Caído, decepcionado, derrubado, diminuído, prostrado, injustiçados, enfraquecido, debilitado, cansado, deprimido, desanimado. Quem nunca se sentiu assim? Creio que todos nós. A Bíblia está cheia de exemplos de homens e mulheres de Deus que passaram pelas mesmas inquietações. Nestas ocasiões temos muitas palavras de lamentações e amargura, nos iramos e perdemos o controle próprio. E não ferimos somente o próximo com nossas palavras, mas ferimos a nós mesmos. E nossa alma se abate.

E isso não foi diferente com o Salmista Davi.

Salmos 42:5-6Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus. A minha alma está profundamente triste; por isso de ti me lembro desde a terra do Jordão, das alturas do Hermom, desde o monte Mizar

Salmos 42:11Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.”
Fico então imaginando o salmista Davi clamando em seus salmos e dizendo: “Porque estas abatida , ó minha alma?- Porque te perturbas em mim?”. Davi, eu e você estamos sujeitos, à essas mesmas inquietações e desânimos pois a natureza humana não muda com o passar do tempo, a alma humana em sua essência continua a mesma. O salmista era um homem de Deus; no entanto, não esteve imune ao desânimo extremo. Da mesma forma, você e eu, por sermos cristãos, não estamos isentos de passar por momentos como o dele. Mesmo confiando em Deus, muitas das vezes a nossa alma se abate dentro de nós de maneira a não se aquietar. Mesmo sabendo que servimos um Deus que é Todo Poderoso, mas mesmo assim a nossa alma se perturba dentro de nós

O que leva a nossa alma a se abater? Há muito motivos, mas vou destacar três:

  1. DesânimoA pessoa desanimada costuma questionar a bondade, o amor ou até mesmo a existência de Deus e se esquece daquilo que Ele já fez por ela um dia.O desanimado, normalmente, não consegue olhar para o amanhã com entusiasmo e tem dificuldade para acreditar em dias melhores. O desânimo leva as pessoas ao desleixo, à apatia, ao choro; tira o desejo de cantar, de louvar, de adorar a Deus, de servir na igreja. É comum cantarmos, quando estamos alegres, e chorarmos, quando estamos tristes, mas cantar, quando, aparentemente, não há motivos para isso, é desafiador!

Ao nos depararmos com o desânimo, devemos fazer como o salmista –  Davi nos ensina, através de seu exemplo. Ele estava muito abatido, a sua alma estava derrubada, o choro era tão comum quanto o nascer do sol pela manhã, o desânimo era indisfarçável; mas , ele mantinha vivo o seu contato com Deus. Seu apetite pelos alimentos desaparecera, mas a sua alma tinha muita sede de Deus. Para trilhar o caminho rumo à cura do desânimo, devemos manter vivo nosso contato com Deus através da oração e leitura da Palavra.

Muitas pessoas, até dentro das igrejas,  estão se entregando ao desânimo, ocupando suas mentes com pensamentos suicidas, outras estão definhando por sustentar pensamentos extremamente pessimistas, acreditando que suas vidas chegaram ao fim.

 

Jeremias nos dá outro exemplo como vencer o desânimo

Lamentações 3:21 “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” Jeremias era um homem de Deus, mas estava passando por um momento caótico e a sua alma estava abatida. Ele estava totalmente desanimado e confuso com tudo que estava acontecendo a sua volta. Foi nesse momento que ele fez a seguinte declaração: “Quero trazer a memória o que me pode dar esperança”. Jeremias sabia que precisava manter viva a sua esperança em Deus! Quando o desânimo vem, você tem trazido à memória aquilo que lhe pode dar esperança? O que pastora? Experiencias, milagres com Deus…e a própria PALAVRA.

  1. Decepção outro motivo que leva nossa alma a se abater é a decepção. O coração decepcionado pode atirar-nos num estado de rancor, passando a abrigar feridas profundas tornando-se difícil para nós confiarmos de novo em alguém. Não podemos evitar a decepção com os que amamos. Mas podemos transformá-la numa experiência positiva para com Deus, para com o próximo e para conosco.

Jesus nosso maior exemplo – No momento em que Jesus Cristo mais precisou de seus amigos, eles o abandonaram. Depois de tudo o que fizera por eles, tudo o que lhes ensinara, tudo o que passaram juntos, eles o deixaram. Que decepção! Não obstante, Jesus foi capaz de transformar aquela provação em vitória. Superou aquele desapontamento sem permitir que isso destruísse seu relacionamento com os amigos. Devemos estar cientes de que o desapontamento acontecem em nossos relacionamentos humanos, já que estamos lidando com pessoas, que, como nós, são falhas e limitadas.

Quantas vezes não decepcionamos o Senhor? Quantas vezes não desapontamos nós mesmos? Assim também podemos desapontar os outros, ou com eles decepcionarmo-nos Jesus enfrentou a decepção com ânimo porque contemplava o Pai. Se os nossos olhos estiverem firmados em Deus e neles brotarem lágrimas provenientes do abandono, da ingratidão ou da desilusão. Podemos torná-la numa oportunidade de crescimento e enriquecimento pessoal que nos deixará ainda mais habilitados para grandes  vitóriass tem reservado o Senhor.

Como lidar e obter vitória com a decepção: Perdoando!!E sabemos que perdoar não é uma tarefa das mais fáceis para o ser humano.E mais difícil ainda perdoar a alguém que amamos, que nos entregamos, uma pessoa em quem confiamos e nos traiu. Toda decepção machuca, mas o desapontamento causado pelo cônjuge, filhos, por um amigo, um irmão, um amor, nos machuca muito. Deus, que é rico em perdoar, e exorta-nos a que perdoemos também. Não há nada de errado em se sentir decepcionado. Mas devemos saber o que fazer com esse sentimento, ou ele se transformará em algo mais sério. No mundo, não podemos viver sem decepção, mas em Jesus podemos sempre receber uma nova opção!

Em Filipenses 3.13 o apóstolo Paulo diz: “mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante”. Paulo declara que a coisa mais importante para ele é deixar o que ficou para trás e avançar para as coisas que estão adiante! Quando nos decepcionamos, imediatamente recebemos uma nova opção, e é exatamente isso que devemos fazer: deixar as causas da decepção para trás e seguir adiante para o que Deus tem preparado para nós. Ao fazer isso, recebemos uma nova visão, nova paz, nova alegria, uma nova mentalidade e decidimos seguir em frente. E Deus se alegra pois vê em nós o caráter perdoador de Cristo

  1. O pecado Pecados não confessados ou deixados leva a nossa alma a se abater. Viver dia após dia com a culpa sob o pecado que não tenha foi confessado gasta uma certa quantidade de energia emocional, nos abate, faz com que a pessoa se abata e viva deprimida. Deus não criou a culpa para ser algo que Seu povo deva viver por longos períodos de tempo. Sua intenção é que nós confessemos os nossos pecados e os abandonemos. O perdão de Deus remove a culpa dos nossos pecados passados. Há muitos outro motivos que leva a nossa alma a se abater Mas não importa o motivo o importante é lutar contra o abatimento

 

Falar consigo mesmo – Quando Davi diz assim: “porque está abatida oh minha alma, porque está tão perturbada dentro de mim” . Ele não está dizendo para outra pessoa e sim a ele mesmo, conversando consigo. Talvez você não consiga mudar o que está ocorrendo em sua volta, mas podes mudar o que acontece dentro de você. Aquieta-te!

Já errei muito em dar ouvidos uma alma aflita – Hoje aprendi e ainda estou aprendendo

que o melhor da resposta, não é saber dá-la e sim saber calar a minha alma para que possa encontrar em mim mesma resposta suficiente para depois expor. Não é um exercício simples nem fácil, principalmente quando convivemos com pessoas com os chamados estopins curtos.

 

Salmos 46:10a Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus;”

Lembram-se de Marta e Maria? Por que Jesus elogiou Maria e não Marta? Porque foi ela quem entendeu que os afazeres domésticos teriam de parar naquele momento pois era hora de ouvir e permitiu-se um sossego de alma aos pés de Cristo.

E quando Moisés diz ao povo que estava inquieto diante dos egípcios – Êxodo 14:13Aquietai-vos e vede o livramento que o Senhor fará

Aquietai-vos. Em outras palavras: “Parem com toda essa agitação, calma. Nesse sentido, eu gostaria de ter o privilégio de ser um Moisés para você e dizer: Calma. Aquiete a sua alma, para observar ao redor, analisar, receber informações das Escrituras e diretamente do próprio Espírito Santo

 

CONCLUSÃO

Há cura de Deus para a alma abatida e inquieta -Não importante o motivo, seja: desânimo, decepção, pecado ou qualquer outro motivo. O nosso Deus é poderoso para curar a nossa alma abatida. O salmista entendeu isso e colocou toda a sua confiança no Senhor. O tempo todo tratou de deixar bem claro para a sua “alma” que ela deveria se aquietar e esperar em Deus. Ele sabia que o Senhor era Poderoso para converter o seu pranto em festa. Não deixou de orar, de louvar, jamais se esqueceu de quem era Deus. Se o desânimo vier te abater (ou quem sabe já tem abatido) faça como o salmista: mantenha vivo o seu contato com Deus. Não deixe de orar. Não se esqueça de tudo o que Deus já fez por você. Não deixe de louvar e de cultuar a Deus. Não deixe de acreditar que o Senhor está no controle de todas as coisas e que é poderoso para fazer o sol nascer, após uma grande tempestade.

Deus não se esqueceu de você, amém?! Ele tem visto toda sua lágrima, seu pranto, sua dor.

Contudo, é agora, justamente agora, no meio desse furacão, em meio a essa fraqueza, sentimento de incapacidade, que o poder dEle se aperfeiçoará em você! Essa dificuldade passará. E mais do que passar… depois de passar por ela, você sairá mais fortalecido,

pronto para coisas ainda maiores de Deus para sua vida! Hoje é você. Amanhã, serão outros. E advinha quem o Senhor usará para consolar essas pessoas? Sim, você,!! Tudo isso será testemunho amanhã e, graças a você não ter desistido, Deus irá te usar na vida de muitos outros, pessoas que passarão pelas mesmas lutas que você tem passado. Chore sim. Chore bastante. Ele ainda transformará o seu pranto em festa!

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto