II Reis 20:1-7 Naquele tempo Ezequias ficou doente, e quase morreu.O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse:Assim diz o Senhor: Ponha em ordem a sua casa, pois você vai morrer; não se recuperará. Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor: Lembra-te, Senhor, como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera. Tenho feito o que tu aprovas. E Ezequias chorou amargamente. Antes de Isaías deixar o pátio intermediário, a palavra do Senhor veio a ele: Volte e diga a Ezequias, líder do meu povo: Assim diz o Senhor, Deus de Davi, seu predecessor: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; eu o curarei. Daqui a três dias você subirá ao templo do Senhor. Acrescentarei quinze anos à sua vida. E livrarei você e esta cidade das mãos do rei da Assíria. Defenderei esta cidade por causa de mim mesmo e do meu servo Davi’. Então disse Isaías: Preparem um emplastro de figos. Eles o fizeram e o aplicaram na úlcera; e ele se recuperou.”

Quem nunca recebeu notícias ruins na vida? Notícias que nos surpreendem negativamente. Em determinado momento tudo parece caminhar tranquilamente, quando de repente elas vêm com força contra nós. Mas como Deus deseja que lidemos com essas notícias

ou momentos difíceis que enfrentamos onde se exige uma tomada de atitude? A Palavra de Deus nos ensina como lidar com esses momentos, através da passagem citada, onde rei Ezequias sentiu o impacto das más notícias quando o profeta Isaias, leva até ele um recado de Deus: II Reis 20:1 “Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás.” Vemos que a forma como o Rei Ezequias recebeu a notícia, demonstra que ele tinha no coração plena certeza a respeito da ação poderosa do Senhor sobre tudo.

II Reis 20:2Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor…” Essa é a atitude que agrada a Deus. Muitos, no lugar de Ezequias, reagiriam de maneira bem diferente. Certamente, alguns, tomados pelo desespero, se descontrolariam, outros cairiam em profunda depressão,  e haveria os que blasfemariam culpando a Deus.

Diante da dor não devemos nos calar, mas apresenta-la a Deus em oração – Ezequias com o corpo debilitado e enfraquecido pela enfermidade, mas com o espírito forte, não conseguindo levantar-se do leito ali mesmo virou-se e com o rosto voltado para a parede.

e fez seu clamor através de uma oração ao seu Deus. Seu primeiro e único recurso foi a oração. Deus ama como agimos dessa maneira nos momentos difícieis.Ezequias não aceitou a tragédia pessoal. Ele tinha diante dele um leque de opções: murmurar, revoltar-se, amaldiçoar, abandonar, se acomodar e aguardar. Todas essas opções, com certeza, o levariam a uma situação ainda pior… Que desagradaria a Deus. Mas ele escolheu orar, clamar a Deus… A oração sempre deve ser nosso primeiro recurso. E vemos que a oração dele não foi agressiva… Não temos o tom de voz que Ezequias usou, mas ao olharmos para essa oração vendo as palavras que ele pronunciou, FOI UMA ORAÇÃO SINCERA E DE CORAÇÃO: II Cron. 20:3Lembra-te, Senhor, como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera. Tenho feito o que tu aprovas“.

Deus usa pessoas para responder  às orações que lhe fazemos.

II Reis 20: 4-5 Antes de Isaías deixar o pátio intermediário, a palavra do Senhor veio a ele: “Volte e diga a Ezequias, líder do meu povo: ‘Assim diz o Senhor, Deus de Davi, seu predecessor: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; eu o curarei”. Daqui a três dias você subirá ao templo do Senhor. ”

Deus usou Isaías para comunicar a Ezequias que sua oração fora ouvida. Deus poderia falar diretamente a Ezequias. Deus poderia ter se apresentada por meio de um sonho. Deus poderia ter recorrido a um anjo. No entanto, ele usou uma pessoa: o profeta Isaías.

Isaías estava no centro da cidade, o que indica que Deus usa pessoas comuns, Deus usa a mim e a você. Isaías era um profeta, mas estava no centro da cidade, numa circunstância nada profética. Possivelmente Isaías estava em alguma atividade não religiosa

e Deus o chamou para ser seu emissário. É assim ainda hoje. Deus usa pastores e líderes, mas usa  também qualquer um de nós, desde que estejamos dispostos a servir como emissários dele. Ele foi usado, porque estava pronto para ouvir a voz de Deus, não por ser profeta. Deus não usa pessoas especiais. Ele usa pessoas comuns que se tornam especiais quando ouvem a sua voz. Você pode ser especial, mesmo tendo suas funções.

E como Deus foi maravilhoso, acrescentou 15 anos de vida a Ezequias – Ou seja, curou ele daquela enfermidade e mudou sua história. Mas com que fez Deus mudasse a sentença de Ezequias? Foi o choro dele? Com certeza não! Então foi o fato dele ter orado? Não necessariamente. Pois não adiantaria a Ezequias ter feito àquela oração, usado aquelas palavra. Se elas não fossem verdadeira, Deus olharia sua oração e diria “sua oração é mentirosa… Sua vida não é assim”.

E chorou muitíssimo (v.3) – Ezequias se humilhou diante do Senhor não somente em oração, mas também com muito choro. Chorar não é sinal de fraqueza. Quer vencer os desafios da vida? …seja natural diante de Deus. Se você se aproxima de Deus como rei, cheio de direitos, cheio arrogância você não alcançará a bênção de Deus.

Houve uma época na minha vida em que eu não me expunha na presença de Deus. Eu me comportava assim, todo cheio de regrinhas: ir ao culto, sentar quando todos se assentam,  levantar quando todos levantam, dizer “amém” no final da oração, porque nessa hora, todos falam “amém”… Tudo era mecânico para mim… Até que eu me cansei disso, ou melhor, dizendo, Deus se cansou… Cansou-se daquela mesmice de sempre na minha vida e disse “Vou soprar fogo sobre ela; quero uma adoradora envolvida com minha Presença”.

Então fui deixando as regrinhas de homem de lado: comecei a levantar as mãos (até à metade, mas levantava escondido entre os bancos, mas levantava), eu fui me expondo. Hoje estou aprendendo a me expor mais: posso dançar, pular, rir, chorar em Sua presença… e na sua também, sem me envergonhar.

Quer vencer os desafios da vida? …seja natural diante de Deus. Talvez você precise aprender a chorar como Ezequias, diante do Senhor, pois chore, humilhe-se diante d’Ele, busque a Deus com intensidade, se exponha sem reservas. Ezequias no seu traje de rei, não se conteve, encostou o cetro real de lado, tirou a coroa da cabeça, pôs no chão e chorou diante de Deus, como uma pessoa no seu natural…

O Senhor fala a Ezequias dizendo: v.5 “Ouvi sua oração e vi suas lágrimas”. A verdade é que o que fez o Senhor mudar a sentença foi à maneira que aquele homem escolheu para viver.  “Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração e fiz o que era reto aos teus olhos…” Vamos tomar isso como exemplo pra nossa vida também!

Mas nem sempre Deus responderá as nossas orações da forma que gostaríamos – Deus tem planos que nem sempre “casam” como gostaríamos. E aí, amaldiçoamos a Deus? Não! O verdadeiro servo de Deus sabe respeitar as decisões do seu Pai

II Co 12:8-9 = Paulo orou três vezes e qual a resposta? V.9 “Mas ele me disse”: “Minha graça é suficiente para você.” Paulo poderia se revoltado contra Deus e desistido da fé, mas ele declara: v. 9De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.” Paulo de submete, de coração à vontade de Deus, sem revoltas, mas com um coração aberto, buscando compreender os propósitos do Pai.

O fato de sermos cristãos não significa que estamos assegurados contra qualquer tragédia

Somos atingidos também pelas tribulações da vida. É a condição financeira que entra em colapso, impossibilitando honrar os compromissos; o emprego que não vem;  assaltos; filhos problemáticos e rebeldes; casamento que não anda bem; dentre outros que compõem uma longa lista.

Então, qual a diferença de ser ou não cristão?  A diferença é que nas provações e lutas da vida não estamos sozinhos. Temos um Deus conosco. Temos uma esperança que nos sustenta, a esperança de que até a  morte não é o fim, pois Deus nos ressuscitará e nos dará a vida eterna. Mas quem não teme ao Senhor sofre só e sem esperança.

Conclusão

Aprendemos com a experiência de Ezequias que nunca devemos desacreditar da oração e nunca deixar de orar;

Talvez você esteja enfrentando algumas lutas e algumas perdas em sua vida. Quem sabe está sofrendo baixas em sua vida financeira e isso angustia muito o coração. Talvez, esteja passando pelo drama de ver seus filhos envolvido com o mundo. Talvez, como Ezequias, esteja enfrentando o drama de uma doença grave. Talvez, esteja vivendo o drama de um casamento machucado, cheio de incompreensão, enquanto esperava mais presença, mais companhia, mais compreensão, mais carinho, mais amor. Talvez, esteja passando por noites muito longas buscando respostas, explicações, mas a única resposta é o barulho da tempestade que assolou sua vida. Deus pode reverter este quadro, levante os seus olhos para o alto, coloque o joelho no chão, clame, chore dizente Daquele que pode mudar sua história.

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.