteja sofrendo algum problema familiar, financeiro, físico ou ministerial. Ou talvez não esteja vivendo grandes aflições, mas sente que não está conseguindo viver os bons planos de Deus pra você e nem desfrutado a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. E alguns motivos importantes talvez estejam te impedindo de viver isso:

  1. PECADO

As principais consequências do pecado são a morte e a separação de Deus (Romanos 6:23), o que já traz muito sofrimento. Porém, também pode trazer consequências secundárias, como o caso de alguns homens da bíblia que veremos.

A)  Adão: Deus ordenou que não comessem o fruto do conhecimento do bem e do mal, mas Adão e Eva desobedecem. Por consequência sofreram uma morte espiritual, foram expulsos do Paraíso e separados da presença de Deus. A mulher passa a sentir dor na gravidez e homem passa a ter que trabalhar para sobreviver.

B)  Abraão: Deus deu a ele a promessa de que seria pai de multidões, mas Abraão não esperou o tempo de Deus e se deitou com sua escrava Agar, gerando Ismael. Que, segundo teólogos, foi patriarca dos árabes e Isaque (filho da promessa) foi patriarca do povo de Israel. Povos que são inimigos até hoje, por consequência do pecado de Abraão.

C)  Moisés: Num momento em que o povo de Israel reclamava de sede no deserto, Deus manda Moisés ferir uma rocha com o cajado que dali sairia água. Moisés com raiva do povo bate duas vezes na rocha, ao invés de somente falar com ele. Por consequência não entrou em Canaã, assim como todo povo que murmurou no deserto.

D)  Saul: Deus ordenou que Saul e o exército de Israel destruísse todos os amalequitas e seus animais (I Samuel 15), porém Saul desobedece, poupando a vida do Rei Agague e o melhor dos animais, para oferecer como sacrifício a Deus. Por consequência Saul é rejeitado como Rei e Deus levanta Davi para reinar em seu lugar.

Existem tantos outros exemplos, como: Sansão, Davi, Jonas, Judas, entre outros.

Mas será que Deus tinha esses planos pra eles? Será que Deus não queria que Moisés entrasse na terra prometida ou que Saul continuasse reinando sobre Israel? Claro que não, porém eles viveram as consequências do pecado que cometeram.

O perdão de Deus está disponível para nós, se nos arrependermos e confessarmos os nossos pecados, como diz em I João 1:9. O sangue de Jesus apaga o nosso pecado e nos dá salvação. Porém, precisamos entender que às vezes precisaremos lidar com as consequências dos nossos pecados, algumas marcas permanecerão.

Por exemplo, se uma pessoa comete um adultério, mas se arrepende e decide mudar de vida, Deus perdoa e apaga o pecado, certo? Mas e se esse adultério gerou um filho fora do casamento? Deus deixa de perdoar? Certamente não, o perdão de Deus continua igual, porém a pessoa lidará para o resto da vida com o fruto desse pecado. Neste caso, Deus apaga o pecado, mas não apaga a consequência dele.

Talvez alguma situação que esteja vivendo seja fruto de algum pecado, do presente ou do passado, talvez algum pecado que você nem se lembre mais, ou que nem tenha noção que tenha cometido. Mas Deus quer te trazer a memória, para te curar.

  1. ESCOLHAS

Talvez não seja o pecado que esteja te impedindo de viver o melhor de Deus, mas escolhas mal feitas, baseadas na sua própria vontade e não na vontade de Deus. Como cristãos precisamos aprender a ser guiados pelo Espírito Santo em tudo que fizermos.

Nossas escolhas e decisões não podem ser baseadas nas circunstâncias (Gênesis 13): Ló não consultou a Deus, ele simplesmente escolheu o que aparentava ser melhor, que no fim quase ceifaram sua vida e da sua família. Às vezes aquelas oportunidades de ouro que aparecem na nossa vida são ciladas do inimigo para nos desviar da vontade de Deus.

Precisamos ter relacionamento e intimidade com Deus: “O Senhor confia os seus segredos aos que o teme, e os leva a conhecer a sua aliança.” Salmos 25:14

Só conheceremos a vontade de Deus para nós se o buscarmos, através da oração, da leitura da Palavra e de uma vida de constante intimidade com Ele.

Precisamos dar ouvidos as nossas autoridades (pais e líderes): “Meu filho, ouça minhas palavras e ponha-as em prática, e terá uma vida longa e boa.” Provérbios 4:10

Muitas vezes ignoramos a direção que nossas autoridades nos dão, sejam nossos pais ou nossos líderes e pastores. O livro de Provérbios está repleto de conselhos acerca de ouvir os mais velhos e mais experientes, isso demonstra sabedoria e evita sofrimentos.

Não se deixe enganar pelo seu coração: em Jeremias 17:9 diz que o coração do homem é enganoso. Muitas vezes somos enganados pelo nosso coração e pelas nossas emoções encontrando respostas e sinais de Deus onde não existem.

Busque a certeza que a escolha que irá tomar está dentro da vontade perfeita de Deus: “Seja a paz de Cristo o árbitro do vosso coração” Colossenses 3:15.

Antes do ótimo sempre vem o bom, não se permita viver somente na vontade permissiva de Deus, escolha a viver a vontade perfeita de Deus para a sua vida.

  1. TESTEMUNHO

Existe ainda um terceiro cenário, onde a situação que tem vivido não é fruto nem de pecado, nem se escolhas erradas, mas permissão de Deus para que o Seu nome seja exaltado e que vidas sejam alcançadas através do seu testemunho de vida.

Quando Jesus fica sabendo da morte do seu amigo Lázaro Ele diz: “…essa doença não é para a morte, ela aconteceu para a Glória de Deus, para que o Filho de Deus receba a Glória por meio Dela”. João 11:4

Da mesma forma foi com Jó, todo sofrimento que ele passou, não foi consequência de pecado, nem de escolhas erradas, mas para que o nome de Deus fosse exaltado.

Conclusão:

Conhecer a causa do que vivemos nos faz enxergar com outros olhos a situação, nos faz compreender melhor e encontrar a solução. Se fruto é pecado, precisamos nos arrepender e pedir perdão. Se é fruto de escolhas erradas, precisamos buscar sabedoria e conhecimento da vontade de Deus pra nós, e se é para que o nome de Deus seja exaltado, precisamos buscar fé e forças em Deus para suportar a prova até o fim.

A boa notícia é que independente de qualquer coisa, de ter se identificado ou não com alguns dos pontos citados, os planos de Deus para nós não mudaram, a vontade Dele para nós continua sendo boa, perfeita e agradável, Ele continua desejando que seus filhos vivam o melhor, que vivam uma vida feliz e em paz.

Deus quer restaurar a nossa sorte: Jeremias 29:10-14

Deus é especialista em transformar maldição em benção: Neemias 13:2

Decida hoje viver a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para a sua vida.

 

Deus abençoe, Pra. Nívia Augusto.