O QUE É O DIP?

O Domingo da Igreja Perseguida foi criado em 1987, pelo Irmão André (fundador da Portas Abertas)

Há 29 anos, a Portas Abertas realiza o DIP – Domingo da Igreja Perseguida, evento que tem o objetivo de engajar a Igreja brasileira na causa dos cristãos perseguidos por amar a Jesus.

Igrejas do Brasil inteiro dispõe seus cultos ou partes deles para fazer algo em prol de quem é perseguido por amor a Cristo. Estima-se que, atualmente, cerca de 215 milhões de cristãos enfrentam hostilidade e perseguição religiosa pelo simples fato de seguir a Cristo. Essa intolerância vem de várias fontes: governo, sociedade e até mesmo da família. Qualquer um que se torne cristão enfrenta a morte. Por causa de sua fé, esses irmãos enfrentam encarceramento, agressões físicas e psicológicas, ameaças, perda de emprego ou até a morte.

PORTAS ABERTAS

É uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países onde existe algum tipo de proibição, condenação, execução ou ameaça à vida das pessoas ou à sua liberdade de crer e cultuar Jesus Cristo.

Na Coreia do Norte, por exemplo, é proibido ser cristão. Todos os cidadãos são obrigados a adorar somente o presidente do país Kim Jong Il. Quem assume a identidade cristã é punido com morte ou prisão em campos de trabalhos forçados.

A Portas Abertas atua em segredo nos mais opressivos países do mundo, fortalecendo cristãos para que permaneçam firmes diante da perseguição e sejam a luz de Cristo nesses lugares escuros

No Brasil, nossa missão é divulgar essa dura realidade vivida por cristãos, ao redor do mundo, que são perseguidos por causa de Jesus, encorajando os brasileiros a orar, contribuir e se mobilizar no serviço e socorro à Igreja Perseguida. Como os cidadãos brasileiros têm liberdade para praticar qualquer religião, não existem projetos de campo da Portas Abertas por aqui.

O DIP 2017

No dia 11 de junho, em mais de 8.280 igrejas. Milhares de pessoas se reuniram para orar pela parte da nossa família da fé que é perseguida na África.

TEMA DIP 2017

Os cristãos da África enfrentam uma das piores perseguições de sua história. Principalmente em alguns países: Eritréia, Eiópia, Mali, Níger, Nigéria, Quênia, República Centro Africana, Somália, Sudão e Tanzânia. Ao longo dos últimos anos, grupos inspirados no Estado Islâmico invadiram várias vilas e aldeias de cristais que foram hostilizados, mas não negam sua fé em Jesus Cristo. Esses grupos radicais sustentam e declaram fidelidade ao Estado Islâmico.

DIP – KAIRÓS

A Igreja Kairós, também promoveu o Domingo da Igreja Perseguida – DIP, com apresentações de nossos PGs (Pequenos Grupos), com o objetivo de conscientizar a igreja local sob a violação dos direitos de crenças dos cristãos ao redor do mundo e ainda mobilizar a igreja em favor desses irmãos perseguidos, sob o tema” JUNTOS PELA ÁFRICA”.

A igreja realizou um culto especial em que houve apresentações de vídeos curtos dos irmãos perseguidos e momentos de apresentação de monólogos. Houve também momentos de oração e intercessão.

Preparar o DIP é sempre interessante porque a gente aprende muita coisa com as informações que são passadas. Quando Jesus fala que somos um em Cristo, não se referente só ao templo ou às pessoas do seu bairro, mas sim todas as pessoas que creem no nome de Jesus, que escolheram seguir o caminho do Senhor. Poder conhecer mais delas, se envolver realmente como igreja, não tem algo que se compare a isso. Ser cristão aqui no Brasil é um privilégio, mas esse privilégio não nos torna menos participantes desta dor.

Participar do DIP todos os anos é extremamente marcante e nos faz repensar na nossa vida como cristão.

Agradecemos a Deus pela oportunidade de realizarmos o DIP em nossa igreja e oramos para que os irmãos se envolvam mais nessa causa.