Eu quero mudança”, essa é uma frase dita diariamente por milhares de pessoas no mundo inteiro. E para que serve a mudança? Serve para nos tirar de algum lugar ou de alguma condição, para nos trazer algo melhor. Também servem para nos transformar interiormente, e é a oportunidade para começar de novo. Mas para qualquer mudança, é necessário algo: determinação. A determinação é fundamental pois toda mudança requer desafios, pressão. Muitos não estão preparados e desistem no meio do caminho. Por isso, precisamos ser determinados, porque em nossas vidas e caminhada com Deus encontraremos muitos obstáculos.

O que a Palavra de Deus nos ensina a respeito de “determinação”?

“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante.” Filipenses 3:13

A Palavra de Deus sempre nos orienta a seguir em frente, sempre mantendo os princípios contidos Nela, com determinação e perseverança.

A definição para determinação é: força de vontade de lutar, decidir mudar algo, perseverança para chegar ao alvo. Mas muitos são determinados, mas não para fazer a coisa certa. Para fazer seu próprio caminho (não aceitam conselhos) ou para fazer o mal. A determinação deve ser orientada pela Palavra de Deus.

 A determinação de Daniel – Daniel 1: 1-21

v.8 Resolveu Daniel firmemente não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem do vinho que ele bebia.”  (firmemente = determinação)

A origem de Daniel: Daniel era um jovem hebreu, pertencentes a alta nobreza de Israel. Ainda adolescente, com a idade entre 12 e 16 anos, foi levado cativo para a Babilônia, com muitos outros jovens, também nobres, entre eles Ananias, Misael e Azarias. Ministrou na Babilônia por 60 anos. Viveu ao longo do reino de quatro governantes: Nabucodonosor, Belsazar, Dario e Ciro. Ele ocupou muitos cargos importantes. E foi engrandecido por causa de seu caráter, sabedoria e também pela determinação em obedecer e buscar a Deus, mesmo estando em um lugar que não serviam a Deus.

A difícil provação (Daniel 1:1-7): Imaginem quatro adolescentes tirados de suas casas em Jerusalém e levados para a longínqua Babilônia. Tendo o desafio difícil pela frente: o rei queria força-los a se seguirem aos caminhos da Babilônia. Hoje os cristãos enfrentam o mesmo desafio, Satanás quer nos conformar com “os caminhos deste mundo”.E é triste constatar que muitos cristãos cedem ao mundo. E perdem seu poder, sua alegria e seu testemunho

 Observe as mudanças que esses jovens vivenciaram:

Nova casa (v.1-2): Não tinha mais a influência de seus pais e professores.

Nova sabedoria (v.3-4): Agora seria a sabedoria babilônica. O rei esperava fazer uma “lavagem cerebral”. Com frequência, nós como cristãos, temos que estudar coisas ou estar em lugares que não estão de acordo com a Palavra de Deus. Mas como Daniel e seus amigos temos que fazer o nosso melhor. Mas nunca abandonar nossa fé.

Nova alimentação (v.5): Nos 3 anos seguintes, os quatro jovens deveriam comer a mesma dieta do rei, contrárias às leis alimentares que Deus havia dado aos judeus. É provável que alguns desses alimentos fossem proibidos para os judeus na Lei dada a Moisés no Monte Sinais 800 anos antes.

Novos nomes (v. 6-7): Um coisa é certa os babilônios podiam mudar a casa, o cardápio, porém não podiam mudar o coração dele. Por quê? Porque eles  estavam determinado a seguir os princípios do Senhor onde estivessem. Tinham no coração obedecer à Palavra do Senhor. Muitos cristãos só seguem os princípios da Palavra quando estão com cristãos, mas quando estão num lugar onde o que é feito ou falado não é aprovado por Deus tiram a roupa de ovelha e coloca a roupa de lobo.

Claro que Daniel e seus amigos poderiam arrumar desculpas, poderiam dizer: “todos estão fazendo” – “é melhor obedecer ao rei” –  “obedeceremos externamente, mas manteremos nossa fé em nosso interior”, todavia, não fizeram concessões. Ousaram crer na Palavra de Deus e confiar no Senhor para vencer. Daniel pediu 10 dias de teste, o que não era muito. O que vimos em Daniel era uma firmeza de propósito (determinação). Ele decidiu fazer algo diferenciado, pois tinha no coração aliança com o Senhor, que não poderia ser quebrada em nenhuma circunstância independente do lugar onde se encontrava. Assim como ele, nós como cristãos, precisamos ser determinados a fazer o que agrada a Deus.

Exemplos bíblicos homens com determinação: Neemias (na reconstrução dos muros de Jerusalém), Paulo (na pregação do Evangelho aos gentios),  José (para não pecar contra Deus).

O que precisamos ser determinados a fazer:

Ser determinado na área física – Pode parecer para muitas pessoas que Deus não se importa com o nosso corpo, que para Ele importa apenas a área espiritual. Mas lembre-se nosso corpo foi criado por Ele, pertence a Ele e somos habitação Dele. Um dia não haverá mais doenças nem morte (Apocalipse 21:4), porém enquanto estamos aqui, devemos zelar pela nossa saúde (física, mental e emocional).

Ser determinado na área emocional – Frequentemente nos entregamos ao medo, solidão, depressão, alimentando-os até o ponto de tornar impossível vencê-los. Cuidado com o que pensa! Seja determinado alimentar sua mente com pensamentos positivos de acordo com a Palavra de Deus.

Ser determinado na área profissional – Fixe-se no que você quer e vá até o fim. Faça um curso para se capacitar. Não mude de emprego ou faculdade a toda hora. E coloque sempre suas escolhas diante de Deus.

Ser determinado na área financeira – Hoje é uma das áreas que mais preocupam as pessoas. A falta de dinheiro tem gerado crises nos relacionamentos. Quer conquistar algum bem: seja determinado a poupar. Veja quais as prioridades, antes de sair gastando à toa.

Seja determinado na área espiritual – Muitos cristãos têm ficado pelo caminho, exausto, esgotados espiritualmente. Porque se descuidaram da sua intimidade com Deus. Um dos principais sintomas de pessoa fria espiritualmente é a falta de interesse em ter intimidade com Deus através da oração. Ora um dia, fica três sem orar e assim vai. Seja determinado a gastar tempo diário na Presença de Deus e você não irá se esfriar espiritualmente.

Ser determinado em conhecer mais a Palavra de Deus (Salmos 119:105) – Nela está contida a vontade de Deus (perfeita vontade). Uma vez que ela é nosso guia devemos estar familiarizado

Ser determinado a obedecer aos princípios contido na Palavra de Deus – De nada adianta conhecermos a Palavra de Deus, se não estivermos dispostos a coloca-la em prática. Não importa onde ou com que estejamos, devemos obedecer as verdades contidas na Palavra. Nós enfrentamos situações em que temos que insistir em fazer o certo ou ceder às pressões dos outros. Exemplo: Um superior no trabalho pode exigir que mintamos para um cliente ou para um fornecedor, se insistirmos em fazer a coisa certa e falar somente a verdade poderemos sofrer consequências, talvez até perder o emprego. O que faremos? Seremos determinados como Daniel?

Ser determinados a servir ao Senhor fielmente –  Serviço ao Senhor não é algo que você faz uma semana e na outra não. Qualquer pedrinha te faz desistir? Requer muitas vezes a sair da área de descanso e conforto. Neemias começou e terminou o projeto de reconstrução dos muros de Jerusalém. Não faltaram motivos para que esse servo de Deus viesse a desanimar. Com o ministério que lhe foi confiado, no entanto mesmo diante dos obstáculo e afrontas do inimigo. Ele perseverou em seu objetivo, buscando forças no Senhor. Da mesma forma, nós os pastores e líderes. Nosso trabalho é desafiador no dia a dia, desgastante com oposição, mas assim como Neemias, precisamos ter coragem,  disposição e determinação para continuar servindo ao Senhor. Comprometimento para não parar. É muito importante acabar o projeto que Deus nos confiou

No Capitulo 6 do livro de Daniel, vemos outra narrativa, onde Daniel é lançado na cova de leões famintos por se negar a deixar de orar a Deus três vezes por dia e adorar aos deuses da Babilônia. Daniel agora provavelmente com uns 80 anos. Continuou orando abertamente como antes, e os inimigos de Daniel aproveitaram o momento para aplicar a lei. E Daniel foi lançado na cova dos leões famintos. E Deus salvou esse homem determinado e cheio de fé. A fé de Daniel na velhice foi resultado da determinação de sua  juventude. A mesma determinação que  guiou seus passos do jovem firmou os pés do velho servo do Senhor.

Conclusão: Uma pessoa sem determinação, sem alvo, sem objetivo, é uma pessoa praticamente morta. Porque não tem ânimo pra nada,  se torna amargurado, instável. medroso. Você é essa pessoa? Se for decida hoje ser uma pessoa determinada, com objetivos, pois determinação sem ação não passa de intenção. Mas talvez você até hoje não consegue terminar o que começa? Não consegue ser determinado em alguma das áreas que compartilhamos? Não se assuste! Há uma solução. Comece a avaliar suas ações? O que tem feito nesses últimos anos? Quais os projetos não finalizados ? Promessas não cumpridas? Planos não concretizados? Como servo de Deus, você precisa ser uma pessoa determinada. Que possamos aprender com Daniel a sermos determinados em todas áreas de nossas vidas, principalmente na vida espiritual e prática dos ensinamentos contidos na Palavra de Deus. E assim, como ele, sermos abençoados e honrados onde quer que estejamos.

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.