A população mundial atual é de 7,2 bilhões de pessoas, e no meio dessa multidão toda muitas vezes achamos que não fazemos diferença nenhuma para Deus. Achamos que podemos nos esconder de Deus no meio dessa multidão toda.

Mas o Senhor não nos enxerga como um todo, como números e estatísticas, Ele nos vê individualmente.A população mundial atual é de 7,2 bilhões de pessoas, e no meio dessa multidão toda muitas vezes achamos que não fazemos diferença nenhuma para Deus. Achamos que podemos nos esconder de Deus no meio dessa multidão toda.

Mas o Senhor não nos enxerga como um todo, como números e estatísticas, Ele nos vê individualmente.Deus não te criou para ser somente mais um no meio da multidão, Ele te criou com um propósito e um chamado a ser cumprido, uma vocação.

E esse chamado é estabelecido por Deus antes mesmo do nosso nascimento: “Antes mesmo de te formar no ventre materno, Eu te escolhi; antes que viesses ao mundo, Eu te separei e te designei para a missão de profeta para as nações!” Jeremias 1:5 Mas antes de entender qual é o meu chamado, eu preciso entender o que é esse chamado de Deus, essa vocação.

A definição de chamado e vocação, segundo o dicionário:Chamado = que se chamou, convocado, invocado. | Vocação = ato ou efeito de chamar; inclinação para qualquer atividade, ofício, profissão; propensão, tendência; qualquer disposição natural do espírito,  talento.

O Chamado de Cristo para o seu povo Quando recebemos a Jesus Cristo recebemos um combo completo, recebemos direitos: perdão para os nossos pecados, salvação e vida eterna, o direito a sermos filhos de Deus, saúde, paz, prosperidade, etc. Mas em contrapartida, também recebemos deveres: amar a Deus acima de todas as coisas, amar o nosso próximo como a nós mesmos, perdoar os nosso irmãos, servir os irmãos.

E recebemos também um chamado a ser cumprido: “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.” João 15:16 | “E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados”.

Marcos 16:15-18 O chamado de Deus para todos os seus Filhos é o mesmo: levar o evangelho e dar frutos! Mas muitas vezes confundimos chamado com dons.

Chamado é o objetivo, a missão a ser cumprida, dons e talentos são as ferramentas que Deus nos dá para cumprir este chamado. Por exemplo, um músico ou cantor tem um dom musical, já o diácono tem o dom de servir, as ferramentas que cada um usará para cumprir esse chamado é diferente, mas o propósito é o mesmo, o objetivo final é o mesmo: levar o evangelho e dar frutos.

Porém, muitos se escondem do chamado atrás dos dons que recebeu de Deus. Por muitas vezes ouvi pessoas dizendo que não evangelizavam porque o seu dom era outro, era servir, ou era cantar, tocar, era orar. Evangelismo não é dom, é chamado e é para todos!“Me perguntaram seu eu fui chamado por Deus, então eu respondi. Eu não tive um chamado. “Eu li uma ordem (Marcos 16:15) e obedeci.” Jorge Benny O cristão muitas vezes tem uma visão muito romantizada do chamado de Deus.

Acha que terá um sonho profético, ou receberá profecia especial ao som de trovões, ou a visita de um anjo no quarto. Pode até ser que Deus te chame de uma forma especial, mas não espere isso para cumprir o chamado de Deus. Ele já revelou seu chamado em Sua Palavra.

O chamado foi feito, cabe a nós respondermos à ele ou não.Desculpas para não cumprirmos o chamado Muitas vezes nós até entendemos o chamado de Deus para nós, mas damos diversas desculpas para não cumpri-lo.

Ou por medo ou por nos acharmos incapazes. Assim como alguns homens de Deus:Abraão: Quando Deus chama à Abraão (Gênesis 12:1-3), diz a ele faria dele um grande povo e o abençoaria, mas Abraão diz: “mas Senhor, eu não tenho filhos, não tenho herdeiros?” (Gênesis 15:2) Gideão: Quando Gideão foi chamado por Deus para livrar Israel, ele diz: “minha família é a última de Manassés, e eu sou o menor na casa de meu pai.” (Juízes 6:15)Isaías: Quando Deus chama Isaías, ele responde: “ai de mim, estou perdido, sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros…” (Isaías 6:5a)Jeremias: Quando Deus chama a Jeremias ele diz: “Ah, Soberano Senhor, eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem.” (Jeremias 1:6)Mas quero me atentar para um personagem específico, Moisés.

Ele foi chamado por Deus para libertar o povo de Israel da escravidão no Egito (Êxodo 3:1-10). Moisés se considerava um libertador pouco provável, e começou a oferecer suas desculpas ao Senhor. Vamos examinar as cinco desculpas que ele deu, e a maneira que Deus respondeu a cada uma:

1. Quem sou eu? (Êxodo 3:11-12) – Nesse momento Deus poderia ter feito um lindo discurso motivacional à Moisés, mas não, Deus simplesmente disse: “Eu estarei com você!”Muitos cristãos se recusam a cumprir o chamado de Deus porque se julgam incapazes.

Deus não quer pessoas autoconfiantes e autossuficientes, Ele quer pessoas que confiem Nele. Se você tem fugido do seu propósito porque não se acha capaz está na hora de parar de se olhar no espelho quem você é e colocar nos olhos Naquele que te chamou.

2. O que eu direi? (Êxodo 3:13-15) – Aqui Moisés já estava aceitando a ideia de ir até Faraó, mas na tentativa de ainda conseguir fugir, ele pergunta a Deus o que iria falar. A resposta de Deus era destacar Deus dos falsos deuses adorados dos egípcios, e até mesmo pelos hebreus, que acabaram corrompidos pela influência egípcia.Quando Deus te chama, Ele mesmo dá à você as palavras que deverão ser ditas.

3. Eles não crerão (Êxodo 4:-1-9) – Preocupado com a sua credibilidade, Moisés lança sua terceira desculpa. Deus considerou válida sua preocupação, então oferece a ele três sinais para confirmar a palavra de Moisés: o bordão que virou serpente, a mão que ficou leprosa e a água tirada do rio se tornar sangue. Esta é a primeira vez na Bíblia em que milagres são realizados, mostrando que o propósito do milagre é confirmar a palavra falada. Se for preciso que aconteça um milagre para que se cumpra a palavra, Ele o fará.

4. Eu nunca fui eloquente (Êxodo 4:10-12) – Moisés ainda não estava totalmente convencido, mesmo com os sinais ele ainda duvidava. Ele achava que não saberia como falar, estava mais preocupado com o mensageiro do que com a mensagem.Tendemos a supervalorizar a eloquência, achamos que Deus só pode usar aquele que fala bem, que tem um português impecável, que não tem timidez, que tem estudo, que conhece a Bíblia de ponta a ponta. Mas não é assim que Deus vê. Paulo nos ensina a valorizar a mensagem do evangelho e não a eloquência de quem prega (I Coríntios 2:1-5).

5. Envie outra pessoa (Êxodo 4:13-17) – O estoque de desculpas de Moisés havia se esgotado, a única saída que encontrou foi pedir que Deus enviasse a outro. Nesse momento a ir a de Deus se estendeu sobre Moisés. Talvez Deus esteja te chamando para um propósito e depois de tantas desculpas você fala pra Deus enviar outro.

Talvez você esteja irando o coração de Deus por recusar o chamado. O plano de Deus não poderá ser frustrado, então Ele levantará pessoas para te auxiliar.O que Deus espera de mim?Pode ser que tenha entendido que Deus tem um chamado para você, talvez você tenha se enxergado em Moisés, talvez tenha reconhecido que tem dados desculpas ao Senhor para não cumprir o seu chamado. Mas o que fazer então? O que Deus espera mim agora?

Como ouvimos, Deus tem o mesmo chamado para todos nós, que é levar o evangelho e dar frutos.

O Senhor deseja salvar essa geração, libertar os cativos do pecado, restaurar as famílias, curar os enfermos, sarar a nossa nação. Mas Ele não quer fazer isso sozinho.

Ele quer usar a nossa voz para isso, as nossas mãos, a nossa vida.

Como igreja estamos vivendo o ano da multiplicação, estamos em meio ao Projeto Natanael, para ganharmos vidas. E o que você está fazendo para isso acontecer? Deus não te chamou para sentar todo mundo na cadeira e só ouvir, para ir toda semana no PG e ouvir.

Deus quer tocar essa geração através de nós! Ele te chama para isso! Há centenas de vidas ao seu redor precisando de você, precisando da sua oração, da sua palavra, do seu abraço, do seu amor. O tempo de ganhar vidas é hoje: “Vocês não dizem: ‘Daqui a quatro meses haverá a colheita’? Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita.” João 4:35 Precisamos clamar a Deus por trabalhadores dispostos: “Então disse aos seus discípulos: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos.

Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara”. Mateus 9:37,38 Você deseja ver seu PG crescendo e se multiplicando? Você deseja ver essa igreja cheia? Você deseja ver a sua família, o seu bairro, a sua cidade salva? O que você tem feito para isso acontecer? Você tem colocado a mão na massa ou é só um expectador?“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.”

Romanos 10:14,15Deus não quer pessoas indiferentes, gente que tanto faz como tanto fez, gente morna dá nojo em Deus, gente morna será vomitada (Apocalipse 3:15-17). Pare de ficar no meio do caminho!Eis-me aqui – Deus não estará procurando pessoas perfeitas, eloquentes, conhecedoras exímias da Palavra de Deus, ele procura pessoas dispostas. Aquele que te chama, é aquele que te capacita.

Não olhe pra você, para os seus recursos, para as suas limitações, seus pecados, seus medos, olhe para Deus, Ele colocará as palavras na sua boca: “Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: “Quem enviarei? Quem irá por nós? ” E eu respondi: “Eis-me aqui. Envia-me!” Isaías 6:8 Nesta noite o Senhor nos diz: “Quem enviarei? Quem irá por nós?”.

Será que você pode responder à Ele, “eis-me aqui Senhor!” Disponha-se e deixe o resto nas mãos Dele!

 

Deus abençoe, Nívia Augusto.