Texto: Lucas 10:25-37

Deus mostrou algumas coisas nesse texto que se encaixa no nosso dia a dia.

Lucas 10:25-29 – Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna? “O que está escrito na Lei? “, respondeu Jesus. “Como você a lê? “Ele respondeu: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’”. Disse Jesus: “Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá”. Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo?

O perito na lei = era alguém com muito conhecimento no Velho Testamento.

E um desses que conhecia as Escrituras quer colocar Jesus à prova, perguntando v.25 “como faço para herdar a vida eterna”. E responde v. 26 “o que acha que devo fazer? ”. E o perito responde: v. 27 “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo”. E Jesus completa v. 28 “Faça isso e viverá

Assim como os peritos da lei, em nossos dias, existem pessoas dentro das igrejas que se sentem melhores por ter mais conhecimento da Bíblia

II Coríntios 3:6Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica. ”

Os estudiosos da Lei sabiam tudo, mas não viviam e ainda julgavam quem não fazia. Mas ao ser confrontado por Jesus o perito da lei querendo se justificar diz v.29 “Quem é o meu próximo? ” E Jesus começa a contar um Parábola.

Parábola = histórias que se caracterizam por serem de certa forma curtas e objetivas. Elas têm o objetivo de transmitir ensinos e normalmente o fazem por meio de comparações, da explanação de fatos reais e de elementos comuns à época em que foram escritas. Os ensinos transmitidos são os mais variados, mas, normalmente, vemos ensinos ligados à moral e virtudes, à sabedoria e também à religião e doutrina.

Parábola do bom samaritano: Lucas 10:30-37 Em resposta, disse Jesus: “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele.

Aproximou-se, enfaixou lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: ‘Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’. “Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? ” Aquele que teve misericórdia dele”, respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: “Vá e faça o mesmo”.

Nessa parábola temos alguns personagens que nos dão alguns ensinamentos: os assaltantes, um sacerdote, um levita e um samaritano.

Os assaltantes – Muitas vezes, nós cristãos, saqueamos os irmãos. Quantas vezes olha para a conquista do irmão e deseja ter o que ele tem. Quantas palavras você já lançou e roubou os sonhos do coração de outras pessoas. Em Genesis 37:2-10 (os sonhos de José), vemos os próprios irmãos de José por inveja tentando roubar os sonhos que Deus tinha para ele.

E na sua vida será que alguém já tentou matar os seus sonhos? Saiba que QUEM TEM PROMESSA DE DEUS, NÃO MORRE ANTES QUE ESSA PROMESSA SE CUMPRA”.

Salmos 37:5 – “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá. ”

Dificuldade virão, mas se você se levanta e ora Deus te guardará. Se você entrega seus caminhos nas mãos do Senhor, Ele via trabalhar a seu favor.

Vemos na Parábola que lemos que o rapaz leva uma surra dos assaltantes e fica na estrada quase morto. E vão passando pessoas:

1º) Um sacerdote – O sacerdote na época servia como líder nos cultos a Deus, oferecia sacrifícios e orava a favor do povo. Nunca vamos pensar que um sacerdote teria uma atitude dessas, ver alguém precisando de ajuda e passar sem dar importância. Quantas vezes fazemos isso quando alguém precisando de algo. Hoje nós somos sacerdotes.

I Pedro 2:9 “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real… ”. E eu pergunto qual sua atitude no seu trabalho, na sua família, na escola como cristão (sacerdote). Olhamos e achamos que tudo é responsabilidade dos pastores.

2º) Um Levita – Levitas eram aqueles que ajudavam os sacerdotes, formavam a guarda do tabernáculo, e o transportavam de lugar para lugar, sua principal função era servir na Casa de Deus. E na parábola lemos que um levita faz a mesma coisa que o sacerdote: enxerga o problema e vai embora. Pensamos numa pessoa que deveria servir e se desvia do coitado no chão. Deus precisa de pessoas que sirvam. Deus nos fez para servir. Às vezes a gente tem tanto trabalho que não dá para servir ao próximo. Mas a Palavra diz que “é melhor servir do que ser servido”. Servir alguém é algo nobre.

3º) O samaritano – Samaritano, naquela época, os judeus os consideravam como impuros. Judeus e samaritanos não se misturavam. Mas na parábola vemos que o samaritano não teve a mesma atitude que o sacerdote e o levita: Lucas 10:33-35 “Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: ‘Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’.” Hoje quem são os samaritanos? São os novos na igreja, onde muito antigos não dão nada. O samaritano agradou mais a Deus do que aqueles que serviam na igreja.

Conclusão

Não sei se você sabe a importância que você tem para alguém. Sempre tem alguém que precisa ou deseja estar com você. Quantas pessoas você tem feito vibrar com sua presença? As vezes nossa rotina nos impede de ajudar ao próximo, somos egoístas. Você é o samaritano que Deus escolheu para andar ou cuidar de alguém.

 

Deus abençoe, Pr. Thiago Clemente.