Quando conhecemos a Cristo e o confessamos com Senhor e Salvador passamos a ser seus seguidores. Porém, existem 3 níveis de seguidores de Cristo. Qual tipo de seguidor você é?

1º MULTIDÃO

A multidão esteve presente em todo o ministério de Jesus na Terra, a multidão o acompanhava por onde Ele andava. A multidão era composta por curiosos, que ouviram falar sobre os feitos de Jesus e queriam comprovar se era verdade e por pessoas que precisavam de um milagre.

Jesus em nenhum momento desprezou a multidão, porém o relacionamento com elas era muito raso. A multidão seguia Jesus, mas não se importavam em saber qual era a parte delas no projeto de Jesus, estavam preocupadas somente com seus próprios interesses.

Analisando os evangelhos observei que em praticamente todos os trechos que falam sobre o relacionamento de Jesus e da multidão, existe a palavra compaixão e/ou misericórdia.

Muitos chegaram até Jesus clamando para que Ele tivesse compaixão delas:

  • O cego Bartimeu: “Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” Marcos 10:47
  • Dois cegos a beira do caminho: “Dois cegos estavam sentados à beira do caminho e, quando ouviram falar que Jesus estava passando, puseram-se a gritar: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!” Mateus 20:30
  • A mulher Cananéia: “Uma mulher cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito”. Mateus 15:22
  • O menino endemoninhado: “Senhor, tem misericórdia do meu filho. Ele tem ataques e está sofrendo muito. Muitas vezes cai no fogo ou na água.” Mateus 17:15

Da mesma forma Jesus se referia a multidão:

  • “Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.” Mateus 9:36
  • “Quando Jesus saiu do barco e viu tão grande multidão, teve compaixão deles e curou os seus doentes.” Mateus 14:14
  • “Jesus chamou os seus discípulos e disse: Tenho compaixão desta multidão; já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer. Não quero mandá-los embora com fome, porque podem desfalecer no caminho”. Mateus 15:32
  • “Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Quero. Seja purificado!” Marcos 1:41

Compaixão e misericórdia falam de piedade, sentimento de pesar, dó, tristeza pela tragédia alheia e desejo por ajudar o outro, caridade despertada pela infelicidade do outro.

A multidão só buscava Jesus em busca do milagre, Jesus tinha compaixão e mediante a fé da multidão ele operava o milagre e o relacionamento delas com Jesus acabava ali. Cada uma voltava para suas casas, para sua vida normal e muitos até se esqueciam de Jesus.

A multidão só segue Jesus por aquilo que Ele pode oferecer, se amanhã ele não puder te oferecer mais nada elas o abandonam, só servem Jesus se tem alguma vantagem.

Não é errado você se aproximar de Deus como multidão, até porque todos nós iniciamos nossa caminhada com Cristo como multidão, você só não pode continuar sendo multidão.

2º SEGUIDORES OCASIONAIS

Os seguidores ocasionais também fizeram parte do ministério de Jesus. Eram aqueles, no meio da multidão, que se identificava com a mensagem de Jesus, até se aproximam e queriam contribuir, mas tudo dentro de um certo limite. Entendiam a mensagem e o projeto de Jesus, mas na hora de fazer a renúncia, eles davam um passo para trás, não queriam misturar as coisas.

O melhor exemplo que temos de seguidor ocasional é o Jovem Rico (Mateus 19:16-24). Ele se aproximou de Jesus querendo saber como fazer mais, mas quando viu as condições de Jesus virou as costas e seguiu seu caminho, não estava disposto a pagar o preço.

Quando Jesus fala sobre vender tudo e dar aos pobres, Ele não está dizendo que você deve fazer isso literalmente, mas que seu coração seja desprendido das coisas naturais. Quando Ele fala de riqueza não está falando só sobre dinheiro e bens materiais, Ele fala sobre tudo aquilo que tem valor para nós e toma conta do nosso coração.

As igrejas estão cheias de seguidores ocasionais, pessoas que já saíram do nível de multidão, que só busca a Deus quando precisa de um milagre, mas ainda não chegaram na plenitude.

A cada domingo eles saem de suas casas, vão às igrejas, sentam nos mesmos lugares, oram, louvam, dão os dízimos e as ofertas, ouvem a palavra, voltam para as suas casas, vivem suas vidas do seu jeito até o próximo domingo.

Mas se Jesus pedir algo a mais para elas, elas recuam. Se o líder ou pastor desafia-las a fazer algo na obra elas recusam porque não querem se envolver, não querem se sacrificar. Se ela se decepciona com algo ou alguém elas desistem e abandonam o ministério.

A multidão e os seguidores ocasionais até amam Jesus, mas não estão dispostos a abrir mão dos seus planos para abraçar e dar a vida pelo projeto de Jesus.

3º DISCÍPULOS

O terceiro grupo de seguidores de Jesus são os discípulos, aqueles que rompem as barreiras da multidão e não se contentam em serem apenas seguidores ocasionais. E é uma igreja de discípulos que Jesus deseja levantar, não de multidão e seguidores ocasionais.

 O discípulo decide viver o projeto de Jesus

Os discípulos são aqueles que decidem abriram mão do seu próprio plano para viver o plano de Jesus, que deixam seus sonhos de lado para viverem os sonhos de Deus.

Quando Jesus chama seus discípulos Ele os encontra trabalhando, e ao compreenderem o projeto de Cristo eles imediatamente decidem abandonar seus projetos pessoais e abraçar o projeto de Deus (Mateus 4: 18-22; Mateus 9:13).

O discípulo tem intimidade com Jesus

A intimidade tem o poder nos fazer parecidos com quem somos íntimos (casal), nos faz conhecer profundamente o outro. Nós somos resultado do círculo de intimidade que temos.

Pedro se parecia tanto com Jesus que as pessoas o reconheceram como discípulo.

Quanto somos íntimos de Jesus, vamos praticar o que Ele pratica, não porque a igreja fala, mas porque começamos a praticar sem perceber. Se você se parecer com Jesus, onde você estiver, você vai afetar as pessoas ao seu redor.

O discípulo vive com o milagre

O poder do evangelho não é receber o milagre, é viver com o milagre. Enquanto a multidão mendigava milagre, os discípulos caminhavam com o milagre. Para ter milagres não temos que buscar milagre, mas buscar Jesus. Quando buscamos a face recebemos também as mãos.

Os discípulos tiveram privilégios únicos, viram Jesus acalmar a tempestade e o mar, Pedro andou sobre as águas, João encostava a cabeça no peito de Jesus.

O discípulo gera frutos

Mateus 28:16-20 – A grande comissão não foi dada a multidão ou aos seguidores ocasionais, mas aos discípulos. Só podemos gerar aquilo que somos, geramos conforme a nossa espécie.

Somente discípulos geram outros discípulos. Se você é líder, mas não tem consigo gerar discípulos, talvez você ainda não seja um discípulo. Ser discípulo não tem nada a ver com cargo, com posição, mas coração, com atitudes.

A missão dada por Jesus, aos discípulos, era influenciar o mundo com o amor de Deus. Essa missão também é nossa, gerar vidas através do amor. Jesus nos chama para fazer discípulos, para gerar pessoas apaixonadas pelo projeto de Cristo.

Gerar é algo prazeroso, natural. Você sabe quando um cristão é maduro quando ele gera frutos. A maturidade espiritual vai trazer como consequência frutos para Deus.

O discípulo tem suas necessidades supridas

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” Mateus 6:33”

O discípulo é aquele que coloca o Reino de Deus acima de todas as coisas. Se você escolher ser um discípulo e colocar o Reino em primeiro lugar tudo o que você precisa Ele vai te dar.

“Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração.” Salmo 37:4

Mateus 19:27-29 – Ser discípulo envolve perda, renúncia, sacrifício, mas a recompensa é maior do que qualquer coisa que podemos imaginar. Muitos têm medo de serem discípulos porque não conseguem enxergar os privilégios de ser discípulo.

Conclusão:

Todos nós fomos chamados para sermos discípulos, o alvo de Deus é nos ver como discípulos.

Talvez você ainda esteja no meio da multidão, buscando a Deus somente por aquilo que Ele pode te oferecer, ou talvez você seja um seguidor ocasional, que ama a Deus, obedece seus mandamentos, mas coloca limites para Deus, não se dispõe a fazer mais.

Não importa em que posição você está, Jesus te chama para ser discípulo. Foi no meio da multidão que Jesus encontrou os discípulos. É no meio da multidão que somos tocados para sermos discípulos, que somos chamados a elevar o nosso nível e viver os planos de Deus.

Para fazer parte do grupo de discípulos é preciso ter uma atitude, é preciso rasgar seus projetos pessoais e abraçar o projeto de Deus, o projeto de edificar uma igreja de discípulos.

É mediante a graça que somos salvos, mas essa é a única coisa de graça na vida cristã, todo o restante exige um preço a ser pago, e não é de dinheiro que estou falando.

Não existe uma vida plena fora do propósito de Deus, é como correr atrás do vento.

Que o Senhor encontre nós disposição de sermos discípulos.

Deus abençoe, Pra. Nívia Augusto.