Qual a definição de igreja para você? E por que você vem a igreja? Talvez você esteja há anos na igreja, mas nunca se fez essas perguntas, e não tenha entendido o que de fato ela é. Primeiramente, quero te mostrar o que não é igreja:

Igreja não é religião – “religião é um conjunto de símbolos e rituais que possuem significados amparados pela crença de um grupo de fieis que se identificam com a organização religiosa”. Em nenhum momento vemos na bíblia Jesus fundando uma religião, Ele não deixou símbolos ou rituais para serem seguidos, o homem é quem distorceu isso (ex.: Pai Nosso).

  1. Igreja não é um prédio – no decorrer da história da igreja, a religiosidade entrou de tal forma que até hoje muitas pessoas acreditam que o prédio da igreja é santo. Talvez seja fruto do Velho Testamento, onde a presença de Deus habitava somente no Tabernáculo, ou por Davi e Salomão terem construído o Templo. Ou ainda pela cultura da igreja católica em construir grandes catedrais, envolvidas com ouro. Isso entrou na cultura cristã, de que Deus habita em um lugar.
  2. Igreja não é uma casa de show ou palestra motivacional – muitos vão a igreja para assistirem um louvor bonito, para verem a banda tocar ou ainda ouvirem palavras que o coloque pra cima.
  3. Igreja não é uma instituição – a igreja não foi criada por homem, não é baseada em regras ou leis humanas para regularem o comportamento dos indivíduos numa comunidade.
  4. Igreja não é assistência social (ONG) – embora a igreja tenha o papel de ajudar as pessoas que precisam, isso é ordem bíblica, cuidar dos órfãos, das viúvas, etc, esse não é o foco da igreja.
  5. Igreja não é supermercado – pra você ir e buscar o que quer.
  6. Igreja não é museu de santos – as pessoas acham que os cristãos não podem falhar, que devem ser perfeitos, não aceitam decepções dentro da igreja.

Infelizmente, muitos destes conceitos estão enraizados em nossa mente, nos fazendo acreditar que é uma verdade, que de fato a igreja se resume a isso.

Mas o que é Igreja?

A Igreja então não é uma religião, nem um prédio, nem uma casa de show, não é uma instituição, ONG ou supermercado, a igreja somos nós.

“…Cristo amou a igreja e entregou-se por ela…” Efésios 5:25b – A igreja é constituída por pessoas, as pessoas pelas quais Cristo se entregou para morrer naquela cruz, as pessoas que receberam a vida de Cristo, é a comunidade dos cristãos.

Normalmente, quando uma palavra é citada pela primeira vez na Bíblia, ela carrega o conceito fundamental dela. A palavra Igreja é citada pela primeira vez por Jesus em Mateus 16:13-19.

No texto Jesus pergunta aos discípulos quem as pessoas diziam que Ele era, em seguida pergunta quem eles diziam que Ele era, e Pedro responde: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo”. Pedro estava dizendo que Cristo era o Messias, que Ele era o caminho, a verdade e a vida.

Um dos costumes dos judeus antigos era associar o nome ao caráter pessoal, em algumas passagens bíblicas vemos Deus trocando o nome de alguns homens em virtude da mudança de caráter realizada neles, como Jacó (usurpador) para Israel (príncipe de Deus), Abrão (pai exaltado) para Abraão (pai de multidões). Da mesma forma Jesus diz a Simão que ele passaria a se chamar Pedro. Simão significa aquele que vacila, já Pedro significa pequena rocha (pedra).

Pedro tinha um caráter vacilante, oscilante, era impulsivo, sempre agia antes de pensar, mas nesse momento ele mostrou a Jesus que de fato havia tido uma revelação de quem Jesus era. E naquele momento Jesus o chama de Pedro e através dele estava edificando a Sua Igreja.

A igreja não construída por homens, porque tudo o que é feito por homens tem data de validade. Governos não são eternos, eles passam, até mesmo os grandes impérios (babilônico, romano…) chegaram ao fim. Mas a a igreja é o único movimento nesse mundo que é invencível.

Muitas vezes nos preocupamos tanto em fazer a igreja crescer, mas igreja não é nossa, a Igreja é de Cristo, é Ele quem dá o crescimento da igreja. A igreja nunca parou de crescer, quando mais ela era perseguida, mais ela cresce. Quanto mais a mídia fala mal da igreja, mas ela avança.

Jesus que estabeleceu a igreja, por isso não tem quem pare a igreja, ela vai crescer cada vez mais até a segunda vinda de Cristo. E ela cresce pela palavra que foi liberada por Cristo à Pedro ao levantar a igreja. É Jesus quem edifica a igreja.

Os países mais perseguidos é onde a igreja mais cresce, como a China e em países muçulmanos. Isso comprova que é o próprio Cristo que edifica a igreja e a faz crescer.

Jesus, o fundamento da igreja (Efésios 2:20 – I Coríntios 3:10-11)

Para um prédio se manter erguido ele precisa de um fundamento, quanto mais alto o prédio será maior deverá ser seu fundamento. Jesus é o fundamento da igreja, é Ele quem sustenta a igreja, é Nele que a igreja avança, é através Dele que somos igreja.

Mas Jesus não fundou uma denominação, Jesus não criou doutrinas, tudo isso foi criado pelo homem. Jesus instituiu uma Igreja universal, quem é composta por todos os cristãos do passado, os cristãos de hoje e os cristãos que ainda virão.

E como membros dessa Igreja universal devemos estar ligadas à uma igreja local, onde possamos nos relacionar com outros cristãos. A Igreja Kairós é uma igreja local que pertence à Igreja Universal de Cristo, e o seu PG é uma extensão da igreja dessa local (Romanos 16:5)

Reino de Deus e Igreja, são a mesma coisa?

Reino de Deus e a Igreja são duas coisas diferentes, mas que se completam. O Reino de Deus é o domínio de Deus sobre o Universo e existe muito antes da fundação da igreja. A Igreja foi edifica por Cristo através de Pedro, mas começa a existir de fato em Atos 2. A igreja são aqueles que entraram no Reino de Deus, crendo no evangelho da salvação, crendo que Jesus é a porta. A igreja é a expressão física do Reino de Deus. A igreja expressa o Reino na sociedade.

A autoridade da Igreja

Um dos grandes problemas hoje da igreja é a falta de identidade, falta de saber quem de fato é e do que é capaz. E isso é fruto da falta de conhecimento bíblico. Jesus nos deu as chaves do Reino dos céus, chaves que vão abrir e destravar o acesso do Reino aqui na terra (Mateus 16:19 – II Pedro 2:9). Exemplo: missionários no Equador.

E porque devemos estar na igreja?

  1. Porque é uma ordem de Jesus (Hebreus 10:25) – Não existe essa de “Jesus sim, igreja não”, isso é uma mentira do diabo, para nos afastar do corpo. É muito fácil você descartar a igreja… mas quem ama verdadeiramente a Deus, não tem como não amar e apreciar a igreja.
  2. Para adorar e ministrar a Deus (Colossenses 3:16) – O culto não é para nós, é para Deus. Muitas vezes saímos do culto nos achando no direito de avaliar se o culto foi bom ou não, se o louvor foi bom ou não, quem tem que se agradar ou não do culto é Deus, pois o culto é para ele. (Exemplo: Carnaval e Pastor de Jandira)
  3. Para amadurecer e crescer (Colossenses 1:28 – Efésios 4:12) – É muito fácil criticar a igreja, é mais difícil ficar na igreja, dizer que tem um compromisso e se engajar no processo de crescimento. A vida cristã não foi feita para você viver sozinho, quem é pego é quem anda isolado. Jesus projetou a igreja para que você desse certo em comunhão com a igreja.

Eu preciso de um líder para me ensinar e corrigir, eu preciso de pessoas no mesmo nível para serem minha lixa e eu preciso liderar outros para continuar a igreja.

  1. Para alcançar e ministrar o mundo (Marcos 16:15) – A função da igreja é levar o Reino de Deus à toda criatura, transformando a sociedade ao seu redor. Ide é sair do lugar, sair da zona de conforto. A Igreja é o centro de treinamento que nos capacita para irmos à campo.

 

Deus Abençoe, Pra. Nivia Augusto.