Texto Bíblico: Romanos 8:18-22

Nos primeiros versículos Paulo relata 3 verdades a respeito do evangelho e dos filhos de Deus:

  1. Haverá sofrimento: Paulo escreve a carta aos romanos num contexto histórico de perseguição do Império Romano, onde os cristãos não podiam professar sua fé publicamente, ou eram presos ou até mortos. Nós não sofremos esse tipo de perseguição hoje, onde vivemos, mas passamos por outros tipos sofrimentos. Jesus disse em João 16:33: “… no mundo vocês terão aflições, mas animem-se, pois eu venci o mundo”, ou seja, sermos filhos de Deus não nos isenta dos dias maus.
  2. Há uma glória a ser revelada: a glória de Deus é a Sua presença manifesta ao homem. No antigo testamento vemos a glória sendo manifesta na natureza (sarça ardente) ou até com um conceito físico (Isaías 6). No novo testamento Jesus foi a glória encarnada, manifestada em milagres. Existe uma manifestação poderosa da presença de Deus na terra a ser revelada.
  3. Há uma expectativa de uma geração: existe uma expectativa a respeito de nós, filhos de Deus, tanto na terra, como no céu. Vivemos uma geração caída, dominada pelo pecado e por toda sorte de perversidade, e essa geração espera a manifestação dos filhos de Deus.

A geração dos últimos dias

Uma geração caída (Mateus 24:1-14,33): se compararmos as palavras de Jesus a cerca dos últimos dias e o que vemos diariamente, podemos afirmar que vivemos somos a geração dos últimos dias.

Porém, muitos cristãos limitam sua visão dos “últimos dias” a estes fatos, a ideia quem muitos tem é de que Deus perdeu o controle da situação e o diabo se apoderou de tudo, o que não é verdade. Todas essas coisas já foram determinadas pelo Pai, para que no meio dessa geração caída se levantasse uma geração que manifestasse a glória de Deus na terra.

A geração do avivamento (Atos 2:17-21): a igreja atual está às portas de viver o maior avivamento da história da igreja, em escala mundial, a glória de Deus há de ser revelada à esta geração caída, através da manifestação dos filhos de Deus. E para a nossa nação existe uma glória especial, profecias foram liberadas sobre nós dizendo que seríamos celeiro de missionários.

Precisamos parar de olhar para essa geração com olhar de lamentação, com a sensação de que fomos vencidos por Satanás e ele dominou tudo, e o que nos resta é sentar e esperar Cristo voltar. E nos posicionar como filhos de Deus, assumindo nosso papel como agentes transformadores.

Precisamos parar de depositar nossa confiança em homens, de esperar que os problemas da nossa nação sejam resolvidos pelos políticos e governantes, ou pela mídia massiva. A resposta para essa geração está nas mãos da Igreja, as trevas só ganham espaço onde a igreja não se posiciona.

Precisamos, como Igreja, abandonar essa postura de omissão, de medo, de timidez e de comodismo e assumir nosso lugar, nossa identidade de mais que vencedores em Cristo Jesus. Nós somos a resposta para esta geração, eu e você fomos chamados para mudar o cenário ao nosso redor.

Qual sua resposta ao chamado de Deus?

Nínive estava vivendo uma geração como a nossa, então Deus chama Jonas para pregar àquele povo, mas Jonas foge porque ele não acha aquele povo era merecedor do perdão de Deus. Quantas vezes nós fugimos de levar a libertação às pessoas, achamos que é “pesado demais”?

Moisés foi chamado para libertar o seu povo do Egito, por um momento ele não se achou capaz e tentou fugir, mas compreendeu que o seu chamado em libertar aquele povo da escravidão era maior do que o que ele precisaria enfrentar.

Romanos 8:20-21 – Moisés libertou o povo da escravidão egípcia, hoje nossa geração espera a manifestação dos filhos de Deus para libertados da escravidão do pecado. Você poderia ter nos feito nascer em qualquer outra geração, mas Ele escolheu essa geração, então é nela que devemos investir, é por ela que devemos chorar e clamar, é por ela que devemos lutar.

Existe um anseio ardente desta geração pela manifestação dos filhos de Deus.

Para manifestarmos a Glória de Deus nesta geração, nós precisamos:

Ter visão da eternidade:  entender que a vida não se resume as coisas terrenas, precisamos viver para o Reino. Quanto temos uma visão grandiosa da glória de Cristo, tudo se torna tão pequeno, nossos problemas e limitações se tornam insignificantes perto da missão que temos.

Buscar um alinhamento espiritual:  nossa vida, nosso coração, nossos sonhos, planos e nossas vontades precisam estar alinhados à vontade de Deus.

Sair da zona de conforto: As coisas que nos acomodam nos afastam das coisas de Deus, até mesmo as que são lícitas. Você não vai mudar o mundo sentado nessa cadeira domingo após domingo.

Levantar um clamor verdadeiro por essa geração: não podemos olhar para essa geração com olhar de acusação somente. Eles possuem o entendimento cegado por Satanás (II Coríntios 2:4). Ao invés de acusar, precisamos levantar um clamor que atraia a presença de Deus à essa geração.

Conclusão:

No meio dessa geração caída, Deus tem levantado uma geração diferente, posicionada e comprometida a levar o evangelho, resgatando e curando essa geração. Nós fomos chamados para ser resposta à esta geração, vamos fugir como Jonas ou vamos responder como Moisés?

 

Deus abençoe, Pra. Nívia Augusto.