Estes são dias marcados por pessoas cansadas, tristes, vazias, esgotadas, desanimadas, em crises pessoais ou de trabalho. E até dentro das igrejas podemos encontrar irmãos nessa mesma situação. Mas muitos estão vivendo como se tudo estivesse bem e outros nem perceberam que a alegria acabou.

Há sinais que muitas vezes ignoramos, quando chegamos a esse ponto, como: Você amava tudo que fazia para Deus, mas já não sente mais esse prazer; você amava estar na Casa de Deus, mas agora vem desmotivado (a), sem expectativas; anda cheio de tristeza, já não há mais alegria em servir e buscar a Deus; falta força para orar, jejuar, louvar, testificar, pregar a palavra; não consegue se locomover, porque lhe falta força; a fraqueza tomou conta de todo seu corpo; não sente mais prazer no que faz em seu trabalho; não sente mais entusiasmo em voltar para casa, estar com os filhos, cônjuge.

Quando você ignora esses sinais, você: fica mais propenso ao pecado, sendo presa fácil para o diabo, falta fé, torna-se irritado e evita as pessoas, não tem prazer em estar na igreja e em ter uma vida devocional. Além de sintomas físicos e emocionais, não anda, não cresce espiritualmente. Será que não é assim que você se encontra hoje, vazio e sem alegria?

“E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. E estavam ali postas seis talhas de pedra vazias, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo, E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.” João 2:1-10

Neste milagre de Jesus temos muito a aprender:

João 2:3 Tendo acabado o vinho..”O vinho nos dias do ministério de Jesus representava a alegria. Dessa forma, acabando o vinho, acabaria a alegria. Assim pode acontecer em nossas vidas, e quando a alegria que está dentro de você é tirada é porque alguma coisa aconteceu e ocupou o lugar da alegria. Pode ter sido uma frustação, desilusão, decepção, cansaço, desgosto, perdas, amargura, traição, falta de perdão, crise financeira, enfermidade ou muitas outras coisas que acontecem no nosso dia a dia para tirar a nossa alegria.

Talvez você não percebeu que o seu vinho acabou! Mas as pessoas que convivem com você, já perceberam que o seu vinho acabou: seu marido, esposa, seus filhos, seus amigos, seus pastores, seus líderes, os membros do seu PG, amigos.

João 2:2 – “E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. – Note que o vinho acabou mesmo Jesus estando na festa. Você pode estar vazio mesmo estando na igreja, liderando, tocando, servindo, cantando.

E o que fazer quando o vinho acaba, quando o tanque está vazio?

1.Reconhecer o Problema: Como são poucos os que têm coragem suficiente para admitir que estejam vazios. E que precisam de ajuda, recarregarem a bateria espiritual.

2. Reconhecer não é resolver: Só identificar não resolve. Não adianta eu reconhecer que o carro precisa de manutenção, combustível, carregar a bateria. É preciso desejo, decisão e atitude para resolver

3.Não existe carga rápida para isso: É um processo, é preciso recarregar diariamente. Somente Deus, o Criador e sustentado da vida pode liberar essas energias. E isso quando nos dispomos a momentos devocionais (orando e se alimentando da Palavra). Ali Ele nos renova, nos recarrega, transforma a água em vinho, traz de volta alegria.

4. Para recarregar leva tempo: Qualquer quantidade de tempo é melhor do que nada. Dia a dia gaste tempo na presença de Deus em oração, abra seu coração para Deus e assim Ele vai te renovando.

João 2:6 “estavam ali seis talhas de pedras vazias que os judeus usavam para purificações” – Talhas eram potes de pedra, uma espécie de tanque de água que comportavam de 80 a 120 litros de água. Talhas vazias é como muitas vezes nos sentimos.

João 2:7 “Jesus disse: Enchei de água as talhas. E eles encheram totalmente” – Tudo o que os servos tiveram que fazer foi encher as talhas com água. Como servos de Deus nossa parte é encher as talhas de água. Como? Com vida devocional (jejum, oração, lendo a Palavra, frequentando a igreja). Para Jesus operar o milagre as talhas precisam estar cheias. Como casal também temos que encher as talhas: marque um dia para passear, fazer uma caminhada, uma viagem com seu cônjuge.

João 2:8-9 Então lhes disse: “Agora, levem um pouco do vinho ao encarregado da festa”. Eles assim o fizeram, e o encarregado da festa provou a água que fora transformada em vinho, sem saber de onde este viera, embora o soubessem os serviçais que haviam tirado a água. Então chamou o noivo”. – Quando Jesus opera o milagre transformando a água em vinho, em nossas vidas, todos ao nosso redor irão perceber, e muitos não entenderão o que aconteceu.

Se você já ficou sem combustível, sabe que é impossível continuar rodando por muito tempo, pode até ser possível andar em ponto morto por certo período, mas é impossível seguir em frente sem combustível. Sem dizer que tanque vazio danifica o carro. Aquela luzinha da reserva deve aparecer no painel do seu carro somente em casos de emergência. Não deve ser um hábito rodar com ela mostrando que falta pouco para acabar o combustível. Poucos motoristas sabem, mas o hábito de andar com o tanque sempre quase no vazio pode provocar panes no carro. Outro problema que pode resultar de rodar com poucos litros de combustível é o entupimento. Quando o nível no tanque está muito baixo, aumentam os riscos da bomba puxar sujeira que se acumula no fundo do tanque.

O que nos leva a esse esvaziamento em nossas vidas?

1.Não cuidar do nosso corpo: Treinamos o nosso corpo para ignorar as advertências físicas. Quando está cansada não consegue dormir. Quando está doente, mas não consegue parar. Aí chega um momento em que se não consegue mais seguir em frente. Precisamos cuidar do nosso corpo, pois é o templo do Espírito Santo. Alimentação correta, exercícios físicos, tempo de descanso, exames médicos periódicos. Quando estamos com o físico doente perdemos a alegria.

2.Ocupados demais: Ocupados demais pode estragar nossa alegria. Quando estamos ocupados demais, colocamos em risco várias áreas de nossas vidas: relacionamento com Deus, vida espiritual, família, casamento. E o desafio de estarmos ocupados demais é impedir que as nossas vidas espirituais sejam afetadas. Os perigos são sérios, ocupação em demasia ataca tudo.

3.Influências de palavras negativas: Não se deve dar ouvidos a tudo o que os outros dizem. Às vezes as palavras que escutamos é tão ruim que deveremos renunciá-las. A palavra contaminada entra em nós com uma ordem: “fique triste”, “fique com raiva”, “brigue”, “discuta”, “tire satisfações”. Renunciemos a essa ordem que contamina o coração. As palavras que ouvimos podem roubar nossa alegria, nosso entusiasmo e muitas vezes até nos tirar do caminho. A voz tem um significado importante, pois é portadora de vida ou morte. Por isso, cuidado com o que você ouve, pois isso vai influenciar sua vida.

Na carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo é direto em seu conselho: “Não se deixem enganar: as más companhias corrompem os bons costumes.” (1 Coríntios 15:33). Evite pessoas negativas, pois elas são as maiores destruidoras de entusiasmo, paz e alegria…Preste atenção em como seus pensamentos mudam quando você se depara com pessoas negativas. Procure pessoas positivas, assim como pessoas negativas podem lhe causar esvaziamento, uma pessoa positiva pode te trazer um novo ânimo, nova alegria. Identifique as pessoas positivas em sua vida. Passe um tempo com elas regularmente. Um rápido almoço com um colega de trabalho alegre ou um passeio com um amigo agradável, podem lhe ajudar a se manter bem. Decida firmemente que você não vai permitir que pessoas negativas determinem como você pensa, sente ou se comporta.

4. Dar ouvido a Satanás: Por que damos tanto ouvidos a Satanás? Como assim? Você pode ter dito imediatamente: “Não dou ouvidos ao diabo”! Conscientemente não, mas o inimigo é sagaz e astuto, muitas vezes usa pessoas aparentemente santas para te dar maus conselhos ou coloca pensamentos em nossas mentes roubando nossa alegria e nosso ânimo. Infelizmente muitos de nós estamos mais inclinados a seguir os conselhos do diabo, do que a fazer a vontade de Deus. Exemplos: “Você vai ficar calado?”, “todo mundo se aproveita de você”, “ninguém manda na sua vida”, “você é muito bobo mesmo”, “seu marido não te ama”. Repreenda, é o diabo!

Conclusão:

Você não vai conseguir transformar a água em vinho, só Cristo pode realizar o milagre e trazer uma nova alegria, uma nova motivação, um novo entusiasmo para seguir em frente em todas as áreas de nossas vidas. A expressão mudou da “da água pro vinho” fala disso. Isso é o milagre da transformação.

O que tem roubado sua alegria? Por que tem se sentido vazio? Excesso de trabalho? Problemas não resolvidos em casa? Prazos constantes a serem cumpridos. Trabalho com equipe que não coopera, não tem compromisso e não conclui tarefa no trabalho ou na igreja?

Como você tem se sentindo hoje, sem entusiasmo, irritado, cansado, abatido, desmotivado? Saiba que não é o fim! Todos nós precisamos de novos começos. Saiba que o Senhor está pronto para encher a sua vida. Às vezes, Jesus permite que andemos vazios ou na reserva por certo tempo, até reconhecermos que Ele é a fonte suprema de combustível para nossa vida, para o nosso ministério. Sem Ele não podemos continuar,

Se Jesus permitiu que você chegasse a um esgotamento, o que você acha que Ele quer lhe mostrar?

 

Deus o abençoe, Pra Ivanilde Augusto.