Mateus 9:9-13 “Passando por ali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: “Siga-me”. Mateus levantou-se e o seguiu. Estando Jesus em casa, foram comer com ele e seus discípulos muitos publicanos e “pecadores”. Vendo isso, os fariseus perguntaram aos discípulos dele: “Por que o mestre de vocês come com publicanos e ‘pecadores’? Ouvindo isso, Jesus disse: Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Vão aprender o que significa isto: Desejo misericórdia, não sacrifícios. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores”.

O objetivo do Evangelho de Cristo, é nos levar a um verdadeiro encontro com Ele. Nascemos para cumprir um propósito, conforme disse o Senhor Jesus, somos a luz do mundo e o sal da terra, nascemos para fazer a diferença em nossa geração.  Esse é o nosso tempo, por isso, devemos nos levantar mostrando nossa luz através de nossas palavras, atitudes e gestos. Mas antes precisamos ter um encontro com Deus e tomar posse do nosso chamado, nos revestir de coragem e ter iniciativa.

Assim como Deus chamou a Mateus também Ele nos chama hoje, vejamos esta chamada:

O ENCONTRO

1. Quem era Mateus – Mateus 9:9 – Era cobrador de impostos, repudiado pela sociedade judaica. Tinha ótima posição social, pois era funcionário de honra do Império Romano. Sua vida financeira era equilibrada. Era considerado um pecador, Ele cobrava impostos para Roma, por isso era Publicano. Ele poderia sentir -se rejeitado, uma pessoa sem referência desqualificada mais Jesus viu em Mateus qualidades viu nele algo que ele mesmo acreditava. Você pode estar dizendo eu não sou referência para anunciar a Palavra de Deus.

2. Jesus chamou Mateus para segui-lo: Ele não foi chamado para seguir apenas uma religião. Não foi chamado para seguir apenas uma doutrina. Ele foi chamado principalmente para seguir a Jesus e assim servir ao Deus vivo.

A CORAGEM

Mateus teve coragem, ele precisou de coragem. Mateus para seguir Jesus, precisou renunciar sua posição social de funcionário do Império Romano, e também suas convicções religiosas que em nada mudava a sua vida, pois viver apenas para cumprir regras não acrescenta nada à vida de alguém, pelo contrário, escraviza. Ele sabia que para seguir a Jesus, iria sofrer oposição. Quando decidimos seguir a Cristo, levanta-se muita oposição. Os religiosos daquela época, vestidos com a capa da religiosidade, criticavam Jesus por estar com os pecadores. Esses religiosos eram falsos, porque não viviam aquilo que pregavam. Eles colocavam a tradição acima da palavra de Deus (ler Mateus 15:6). Alguns fariseus invalidávamos mandamentos de Deus, preferindo as suas próprias tradições e as idéias dos homens.

Os crentes hoje devem ter cuidado para não invalidarem a Palavra de Deus por causa da tradição de idéias populares ou das práticas culturais dos dias de hoje. Jesus afirmou que somente os doentes espirituais considerados pecadores, necessitam de cura espiritual e emocional, isto é, eles precisavam de salvação. A Bíblia afirma que todos os homens nascem enfermos pelo pecado, separados de Deus e todos precisam de salvação (Isaías 1: 5:6).

Deus não aceita sacrifício para auto justificação: Em Lucas 18:9-14, Jesus fala de um fariseu que se justificava diante de Deus pelas suas boas obras e depreciava um republicano que se humilhava diante de Deus dizendo: “Senhor, tenha misericórdia de mim”… Jesus disse que o republicano saiu da oração justificado, pois não confiou em si mesmo, mas na misericórdia de Deus. Em Isaias 64:6 diz que a justificativa do homem para sua salvação é como trapo de imundícia diante de Deus. Na verdade, somente Jesus Cristo pode nos justificar de todo pecado, é o sangue Dele derramado na cruz do calvário que nos purifica! Basta crermos e seguirmos os seus passos.
Jesus veio unicamente para os pecadores tais como Mateus, eu e Você – Se alguém não se acha pecador, não será alcançado pela graça salvadora oferecida por Deus em Jesus o Cristo! Todos pecaram e foram separados de Deus, mas só serão salvos e reconciliados com Deus aqueles que reconhecem que pecaram e se arrependem entregando suas vidas ao Senhor Jesus!

A INICIATIVA

Em Lucas 5:27-29 diz que Mateus logo após ter tido este encontro com Jesus e aceitado o chamado de andar com Ele, fez um banquete em sua casa e convidou Jesus e os publicanos, aqueles cobradores de impostos como ele, considerados traidores e também outros pecadores, pessoas que não iam nas sinagogas e nem guardavam a lei e os profetas. Ele percebendo o que Deus realizou em sua vida e compartilho a seus amigos em familiares convidando para um pequeno grupo onde o convidado principal era o Senhor Jesus. Imediatamente os Fariseus que ensinavam a lei de Deus ao povo, e os escribas que tinham a incumbência de copiar e guardar a Bíblia para preservação no templo, começaram a murmurar contra Jesus e seus doze perguntando, por que vocês sentam com pecadores e publicanos para comerem e beberem juntos? Jesus ouviu e respondeu: “Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Ide porem, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, pois não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento.”

Aqui Jesus confrontou aqueles religiosos mostrando a eles que a igreja não pode ficar buscando só para si, fazendo sacrifícios de orações, jejuns e ofertas apenas para o seu benefício, tudo isso é bom e necessário, mas a igreja precisa ir além de si mesma. Ela precisa ter misericórdia daqueles que sofrem, daqueles que estão aflitos e doentes no espírito e na alma, daqueles que estão sem esperança, perdidas em si mesmas, escravas do pecado, pessoas que precisam de salvação. Você pode estar dizendo eu não tenho ninguém para anunciar o evangelho de Cristo, não tenho muitos amigos estou um pouco afastado dos meus parentes. Meus vizinhos não têm tempo para eu conversar com eles, o trabalho, as preocupações da vida, o celular, a internet roubam o tempo deles. Procure buscar em Deus as estratégias Dele.

Hebreus 10:25 diz que congregar é muito importante, nos versículos anteriores e posteriores mostram que congregar é fundamental para que haja plena certeza de fé, coração purificado da má consciência, e ter o corpo lavado com a água pura. Sabemos que o corpo somos nós igreja e Água pura é a Palavra de Deus. Congregar, estar integrado na igreja nos leva a estimular a fé e as boas obras uns dos outros. Congregar nos leva ao conhecimento da verdade para que não vivamos no pecado, mas Jesus falou para aqueles religiosos: Pouco adianta estar na igreja e não se importar com os que se perdem, com aqueles que estão sofrendo sem salvação.

Andar na verdade é reproduzir na vida de outras pessoas, àquilo que Deus por meio de Jesus fez na nossa. Seria egoísmo da nossa parte vir na Igreja e usufruirmos deste momento maravilhoso, recebermos unção, revelação e provisão, sem se importar com as pessoas de perto e de longe que estão se perdendo. Valerá muito para a nossa salvação, crescimento e prosperidade, se entendermos que o propósito de estarmos congregando nos cultos, PGS, encontros e discipulado, é para reproduzirmos a unção, a alegria, a paz, a cura e a salvação na vida de outras pessoas. Isso fala de vivermos ganhando, consolidando, discipulado e enviando para que o enviado faça a mesma coisa, estamos aqui para reproduzirmos o amor de Cristo na vida de outras pessoas!

Conclusão:
Assim como Jesus chamou Mateus, hoje Ele nos chama para segui-Lo. E Mateus logo usou uma estratégia, fez um banquete, uma festa com um jantar e convidou muitas pessoas, como ele era novo, convidou Jesus para ministrar na vida daquelas pessoas. Hoje somos convocados pelo Senhor a fazermos a mesma coisa, convide pessoas a cada semana e vamos nos importar com elas, pois isso vai agradar a Deus. Hoje eu quero perguntar mais uma vez o que você tem feito a partir da sua conversão. Deus a partir da sua conversão passou a ser diferente, pra você ele já não é mais o Deus só de ouvir falar, mas o Deus de milagres, que cura, um Deus de convivência diária.

Se você não tem comprido com o propósito de Deus até hoje, veja bem você precisa ter um encontro com Deus nessa noite e clamar para ele te capacitar e te dar estratégia para levar a Sua Palavra para aqueles que ainda não te conhece, os que estão desviados dos caminhos do Senhor.  O que poderemos fazer para atrairmos pessoas, que estratégia poderemos usar aqui na nossa Igreja, nosso PG. Vamos pedir todos os dias estratégias de Deus, em oração, e termos iniciativa.

Deus o abençoe, Pr. Pinho.