Marcos 1:35 – “ De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando. ”

Lucas 5:16 – “Mas Jesus retirava-se para lugares solitários, e orava.

Hebreus 5:17Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas…

Vemos que Jesus priorizava oração – Jesus estabeleceu um exemplo de oração diária ao orar durante todos os tipos de circunstâncias:

  • Ele orou em tempos tristes, como no túmulo de seu amigo Lázaro.
  • Ele orou ao partir o pão e dá-lo para outros comerem (João 6:11).
  • Ele agradecia a Deus pelo alimento: Mateus 15:36tomou os sete pães e os peixes, e, dando graças, partiu, e deu aos discípulos, e estes, ao povo”
  • Jesus orava antes tomar atitudes:Lucas 6:12 “Ele passou toda a noite orando antes de nomear os Doze. Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.
  • Ele passou toda a noite orando antes de nomear os Doze – Lucas 6:12 “Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.

Jesus nos ensinou sobre a prática da oração diária sendo exemplo: Os primeiros seguidores de Jesus observaram seus hábitos de oração. Eles o viram frequentemente procurando um lugar deserto para falar com seu Pai. Numa ocasião dessas eles pediram sua ajuda. “Senhor, ensina-nos a orar” (Lucas 11:1). Ele os ensinou como orar, tanto por suas palavras como por seu exemplo. Ele orava frequentemente, fervorosamente e com grande fé Naquele que estava ouvindo aquelas orações. Através do exemplo de sua vida, ele está ainda nos ensinando a orar.

Os pais precisam ser exemplos para seus filhos: O exemplo sempre vem primeiro. Os seus filhos precisam ter você como exemplo não de falar, mas de presenciar seus pais orando. Crie o hábito de orar com seus filhos.

A oração era uma parte vital da vida de Jesus: Era a corda que O ligava ao Pai. A vida de oração de Jesus Lhe dava coragem e força para enfrentar as tentações do inimigo. Ele saía desses momentos de oração com mais profundo compromisso de fazer a vontade do Pai. Depois de gastar tempo na Presença do Pai, em oração Ele saia transbordando de unção e compaixão. Ele saia do lugar de oração para ir colher os frutos das vitórias obtidas em oração: milagres grandiosos, revelações, curas maravilhosas e libertações poderosas.

Todos os que querem seguir o Senhor sabem que a oração é parte essencial da vida de um crente. Entretanto, poucos oram

Mas o que é orar? Orar é um diálogo com Deus onde abrimos nosso coração para Ele, conversando com ele diariamente a fim de demonstrarmos nosso amor e gratidão a Ele, intercedendo por outros e falando com Ele sobre nossas necessidades e dificuldades. E crendo que Ele nos ouve e responde e responde. E já que a oração é um diálogo, não há necessidade de dizer frases decoradas.

E em que posição devemos orar? Em qualquer posição que demonstre submissão e reverência é aceita por Deus. E deitado só se estiver com algum problema físico.

RAZÕES PARA TER UMA VIDA DE ORAÇÃO

a) Não cair em tentação – Tentação é a vontade de fazer algo errado, é vontade de pecar ou de não fazer o que é certo. Precisamos orar para vencer esses desejos.

b) Somos mais fortes quando permanecemos em oração.

c) Nos leva a ter mais compromisso

d) Amor a Deus e ao próximo

e) Fortalecimento espiritual

f) Foco evangelístico, pois quanto mais oro mais desejo tenho de ganhar vidas para Jesus

g) Descanso

h) Autoridade – João 14:12 “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai

.i) Mas para que isso aconteça tenho que ter uma vida de oração.

j) Direção

k) Discernimento

Seria difícil calcular quantas derrotas, quantos fracassos espirituais, quantas perdas, quantas separações de casais e outras tragédias poderiam ter sido evitadas se o povo de Deus tivesse dedicado mais tempo em oração. Jesus percebeu o perigo e não caiu na armadilha de se entregar as atividades, negligenciando sua vida devocional.

ORAÇÃO POUPA TEMPO

O maior obstáculo para a oração é que estamos sobrecarregados com as outras tarefas diárias. Parece que nunca dispomos de tempo suficiente uma das maiores desculpas para não orar é que estamos ocupados. Vivemos numa grande correria. Mal acordamos, e, ainda estamos manobrando o carro da garagem, e alguém já buzina desesperadamente ou tenta nos ultrapassar pela contramão. Um segundo a mais, e relógios de ponto acusarão nosso atraso no emprego, tempo é dinheiro e, por isso, não pode ser desperdiçado. Para muitos cristãos “ORAR É PERDER TEMPO”. Entenda que quando Deus se move Ele ajuda as pessoas a fazerem mudanças em segundos, as quais levariam anos se dependesse de nos. A oração é um poupador de tempo poderoso.

Excesso de atividade hoje é status! Viver ocupado, atarefado, apressado, com a agenda cheia é chique! É uma tentação para o orgulho. Eu como pastora e trabalhando secularmente se não me policiar me sentirei tentada nisto: Aconselhamentos, visitas, fazer ligações telefônicas, preparação de estudos e pregações, separando tempo para planejar, reunir-se com a liderança. Mas tudo isso que tenho que fazer não pode tomar o lugar do meu tempo de oração diária.

Nos Tornamos escravos do trabalho escravos deste mundo – quando não oramos, quando não temos momentos de solidão com Deus, quando não levamos uma vida de oração como Jesus. Como consequência, somos uma geração que pouco ora. Mesmo entre pastores e líderes de igrejas, a oração está sendo esquecida. Hoje, temos muitos pastores e líderes correndo de um lado para outro, “trabalhando para Jesus”, porém, sem vida de oração.

A VIDA DE ORAÇÃO DE UM LÍDER SEJA DE IGREJA, PG, CÉLULA OU MINISTÉRIO – Um pastor, um líder eficaz considera o seu tempo de oração como uma das prioridades mais importantes. Você não vai encontrar na Bíblia um líder eficaz, usado com poder e com frutos que não tenha sido uma pessoa de oração. A oração torna você um líder mais amoroso e espiritualmente sensível. A oração faz com que o dia do PG tenha vida. A oração anima os discípulos, atrai a gloria de Deus para a reunião, faz o ambiente ficar cheio da unção e paz do Espírito Santo.

Como pastores e líderes devemos orar não somente para não perdemos território, mas também para ganharmos terrenos novos (Conquista). Jamais um líder de PG ou célula olhou para traz e disse. “Acho que gastei muito tempo orando pelo meu PG esta semana”, mas muitos líderes já olharam para trás e disseram “Sinto que não orei tempo suficiente pela meu PG ou minha célula

PRÁTICA DE ORAÇÃO – Ter uma vida de oração requer trabalho para criar o hábito. A disciplina de oração produz em nós o prazer de orar. O Espírito Santo vai enraizando no solo do nosso coração um desejo forte de orar e vai tirando as ervas daninhas da apatia, frieza, preguiça e negligência. Aí um belo dia descobrimos que orar não é mais um peso, uma obrigação. A oração não é um passe de mágica e nem tampouco tarefa fácil, mas ela opera realmente

Mas quem quiser cultivar uma comunhão verdadeira e eficaz com o Deus, através da oração, terá que derrotar 3 inimigos da oração:

  • As interrupções – defina um horário e lugar que não vá ser importunado
  • A sonolência – ore andando ou de pé
  • O desvaneio (pensamentos vagueando) – ore em voz alta

CONCLUSÃO

É triste, mas o que vemos hoje são pastores e líderes que não oram, membros da igreja que não oram, casais que não oram, pais que não oram, jovens que não oram. Hoje, se você ouvir a voz de Deus te conclamando a orar, não endureça seu coração. Assuma hoje a oração como prática diária, ao invés de não orar ou orar as pressas ou só na igreja. Peça ao Espírito Santo que não lhe dê descanso enquanto sua prática de oração não sair do plano do simples desejo e não passar a ser um hábito diário e depois um santo prazer. Retome com ousadia sua vida de oração! Aconteça o que acontecer, viva sua vida de oração com intensidade.

E eu lhe pergunto hoje, em relação ao seu tempo e à sua agenda, que decisões você tomará hoje para colocar isso em prática?

ORAÇÃO: “Jesus, implanta em meu coração o desejo de orar. Capacita-me a manter um momento de oração diário. Que a oração deixe de ser um uma obrigação e um peso, mas passe a ser um prazer. ”

Se você orou com sinceridade saiba que Deus está te preparando para começar a avançar.

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.