Quero iniciar com uma pergunta: amuletos pode protegê-los?

Vamos definir o que é amuleto: Do Dicionário Aurélio:  AMULETO  é  “pequeno objeto (figura, medalha, figa, etc.) que, desde a mais alta antiguidade, alguém traz consigo  ou guarda  por acreditar  em seu poder mágico passivo de afastar desgraças ou malefícios”.

A  Enciclopédia Britânica diz que  AMULETO é   ”designação genérica de diferentes objetos aos quais se atribui a virtude mágica de guardar ou proteger quem o porta. Usados tradicionalmente para afastar o azar e trazer sorte”. Enfim, amuleto é uma figura, medalha ou qualquer objeto portátil, qualquer coisa a que supersticiosamente se atribui virtude sobrenatural para livrar seu portador de males materiais e espirituais, e para propiciar benefícios nessas áreas.

 Tradicionalmente podemos citar alguns: galho de arruda, ferradura, medalha santo, trevo de quatro folhas, patuá, vela de 7 dias, banhos, nota de dinheiro na carteira, fitinhas de santo, colares, a figa (esse é  o que alcançou maior popularidade. Usada para combater a esterilidade e o mau-olhado, é representada por uma mão humana fechada com o polegar entre os dedos indicador e médio), roupa da sorte (ex. Roberto Carlos – azul), vaso com espada de São Jorge na porta de comércio.

Será que são “amuletos ou manias inofensivas” para atrair a sorte? Lembre que nenhuma dessas manias inofensivas ou amuletos são verdadeiramente inofensivos. Pois eles estão dividindo a nossa atenção com aquele que não aceita dividir o lugar com ninguém: Deus.

Isaías 42:8 “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.”.

Quando depositamos as esperanças de conquistas e proteção nessas coisas ou num colar ou numa medalha ou qualquer coisa das que já citamos estamos dizendo que nossa fé está naquelas coisas. E elas passaram a serem nossos “deuses”. Isto é, no mínimo, fraqueza de fé.

Pois o ser humano não pode servir a dois senhores. Ou é de Deus, ou não é. O nome de Jesus não pode ser substituído por um objeto ou um produto industrializado. O uso de amuletos evidencia não uma atitude de fé, mas de falta de fé.

O que Davi (um homem segundo o coração de Deus) diz: Salmos 31:6 “Odeio aqueles que se apegam a ídolos inúteis; eu, porém, confio no Senhor.”.

Por isso o cristão jamais usará qualquer espécie de amuleto – O uso de qualquer objeto, seja no corpo, seja em nossa casa, não melhora em nada a nossa condição de filho, de herdeiro, de abençoado, de isento das investidas do diabo.  Objetos não  expulsam demônios, não quebram maldições, não substituem o poderoso nome de Jesus. Há até piadas sobre amuletos: “se ferradura dessa sorte o cavalo não puxava carroça!”.

Podemos ler Isaías 31.1 assim:  “Ai dos que confiam no poder místico dos amuletos, mas não atentam para o Santo de Israel, nem buscam ao Senhor”.  Deus não opera por esse meio – sejam cordões, pulseiras, pirâmides, cristais, velas ou qualquer outro produto. A Bíblia não apoia  tais práticas.  A  atitude de fé é o esperarmos no Senhor Jesus e  nEle confiarmos.

Vamos ver o que Jesus fala sobre isso: Mateus 9:27:30

Os dois cegos:

Seguiram Jesus – v. 27a

Fizeram-lhe um pedido – v. 27b

Creram em Jesus e no seu poder – v. 28 – “Vocês creem que eu posso fazer isso”

Receberam a cura de acordo com a fé individual de cada um e não com amuletos.

Pela ação do Espírito em nossas vidas, já morremos para essas coisas. Ao aceitarmos o senhorio de Jesus, recebemos o Espírito Santo, nossos pecados são perdoados somos  recebidos como filhos de Deus, se somos filhos, logo somos também herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo .

A nossa confiança deve ser depositada no Senhor

Salmos 40:4Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança”

Se dividirmos a nossa fé entre Deus e os amuletos, estaremos coxeando entre dois pensamentos. Não é esta uma manifestação  de fé, mas  de incredulidade, de dúvida nas promessas de Deus.

Amuletos dentro das igrejas – sempre houve pessoas que vão à igreja não porque estivessem interessadas em Deus, mas sim em resolver os seus próprios problemas Fazem da Presença do Senhor tão somente um amuleto. Não buscam ao Senhor para adorá-lo, não estão interessadas em ir à casa do Senhor e buscar sua face, nem tampouco em louvá-lo, mas na hora do aperto queremos fazer da presença de Deus um amuleto que resolveria seus problemas. Quando os convidamos para os cultos nunca podem, mas basta enfrentarem alguma situação difícil e já estão ligando para saber se podemos ir orar com eles (e de preferência em suas casas). Quando os chamamos para cultuar ao Senhor e render-lhe glória, não querem; mas quando os negócios vão mal, querem que venhamos orar em seu trabalho! Outros, descaradamente dizem: “Pastor, o senhor sabe que eu não sou muito de ir à igreja, mas, por favor, ore por mim”… Nossa geração precisa aprender a temer e amar ao Senhor, à vez de querer tratá-Lo como empregado.

Eu não preciso do amuleto para ser abençoado, não compro a benção, negociando com Deus, Ele não é comerciante. Eu sou abençoado pela Palavra de Deus, pela Presença de Deus, pelo Espírito Santo em minha vida. Eu sou abençoado por eu ser Templo do Espírito Santo. Deus me abençoa porque a sua misericórdia é grande. Eu sou abençoado pela graça de Deus. O que todos precisam verdadeiramente ter fé no Senhor Jesus, não precisamos de nada palpável, o que precisamos é de seguir exemplos de pessoas que quando aproximaram de Jesus, receberam milagres, quando a mulher do fluxo de sangue foi curada, acaso ela levou alguma coisa em suas mãos? Não! Simplesmente ela levou fé em seu coração ao ponto de pelo menos conseguir tocar nas orlas das vestes de Jesus, isto é, porque para ela talvez não fosse fácil receber o toque das mãos do Senhor, devido a grande multidão que o apertava, o que curou aquela mulher não foi a orla da veste de Jesus, o que fez receber a cura, foi a fé em Jesus. Outros exemplos foram dos leprosos, cegos, endemoninhados, paralíticos e coxos, nenhum precisou de objetos para receber milagres, precisou crer em Jesus,

E cuidado! Será que não guardamos coisas  em nossos lares que, na verdade, não são bênçãos e sim amuletos que trazem maldição. Portas de entrada da ação  de demônios em  nossas vidas e na dos nossos familiares. Precisamos eliminar  todo vínculo com as trevas que ainda permanecem em nossas casas. Precisamos verificar se não temos permitido adentrar em nosso lar objetos que são por natureza amaldiçoados objetos que temos de lançar fora e de preferência, queimar ou destruir. Pois essas coisas não proporcionam prosperidade material ou espiritual a ninguém. Quem deseja viver uma vida de paz e de abundância deve buscar  “primeiro o reino de Deus”. Confiar na proteção Dele e não em objetos.

Conclusão

Cuidado com as crendices!!! 

Há muitos crentes que creem estar protegido

Apenas por manter a bíblia aberta nos Salmos 91, isso não nos trás proteção; podendo transformar a nossa fé em superstição, a nossa confiança e fidelidade está em Deus.

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde.