Deus nos criou para sermos pessoas diferentes. Diferente do que somos, diferentes do mundo, diferentes um do outro.

Jesus, Ele nasceu como uma pessoa qualquer. Sem riquezas, sem influência, sem oportunidades, sem currículo, sem prestígio, era apenas um menino, um filho, um estudante, que se tornou um carpinteiro, um irmão, um amigo, um professor. Ele falou para grandes multidões, porém passou mais tempo com poucos. Homens simples, comuns, donas de casa, estrangeiros, crianças, maridos, homens de negócio, pais, soldados, filhos, mães, servos, irmãos, vizinhos. Ele viajou a pé. Não tinha carro, bicicleta, cavalo. De casa em casa, cidade em cidade, vila em vila. Ele nunca foi além de uma área do tamanho de Sergipe. Metade do Espírito Santo. Um sétimo do acre. Ele ensinou por apenas três anos. Menos que um mandato presidencial. Ele morreu aos 33 anos. Sem filhos, sem herdeiros. Porém ele tinha amigos, seguidores, estudantes, homens simples, comuns, marginalizados, donas de casa, estrangeiros, crianças, maridos, pais, soldados, filhos, filhas, profissionais, mães, trabalhadores, servos, irmãos, vizinhos.

Ainda assim, sua mensagem cresceu. Não pela publicidade, nem vídeos virais, nem política, não havia imprensa, nem telefones, nem internet, nem televisão, blogs, facebook, youtube, twiter, skype, email. Apenas pessoas. Dizendo o que ele disse, ensinando o que ele ensinou, fazendo o que ele fez, vivendo como ele viveu. Anos depois sua mensagem ainda cresce e cresce. Ele é a figura central do livro mais vendido do mundo e o assunto de outros milhares. Seu nome é conhecido por todo o globo, de cada em casa, cidade em cidade, vila em vila. Dura mais que reinos, impérios, ditadores, dinastias, presidentes, guerrilheiros, revoluções, nações, ideologias. Ele é indiscutivelmente o mais influente, odiado, exaltado, divisor, reverenciado, caluniado, adorado, controverso, citado, condenado, rejeitado, louvado, celebrado, temido, aclamado, idolatrado, elevado homem que pisou na face da terra.
Então eu fico pensando: que cara simples e o melhor de tudo é que ele não faz acepção de pessoas:

Então Pedro começou a falar: “Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade…” Atos 10:34

Qualquer pessoa pode ser trabalhada por Deus. Desde que ela realmente deseje isso. Não há fácil ou difícil, melhor ou pior. Só existem pessoas que estão determinadas a se deixar mudar. Jesus tinha um olhar clínico para a escolha de seus discípulos. Jesus veio como homem, mas era Deus. Imagino que seus olhos enxergavam mais do que o externo, como um raio x. Ele não via só o externo mais o interno também.

Penso no homem como um iceberg, o que vemos de uma pessoa ao conhecê-la é o que ela apresenta. E cada pessoa tem um nível de água a envolvendo. Com isso, temos pessoas que não mostram quase nada, pessoas que mostram o suficiente e pessoas que estão quase sem água (os famosos livros abertos).

Você quer ser uma pessoa diferente? O primeiro ponto para isso é reconhecer quem de fato somos. Para isso vou te fazer algumas perguntas:

– qual seu objetivo, meta, onde está seu foco?
– quais são seus pontos fortes?
– quais são suas fraquezas?
– quais são as ameaças?
– quais são as oportunidades?

Jesus quando veio ao mundo não deixou de ser Deus, mais viveu como um humano. Com nossas dores, alegrias, tristezas. Temos que aprender a conviver com as respostas das perguntas que fiz anteriormente. O problema é que muitas vezes nós focamos somente nas ameaças e pontos fracos. Mas, quero te encorajar fazendo um levantamento dos discípulos que Jesus escolheu para caminhar com ele:

1º Simão Pedro: nasceu em Betsaida, mais morava em Carfanaum, na Galiléia. Era pescador por profissão e foi o primeiro líder da igreja cristã. Escreveu as cartas que levam seu nome. Ele tinha pouco estudo, era impulsivo, amoroso, tímido, explosivo e entendia com dificuldades os mandamentos.

2º André: também nasceu em Betsaida e era sócio de seu irmão Pedro, na pesca. Ele foi um homem zeloso, sincero e dedicado em sua tarefa de apóstolo. Foi um dos primeiros discípulos e quem apresentou Pedro a Jesus. Foi também o primeiro missionário.

3º Tiago: era de Betsaida, onde também trabalhava com a pesca. Tinha personalidade forte e ambiciosa. Foi um dos mais íntimos discípulos de Jesus. Pregou na Judéia e tornou-se o primeiro mártir entre os apóstolos.

4º João: era de Betsaida e trabalhava com seu irmão na pesca. A princípio, era de espírito exaltado e indisciplinado. Fazia parte também dos discípulos mais chegados de Jesus. Trabalhou pregando em Jerusalém. Escreveu as cartas que levam seu nome e apocalipse. Terminou seu ministério em Éfeso e Ásia menor.

5º Filipe: nascido em Betsaida, provavelmente exercia a profissão de pescador. Possuía uma personalidade tímida e inicialmente um pouco incrédulo.Teve um brilhante ministério na Ásia menor e trabalhou também na Frigia.

6º Bartolomeu: era de Caná da Galiléia e sua profissão era desconhecida. Era uma pessoa muito honesta. Acredita-se que ele tenha trabalhado na Índia e na grande Armênia.

7º Tomé: originário da Galiléia, onde era pescador. Foi uma pessoa muito determinada, mais não creu na ressureição de Jesus por um momento. Trabalhou pregando o evangelho na Síria, Pártia, Pérsia e Índia.

8º Mateus: era de Carfanaum, onde trabalhava como cobrador de impostos. Recebeu poderes apostólicos de milagres e sinais. Esteve no cenáculo em Jerusalém após a ascensão de Jesus ao céu. Ao que se presume trabalhou em prol do evangelho na Judéia, Egito, Etiópia e Pártia.

9º Tiago de Alfeu: originário da Galiléia, cuja profissão é desconhecida. Era o mais jovem dos apóstolos. Escreveu as cartas que levam seu nome. Pregou na palestina e no Egito.

10º Judas, o Tadeu: nascido na Galiléia de profissão também desconhecida. Era bastante temeroso e um pouco incrédulo. Escreveu a carta que leva o seu nome. Pregou na Síria, Arábia e Mesopotâmia.

11º Simão, o Zelote: originário da Galiléia. Sua profissão era desconhecida. Era uma pessoa zelosa e cuidadosa em sua vida e ministério. Pregou na pérsia.

12º Judas Iscariotes: nasceu na Judéia. Sua profissão era desconhecida, porém é provável que ele tinha alguma formação administrativa, pois era tesoureiro do grupo. Era egoísta, ambicioso e possuía um espírito egocêntrico.

Não sei vocês, mas olhando estes perfis não me impressiono por quem eles eram. Creio que Jesus não se impressionou também com estes traços de personalidade, porém com seu olhar ele conseguiu enxergar quem eles poderiam ser. Lembram do iceberg?

“Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.” João 14:12

Jesus não escolheu os mais preparados, os melhores. Não se subestime. Nem você sabe quem você pode ser ou onde pode chegar. Mesmo Jesus tendo escolhido pessoas sem atrativos nenhum, nós lembramos até hoje deles pela importância que tiveram na realização de suas missões. Deus trabalha com cada um de nós quando de fato estamos dispostos a alcançar um objetivo.

Quais são suas qualidades? Atividades? Atitudes? O que está fazendo com elas? Se for ajudar, Deus te fará o melhor se você quiser ser a imagem Dele nisso. Se for no trabalho e isso for para mostrar o Senhor, Ele te fará o melhor.

Pense numa orquestra, muitos sons, diversos instrumentos. Cada um com uma particularidade que se tocados juntos sem sintonia e harmonia geram apenas muito barulho e incômodo. Precisamos de um maestro que mesmo parado, conduza sua equipe ao caminho. Desenhe, planeje a trilha por meio das partituras fazendo vários instrumentos diferentes soarem em harmonia e em apenas um som.

Fantástico, não é? Jesus fez isso uma vez com estas pessoas e está fazendo de novo. Você é um desses instrumentos. Um simples instrumento que, se disposto a tocar a partitura dada por Ele, fará a melhor música.

Deus abençoe, Pr. Thiago Clemente.