II Reis 6:8-16

v.8 “Ora, o rei da Síria estava em guerra contra Israel. Depois de deliberar com os seus conselheiros, dizia: “Montarei o meu acampamento em tal lugar”.

A Síria era um dos mais poderosos inimigos que Israel já enfrentou em sua história. Tempo de guerras, onde os reis estavam em conquistas territoriais. Nesse tempo o rei da Síria levanta acampamento e marca reuniões com seus generais para montar estratégias contra Israel. E assim junto com seus generais resolveram montar uma emboscada contra o rei de Israel (povo de Deus). A guerra do diabo contra os filhos de Deus é planejada O inimigo não dá tiro no escuro.

SÓ QUE DEUS REVELAVA AO PROFETA ELISEU TUDO O QUE ACONTECIA – v.9 – ‘Mas o homem de Deus mandava uma mensagem ao rei de Israel: “Evite passar por tal lugar, pois os arameus estão descendo para lá“. Tudo o que o rei discutia no quarto fechado com seus generais, Deus revelava a Eliseu. E Eliseu ia ao rei de Israel e dizia: Olha rei a Síria está preparando emboscada para o Senhor em tal e tal lugar. Nós, como filhos de Deus, não estamos desprovidos de informação. A Bíblia diz que o diabo não leva vantagem sobre nós porque conhecemos os seus planos. Deus sempre nos avisa antes, isso “se temos comunhão com Ele”

v.10 –Assim, o rei de Israel investigava o lugar indicado pelo homem de Deus. Repetidas vezes Eliseu alertou o rei, que tomava as devidas precauções. ” O rei da Siria ouvia o profeta e não passava por aquele lugar. Aí o rei da Síria preparava a embosca e depois descobria que o rei de Israel tinha passado por outro lado. E isso aconteceu não foi uma, nem duas vezes

v.11-12 Isto enfureceu o rei da Síria, que, convocando seus conselheiros, lhes perguntou: “Vocês não me apontarão qual dos nossos está do lado do rei de Israel? ” Respondeu um dos conselheiros: “Nenhum de nós, majestade. É Eliseu, o profeta que está em Israel, que revela ao rei de Israel até as palavras que tu falas em teu quarto“. E o rei da Síria reúne seus generais e diz tem um espião em nosso meio. O coração do rei da Síria se enfureceu. Tem alguém aqui que revela ao rei o que está acontecendo nosso meio. Aí alguém se levanta e diz: “Não meu rei, é que tem um profeta lá em Israel. Tem um homem chamado Eliseu, que é um homem com quem Deus fala. E tudo que a gente fala aqui dentro Deus revela a ele. De modo que quando a gente vai colocar nosso plano em prática, O Deus deles já deu livramento”

V.13 -14 Ordenou o rei: “Descubram onde ele está, para que eu mande capturá-lo”. Quando lhe informaram que o profeta estava em Datã, ele enviou para lá uma grande tropa com cavalos e carros de guerra. Eles chegaram de noite e cercaram a cidade. ” E o rei diz, então vão lá e tragam o profeta. Se esse é o segredo de Israel, esqueçam Israel e tragam o profeta. Aí montaram um agrupamento gigante de carros, soldados e cavalos. E foram até Datã onde Eliseu estava acampado. E o texto diz que o exército da Síria cercou a tenda de Eliseu. Hoje o diabo tem problemas! Quando ele vai averiguar quem está nos ajudando e nos dando informação. Se depara com Jesus.

E o que aconteceu – v. 15 “O servo do homem de Deus levantou-se bem cedo pela manhã e, quando saía, viu que uma tropa com cavalos e carros de guerra havia cercado a cidade. Então ele exclamou: “Ah, meu senhor! O que faremos? “. Geazi que era o discípulo, o ajudante de Eliseu. Levantou a noite e foi lá fora. E ele percebe uma nuvem de soldado cercando o acampamento do profeta. E diz o texto que Geasi fica desesperado: “O que vamos fazer agora? E ele vai acorda Eliseu: “pelo amor de Deus acorda, estamos cercado”. Deve ter falado: “estamos cercado, vamos morrer! – Será que não tem sido assim em sua vida? Cercado por problemas que tem te afligido: problemas familiares, no trabalho, Emocionais, Financeiros, filhos, casamento. Como Eliseu, muitas vezes estamos cercados por todos os lados pelos inimigos que querem nos devorar. Passamos por muitos desesperos na jornada da vida cristã, sentimos acuados em meio às dificuldades e problemas que muitas das vezes sem que quisermos são proporciona a nós, temos vários medos e achamos que vamos perecer. Muitos na hora do desespero chegam ao ponto de tentar ceifar a sua própria vida, se escondem, tentam fugir, mudam de endereço ou até mesmo mudam de igrejas. Existem crentes que só enxergam perigo e ficam com medo. Essas pessoas só em dificuldades, assim como Geazi!

QUANDO NÃO TEMOS VISÃO ESPIRITUAL, OS OLHOS ATROFIADOS, SÓ ENXERGAMOS: Os inimigos como gigantes – Não podemos ignorar que há sim uma batalha espiritual. Mas há um Deus que nos cercando para nos proteger e nos dá vitória; as falhas dos outros; as impossibilidades de alcançarmos o alvo; reclamamos de tudo…enfim só vemos dificuldades

E ELISEU ACORDA E TEM UMA REAÇÃO ESPETACULAR – v. 16 “O profeta respondeu: “Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles“. Geazi desesperado. E Eliseu e responde com confiança levanta acalma o moço e diz: “Não temas! ”. Só que Geazi não tinha visto nada, só o exército Sírio cercando sua tenda. Geazi só estava contemplando a derrota. Será que essa visão de Eliseus é um tipo de dom especial predestinado a poucos privilegiados. Não! Se temos uma vida de oração e intimidade com Deus e Sua Palavra, nós também teremos os nossos olhos abertos para enxergar o sobrenatural de Deus.

AÍ ELISEU SE AJOELHA E FAZ UMA ORAÇÃO EXTRAORDINÁRIA – V. 17a- “E Eliseu orou: “Senhor, abre os olhos dele para que veja”. Por quê uma oração extraordinária? Porque era uma oração com um coração cheio de fé no Deus que Ele servia. Imagina se fosse eu ou você que estivéssemos aqui cercados por um exército sei lá do comando vermelho, armados e dissessem que vieram acabar com a Igreja Kairós. É possível que nos ajoelhássemos desesperados para orar assim: “Deus tem misericórdia de nós, nos ajuda…” Eliseu não fez nada disso. Eliseu se ajoelha para orar e ao invés de pedir um exército para combater um exército sírio, ele fala assim “Deus abre os olhos desse menino, para que ele veja. É como se ele estivesse dizendo “Deus estou diante de um grande problema? E qual era o problema de Eliseu: “Tenho um parceiro sem visão”

v.17b – “O Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu”. No meio das adversidades ali estava Deus com carros e cavalos para garantir a vitória de seu filho. Então Deus ouve a oração de Eliseu e abre os olhos de Geazi. E Geazi então vê um exército maior do que a Síria, só de carruagens de fogo. Não pense que você está sozinho nesta luta, Jesus está com você para te proteger, para te ajudar, para te socorrer. CREIA!! Não podemos esquecer que não importa a situação em que nos encontrarmos há um grande exército a nossa volta. A Bíblia diz em Salmos 34:7 “O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra.”

PIOR QUE UM EXÉRCITO INIMIGO É ESTAR JUNTO DE UMA PESSOA “SEM VISÃO” – Gente que não vê, e uma pessoa sem visão de fé certamente fracassará.

JESUS TEM PODER E DESEJA RESTAURAR NOSSA VISÃO ACERCA DE: de Deus, de nós mesmos, de nossa família, de nossa igreja, (da importância dos cultos, da fidelidade dos dízimos e ofertas, da leitura da Bíblia e da oração, da nossa missão de ganhar vidas), de nosso PG (multiplicação, novos líderes e anfitriões, manifestações do poder de Deus)

v.18 Quando os arameus desceram na direção de Eliseu, ele orou ao Senhor: “Fere estes homens de cegueira”. Então ele os feriu de cegueira, conforme Eliseu havia pedido. ” O exército dos inimigos desceu para o ataque, para a batalha. Porém o homem de Deus orou e os olhos dos soldados Sírios ficaram cegos. Quando oramos ao Senhor, o mal não prevalece, não avança.

v.19-23 “Quando o rei de Israel os viu, perguntou a Eliseu: “Devo matá-los, meu pai? Devo matá-los? Ele respondeu: Não! Costumas matar prisioneiros que capturas com a tua espada e o teu arco? Manda-lhes servir comida e bebida e deixa que voltem ao seu senhor. Então preparou-lhes um grande banquete e, terminando eles de comer e beber, mandou-os de volta para o seu senhor. Assim, as tropas da Síria pararam de invadir o território de Israel.”

Romanos 12:20-21 “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.

Conclusão

  • Dois homens no mesmo lugar e na mesma situação. Um se aflige…olhos fechados para as realidades espirituais. O outro confira. Vê com os olhos de fé. Quando temos dificuldades somos como Geazi (servo de Eliseu) ou como o profeta?
  • E Deus não retirou o moço daquela situação, o discípulo de Eliseu continuou no mesmo lugar, ele simplesmente começou a enxergar o mundo espiritual, o Senhor mudou a sua história. O Senhor quer abrir os seus olhos. Ele quer operar nesta situação que você se encontra hoje: é uma perseguição, um problema financeiro, familiar ou uma enfermidade.

Qual o vale que você se encontra hoje? O Senhor quer abrir os seus olhos e com certeza você vai poder enxergar o Seu agir sobrenatural em sua vida. Tudo pode ser tornar diferente a partir de hoje, se você conseguir abrir os seus olhos e começar a enxergar o mundo espiritual.

Onde está o rei da Síria? Onde estão os soldados? Onde estão os inimigos?

O que você está enxergando? O Senhor quer mudar a sua visão, neste problema, nesta ameaça, nesta luta, nesta dificuldade. E se hoje você deixar o Senhor abrir os seus olhos, você ira sair daqui como um vitorioso, você vai sair daqui com cabeça erguida, você vai sair confiante

“…Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8:31).

Apenas uma oração que o homem de Deus fez e que foi o suficiente para mudar a opinião daquele moço. A intervenção do Senhor muda a nossa visão, muda a maneira de como enxergamos os problemas

Qual é sua visão? O que desespera o seu coração hoje?

O que te impede de perceber que Deus cuida de você, da sua família, de seu trabalho, do seu PG..Quem sabe você está vendo: em casa um filho drogado, dívidas, desemprego, enfermidade, um pequeno salário. Quem sabe está vendo uma pequena igreja, um ministério infrutífero. Mas é isso que o Senhor está vendo? É isso que ele quer que você veja?

Ore como Eliseu orou por seu servo e peça ao Senhor para que abra a sua visão. Assim o seu foco vai mudar: do inimigo que te cerca para o senhor que te protege.

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.