Mudanças é um tema que sempre aguça ansiedade. Mudar é um exercício muito desafiador, pois exige abandono do conforto, desenvolvimento de novas habilidades, busca por novos caminhos, superação de limites e coragem para não retroceder. Por isso amedrontam tanto as pessoas, e muitos preferem ficar como estão a passar pelo processo que o poderá levar para o outro lado. Tudo que é novo ou desconhecido nos assusta. Aprendemos a pensar em mudanças somente em situações extremas ou início de um novo ano, mas deveria ser o tema de nossa reflexão as noites, para fazer com que o dia seguinte seja diferente. Mesmo que pareçam desafiadoras, as mudanças são ótimas oportunidades de crescimento e amadurecimento, aprofundamos nossas experiências com Deus. Precisamos ousar mudar, não podemos ter medo de mudanças. Desde que tenhamos convicção que estamos na vontade de Deus. Devemos encarar de frente e fazer delas o ponto de virada para ser uma pessoa melhor.

“Certo dia Jesus disse aos seus discípulos: “Vamos para o outro lado do lago”. Eles entraram num barco e partiram. Enquanto navegavam, ele adormeceu. Abateu-se sobre o lago um forte vendaval, de modo que o barco estava sendo inundado, e eles corriam grande perigo. Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Mestre, Mestre, vamos morrer! ” Ele se levantou e repreendeu o vento e a violência das águas; tudo se acalmou e ficou tranqüilo.” Lucas 8:22-24

No versículo 22 Jesus diz “passemos para o outro lado da margem”, isso fala de mudança, de um lado para outro, e também da certeza que Jesus estaria com eles: “passemos”. Então os discípulos aceitaram esse processo de mudança de um lado para o outro.

Mudar, em muitos casos, exige rompimento com o passado – As mudanças exigem coragem para virar as costas para o passado e investir força e foco naquilo que está pela frente. O apóstolo Paulo revela como lidava com as propostas de mudanças que se apresentava diante de si:

“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante…” (Filipenses 3:13).

Mas toda mudança vinha depois dele ter frutificado onde estava e em resposta a voz do Espírito Santo.

Remendo novo em roupa velha:

“Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo.” Mateus 9:16

Jesus trazia um ensinamento novo que batia de frente contra o velho costume dos fariseus e dos escribas, por isso os rituais e tradições do judaísmo já não podiam contê-lo. O pano novo é o evangelho do reino que causaria ruptura na roupa velha da sociedade judaica daquela época, na velha mentalidade, porquanto Jesus não poderia ensinar conforme os costumes judaicos, pois “remendo feito com pano novo não se usa em roupa velha”. O mesmo acontece em nossos dias, em nossas igrejas, com os crentes religiosos que não aceitam mudanças vindas da parte de Deus.

A mudança precisa começar em nós:

“há um tempo certo para cada propósito. ” Eclesiastes 3:1

A maioria das pessoas querem mudanças em suas vidas, que as circunstância mudem, que o mundo mude, que a igreja mude, que o PG mude, mas elas nunca acham que a mudança deve começar por elas. Provavelmente você tem mais a ver com a mudança do que imagina. Você quer resultado diferentes, fazendo as mesmas coisas? Quer estudar mais a Bíblia, quer orar mais, quer que seu PG multiplique, mas o que você está fazendo para mudar isso? Aí põe a culpa no pastor, no líder, nos filhos, no trabalho, no cônjuge, etc. É necessário tomar um rumo, se há coisas que nos incomodam, coisas que ainda não estão certas, coisas que não estão rompendo: no lar, nas finanças, no trabalho, no PG. Talvez Deus esteja esperando sua “atitude” de querer mudar e fazer diferente.

O medo de mudanças: Uma das maiores barreiras para o crescimento e vitória de muitas pessoas, é exatamente o medo da mudança. Nós nos acostumamos com aquilo que já conquistamos ou no lugar que estamos. Sem deixar lugar para “o novo”. Quando o “novo” bate à porta, dizemos é um “fantasma”. Na Bíblia temos exemplos como Daniel (Daniel 1:19), José (Gênesis 39:1-6) e Davi (I Samuel 18:2). Todos eles foram desafiados à mudança e não tiveram medo do “novo” – de “mudanças. E Deus os honrou!

Conselho para vencer o medo e viver o novo

  • Muita oração para ter convicção no espírito que o novo é de Deus.
  • Admita a chance de errar e não se martirize o tempo inteiro – Toda decisão envolve riscos, aprenda com o erro!
  • Na mudança temos a oportunidade de crescer na fé.

Esse é um tempo de mudança: Sinto claramente em meu espírito, que esse ano é um ano de muitas mudanças em todas as áreas de nossas vidas.

Talvez você já orou pedindo pra Deus: “Senhor, muda a minha sorte”, pois é, nós fazemos esse tipo de oração e quando Deus muda a nossa sorte e traz um novo tempo, ficamos assustados. Sair da zona de conforto pra viver as Promessas de Deus nem sempre é uma tarefa fácil. Se você quer viver todos os sonhos de Deus pra sua vida, mas você está meio chocado com as mudanças que Ele deseja fazer, entenda que em tudo Deus tem um propósito. Pode estar doendo agora, pode estar sendo um desafio, mas tudo isso faz parte do processo e do tratamento de Deus na sua vida.

Só vive o novo de Deus quem está aberto pra mudanças. Quem não corre o risco de renunciar a sua própria vida por amor a Deus, não consegue discernir as coisas espirituais. Tem gente que não se entrega totalmente a Deus, pois tem medo de abandonar a velha vida, os velhos hábitos e os pecados de estimação. Você já parou para pensar que isso só atrasa o plano do Pai?

Você até quer conhecer mais de Deus, mas tem medo das mudanças que isso vai acarretar. Às vezes Deus toca no nosso lado “mais fraco”, lá naquela ferida, aonde dói mais. Olha, se Deus mudou ou irá mudar algo em sua vida hoje, não insista em fugir ou retardar a obra que Ele quer fazer. Por mais difícil que seja não barre a mudança que Deus tem pra realizar na sua vida. Se você rejeitar a vontade de Deus, isso pode custar a sua vida com Deus e até o futuro abençoado que Ele planejou. Você pode perder muitas coisas, entretanto ganhará outras mais preciosas, seja na sua área profissional, nos seus estudos, no seu ministério, nos seus relacionamentos.

Tudo que Deus faz é perfeito, as mudanças que Deus faz são para melhor. Fique firme e atento a tudo que Deus diz, quando as suas orações forem ouvidas, não se assuste. Deus muda tudo, e muda pra melhor.

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.