Gostaria de começar te fazendo algumas perguntas: Quantas vezes você teve que lidar com a inconstância espiritual? Quantas vezes você se propôs a orar e ler a bíblia todos os dias e em poucos dias já desistiu? Por quantos semanas você deixou de ir ao seu PG ou no culto porque estava desanimado? Quantas vezes você se sentiu fraco espiritualmente? Quantas vezes você viu sua fé chegar quase à estaca zero?

Todos nós passamos pela inconstância espiritual em algum momento da nossa caminhada cristã, o grande problema é quando isso se torna uma rotina na nossa vida. E eu não estou falando sobre os altos e baixos da vida, mas sobre nossa instabilidade e inconstância no nosso relacionamento com Deus e com a igreja.

No Salmo 1 vemos um paralelo entre a árvore plantada e a palha, a árvore plantada tem raiz firmada no solo e por isso mesmo com o vento ela permanece de pé. Já a palha é levada de um lado para outro pra onde o vento soprar. Assim é na vida cristã, o cristão que tem raízes profundas não se torna inconstante, e não se abate facilmente, não perde a fé, pois suas raízes o fazem permanecer de pé. Mas quem não tem profundidade em Deus se torna como a palha, é aquele cristão que se move conforme as circunstâncias, que sua fé é baseada no que ele vê, que se move conforme a opinião das pessoas e do mundo, é levado de um lado para outro.

O mesmo paralelo é visto em Mateus 7:24-27, onde Jesus compara a casa firmada sobre a rocha e a casa firmada sobre a areia. A tempestade veio da mesma maneira para ambas as casas, o que a fez uma permanecer de pé e outra não foi a estrutura onde ela estava firmada. Da mesma forma o cristão constante é aquele que tem seu fundamento firmado na rocha (Jesus) e por isso não se abate. Muitas vezes olhamos para o irmão que tem fé e achamos que ele só tem fé porque a tempestade dele não é tão grande quanto à nossa. Mas isso é mentira, a tempestade dele pode ser ainda maior que a nossa, a diferença é que ele está firmado na rocha.

Talvez hoje você se encontre envolvido na inconstância espiritual, com a fé vacilante, uma hora está bem, outra não está, uma hora crê, outra hora não crê, uma hora está animado, outra hora não está. Talvez hoje você seja um cristão palha, levado de um lado pra outro, movido pelas circunstâncias e opiniões alheias. Mas eu quero te apresentar as ferramentas que irão te ajudar a criar raízes profundas em Deus e firmar seu alicerce na rocha, que é Cristo, para vencer a inconstância:

 

  1. Oração

“Orem no Espírito em todos os momentos e ocasiões. Permaneçam atentos e sejam persistentes em suas orações por todo o povo santo.” Efésios 6:18 – Esse versículo traz chaves importantes para nossa vida cristã:

Orem no Espírito… –  quando temos consciência que o Espírito Santo é uma pessoa e que Ele habita em nós, passamos a entender que podemos falar com Ele a qualquer hora e lugar.

…em todos os momentos… – todos os momentos se tornam propícios para uma conversa com Ele, trabalhando, estudando, lavando a louça, tomando banho, dirigindo. Isso não anula a importância de ter um tempo de qualidade a sós com Ele, no lugar secreto. Mas por muitas vezes não conseguir esse “tempo especial” acabamos abrindo mão de tudo.

…e ocasiões. – muitas vezes deixamos de orar porque estamos tristes, desanimados e sem fé. Mas é justamente nessas horas que precisamos orar, para nos fortalecer. Ou ainda há aqueles que oram somente quando tudo está mal e precisa de ajuda. Mas o Apóstolo Paulo nos ensina que precisamos orar em todas as ocasiões, sejam elas favoráveis ou não.

…sejam persistentes na oração… – se tem uma coisa que fazemos com facilidade é desistir, por não ver o resultado no tempo e forma que esperamos, desanimamos e desistimos. Em 1 Tessalonicenses 5:17 Paulo diz que devemos orar continuamente, sem cessar. E em Romanos 12:12 ele diz que não devemos parar de orar.

A oração deve ser algo inegociável na vida do cristão, devemos ser constantes, persistentes e intensos na vida de oração.

“Se você está ocupado demais para orar, você está ocupado demais para ter um relacionamento com Deus.” – Mike Bickle

 

  1. Palavra de Deus

Certa vez perguntaram à um pastor o que era mais importante, orar ou ler a Bíblia. E ele respondeu com outra pergunta: “o que é mais importante, a asa esquerda ou a asa direita do avião?” Ou seja, a leitura e meditação na Palavra de Deus e a oração possuem a mesma importância na vida do cristão. É através da Palavra de Deus que conhecemos quem Ele é, o que Ele tem pra nós. Paulo fala em Romanos 10:17 que a fé vem por ouvir a Palavra de Deus, por isso cristão que não se alimenta da palavra é um cristão que tem a fé vacilante.

A Palavra de Deus é o que aponta o caminho que devemos andar, ela nos livra de pecar e fazer escolhas e tomar decisões erradas. Quem se alimenta da palavra sempre sabe o que fazer: “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti… tua palavra é lâmpada para meus pés e luz para meu caminho.” Salmos 119:11,105

“Relembre continuamente os termos deste Livro da Lei. Medite nele dia e noite, para ter certeza de cumprir tudo que nele está escrito. Então você prosperará e terá sucesso em tudo que fizer.” Josué 1:8 – Se queremos viver uma vida próspera precisamos ler e meditar na Palavra de Deus. Enquanto a meditação oriental fala de se esvaziar, a meditação cristã fala de se encher. Você lê a palavra, relê, lê mais uma vez e vai deixando aquilo encher seu coração e se tornar uma verdade.

E não basta apenas ler ou ouvir a palavra, é preciso colocar em prática: “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos. Aquele que o palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.” Tiago 1:22-24

Recentemente ganhei uma Bíblia que estava doida pra ter, era na versão que eu gosto (NVT) e com a capa rosa florida. No momento que ganhei eu fiquei tão feliz porque ela era linda e na hora senti o Espírito Santo dizendo ao meu coração: “será que você ama o que tem dentro tanto quanto amou essa capa?”

 

  1. Jejum

Em primeiro lugar precisamos deixar muito claro o propósito do jejum, ele não deve ser usado como barganha ou moeda de troca pra conseguir algo de Deus.  Kenneth Hagin diz que “O jejum não muda a Deus. Ele é o mesmo antes, durante e depois de seu jejum. Mas, jejuar mudará você. Vai lhe ajudar a manter-se mais suscetível ao Espírito de Deus.”

Em Mateus 7:14-21 vemos uma situação onde os discípulos tentaram expulsar um demônio e não conseguiram, e naquele momento Jesus diz que eles não tinham fé, e que aquele tipo de demônio só saía com jejum e oração. Por muito tempo achei que essa passagem falava sobre mais ou menos poder de Deus, que o jejum era uma forma de obter mais poder, mas não. Nós temos o Espírito Santo habitando em nós, certo? Se o temos, o temos por completo, não dá pra ter meio Espírito Santo, então todo o poder que há no Espírito Santo já habita em mim. O que muda é a minha fé para colocar em prática esse poder. Então o jejum não é uma forma de obter mais poder de Deus, mas de aumentar nossa fé para externar esse poder.

 

  1. Vida em Igreja

Vivemos uma geração de cristãos feridos e machucados pela igreja, infelizmente essa é uma realidade. Com isso muitas pessoas acham que podem viver o evangelho sozinho, longe do corpo. Mas não tem como você se manter de pé por muito tempo sem alguém do seu lado, é na vida da igreja que somos curados, tratados, ensinados, afiados e desafiados.

“Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo tem grande poder e produz grandes resultados.” Tiago 5:16

“É melhor serem dois que um, pois um ajuda o outro a alcançar o sucesso. Se um cair, o outro o ajuda a levantar-se. Mas quem cai sem ter quem o ajude está em sérios apuros. Da mesma forma, duas pessoas que se deitam juntas aquecem uma à outra. Mas como fazer para se aquecer sozinho? Sozinha, a pessoa corre o risco de ser atacada e vencida, mas duas pessoas juntas podem se defender melhor. Se houver três, melhor ainda, pois uma corda trançada com três fios não arrebenta facilmente.” Eclesiastes 4:9-12

 

Conclusão:

Quer vencer a inconstância? Seja perseverante!

A perseverança é a chave da inconstância, uma vida constante em Deus é resultado de preservar nos princípios básicos da vida cristã. Persevere na oração, persevere na leitura e meditação da palavra de Deus, persevere na prática do jejum e persevere na vida em comunhão com a Igreja, o corpo de Cristo. Não existe fórmula mágica para vencer a inconstância, existe o resultado de uma vida de perseverança! Por isso, não desista! Mesmo que as circunstâncias sejam contrárias, mesmo que os outros desacreditem, mesmo que não haja resposta, persevere e seja constante!

Deus abençoe, Pra. Nívia Augusto.