Texto Bíblico: Mateus 26:36-41Enquanto Jesus agonizava em oração profunda, sofrido na Sua carne, os discípulos, os futuros Ministros, os que seriam os líderes da Igreja, estavam dormindo, em sono profundo.

O que Deus me disse durante estes dias é que a condição da maioria do povo de Deus está espelhada neste trágico episódio: Jesus orava, e os discípulos dormiam. A maioria do povo de Deus não está acompanhando a vigilância e a oração que Deus mandou.

Com isso Satanás ganha espaço na vida de muitos cristãos. Uma pequena parte da Igreja de Cristo está atenta, vigilante. Mas, a grande parte da Igreja está adormecida. Quantas derrotas? Quantos fracassos espirituais? Quantas perdas? Quantas tragédias poderiam ser evitadas se o povo de Deus levasse a oração a sério.

Quantas coisas deixaram de ser conquistadas. Quantas metas deixaram de ser alcançadas, porque o povo de Deus, na sua grande e esmagadora maioria, não entendeu ainda que há um chamado à oração. Muitas pessoas deixam que as fadigas e as pressões da vida sufoquem este chamado que todos nós, Pastores, líderes e ovelhas do rebanho, recebemos da parte de Deus.

Os líderes evangélicos travam uma luta muito grande na questão da oração. Tudo parece bloquear o tempo da comunhão com Deus: estão sempre ocupados, é o telefone, são as crianças, é o trabalho, é o celular (whatsapp, facebook), é o ativismo.

A questão do tempo é muito importante. Quanto tempo devemos orar? Afinal de contas, quanto tempo devemos orar por dia?

Qual é o tempo recomendado? Jesus disse: ”nem uma hora pudeste vigiar comigo?” A questão do tempo é muito importante.

Quanto tempo devemos orar? Vou dizer uma coisa: o tempo é uma das coisas mais importantes. Vê, Jesus poderia ter dito: ‘tu podes ficar três minutos comigo. Mas o Senhor disse: ‘nem uma hora?

Esta última década foi a que mais pastores desistiram do Ministério, a que mais igrejas, células e PGs fecharam, o tempo em que houve mais derrota no ceio das famílias evangélica.

Onde mais se viu crentes sem compromisso, frios, desanimados.

E sabe onde está a brecha? Na falta de oração. Milhões de pessoas estão com a sua vida e lares desprotegidos, porque não atendem ao chamado da oração.

O que eu vou mostrar é assustador.

Há uma pesquisa realizada em um dos Estados Unidos, que diz o seguinte: 57% dos líderes do mundo oram menos de 20 minutos por dia. 34% oram entre 20 e 60 minutos por dia. 9% oram entre 60 e 90 minutos por dia. Estou falando dos líderes do mundo inteiro. A média é de 22 minutos por dia.

Li uma outra pesquisa, do Apóstolo Peter Wagner, uma das maiores autoridades em oração, que diz o seguinte: 28% dos pregadores, 1 em cada 4 pastores, oram menos de 10 minutos por dia.

John Wesley, fundador da igreja Wesleiana, orava duas horas por dia. Olha o resultado de duas horas por dia: a igreja Wesleiana está no mundo inteiro, milhares e milhares de igrejas.

O homem da reforma, Martinho Lutero, orava 3 horas por dia. Por causa da sua oração nós estamos hoje aqui.
Todas as igrejas do mundo existem por causa do que Deus fez através desse homem de oração.

Agora, atenção ao que eu vou dizer: todas as pessoas que querem ver coisas grandes acontecerem devem saber que dependem da vida de oração.

A falta dessa compreensão é também uma das razões para tantos problemas nos lares evangélicos (filhos, casamentos, finanças).

Também brechas que o diabo usa para colocar na cabeça de uma mulher ou homem, que tem família, que ela deve largar o marido para viver uma aventura sexual, ou na cabeça de um homem evangélico que deve manter uma vida extra-matrimonial.

Todos precisamos de uma vida de oração melhor.

Todos precisamos orar mais, porque é através da oração que há recompensa na vida.

Assim, o diabo não tem mais vez, as conquistas acontecem, portas se abrem e a solução de coisas encrencadas e amarradas há anos acontece.

Não justifique a tua vida relaxada de oração com racionalizações.

Às vezes, as pessoas me dizem: Mas pastora, nós estamos no tempo da Graça de Deus, e na Graça, ore ou não ore, Deus é misericordioso, vamos tocar o barco, quem ora é religioso.

Se quiserem me dizer que sou religiosa porque oro, prefiro ser religiosa pelo excesso de oração, a ser da Graça e andar relaxada.

Uma das grandes mentiras de Satanás é a de que não temos tempo para orar. Entretanto, todos nós temos muito tempo para comer, dormir e respirar.

Quando compreendermos que a oração é tão importante quanto dormir, comer e respirar, ficaremos admirados ao constatar quanto tempo dispomos para oração. Nós precisamos crescer em oração, para que a igreja cresça em poder, misericórdia e santidade.

E venhamos ganhar vidas para Jesus. É hora de despertar.

O que eu vou propor à igreja?

Qual é o mínimo que os pastores do mundo inteiro oram? 22 minutos.

Qual é o mínimo que Jesus quer que nós oremos? 1 hora. Então, a partir de agora, vou encorajar a todos, em Nome do Senhor Jesus Cristo, a acordar mais cedo ou dormir mais tarde e a começar uma vida de oração de no mínimo uma hora por dia.

Uma hora é o alvo definitivo.

“Jesus disse: nem uma hora pudeste vigiar comigo?” Mateus 26:40

A vida de oração deve ser cultivada, e o tempo de oração precisa ser regular, constante e diário. Não permita um só dia sem comunhão com Deus.

Se você está tão sobrecarregado que não encontra tempo para Deus, muda, pois isso trará profundas implicações para a sua vida.

Qual deve ser a tua prioridade a partir de agora? A vida de oração, com um tempo regular, diário e essencial com Deus. Há algum tempo, dizia-se que a qualidade era mais importante que a quantidade, mas se houvesse qualidade, não haveria necessidade de preocupação com a quantidade.

Eu vou recomendar o contrário: começa com a quantidade.

Estabelece na sua vida, a partir de agora, até a partida para Jesus, uma hora por dia de oração, com ou sem qualidade.

Quando você determinar a orar uma hora diariamente, a qualidade chegará.

Irmãos, não fiquem dormindo. Deus está chamando cada um de nós para começarmos, pelo menos, nos 22 minutos e chegarmos à uma hora.

Agora, deixe-me dizer um segredo: para tomar essa atitude é preciso querer ver Deus agindo.

Tiago 5:17:18 “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu.

E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos

Elias era homem semelhante a você e a mim.

Elias acordava, comia, andava, resolvia questões rotineiras, conversava com as pessoas, dormia e fazia um tanto de coisas semelhantes as que você e eu fazemos.

Ele era normal, uma pessoa comum. Tiago diz que ele também estava sujeito aos mesmos sentimentos nossos.

Ele se alegrava e possivelmente também se entristecia.

Certamente passou por momentos de ira, raiva, angústia e chegou ao ponto de achar que Deus o havia abandonado.

Passou por necessidades físicas e emocionais; deve ter chorado.

Ele era como você e eu, normal, bem, pelo menos eu me considero uma pessoa normal, e você?
O que fez de Elias um homem assim, diferenciado dos demais da sua época? O que o tornou merecedor de fazer parte do livro mais lido em todo o mundo, a Bíblia? O que fez com que ele se tornasse referência para nossas vidas, se ele era uma pessoa comum? Sem dúvida alguma ele era comum, o que não era nada comum era sua maneira de se relacionar com seu Deus.

Para Elias, Deus era real e tão real que era capaz de ouvir e falar com ele. Deus para Elias, era uma pessoa e não uma força como muitos pensavam e pensam até hoje.

Força não ouve e não fala.

O Deus de Elias era um Deus com “D” maiúsculo.

E o seu como é?

Elias era um homem natural como você e eu, mas o seu Deus não; Ele era um Deus sobrenatural. Tão sobrenatural que era capaz de controlar as forças naturais que o rodeavam.

O Deus de Elias era capaz de fazer com que a chuva parasse pelo tempo determinado por Ele. E voltasse quando Ele permitisse.

Esse era o Deus de Elias.
O Deus de Elias é muito diferente do seu? Ou é você que é muito diferente de Elias? Se o seu deus for o mesmo Deus de Elias, aquele quem criou todas as coisas, que pode todas as coisas já é um excelente começo.

O que precisa então ser mudado, não é Deus, mas você! A sua maneira de se relacionar e ver esse Deus, mudará completamente sua história. Elias orou perseverante mente e parou de chover e depois orou novamente e voltou a chover.

Elias cria em Deus e cria também no poder da oração.

Ele acreditava que Deus o ouvia e que também respondia suas orações.

Esse era Elias e esse era o Deus de Elias.

Um homem que ora e um Deus que responde. Por isso Deus o ouviu e o usou com Poder…

Irmãos: O crente que não ora: Não cresce espiritualmente, vive desanimado, toma decisões e faz escolhas errada e depois sofre as consequência, é infrutífero, não consegue vencer as tentações e pecado, levam o cristão a uma vida que prejudica a si próprio e aos que o rodeiam, principalmente se este é um líder. Deus não o usa com poder, autoridade e unção.

Conclusão

Infelizmente, mesmo com tantas referências da Palavra de Deus que apontam a importância da oração, ela é negligenciada por muitos cristãos.

Costumamos escutar ou até falar: “Estava muita cansada, acabei dormindo sem orar”, ou “Não tenho tempo para orar, minha vida é corrida demais”, ou “Ah! Eu oro quando vou à casa de Deus”.

Não devemos subestimar o poder de uma oração. Ela deveria abrir o nosso dia, antes mesmo de levantarmos da cama! Expulsa da tua vida aquilo que te impede de ter uma vida de oração.

A única forma de começarmos a ser uma igreja absolutamente vitoriosa, frutífera é se cada um determinar em sua vida o que eu determinei: manter uma vida diária de oração de pelo menos 1 hora.

“Um cristão que não hora é como um fuzil sem munição em meio ao campo de batalha” Como está sendo a sua oração? Está orando com regularidade? Orar é um mandamento bíblico.

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.