Texto Bíblico: Lucas 15:25-32Já aconteceu, alguma vez, de você ter se achado cheio de razão, e de ter dito com convicção: “É sim! Eu garanto! Tenho certeza absoluta do que estou dizendo!” e por fim, você descobriu que estava redondamente enganado em seu ponto de vista?

Esse texto que acabamos de ler conta a história de um homem que passou por esta experiência. Ele se achava completamente cheio de razão e não estava (justamente nos três aspectos em que se sentia tão seguro de si, ele esta era redondamente enganado). Jesus contou esta história, querendo que as pessoas que O ouviam, se identificasse com este homem “certo” aos seus olhos, porém errado aos olhos do Pai Celestial.

Portanto, observe e procure identificar o que Deus quer que você reconheça com a história do homem certo que cometeu três erros.

1. Fazer uma avaliação errada do seu irmão (v. 30)

Observe como ele se dirigiu, falando ao pai, no v.30: “Mas quando volta para casa esse teu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele?” Este irmão mais velho errou ao julgar o seu irmão (repare que ele nem mais considerava o seu irmão, pois falou dele dizendo “esse teu filho”…). Ele não conseguia ver o fim da experiência que o seu irmão havia tido: seu irmão saiu de casa, abandonou o pai… mas agora, arrependido, estava de volta e buscava a reconciliação.

Mas ele insiste em considerar o irmão como um perdido, um rebelde, alguém sem conserto, um ingrato que não merece perdão… O pai, porém, que via corretamente, discordando daquele filho mais velho afirmou, isto que se lê no v.32: “…Meu filho… ele estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado.”
O que aprendemos com isto? Deus, que é o nosso Pai, é cheio de misericórdia! Alguém pode ter errado com você, pode lhe ter feito o que é mal, mas quando Deus resolve abraçar, resolve receber de volta em seus braços aquele que errou, nós não devemos fechar o nosso coração àquela pessoa.

Porque, pode ocorrer de alguém ficar chateado com Deus, como ficou o filho mais velho com o seu pai aqui! Já viu isso? Deus perdoa a alguém e acontece de algum irmão ficar triste, pelo que diz: “Ah! Essa não! Deus converteu fulano ou Deus ta abençoando fulano… logo fulano que me fez isso, isso e aquilo outro… e agora vou ter que aturar ele na igreja!!” Você vai errar gravemente se não aprender a distinguir um pecador perdido de um pecador remido. Jesus deixou bem claro que a nós, filhos de Deus, cabe perdoar como o Pai perdoa.

Pense bem: haverá alguma pessoa para quem você tem fechado a cara e negado o perdão? …esse é um erro que o filho mais velho cometeu e que você não deve cometer.

2. Fazer uma avaliação errada do seu Pai (v.28 e 29)

v.28 e 29: “O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele. Mas ele respondeu ao seu pai: Olha! Todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos”. Este irmão errou novamente, agora ao murmurar contra o seu pai. Ele reclamava ser alvo de um tratamento desigual. Sentia-se injustiçado. Claro que o pai respondeu, mostrando a verdade pra ele, lemos no v.31: “Meu filho, você está sempre comigo; e tudo o que tenho é seu.” Murmuração. Você sabe o que é isto? A Bíblia, no Velho Testamento, fala de como os judeus murmuraram contra Deus no deserto, duvidando se Ele estaria mesmo presente e se Ele realmente cumpriria suas promessas.

A Bíblia também nos alerta para o fato de que, corremos o risco, de murmurarmos contra Deus… corremos o risco de cometer o mesmo erro daquele filho mais velho: Será o caso de alguém aqui, achar que Deus não está sendo justo… que o está tratando com desigualdade? Deus não faz acepção de pessoas. Todos são amados… todos são queridos… A questão é que Deus é misericordioso e o nosso coração ainda é duro…

Aprenda a ser misericordioso como Deus é, aprenda a ser grato e fiel para com o Pai… você deve lutar para não cair no exemplo deste filho que se achava certo, mas que errava gravemente ao murmurar. Amém?

3. Fazer uma avaliação errada de si mesmo

v.29 – “Há tantos anos te sirvo, sem transgredir uma ordem tua…” Este irmão mais velho até parece gêmeo daquele fariseu da parábola contada por Jesus (Lucas 18:9-14), que dizia: “graças a Deus eu não como aquele publicano…”. Ele se julgava perfeito, sem erros! E este falso censo de justiça própria é terrivelmente danoso para o indivíduo. Infalível, perfeito, justo… nenhum de nós o é! Por isso, o terceiro erro deste homem que se julgava certo foi o de dispensar a humildade.

A soberba é avenida para o desastre… Não se deixe dominar por este sentimento. Você já observou que os grandes homens de Deus foram todos humildes?

Moisés: Ex 3:11 “Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?”4:10 “Então disse Moisés ao Senhor: Ah Senhor! eu nunca fui eloqüente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua.”

Gideão… Jeremias… Pedro… Todos estes homens foram abençoados e serviram ao Senhor com poder, porque antes de tudo, foram humildes. Souberam reconhecer suas limitações diante de Deus. Portanto, para não cair no erro do filho mais velho: Lembre-se que Deus resiste ao soberbo, mas dá graça ao humilde.

Conclusão :

Estes foram os erros do homem que se julgava absolutamente certo:

· Ele fechou a cara para o irmão, negando-lhe o perdão;

· Ele murmurou contra o pai, achando-se alvo de injustiça;

· Ele dispensou a humildade, achando-se muito perfeito e bom.

O pior de tudo: com esses erros ele ficou privado da festa…

Quem sabe, nesta noite, você também veio pensando que tudo estava perfeito em sua vida e agora, por um toque de Deus no seu coração, descobriu que há algo para mudar.

· Será que você está com problemas para perdoar alguém?

· Sua comunhão está rompida com algum outro irmão e você tem se negado a liberar perdão?

· Ou talvez você esteja envolvido no pecado da murmuração: tem duvidado da fidelidade do Senhor, tem sido ingrato para com Ele, achando que Ele tem sido injusto…

· Ou ainda, pode ser que você esteja sofrendo do mal da soberba. Você tem se esquecido de que os méritos da sua salvação, vem do sangue do Cordeiro e não de suas atitudes… Há soberba, orgulho, em seu coração?

Meu irmão, minha irmã: Esse, então, é um tempo para você se consertar. Ore agora e peça ao Espírito Santo para purificá-lo.

Saia daqui, nesta noite, livre…em nome de Jesus

 

Deus abençoe, Pr. Pinho.