Creio que todos nós em alguma área de nossas vidas precisamos de um milagre de Deus (seja saúde, finanças, casamento, família, etc.) ou na vida de alguém que conhecemos.

Nesse texto que vamos ler vemos Deus operando um milagre através de um homem na vida de uma viúva.
Milagre = intervenção sobrenatural de Deus em alguma situação.

Texto: II Reis 4:1-7 “Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi falar a Eliseu: “Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o Senhor. Mas agora veio um credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos”.

Eliseu perguntou-lhe: “Como posso ajudá-la? Diga-me, o que você tem em casa? ” E ela respondeu: “Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite”.

Então disse Eliseu: “Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas, peça muitas. Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo”.

Depois disso, ela foi embora, fechou-se em casa com seus filhos e começou a encher as vasilhas que eles lhe traziam. Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela disse a um dos filhos: “Traga-me mais uma”.

Mas ele respondeu: “Já acabaram”. Então o azeite parou de correr.Ela foi e contou tudo ao homem de Deus, que lhe disse: “Vá, venda o azeite e pague suas dívidas.

E você e seus filhos ainda poderão viver do que sobrar”.
Uma viúva de um discípulo de Eliseu estava em apuros financeiros, e os credores estavam batendo em sua porta constantemente, e ela não tinha com o que pagar as suas dívidas.

E a ameaça de seus credores era de levarem os dois filhos dela Como escravos para que a dívida fosse paga.

Na época os filhos eram considerados como bens transferíveis.

Serviam para resgatar dívidas.

Talvez você tem orado por um milagre de Deus em sua vida e ainda não aconteceu, vamos ver o que Deus nos ensina através dessa passagem alguns pontos que faz com que Ele se mova e o milagre aconteça:

1. Deus age através de uma postura humilde –

v. 1 = “clamou a Eliseu”… “é chegado o credor para levar os meus dois filhos” – Numa postura humilde levou o problema ao seu líder espiritual = o profeta Eliseu. Há irmãos que vivem de aparência, por orgulho não pede ajuda nem ao pastor, nem ao líder, nem a ninguém. Se ela não tivesse levado seu problema a Eliseu, não tinha experimentado o milagre. E nós pastores e líderes não somo adivinhos. Tem problema? Precisa de ajuda? Seja humilde e abra seu coração pedindo ajuda.

2. Submissão ao seu líder espiritual

Havia um problema com a viúva, seu marido morreu e deixou muitas dividas. Vindo o credor queria levar seus filhos para trabalharem para ele como escravos durante um período, era a lei, mas ela não queria que fosse assim e correu até o profeta, o líder espiritual da nação naquele momento.  O fato é que o que mais vemos em nossos dias é gente desrespeitando e que Deus preza muito é a Hierarquia. Tem o empregado e o chefe; a esposa e o marido; o pastor e as ovelhas; o filho e o pai, o professor e o aluno, o líder de PG e o membro do PG.

Nos exemplos acima, um deles é quem manda e o outro é quem obedece. As pessoas que não respeitam a hierarquia, vivem muito mal, é a esposa que não respeita o marido; o empregado que não respeita o chefe; o filho que não respeita os pais e por ai vai. Vivemos num mundo hierarquizado. Se aprendermos isso logo, em breve a nossa vida vai ser muito melhor. As pessoas que vivem se rebelando, só trazem males para si mesmos.  A alguém devemos ser submissos nessa vida. E a viúva respeitou hierarquia espiritual e foi até o profeta Eliseu.

3. É preciso dizer o que você quer de Deus

Eliseu ao ser chamado pela viúva, faz esta pergunta a ela. v. 2 = Eliseu diz a mulher “Que te hei de fazer?”. Essa pergunta Deus faz a nós, hoje, Ele quer que venhamos expressar o que se passa no nosso coração, o que desejamos, o que necessitamos. Essa mulher tinha a necessidade de sanar as suas dívidas. Temos que expressar para Deus a verdadeira necessidade que temos. Em Marcos 10:51 “Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre que eu torne a enxergar”. Isso fala de oração. Qual sua resposta para Deus à pergunta: “O que queres que eu te faça?”

4. E o que tens em casa?

v. 2 = “Tua serva não tem nada, senão uma botija de azeite”. Na hora da benção você precisa ter o azeite. Na Bíblia, “azeite” é o símbolo da Presença do Espirito Santo E quem “azeite” tem tudo. Ela não tinha mais nada, mas ela tinha o azeite. Quer a benção, o milagre de Deus? Então se encha do Espírito Santo… E verá Deus agir. E como nos enchemos da Presença do Espírito Santo? Orando, lendo e estudando a Bíblia, congregando (assistindo cultos), Cantando louvores.

5. Precisamos cultivar relacionamentos com outras pessoas

v.3 = Eliseu diz “Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os vizinhos; vasilhas vazias, não poucos”. Todos nós sabemos o quão ruim é pedir emprestado. Mas devemos nos ajudar uns aos outros, emprestar e não ter orgulho de pedir: seja um conselho, uma ajuda, uma oração, o ombro amigo para chorar. O orgulho de nos acharmos superiores, ou melhores, ou querer manter uma máscara demonstrando que esta tudo bem, que não nos falta nada, que não precisamos de ninguém quando que na verdade estamos feridos por dentro, magoados, chateados, precisando de uma cura, de ajuda, de uma transformação, de um milagre. Esta mulher teve que pedir a ajuda de seus vizinhos, teve que bater nas portas das casas para pegar vasilhas obedecendo a instrução do profeta. Isso nos mostra a necessidade de nos relacionarmos. Tem gente que não se relaciona com ninguém e achando que nunca vai precisar de ninguém. Até muitas vezes humilhando quem está “por baixo”. Esquecendo-se que a vida é como uma roda gigante: um dia você está lá em cima, no outro pode estar lá em baixo. E na hora que precisa de ajuda, não tem nem a quem recorrer. E tem mais: a viúva deveria passar pela humilhação, era a vontade de Deus naquele momento para a sua vida, era o teste da humilhação.

6. Fecha a porta sobre ti

v. 4 = “Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo.” Há tempo para nos expressar, mas também há tempo para nos calar, para ficarmos quietos, somente orando, meditando, buscando a Deus em secreto. Quando o milagre estava acontecendo, foi sem exibicionismo, foi com a porta fechada da sua casa. Há momentos que temos que nos calar, nos aquietar, e aguardar o milagre, a transformação. E não ficar murmurando.
“Fechar a porta sobre ti” também tem a ver em fechar a porta para o pecado. Feche as portas erradas que estiveram abertas na sua vida até agora. Feche a porta de relacionamentos errados, escolhas erradas, caminhos errados. Feche as portas dos vícios, das drogas, da prostituição, engano, mentira, vicio da pornografia, idolatria. Feche a porta do pecado atrás de si, ela fica para trás, ela não mais estará aberta ela tem que ficar fica para trás. A partir do momento em que a porta foi fechada a viúva começou a derramar azeite no vaso. Não antes disso. Eu conheço crente velho na fé que fuma e bebe e diz que não faz mal. O grande problema é que ele mantém a porta do pecado aberta e o azeite não é derramado. Essa crente não vê o milagre, pois nunca se converteu direito. O azeite é prometido, quando a porta for fechada. Não antes.

7. Deus quer que nós também venhamos a agir

v. 5 “Depois disso, ela foi embora, fechou-se em casa com seus filhos e começou a encher as vasilhas que eles lhe traziam.” A mulher pegou as vasilhas e começou a enchê-las a partir da botija de azeite que ela tinha em sua casa. Ela foi que encheu as vasilhas e não o profeta. Este somente deu a orientação. Da mesma forma, Deus nos orienta a agirmos e buscarmos a solução para os nossos problemas. Mas nós que temos que correr atrás, que buscar, que agir.

8. O azeite derramado – a hora do milagre

Ela agiu em fé e o milagre aconteceu. O milagre de Deus é a invasão sobrenatural no material. A lógica de Deus é outra. E Ele nem sempre vai fazer do seu jeito, mas do jeito Dele.

9. v.7 “vai pague suas dívidas e viva do resto”

Quando falamos da bênção, principalmente da bênção financeira, muitos esquecem-se que tem dívidas e querem logo gastar o que conseguiu. Os Shoppings são um grande atrativo quando entra um valor inesperado na conta, mas nós nunca deveremos esquecer que essa mulher só recebeu o milagre porque ela tinha dívidas. Essa viúva precisava saldar as suas contas, de qualquer jeito, senão levariam seus filhos como escravos. Pague primeiro suas contas, quando o milagre financeiro chegar, pague primeiro as contas e viva do resto. Depois de pagas as contas, o restante use com sabedoria. É lógico, que quando uma pessoa sai de uma dívida, ela não vai procurar entrar em outra. Aprenda a lição. E existe uma dívida que o crente não pode esquecer: o dizimo. Se Deus te abençoar financeiramente, devolva a parte de Deus à Ele.

Conclusão:

As circunstâncias não são empecilhos, mas oportunidades para Deus agir Deus tem poder para transformar seu problema em solução. E seu fracasso em vitória.

Qual área você necessita de um milagre? Uma cura (na sua vida ou alguém que conheça) Milagre na vida financeira? Um casamento restaurado? Libertação de vícios na sua vida ou de alguém que conheça? Unidade na sua família, uma porta de emprego? Ser livre de algum pecado que não consegue se libertar?
Então siga os passos dessa viúva e experimentará o milagre de Deus em sua vida e daqueles que estão ao seu redor.

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.