Lucas 9:2-6 – Jesus envia os doze apóstolos

V.1-2 – “Reunindo os Doze, Jesus deu-lhes poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças, e os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos.”

Jesus reuni os 12, dá poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar enfermidades e os envia para anunciar o Reino de Deus.

V.3 – “Não levem coisa alguma em sua jornada.” – Jesus mostra que quando nos dispomos a ir cumprir o chamado de Deus, Ele suprirá nossas necessidades.

V.5 – “Se alguém recusar a recebê-los, sacudam a poeira dos pés ao saírem, em sinal de reprovação.” – Jesus quer dizer que não podemos trazer os costumes e práticas daqueles que não querem recebe-Lo.

V.6 – “Então começaram a percorrer os povoados, anunciando as boas-novas e curando os enfermos.” – Eles de imediato obedeceram a ordem de Jesus. E nós? Quantas vezes você já ouviu essa Palavra? Quantas vezes já ouviu pregações nos cultos, nos PGs? E será que damos a mesma resposta dos discípulos?

Lucas 10:1-12 – Jesus envia 72 discípulos

Jesus dá instruções parecidas às que deu aos 12

V.1 – Jesus envia dois a dois: Precisamos do outro para fazer o Reino de Deus acontecer, pois a missão e a vida não acontecem no individualismo. Hoje, infelizmente, vivemos no espírito do individualismo presente nas casas, na família, na Igreja. É cada um realizando a sua missão, “cada um por si e Deus por todos”, essa expressão popular tem tomado conta dos corações. A missão do Reino de Deus deve ser pregada a dois, ainda que cada um tenha o seu jeito, modo e maneira.

Por quê dois a dois? Jesus enviou 2 a 2 para que houvesse no coração deles a renúncia a todo e qualquer espírito do individualismo.

V. 5 – Jesus os instruiu a ir até às casas das pessoas: Os discípulo não deveriam se concentrar só dentro das sinagogas. E notem que os 72 não eram só os apóstolos, mas também os novos convertidos. Saíram das cadeiras do templo e foram às casas. Todos têm que pregar, a missão é para todos.

V.9 – E nas casas “curem os enfermos e digam-lhes: ‘Agora o reino de Deus chegou até vocês’.”:  Jesus Cristo acreditou naqueles que se despuseram a ir e tiveram experiências maravilhosas. E não demorou muito para os 35 pares de pregadores voltarem até Jesus.

Lucas 10:17 – “nos obedeceram pela sua autoridade” – reconheceram que o poder e autoridade vinha de Cristo e não deles.

Os 72 tinham uma tarefa nova e difícil. Mas este voltam para Jesus muito contentes e Jesus fica muito animado com a boa notícia, pois diz versículo 18: “vi Satanás caindo do céu como relâmpago”.

A missão é mais forte que o medo – Mateus 28:19 “Portanto ide, fazei discípulos…” – Ninguém tem que ter medo ou se sentir incapaz. Porque não é você que vai fazer, é o Espírito Santo. É Ele que colocará as palavras em sua boca, é Ele que convence.

“Quando andavam pelo caminho, um homem lhe disse: Eu te seguirei por onde quer que fores. Jesus respondeu: As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça. A outro disse: Siga-me. Mas o homem respondeu: Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai. Jesus lhe disse: Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus”. Lucas 9:57-60

V.59b – “O homem porém respondeu: Senhor deixe-me primeiro sepultar meu pai” – Deixa eu cuidar primeiro das minhas coisas, depois eu vou. V.60a – “Jesus respondeu: deixe que os mortos sepultem seus próprios mortos…” – Ele não estava sendo insensível, estava mostrando a prioridade. E a A prioridade é: “Vocês, porém, deve ir e anunciar o reino de Deus”. (V.60b)

A obra é muito grande! A colheita é grande, no seu prédio, na sua rua, no seu trabalho, na sua família.

Lucas 10:32 Jesus diz “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos.” – Ontem e hoje vivemos a mesma situação, os trabalhadores disponíveis são poucos. Não basta só orar, temos que trabalhar.

“Mas como poderão invocá-lo se não crerem nele? E como crerão nele se jamais tiverem ouvido a seu respeito? E como ouvirão a seu respeito se ninguém lhes falar?” Romanos 10:14

Quando é que vamos nos despertar e sair e ir até aqueles que Deus quer nos enviar? Levar amor, paz, cura, alegria, libertação e a salvação de Cristo. Sabemos que na prática pode nem sempre ser muito fácil, mas é gratificante. Vamos invadir as casas, temos quer ir, vamos todos. Ninguém na Igreja Kairós vai ficar em casa, amém?

Temos sido egoístas e não compartilhamos, no máximo, convidamos para ir à igreja ou ao PG. Não é só isso, Deus quer te usar. Nós estamos comendo filé mignon: igreja, palavra, adoração, louvor e as pessoas do nosso lado passando fome. Vamos entregar fácil essas vidas para o diabo?

Conclusão:

Essa é a mensagem central que devemos levar: “O Reino de Deus está próximo”.

Marcos 1:15 – “O tempo é chegado”, dizia ele. “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas! ” – Se naquela época estava próximo imagina agora. As profecias estão se cumprindo às nossas vistas. Mateus 24:4-14

Que possamos responder ao chamado de Cristo e nos colocarmos como trabalhadores disponíveis.

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.