Filipenses 3:10 Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte

A maioria das pessoas está bastante interessada em mudar porque percebe que sempre há o que melhorar. Mas muitos chegam a conclusão: “Por que não consigo mudar?” Quero mudar, e quero mesmo, mas não sei como, ou não tenho forças”.

E, na tentativa de mudança, frequentemente, muitas coisas são feitas. Algumas pessoas correm atrás de seminários e cursos, em busca de algo que possa produzir mudança rápida.

Essa é a grande questão: onde conseguir o poder para mudar? Como me livrar da situação em que me encontro? Tenho uma boa notícia: o Cristianismo oferece o poder para mudar. O cristianismo oferece o poder de que precisamos: o poder da ressurreição.

O poder da ressurreição, o poder que ressuscitou Jesus dentre os mortos  esse poder está à disposição para a vida de todos nós ser mudada. O poder que fez Jesus ressuscitar dos mortos está à disposição para mudar a sua vida! A coisa mais importante na vida é a pessoa conhecer e experimentar esse poder, o poder que Deus usou para ressuscitar Jesus.

O apóstolo Paulo escreve: “Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição (Filipenses 3:10). Em trecho da Bíblia, lemos: Efésios 1:19-20

a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força. Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais ,”Esse poder que age em nós é a mesma força poderosa que Ele usou quando ressuscitou Cristo e fez com que ele se sentasse ao seu lado direito no mundo celestial”.

Paulo usa uma palavra grega para “poder”, ele usa: dynamis, de onde veio a nossa palavra dinamite. Portanto, ele está dizendo: “Deus deseja dar para você o poder da dinamite em sua vida, o poder que pode mudar a sua vida!”.

O mesmo poder que levantou Jesus dos mortos, é justamente esse poder que está à sua disposição, agora mesmo, para transformar a fraqueza da sua vida em força, a tristeza da sua vida em alegria, a miséria da sua condição em estado de honra. De acordo com a Bíblia, o poder da ressurreição é o poder que vence nossos problemas e é o poder que transforma o nosso jeito de ser.

O Poder de Deus vai cancelar o nosso passado

O poder usado para ressuscitar Jesus dos mortos é o mesmo poder que cancela o nosso passado. Pensemos em nossos fracassos, erros, pecados, arrependimentos. O poder de Deus cancela cada um deles, a partir do momento que nos arrependemos e pedimos perdão a Ele. E, quando digo cancelar, não estou falando em fazer de conta que nunca tivesse acontecido.

A palavra cancelar significa eliminar, neutralizar… é isso que o poder de Deus faz ao nosso passado. Você já começou a fazer algo e desejou poder começar tudo de novo? Está pintando a sala de sua casa, depois dá um passo pra trás e vê que a cor, no mostruário, parecia perfeita, mas na parede, não ficou boa…

Então, desejaria começar tudo de novo? Uma porção de pessoas sente isso a respeito da vida. Dizem: “Cometi tantos erros. Ah! como gostaria de poder apaga-los e começar de novo!”. Os fracassos, os problemas, as decisões erradas, os pecados cometidos – todos sofremos por causa deles. Algumas pessoas, parecem, que simplesmente não conseguem abandonar o passado e, em resultado disso, deixam de viver o presente. Pessoas assim vivem em constante estado de arrependimento.

Elas falam: “Ah! se eu não tivesse feito isso” ou “Ah, se eu tivesse mudado”. Sempre estão atormentadas por lembranças dolorosas: “Eu fracassei; vou pagar por isso o resto de minha vida”.  Deus diz que não é necessário andar por aí com um peso de culpa nas costas… Você não precisa viver carregando feridas do passado nem lembranças de erros cometidos.

Em Colossenses 2:14, lemos que Deus perdoou todos os nossos pecados e cancelou cada registro de dívida que tínhamos de pagar. Deus fez isso deixando que Jesus fosse morto na cruz. Portanto, Jesus conhece os erros que você cometeu na vida até o dia de hoje. E Jesus não veio apagar os seus erros, Ele veio para desfazer os seus erros… Não veio para condenar você, mas para transformar você… Veio para limpar a sua ficha! A Bíblia diz que é isto que Deus faz com os erros que cometemos. Quando Jesus morreu por nós na cruz, Ele limpou a nossa folha.

Em Jeremias 31:34, Deus diz que nunca mais irá se lembrar dos nossos pecados. Essa é uma das declarações mais impressionantes da Bíblia: o Deus que fez o mundo esquece os nossos pecados. Hoje, quando nos achegamos a Deus, reconhecendo os nossos pecados e pedimos perdão, então Deus cancela nosso passado. Ele resolve esquecer os nossos erros, as nossas folhas, os nossos fracassos.

Essa é uma boa notícia! Mesmo que você viesse a morrer esta noite e se apresentasse diante de Deus no céu, você poderia perguntar a Deus a respeito de algum pecado que tenha cometido ontem, e Deus iria dizer: “Que pecado? Eu não me lembro de nenhum pecado seu!” Deus cancelou o seu passado! Por que Deus pode cancelar o nosso passado? A explicação está em João 19:30, onde lemos isto:

Quando ele tomou o vinho, disse: – Tudo está consumado! Então baixou a cabeça e morreu”. Quando Jesus morreu, uma de suas últimas declarações na cruz foi esta: “Tudo está completado… Está consumado”. No grego que Jesus falava, a palavra é uma só, tetelestai, cujo significado literal é “totalmente pago, cancelado, quitado”.

Tetelestai era a palavra que os comerciantes escreviam nas contas quando elas eram pagas. Tetelestai era também a palavra que ia carimbada sobre um documento que continha uma sentença de prisão anulada. O pedido de prisão anulado, recebia esse carimbo tetelestai, que significa, cancelado.  Jesus diz que foi exatamente isso que Ele fez na cruz. Na cruz, Jesus pagou totalmente, cada pecado que você cometeu.

Em Romanos 8.1, lemos o seguinte: Agora já não existe nenhuma condenação para os que estão unidos com Cristo Jesus “Jesus foi crucificado para você deixar de se crucificar!  Agora, a pergunta é: Se Deus esquece um pecado no momento em que você o confessa, você não acha, que você poderia esquecer aquele pecado também? Quanto tempo você fica pensando numa conta que você já pagou? Eu costumo me esquecer das minhas contas que já foram pagas. Das contas a pagar, não podemos esquecer. Mas, por exemplo, eu não me preocupo mais com a conta de luz do mês passado, porque ela já foi paga! Se já paguei aquela conta e não me preocupo mais com ela.

Lemos em Miquéias 7:19De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar” E alguém disse que, quando entregamos a Deus todos os nossos erros e fracassos, então, Ele joga tudo no mais profundo do mar, e aí, coloca um aviso dizendo: Proibido Pescar, Deus não quer que fiquemos a puxar os nossos pecados para fora.

O apóstolo Paulo em Filipenses 3:13-14…uma coisa eu faço: Esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória.

Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus”. Contudo, podemos anular o poder de Deus em nossas vidas, deixando de crer que Ele verdadeiramente nos perdoou.

Conclusão

Diga com convicção: O poder de Deus é o poder para cancelar o meu passado.

Você tem tido dificuldades por causa do seu passado? Porque você sofreu abuso de todos os tipos, sofreu rejeição, abandono, e hoje, vive em depressão, doente, com falta de esperança… Vive cheio de decepções? O poder de Deus é extraordinariamente poderoso para cancelar o seu passado.

Nessa hora, permita que a Presença e o Poder de Deus toquem as áreas sensíveis da sua vida. Permita que o Espírito Santo, o Espírito de Deus, entre nos lugares feridos do seu coração.

O Espírito Santo de Deus é atraído pelas nossas feridas e falhas, porque Ele é o poder de Deus em ação e que está disponível para todos.

Então, quando você deixa Deus entrar, Ele transformará seu ódio, sua amargura, sua injustiça. Deus mudará a sua vida, e você se levantará do seu passado de cinzas para uma vida completamente nova e vitoriosa.

Você crê que por meio de Jesus, Deus limpa o seu passado de todos os seus pecados, erros, atitudes más? Se você está tendo essa fé no fundo do seu coração hoje (porque a fé vem pelo ouvir a pregação da Palavra de Deus), então, não se sinta mais culpado. E a partir de hoje você deve deixar Jesus entrar na história da sua vida.

E quando você deixar Jesus entrar em sua vida, o Espírito Santo vai agir, e a unção, o poder de Deus irá transformar você.

 

Deus abençoe, Pr. Pinho.