Sabemos que Cristo veio à terra para livrar o homem da morte e do pecado, e o reconciliar com Deus. Também sabemos que Cristo foi a expressão do amor de Deus aqui na terra, e a maioria das pessoas dizem que Jesus veio à terra justamente para pregar esse amor. Mas embora o amor seja importante e seja de fato a marca de um cristão, não foi essa a mensagem principal de Cristo na terra, e sim o Reino de Deus. Há pelo menos 110 menções do Reino de Deus somente nos 4 evangelhos.

O inimigo é astuto, ele está sempre adaptando suas estratégias para afastar o homem de Deus e de Sua vontade. Mas ele cansou de tentar tirar o homem da igreja, ou convencê-lo de Deus não existe, ou que não é o caminho correto. Então ele descobriu que é muito mais fácil alcançar o que ele deseja mantendo o homem dentro da igreja, porém distorcendo toda a Palavra de Deus. Ele tem feito o homem perder a visão do Reino de Deus, e um cristão que não vive a visão do Reino, não vive o cristianismo que Jesus viveu e pregou.

 O QUE É O REINO DE DEUS?

Quando pensamos em Reino de Deus, ou Reino dos Céus, automaticamente pensamos que o Reino na verdade é o próprio céu. Mas Jesus nos mostra que o Reino de Deus não é um lugar: “Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem de modo visível, nem se dirá: ‘Aqui está ele’, ou ‘Lá está’; porque o Reino de Deus está entre vocês”. Lucas 17:20

O Reino de Deus nada mais é do que um sistema de governo ou domínio, onde a vontade de Deus é soberana e absoluta. Porém, ainda nesse contexto de Reino como governo, achamos que esse governo só será estabelecido após todo o cumprimento de Apocalipse e fins dos tempos. De fato, algumas passagens dos evangelhos, de I e II Tessalonicenses, de Daniel e de Apocalipse, juntas apontam para a volta de Cristo e o estabelecimento do Reino de Deus na terra.

Sabemos que chegará a grande tribulação, o anticristo governará sobre a terra, acontecerá a segunda vinda de Cristo, onde os salvos que estão mortos ressuscitarão e subirão ao céu, em seguida a noiva que está na terra, subirá. Haverá então um período de mil anos em que os justos estarão no céu, e o Espírito Santo não habitará mais na terra. Após esse período, Jesus voltará com os salvos e o restante dos mortos serão ressuscitados para o Juízo Final. E após o Juízo Final o inimigo será derrotado e preso para sempre. Então o Senhor irá refazer a Terra para os seus e estabelecerá o Seu Reino sobre a terra, e Ele governará todos os povos.

Mas o Reino de Deus não acontecerá somente após estas coisas, o Reino de Deus já chegou, Jesus inaugurou o Reino de Deus aqui na Terra. João Batista pregava que o Reino estava próximo: “Ele dizia: “Arrependam-se, porque o Reino dos céus está próximo”. Mateus 3:2. Mas Jesus disse que o Reino já havia chegado: “Mas se é pelo dedo de Deus que eu expulso demônios, então chegou a vocês o Reino de Deus.” Lucas 11:20

VISÃO DE REINO X VISÃO DO MUNDO

Agora que entendemos o que é o Reino de Deus, precisamos descobrir se nós temos vivido essa visão de Reino. A visão do Reino de Deus vai totalmente ao contrário da visão do mundo.

Visão do Reino = Governo da vontade Deus | Visão do Mundo = Governo das nossas vontades carnais

O problema é que muitos de nós quando nos convertamos a Cristo, queremos somente a parte boa da conversão, queremos apenas Jesus como Salvador, mas o queremos como Senhor.

SINAIS DA VISÃO DO REINO

1. O Reino de Deus confronta qualquer outro governo em operação

A vinda de Jesus confrontou a mente dos líderes e religiosos daquela época. Quando os 3 reis magos foram até Herodes perguntar sobre a vinda do Messias, o Rei dos Judeus, Herodes se sentiu ameaçado, sentiu que perderia seu trono, por isso mandou mantar todas os meninos menores de 3 anos. Da mesma forma os fariseus da época se sentiram ameaçados pelos ensinamentos de Cristo, por isso o perseguiram em todo seu ministério.

Da mesma forma deve acontecer conosco, para que o Reino de Deus seja estabelecido em nós, é necessário que toda outra forma de governo seja destronada. E o primeiro governo que precisa ser destronado é o meu governo. A pior coisa que pode acontecer ao homem é tentar conciliar Jesus com seu sistema. Quando Jesus vem Ele traz o Reino Dele, Ele traz o seu sistema de governo, porque Ele é Rei Soberano e esse governo irá confrontar e destronar qualquer outro sistema ou governo que estiver em operação.

Nós temos manias de “eu acho”, “eu penso”, “eu sinto”, “minha opinião é”, “eu concordo” ou “eu não concordo”, e isso não é visão de Reino, isso é visão carnal. No Reino de Deus pouco importa o que eu penso, importa aquilo que a Palavra de Deus diz, importa somente aquilo que Deus quer.

Quando Jesus entra na sua vida Ele entra pra causar, o Reino de Deus vai desestabilizar o seu sistema. E aos olhos das pessoas tudo vai parecer errado, vai parecer uma bagunça. Jesus irá virar tudo de cabeça pra baixo na nossa vida, pra depois colocar tudo no devido lugar. Se a sua vida está de cabeça pra baixo, é sinal de que Deus está tentando estabelecer o Reino Dele. 

2. O Reino de Deus traz identidade (Mateus 16:13-20)

Pedro teve revelação de quem era Cristo e em seguido Cristo revelou quem Pedro era. Muitos cristãos hoje vivem crise de identidade porque ainda não descobriram quem Deus é de fato. E eu só posso conhecer a Deus através da intimidade com Deus, do investimento no relacionamento com Ele.

Quando entendemos quem nós somos em Cristo, nós tomamos posse da autoridade que Ele nos deu e a colocamos em prática. O cristão que enfraquece em todas as dificuldades que aparecem revela que ainda não vive a visão do Reino, ainda não sabe quem Deus é e que é em Cristo Jesus.

Em Mateus 13:13-17 vemos que quando Jesus foi batizado o céu se abriu e o próprio Deus disse: “Tu és meu filho amado, em quem me agrado”. Naquele momento Deus revelou a identidade de Cristo à Ele, mas após o seu batismo a bíblia diz que o Espírito o levou ao deserto, onde jejuou por 40 dias e ali foi tentado por Satanás. E a primeira tentação de Cristo foi justamente na sua identidade como filho de Deus. Nós precisamos ter revelação de que somos filhos amados de Deus, e revelação do poder de Deus em nós.

3. O Reino de Deus é renúncia

“Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.” Lucas 9:23 • “…e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.” Mateus 10:38-39

Cantamos que queremos viver os sonhos de Deus e não os nossos, mas na prática é tudo tão diferente. Quando Deus nos pede para renunciar nosso tempo, nosso dinheiro, nossas vontades, nós recuamos e não fazemos o que Ele nos pede. É muito fácil cantar canções de entrega, difícil é viver.

“O Senhor diz: “Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens.” Isaías 29:13

O maior inimigo do Reino de Deus é nosso ego, quando nosso ego é ferido nossa resposta revela se temos vivido a visão do Reino ou a visão do mundo. Às vezes é mais fácil você converter seu bolso do que seu ego, você dá o dízimo, dá oferta, não se importa em ajudar financeiramente, mas quando Deus pede pra você renunciar seus prazeres e seu tempo aí você mostra se realmente vive o Reino.

4.A visão do Reino de Deus segundo Jesus (Mateus 5:1-11)

O reino de Deus será dado aos pobres de espírito, aos humildes, e humildade não é pensar menos de si, mas pensar menos em si. Será dado aos que choram, não por seus problemas, mas os que choram pela dor do outro. Será dado os misericordiosos, os puros de coração, isso fala de santidade, aos pacificadores, que não colocam irmão contra irmão, que não fazem fofoca. E por fim, será dado aos perseguidos por causa de Cristo.

Quando vivemos o que Cristo destaca no Sermão da Montanha estamos vivendo de fato a visão de Cristo em nós. Quando não nos importamos com o que os outros dizem a nosso respeito, a respeito da nossa fé, mostramos que estamos vivendo a visão do Reino.

5. Uma pessoa que vive o Reino de Deus tem coração ensinável

Quem vive a visão do Reino entende que o Senhor irá nos moldar diariamente, muitas vezes irá nos confrontar, que irá nos disciplinar. Porque o Senhor corrige a quem Ele ama (Hebreus 12:6). Quando não estivermos mais vendo a disciplina de Deus em nós, é hora de se preocupar.

O coração ensinável é uma atitude, e toda atitude é questão de escolha. A escolha se torna atitude, a atitude se torna um hábito e o hábito se torna um estilo de vida.

Características de um coração ensinável: Desejo insaciável pelo aprendizado e crescimento; Abertura à crítica, não podemos ter uma atitude defensiva, pessoas seguras não são defensivas; Abordagem flexível da vida; Habilidade de lidar bem com o fracasso. Sabe ouvir seus líderes e é submissa, entende que Deus estabelece pessoas na terra para nos confrontar e nos ensinar. E não rejeita a correção de Deus.

6. Na visão do Reino entendemos que fomos chamados para ser e fazer discípulos.

Deus não chamou ninguém para esquentar banco, se o se evangelho não está gerando outras vidas, seu evangelho é vazio e sem sentido. A maioria das pessoas fogem de serem líderes, mas Deus nos chamou para isso, ser um líder nada mais é do que ser e fazer discípulo, é ensinar a outros o que você aprende.

7. Na visão do Reino colocamos as coisas de Deus como prioridade

“Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas lhes serão acrescentadas. Não tenham medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar-lhes o Reino.” Lucas 12:31,32 

Conclusão: Precisamos fazer uma escolha, ou vivemos a visão do mundo ou vivemos a visão do Reino. Não dá pra viver pelas metades, ou eu abro mão das minhas vontades e decido viver as vontades do Senhor, ou o evangelho que eu vido é mentiroso. De que adianta eu orar “Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” Mateus 6:10, se eu não estou disposto a deixar Deus governar minha vida de fato.

 

Deus abençoe, Nívia Augusto.