“Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra deste de cama, com febre. Tomando-a pela mão, a febre a deixou, e ela se levantou e começou a servi-lo.” Mateus 8:14-15

Nos evangelhos vemos diversos relatos de curas que Jesus realizou durante o Seu ministério, e com certeza Ele curou muitas outras pessoas, mas creio que os casos que foram registrados na Bíblia foram escolhidos para nos ensinar algo.

O relato da cura da sogra de Pedro é tão pequeno, mas traz para nós um grande ensinamento, uma realidade que talvez nós estejamos vivendo. Por isso, vamos juntos analisar cada personagem deste relato:

  1. Pedro

Pedro era discípulo de Jesus, provavelmente o mais velho, pois somente ele e Jesus pagaram o imposto no templo. Pedro foi o discípulo que negou Jesus 3 vezes, aquele que ao ser questionado por Jesus sobre o que diziam a cerca Dele, respondeu: “Tu és o Cristo, filho do Deus vivo”. É aquele que Jesus manda apascentar suas ovelhas, e também foi aquele que Jesus disse que sobre ele edificaria Sua igreja.

Ou seja, nesse momento Pedro está representando a Igreja de Cristo.

  1. Sogra de Pedro

Jesus encontra a sogra de Pedro dentro de sua casa, com febre e de cama. Aqui a sogra de Pedro representa a nós, que por muitas vezes Jesus nos encontra dentro da igreja, mas doentes, presos a uma cama, não naturalmente, mas espiritual e ministerialmente. Não conseguimos nos levantar e servi-lo.

Os sintomas de que algo não vai bem

A febre é um sinal de que algo fora do normal está acontecendo dentro do nosso corpo. É um alerta de que existe algo de errado. Da mesma forma existem sintomas que apontam algo de errado em nossa vida espiritual:

Negligência das disciplinas espirituais: não ora, nem lê a Bíblia;

Esfriamento espiritual: não consegue mais sentir a presença de Deus;

Indisposição: Não tem mais desejo de estar na casa de Deus, não se envolve com nenhum ministério, com nenhuma programação da igreja;

Isolamento: não quer estar perto dos irmãos;

Independência e autossuficiência: não aceita ser acompanhado e discipulado;

Murmuração: reclama de tudo, do PG, do líder, do pastor, da família;

Desânimo: não tem alegria e disposição.

Estes sintomas apontam que existe alguma coisa errada em nós. E da mesma forma que a febre é um alerta de outro problema, estes sintomas são alertas que existem outros problemas a serem tratados em nós.

A febre deixou a sogra de Pedro de cama, travada, presa, paralisada, imóvel, por isso ela não conseguia se levantar para servi-lo. Talvez você esteja assim, preso a uma cama (espiritual), está paralisado, não consegue se levantar, não consegue mais servi-lo, não consegue mais fazer a obra, não consegue mais exercer o seu chamado.

Mas assim como Jesus curou a sogra de Pedro, Ele deseja nos tomar pela mão e nos curar de tudo que nos paralisa, para que possamos nos levantar e servi-lo.

 

Quais as causa destes sintomas?

  1. Incredulidade: muitas vezes estamos na igreja, dizemos crer em Deus, mas na prática não cremos. Limitamos o poder de Deus de acordo com a nossa visão, olhamos nosso problema e o achamos grande demais pra Deus resolver.

Talvez você olhe para o seu casamento e não veja solução, olhe para o seu cônjuge e não vê possibilidades de mudança, olhe para os seus filhos e não veja salvação. Talvez você olhe para a sua situação financeira ou profissional e não veja uma saída. Talvez você tenha problemas de saúde e não acredita que Deus possa te curar.

Ou talvez você olhe para o seu PG, e depois de tantos anos, tantas tentativas frustradas, você não consiga enxergar o crescimento e multiplicação dele.

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:6 | “…tudo é possível ao que crê.” Marcos 9:23

 “Assim como o cristão cresce de fé em fé, ele pode ser destruído de dúvida em dúvida.” Pr. Wilson Silva

  1. Medo (Mateus 14:22-33): o medo está intimamente ligado à incredulidade, ele nos paralisa e nos deixa estáticos, sem atitude, sem reação. Os discípulos tiveram medo porque não creram que era Jesus naquela situação. Nós temos medo de encarar certas situações por não crer que Jesus está a nossa frente.

Não sei em qual área da sua vida você tem sido paralisado pelo medo. Pode ser na sua família, no seu trabalho, na sua vida financeira, no seu ministério. Talvez o medo (e a falta de fé) esteja te impedindo de tomar uma atitude de mudança.

Talvez Deus esteja te chamando para fazer algo, mas o medo está te paralisando.

O medo paralisa seu crescimento espiritual, e consequentemente, o crescimento da igreja. Como Deus enviará pessoas se ninguém se dispõe a ser um líder em treinamento, a ser um anfitrião? O medo de não saber falar, de não saber como liderar, como cuidar de vidas. Tudo isso é falta de crer que é Deus quem capacita.

“No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.” 1 João 4:18

Quando eu tenho revelação do perfeito amor, que é o amor de Deus por mim, eu consigo vencer o medo, pois eu sei que o amor Dele me capacita.

  1. Decepção: outro fato que causa sintomas de instabilidade espiritual é a decepção. E a decepção é fruto de expectativas erradas. A Bíblia já nos alerta em Jeremias 17:5 que maldito é o homem que confia no homem. Os homens são falhos, sujeitos a errar. Porém, muitas vezes colocamos expectativas em pessoas e nos frustramos.

Talvez você esteja colocando uma expectativa errada em seu cônjuge, esperando que ele se encaixe perfeitamente nos seus padrões, e por ele não ser do jeitinho que você quer você se frustra e coloca seu casamento em risco. Ou no seu trabalho, talvez você tenha entrado no seu emprego com expectativas que seria uma excelente oportunidade, mas acaba não sendo bem assim.

Um dos maiores motivos que fazem pessoas saírem da igreja é a decepção, com os irmãos, com os líderes, com os pastores. Infelizmente, as pessoas colocam os líderes num patamar de perfeição que não existe, e quando seu líder/pastor falha com você, você se decepciona e entra em estado febril espiritualmente, com os sintomas já ditos, como: não orar, não ler a bíblia, se isolar, não quer ser discipulado. Quando o nosso foco é Jesus, nada que fizerem irá nos parar.

  1. Insubmissão e Rebeldia: esse é um problema que volta e meia temos que enfrentar. E normalmente o insubmisso e rebelde jamais reconhece que é assim, ao contrário, afirma com toda convicção que não é insubmisso e rebelde.

O submisso não é egoísta, mas pensa como corpo. Ele entende o chamado, entende que Deus colocou pessoas para guia-lo, para ensina-lo, tem um coração ensinável para receber correções de Deus através dos seus líderes/pastores.

A rebeldia instalada em nosso coração gera muitos dos sintomas falados, pois o rebelde não quer ser confrontado, não quer ser discipulado, não quer se envolver com a igreja, não tem compromisso com sua liderança, não presta conta, faz só o que quer, quando quer e não dá satisfação pra ninguém.

  1. Pecado: Quando pecamos a primeira coisa que fazemos é tentar nos esconder de Deus, por vergonha ou por medo. Então paramos de orar, de ler a bíblia, de ir à igreja, não queremos estar envolvidos com as pessoas, queremos nos isolar. Ou ainda muitos abrem mão de tudo isso propositalmente, para poderem “pecar em paz”. Todos nós somos pecadores, mas não podemos deixar o pecado nos paralisar. Se pecamos, temos que ser rápidos em nos arrepender, pedir perdão, levantar e voltar a caminhar.

 

Conclusão:

Precisamos sondar nosso coração, e reconhecer qual desses sintomas nós temos vivido: negligência das disciplinas espirituais, esfriamento espiritual, indisposição, isolamento, independência e autossuficiência, murmuração, desânimo.

Estes sintomas revelam em nós uma instabilidade espiritual, que nos paralisam e nos impedir de caminhar com Deus, de levantar e fazer a Sua obra. Precisamos também reconhecer as causas desses sintomas: incredulidade, medo, decepção, insubmissão, rebeldia e pecado. Precisamos reconhecer para que haja mudança.

Assim como Jesus tomou a sogra de Pedro pela mão e a curou, Jesus está com as mãos estendidas para te levantar dessa cama e te curar de tudo que te paralisa. E assim como ela levantou e começou a servi-lo, da mesma forma Jesus quer te curar para te ver de pé, servindo à Ele, cumprindo o seu chamado.

Deus abençoe, Pra. Nívia Augusto.