Texto Bíblico: Neemias 1:1-11

Neemias estava em uma terra estrangeira, o povo judeu estava cativo na Babilônia e Jerusalém estava assolada. Nessa época os muros de Jerusalém estavam completamente destruídos e a cidade não tinha mais nada, a não ser um monte de pedras sobre pedras. E a igreja estava totalmente afastada dos caminhos do Senhor, sem nenhuma pessoa firme para testemunhar do Deus vivo, com os muros derrubados, as portas da cidade queimadas e o povo que não tinha sido levado ao cativeiro e permanecia em Jerusalém estava em miséria e desprezo. E o que Deus fez para acabar com tanta destruição, humilhação e falta de esperança daquele povo? Enviou um exército forte e valente para ajudá-los? Não! Deus levantou apenas um homem – Neemias.

Neemias era uma pessoa comum, que servia como copeiro do rei da Pérsia, no meio de pessoas ímpias, que ignoravam a Palavra de Deus. Mas não se contaminou com a maldade que estava ao seu redor. No meio de tanto pecado, imoralidade, sensualidade e ausência de Deus, permaneceu firme na caminhada santa com Deus. E quando ouviu falar que Jerusalém estava destruída ficou extremamente triste e sem forças para fazer qualquer coisa.

Mas há um ponto interessante, em nenhum momento se vê uma revelação profética, ou aparição de anjos, nem mesmo uma voz vinda do céu e falando com ele. Ele recebe do Senhor a direção em seu espírito. Isso mostra que não é preciso você esperar um profeta te dizer o que fazer, nem uma revelação especial para que possa seguir em frente e enfrentar a adversidade. Esteja atento ao que o Senhor tem direcionado você a fazer. Ouça o que o Espírito Santo está falando no seu coração a cada dia, a cada culto, a cada vez que você lê a Palavra.

Neemias 1:2-3 – Neemias ouviu a notícia dada pelo seu irmão Hanani e reconheceu o momento de crise.

Neemias 1:4-7 – A notícia trouxe profunda tristeza. E a primeira reação de Neemias ao ouvir as notícias do povo que havia sobrado em Jerusalém foi assentar-se, lamentar e chorar porque reconheceu a calamidade que estava sobre ele e seu povo. Essa reação é algo natural para uma pessoa que está passando por um momento de grande angústia e sofrimento. E nós, como nos portamos quando temos notícias que os muros da igreja ou na vida de alguém estão caídos? O PG não cresce, familiares não alcançados por Jesus, etc.

Perceba que Neemias, logo após a reação natural, partiu para a ação. Ele jejuou e orou, buscando estratégia em Deus para a situação de seu povo. Ele intercede, pede perdão pelos pecados, pois sabia que a miséria que estavam vivendo em Jerusalém era consequência de pecado. Ele reconheceu o momento de dificuldade e agiu.

Neemias 1:11b – “Faze que hoje este teu servo seja bem sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem. Nessa época, eu era o copeiro do rei.” Aí ele ora para que Deus o use. E muitos de nós? Ao invés de ter a mesma atitude de Neemias muitos fogem, não querem se dispor a serem usados. Agora não! Sou tímido! Tenho que trabalhar! Não tenho tempo! Deus ouve a oração sincera e cheia de compaixão de Neemias a favor do seu povo que estava em Jerusalém. Ele era copeiro do rei, e esse viu sua tristeza quando o servia. E Neemias ora a Deus, antes de tomar qualquer atitude, e fala ao rei.

Neemias 2:4-6 – E o rei concede tudo que ele pediu. Por quê?

Neemias 2:8b – Mesmo em terra estranha ele não deixou de buscar a Deus em oração. Ele desistiu de o posição e bom salário para cuidar da casa de Deus. Como Deus não iria estar com ele e abençoa-lo.

Neemias 2:15-18 – Ele chega em Jerusalém e anima o povo. E qual a resposta do povo? Se dispõem a trabalhar. E nós? Todos sabem que estamos com novos projetos e mudanças em nossa igreja, com muita motivação no coração por parte de nós pastores. E como está seu coração? Encorajado? Disposto a começar a reconstrução?
Em todo capítulo 3 de Neemias vemos os grupos se dispondo a trabalhar para reedificação dos muros, lado a dado! E nós? Será que estamos dispostos a trabalhar lado a lado para o crescimento da igreja?

Neemias 4:19 – “Então eu disse aos nobres, aos oficiais e ao restante do povo: “A obra é grande e extensa, e estamos separados, distantes uns dos outros, ao longo do muro.” Todo mundo na cidade deveria estar feliz com a visão de Neemias, não é? Infelizmente não. Havia oposição. Você e eu também sofreremos oposição quando nos dispomos a trabalhar na obra de Deus, mas não podemos nos deixar intimidar.

Neemias enfrentou quatro tipos de oposição:

1. Apatia: algumas pessoas simplesmente não se importam com o sonho e disposição de Neemias: “Os nobres dessa cidade não quiseram se juntar ao serviço, rejeitando a orientação de seus supervisores”. Neemias 3:5b

2. Raiva: o sonho de Neemias revoltou algumas pessoas: “Quando Sambalate soube que estávamos reconstruindo o muro, ficou furioso”. Neemias 4:1a

3. Ridicularização e críticas: Neemias foi ridicularizado, debochado e atacado de todos os lados: “Ridicularizou os judeus. E, na presença de seus compatriotas e dos poderosos de Samaria, disse: “O que aqueles frágeis judeus estão fazendo? Será que vão restaurar o seu muro? Irão oferecer sacrifícios? Irão terminar a obra num só dia? Será que vão conseguir ressuscitar pedras de construção daqueles montes de entulho e de pedras queimadas? “Tobias, o amonita, que estava ao seu lado, completou: “Pois que construam! Basta que uma raposa suba lá, para que esse muro de pedras desabe! ” Neemias 4:1b-3

4. Luta – Haverá luta – Veja o que o grupo de oposição a Neemias queria fazer: “Todos juntos planejaram atacar Jerusalém e causar confusão.” Neemias 4:8 – Eles não planejaram atacar de frente. Tentaram se infiltrar: “Disseram, porém, os nossos inimigos: nada saberão disto, nem verão, até que entremos no meio deles e os matemos, assim faremos cessar a obra”. Neemias 4:11
“Matemos” = Satanás usará pessoas para matar sua disposição, fazer parar a obra na igreja ou na sua vida ou no seu PG, matando com palavras negativas, críticas, zombaria. Em algum ponto rumo à realização do sonho, haverá conflito. Pode esperar.

PARA VENCER AS OPOSIÇÕES

1. Continue no caminho – Não se distraia. Se você se desviar não completará o que Deus tem a fazer. Os opositores tentaram desviar a atenção de Neemias. Mas ele manteve o curso.

2. Mantenha-se em oração – A oposição era muito forte, e qual foi sempre a reação de Neemias? A oração! (“Ouve-nos, ó Deus, pois estamos sendo desprezados.” Neemias 4:4) A escolha é sua! A nossa vitória sempre começa com a oração.

3. Prossiga trabalhando – “Nesse meio tempo fomos reconstruindo o muro, até que em toda a sua extensão chegamos à metade da sua altura…” Neemias 4:6 – Neemias ora, mas também continua a obra com aqueles que estavam dispostos a trabalhar. Se o seu inimigo perceber que você pára sempre que uma nuvem ameaçadora se aproxima, ele deixará o seu céu sempre bem carregado para imobilizá-lo. Por isso, não pare de trabalhar quando se deparar com a oposição. Mesmo quando as críticas estavam no auge, Neemias continuou trabalhando.

4. Continue encorajando – Neemias encorajou as tropas em meio à oposição: “Fiz uma rápida inspeção e imediatamente disse aos nobres, aos oficiais e ao restante do povo: Não tenham medo deles. Lembrem-se de que o Senhor é grande e temível, e lutem por seus irmãos, por seus filhos e por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas”. Neemias 4:14

Neemias encorajou as pessoas dizendo três coisas:

1º Não terem medo das críticas.

2º Se lembrarem de que Deus estava do lado delas.

3º Se lembrarem de seu propósito.

Se o seu propósito é fazer a obra de Deus, então continue no caminho. E continue encorajando outros

Neemias 6:1-4 – Neemias estava focado na obra que lhe foi proposta, de reconstrução da cidade de Jerusalém, e não estava dando ênfase a seus inimigos.

Conclusão: Assim como Neemias, nós cristãos temos novos desafios em nossas vidas. E também como igreja, estamos entrando num tempo de mudança que envolve novos desafios. E o Senhor conta comigo e com você. O Senhor não nos chamou apenas para ficarmos sentados nas cadeiras de nossas igrejas ou nos grupos nas casas. Veja o que está acontecendo ao seu redor: na igreja, na sua casa, seu bairro, no meio da sua família. Que se levantem em nosso meio “Neemias” e caia por terra todo espírito de Sambalate e Tobias. A obra não pode parar, Deus conta comigo e com você!

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto