“Sem fé é impossível agradar a Deus, portanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus, creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6

Se andarmos na presença de Deus, a fé estará em nosso coração e saberemos que temos tudo para vencer. Orar em fé é simplesmente, ter confiança na disposição de Deus, de usar sua habilidade e poder, para responder à petição de um filho Seu. Nossa vida de oração será baseada no conhecimento pessoal que temos de Deus.

O fundamento da Fé – A fé tem um fundamento firme: Deus e Sua Palavra. O autor da carta aos Hebreus define fé como o Firme fundamento (11:1). A fé não é um salto no escuro, ou uma experiência emocional, ou mesmo uma esperança. Ela tem um fundamento sólido que não pode ser abalado: o próprio DEUS e Sua Palavra.

Há muitos tipos de fé, dentre eles há um que é a fé natural, a fé humana, Todas as pessoas temesse tipo de fé. Mas há uma fé que é Divina; ela não brota do conhecimento da mente, mas do coração. É desse tipo de fé que é gerada em nosso espirito, como resultado do conhecimento de Deus e Sua Palavra, que quero falar.

Muitos confundem esse tipo de fé com um mero assentimento intelectual, uma crença na mente, que aceita um fato como verdadeiro, mas não é afetado por ele. Por exemplo: Você lê o Salmo 121 e toma conhecimento de que Deus nos guarda, não cochila e nem dorme no seu posto. Você até afirma : “Creio que a palavra de Deus é verdade, sei que Deus cuida de mim..” Mas, de repente, você tem que dormir sozinho em casa e começa a se preocupar, tem medo de ladrão. Essa fé não passa de um assentimento na sua mente. Outra pessoa enfrenta situação semelhante, e vai tranquila para a cama, dizendo simplesmente: Glória ao Teu Nome! Vou dormir em paz e segurança, pois estarás velando enquanto eu durmo “Essa é a fé do coração.

“Conta-se que certa senhora alemã, de 80 anos, durante a segunda guerra mundial, costumava dormir num abrigo antiaéreo, juntamente com pessoas da cidade. Um dia ela deixou de ir dormir no abrigo. Seus amigos e companheiros pensaram que ela houvesse morrido ou viajado para algum lugarejo ao redor da cidade. Passadas algumas semanas, um senhor que a conhecia, encontrou-se com ele, casualmente, na rua e começaram a se conversar.
– Que bom que a senhora voltou!
– Mas eu não sai da cidade!
– Onde tem estado, então? A senhora não foi mais dormir no abrigo.
– Tenho dormido em casa.
– O que ? Dormido em casa, com todos esses bombardeios?
Sabe, eu li na Biblia que Deus não dorme (Salmos 121) e cheguei à conclusão de que não vale a pena nós dois, Deus e Eu estarmos acordados. Se ele não dorme e me guarda, vou dormir em paz.
A fé Transcende o que os sentimentos dizem – Ela não depende do que os sentidos podem perceber, mas do que a Palavra diz, “A Fé é a convicção de fatos que se não vêem” (Hebreus 11.1). Se você vê, não precisa crer . Fé é a certeza de algo que os olhos da carne não podem ver ainda, mas o coração sabe que sua manifestação virá. Não espere que a manifestação do que pediu venha, para que possa crer. A ordem bíblica é crer primeiro para poder ver.
Isso pode parecer-lhe difícil no início, mas quando mais você conhece Deus pessoalmente e suas promessas, mais convencido ficará de que Sua Palavra é verdadeira. O que é a fé, senão tomar a palavra de Deus por verdade? Olhemos para o exemplo de dois crentes na Bíblia que ilustram o assunto: Tomé e Abraão. A fé de Tomé é a dos sentidos da cabeça. A de Abraão é a do espirito, do coração. Tomé quer ver, para depois crer. Abraão crê primeiro para poder ver. É evidente que Abraão está certo e Tomé errado, Logo este é repreendido, mas aquele que está certo é louvado por Deus e recebe o título honroso de “Pai da Fé”.

A Fé de Tomé – “Tomé, um dos doze, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram -lhe então os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas Suas mãos o sinal dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de modo algum acreditarei” (João 20:24-25). A Fé da mente só crê no que os sentidos atestam. Tomé havia presenciado jesus falando, curando, repreendendo os ventos, expulsando demônios, andando sobre as águas, e ouvira dizer morreria e ao terceiro dia ressuscitaria. Mas ele também o vira pendurado numa cruz morto, vira com os seus olhos, percebera com os sentidos que Ele morrera e fora sepultado. Essa era a imagem que guardava em sua mente. Quando os companheiros proclamaram a boa nova Ressuscitou Ele disse: não pode ser. Porque? Porque trazia na sua mente a mais recente imagem que os olhos viram e não a imagem da promessa de ressurreição. Tomé ainda não conseguia levantar o olhar para além de reino dos sentidos e apropriar-se de uma realidade no reino invisível.

A Fé de Abraão – Abraão não tem de ver para crer. A ele basta tomar conhecimento da Palavra de Deus, que não pode mentir. Ele forma em sua mente a imagem do que Deus diz e não daquilo que seus olhos podem ver, seus ouvidos podem ouvir ou suas mãos podem apalpar. Sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou da promessa de Deus, por incredulidade, mas pela fé se fortaleceu dando glória a Deus. Estando plenamente convicto de que Ele era Poderoso para suprir o que prometera. Quanto Deus mudou o nome de Abraão e Sara, significa que seriam pais de nações, já estava chamando as coisas que não eram visíveis, como se elas o fossem. Pois quando a Palavra de Deus é falada, seu poder entra em operação para causar a manifestação visível daquilo que Ele falou. – Abraão creu. Creu contra a esperança. O que significa isso hoje? Tudo quanto os olhos podiam ver atestava que teriam de conviver para sempre com a esterilidade. Mas eles não deram importância ao que os sentidos podiam ver. O que se podia esperar, se atentassem para a realidade de seus corpos envelhecidos? Que morreriam sem filhos. Mas creram contra o que a esperança humana podia prometer, e disseram em seu coração: “ Não há impossíveis diante da promessa de Deus. Fixaremos nosso coração na promessa e não nos sentidos da carne.”

Aqui está um grande princípio de fé: Forme uma imagem na sua mente daquilo que Deus falou, e não da circunstância que você quer ver alterada. Enquanto você conserva os olhos na Palavra, na Promessa de Deus, e se recusa a deter-se naquilo que seus olhos veem e seus sentidos atestam Deus está operando em seu favor para causar a manifestação da promessa no mundo visível, alterando a circunstância. Aquele que crê não é movido pelas coisas que vê ou ouve, mas pelo que diz. Se você quiser entrar na batalha de oração da fé terá que entender que não será movido pelo que vê, mas pela Palavra de Deus. Seus sentimentos podem dizer alguma coisa, seus olhos veem que a circunstância não foi alterada, seu corpo ainda sente os sintomas. Mas o coração se levanta cheio da promessa, porque está plenamente convicto de que Aquele que prometeu é poderoso e fiel para cumpri-la.

Há um registro em Mateus 14:27-31 – Jesus vem andando sobre as ondas revoltas, e quando Pedro pensa que pode ser Ele Diz: “ Se és Tu, Senhor manda – me ir ter contigo, por sobre as águas “ Jesus atende – lhe o pedido, dizendo simplesmente: Vem! Pedro então salta do barco a vai andando sobre as águas em direção de Jesus. Aqui está a receita para o milagre da fé. Ouvir a Palavra + Crer na Palavra + Obedecer a Palavra

1º Pedro ouviu a Palavra: “Vem”! Era – lhe dirigida especificamente.
2º Ele Creu: se não cresse é certo que não teria saltado do barco.
3º Ele obedeceu à voz de comando do Mestre: Ele nem olhou para as ondas. Seu ser inteiro se concentrava na Palavra “Vem”! Pedro tira os olhos das ondas da circunstância do que é Visível das impossibilidades humanas e começa a andar sobre a Palavra. No reino sobrenatural Pedro está experimentando o milagre resultante da fé na Palavra de Deus. Mas uma mudança repentina entra em cena , Pedro desvia os olhos da Palavra e contempla o mundo visível. Seus sentidos atestam que aquilo é água mesmo. Os ventos sopram fortes , as águas estão revoltas, não surge qualquer ponte nelas. Elas não se transforma em caminho sólido. E quando ele percebe essa realidade do mundo visível, tem medo. No momento em que ele duvida começa a submergir, é o naufrágio da fé.

Pedro andara sobre a Palavra, no reino da fé que opera no mundo invisível, contudo agora experimenta o furor da realidade da matéria contraria à do espirito. Veja que a mesma experiencia fornece os ingredientes para o Fracasso da fé.

Ouvir a Palavra + crer + Obedecer = VITÓRIA DA FÉ
Olhar para Circunstância + Ter Medo + Duvidar = FRACASSO DA FÉ.

Muitas pessoas parecem estar contra a sua fé. Todos querem que você desista. Lance fora as dúvidas que tenta cegar sua visão, pois o diabo não desiste.

Deus abençoe, Pr. Pinho.