Jesus vindo de Cafarnaum, onde curou o escravo de um centurião, chega à cidade de Naim à tarde, horário em que normalmente se realizavam os funerais. E ele estava acompanhado por muitas pessoas felizes, que glorificavam a Deus pelos sinais que haviam visto. Mas Jesus quando Jesus chega na entrada da cidade de Naim, encontra um cortejo fúnebre. O morto era um jovem, filho único de uma mãe viúva. O cortejo fúnebre, seguia em sentido contrário ao de Jesus, para o cemitério.

Tendo terminado de dizer tudo isso ao povo, Jesus entrou em Cafarnaum. Ali estava doente, quase à morte, o servo de um centurião, a quem seu senhor estimava muito. Ele ouviu falar de Jesus e enviou-lhe alguns líderes religiosos dos judeus, pedindo-lhe que fosse curar o seu servo. Chegando-se a Jesus, suplicaram-lhe com insistência: Este homem merece que lhe faças isso, porque ama a nossa nação e construiu a nossa sinagoga. Jesus foi com eles. Já estava perto da casa quando o centurião mandou amigos dizerem a Jesus: Senhor, não te incomodes, pois não mereço receber-te debaixo do meu teto. Por isso, nem me considerei digno de ir ao teu encontro. Mas dize uma palavra, e o meu servo será curado. Pois eu também sou homem sujeito a autoridade, e com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: Faça isto’, e ele faz. Ao ouvir isso, Jesus admirou-se dele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: Eu lhes digo que nem em Israel encontrei tamanha fé. Então os homens que haviam sido enviados voltaram para casa e encontraram o servo restabelecido. Logo depois, Jesus foi a uma cidade chamada Naim, e com ele iam os seus discípulos e uma grande multidão. Ao se aproximar da porta da cidade, estava saindo o enterro do filho único de uma viúva; e uma grande multidão da cidade estava com ela. Ao vê-la, o Senhor se compadeceu dela e disse: Não chore. Depois, aproximou-se e tocou no caixão, e os que o carregavam pararam. Jesus disse: Jovem, eu lhe digo, levante-se! Ele se levantou, sentou-se e começou a conversar, e Jesus o entregou à sua mãe. Todos ficaram cheios de temor e louvavam a Deus. Um grande profeta se levantou entre nós”, diziam eles. Deus interveio em favor do seu povo. Essas notícias sobre Jesus espalharam-se por toda a Judéia e regiões circunvizinhas.” Lucas 7:1-17

A viúva de Naim – Como a mulher naquela época não podia ter emprego e salário, restou ao filho prover o seu sustento. Com a morte de seu filho, estava agora sozinha, sem nenhum meio de sustento. Assim é a nossa vida, fazemos planos, traçamos nossas metas e objetivos, mas de repente algo acontece no meio do caminho. Pessoas nos abandonam, ou talvez perdemos tudo o que tínhamos. Quem sabe o casamento que vai de mal a pior, a notícia da enfermidade, o desemprego, algo que tira o nosso sono. Talvez você esteja vivendo uma vida como a viúva de Naim, que mais se parece com um funeral. Mas eis que surge a sua frente, JESUS DE NAZARÉ!

Jesus olhou para aquela mulher. v.13  – “ao vê-la” – Os olhos de Jesus alcançaram o coração triste daquela mulher. Muitas das vezes achamos que Jesus não está nos vendo ou não se importa conosco, mas em meio aquela multidão que carregava o esquife, Jesus a procurou com o seu olhar, Ele nos vê e nos conhece – Ele olha pra você!

Jesus moveu-se de compaixão – v.13 “Ele se compadeceu dela”. Jesus compreendeu a dor daquela mulher e se compadeceu dela, quando Jesus olha para nós ele se compadece e sente a nossa dor.

Jesus teve compaixão da mãe, das lágrimas – v. 13 não chores” – Jesus ao ver aquela mulher teve compaixão e indo na direção daquela viúva disse: “não chores”. Quanto amor o de Jesus! Ele age porque é movido por amor! Lágrimas são orações, choro é linguagem que desperta a ação de Deus! O choro daquela mulher foi visto por Jesus, todos os problemas, estavam saindo pela sua lágrimas, todo desespero pela perda, era simbolizado pelas gotas de lagrimas que escorriam pelo seu rosto. Você conhece algum outro Deus que conta lágrimas, que decifra a linguagem do choro? Não conheço, nunca ouvi falar. Jesus leu o que cada lágrima escorrida no rosto daquela mão queria dizer e ela não disse porque não cabia em palavras. E  Jesus a acalentou com um: “Não chores!” Hoje é momento em que o mesmo Jesus está aqui para enxugar suas lágrima para enxugar do seus olhos todas as lágrimas de sofrimento e tristeza. Talvez você não tem mais forças para clamar, buscar ajuda, você apenas chora.

Parece loucura o que Jesus disse, talvez ali tivesse alguém que tenha pensado – Como não chorar diante da calamidade que esta mulher está vivendo? Perdeu marido e agora seu único filho, e já não lhe resta mais nenhuma expectativa de vida. Mas Jesus ao dizer esta pequena frase, Ele já sabia claramente o que iria fazer na vida daquela mulher. E assim como Ele devolveu a vida ao filho da viúva de Naim, que já havia perdido o marido e a alegria, Ele pode devolver a vida a situações que nos fazem chorar.

v.14 Jesus se aproximou Vemos claramente que iniciativa foi de Jesus, tudo o que Ele quer é se aproximar de nós , poder nos ajudar e agir em nós. Quantas vezes já nos sentimos assim, desesperados, desanimados, sem mais esperanças pela perda de um ente querido, pela traição de pessoas amadas, pela perda do emprego, frios espiritualmente, no ministério pelos resultados dos exames que confirmaram alguma doença grave. Então eis que aparece Jesus para mudar completamente a nossa história como a daquela mulher.E ele traz a solução para aquilo queque aos nossos olhos não tinha mais jeito. Quando Cristo chega, Ele traz a solução, ele restaura a alegria, ele traz esperança, aquela mulher teve um motivo para sorrir quando parecia ser o seu fim.

15 “Jesus tocou no esquife” – EsquifePode também ser designado para definir uma espécie de caixão. Jesus quebra a lei cerimonial que não permitia tocar em morto. Jesus tocou no esquife, desta maneira contaminando-se, de conformidade com as leis cerimoniais referentes aos mortos, mas Ele não se importou com isso; Ele tinha uma missão de misericórdia a cumprir.Jesus fará de tudo para gerar vida e tocar em você.

O milagre – a restauração v. 14Jesus tocou no esquife, e diz ao jovem: a ti te digo, levanta”. E o jovem levanta e começa a falar, e Jesus, o entrega à sua mãe. Quando Jesus libera Sua Palavra, imediatamente o jovem se levantou. Jesus ordena e o morto se levanta. O que o Mestre estava dizendo era o seguinte: ”sai dessa situação agora”. É assim que Jesus faz na nossa vida. Ainda que tudo venha dar errado em nossa vida não restando mais alternativas e venhamos a ficar sem direção.

“Levanta-te” – é um processo! Assentou-se – posição. O Senhor não irá remover a morte da sua vida a não ser que você se posicione em favor da vida. Vença a morte espiritual se posicionando em favor da vida, através do Sangue de Jesus.

 

AS DUAS MULTIDÕES

  1. Uns seguiam a morte – Uma multidão seguia no enterro, seguia o morto. Estavam todos tristes, chorando, lamentando a perda do filho da viúva. Estavam no caminho do desespero
  2. Outros seguiam a vida – O outro grupo, a outra multidão seguia Jesus. Era amultidão dos dos felizes, libertos, consolados, dos curados, cheios de esperança, cheios de motivação,

A morte encontrou com a vida, a vida sobressaiu –  Eu pergunto nessa noite: de qual procissão você quer participar? Da morte ou da vida? Quer seguir a multidão dos desconsolados, tristes, desmotivados  Ou quer seguir os felizes, aqueles que tem uma meta grande pela frente, que tem esperança, que sabem onde querem chegar?

Jesus promove o encontro das multidões – Depois do milagre a multidão que era dividida

entre: Os que saíam de Naim e os que entravam, se unificou. O cortejo, deu meia volta. Todos, passaram a seguir Jesus, quem estava alegre glorificou ao Senhor e quem chorava se renovou e se encheu de esperança e motivação. Observe que quando acontece declaração de que v.16 – “todos glorificavam ao Deus” não há mais duas multidões distintas. Agora é apenas uma, a multidão que glorifica ao Senhor. Deus nos une no Corpo de Cristo, a Igreja.

 

MORTE  NA VIDA DO CRENTE

Viver para Cristo deve  ser fervoroso, ardente no fogo do Espírito, mas a maioria dos cristãos declara estar vivendo para Cristo, mas sabemos que a maioria são frios, desmotivados, apáticos e indiferentes. O que está acontecendo com o povo de Deus? Geração de crentes  decaídos, enfraquecidos, sem fé, rebeldes, corações endurecidos, desmotivados, desanimados, frios espiritualmente

Mas afinal, o que esfria o crente? Veremos alguns sinais da morte na vida do crente.

  1. O SILÊNCIO – Aquele que está vivo não se cansa de glorificar a Deus, não consegue louvar, não consegue orar, não consegue falar de Jesus..é só silêncio
  2. A FRIEZA– O crente que permitiu a morte  começa a esfriar com as coisas do Reino: os cultos e até os irmãos. Se a sua fome por Deus e pela igreja tem diminuído no decorrer dos dias, meses ou anos é um sinal de morte
  3. A IMOBILIDADE –Um sinal que alguém morreu é ausência de movimentos. Tudo vira Mesmice. Passividade é sinônimo de morte. Aquilo que era prazer virou fardo porque a morte entrou. Todos os eventos da igreja não lhe despertam entusiasmo. Ficar parado nos leva a ausência de crescimento espiritual.
  4. O ENDURECIMENTO – Quando uma pessoa morre espiritualmente, os seus membros se enrijecem. Não muda de opinião mesmo sabendo que está errado. Prefere o isolamento. Não se abre com os irmãos, especialmente com sua liderança, sinal de enrijecimento, dureza,
  5. O ISOLAMENTO – Quando um irmão se isola é sinal que a morte está avançando. Porque essa é a reação de todo crente quando a morte entra. Não queremos ser vistos, não queremos conversar.
  6. OLHOS FECHADOS – Quando um crente está morrendo ele vai perdendo a visão. A igreja, os irmãos, os pastores são sinônimos de cobrança e fardo. Isso é sinal de morte.
  7. A TRISTEZA – Quando um crente é contaminado pela morte espiritual, perde a alegria, a fé, o ânimo, o vigor então começa a diminuir. O desânimo e a apatia são evidências que a morte está inundando a nossa alma.
  8. A DECOMPOSIÇÃO – A igreja, o discipulado começa a perder a importância. Um corpo entra em decomposição por falta de alimento. Não se alimenta da Palavra, da oração, da Ceia do Senhor. O crente em decomposição deixa as coisas e a sua vida espiritual morrer aos poucos: perde a liderança, perde seu ministério. Sua vida espiritual muda completamente.
  9. O SEPULTAMENTO – Por fim há o sepultamento dos sonhos, dos projetos, do ministério, da igreja, da família.  A morte é inimiga de Deus

Diante disso hoje o Senhor te pergunta: “Como anda sua vida espiritual?”.

Há algum sintoma de morte?

CONCLUSÃO – Assim como Ele fez com a viúva de Naim que já estava indo enterrar o seu único filho, pois a cova já estava aberta e preparada. Mas Jesus se colocou no caminho dela…Hoje Ele se coloca em seu caminho para trazer vida. Jesus quer fazer um milagre em sua vida hoje- trazer vida onde há morte. Quem sabe alguma coisa na sua vida morreu e isto é mais um motivo pra você chorar, quem sabe sua alegria morreu e esta sendo sepultada. Pode ser que sua alegria e sua esperança já estão sendo levada ao cemitério, e mesmo que esteja avançado no caminho, Cristo pode parar este cortejo fúnebre e ressuscitar a sua alegria e a sua esperança e te dar vitória. Em nome de Jesus!

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.