Apocalipse 21:5 “E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.”

Deus é um de Deus de coisas novas, um Deus de novidades. Deus tem coisas novas para nossas vidas!!!! Mas muitos de nós temos tanto  medo do “novo”. Preferimos ser conservadores, ficar na zona de conforto, acomodados e arriscamos muito pouco.

Quando o “novo” bate a nossa porta…dizemos é um fantasma…Tudo que é novo assusta…é desafiador, pois requer muitas vezes abandono de conforto, rompimento do passado…coragem para não retroceder.

Por isso e por outros tantos motivos nos amedronta. Mas quando colocamos Deus para que esse novo aconteça, não temos o que temer. Temos sim é que nos  preparar e Deus é quem faz o Novo acontecer. É como quando uma mulher está grávida, a vida dela passa por um processo de mudanças. O corpo muda, os sentimentos mudam, a vida muda, a casa muda. Tudo muda. Por quê? Porque está vindo algo novo, uma nova vida.

Durante o tempo da gestação ela vai se preparar para receber esse bebê. Vai fazer o enxoval, arrumar o quarto, vai fazer os exames (pré-natal). E quem faz tudo isso acontecer? Como esse bebê se desenvolve dentro da barriga dela? É Deus que traz vida. Ele que faz vir à existência a nova vida, o novo. Mas para que algo novo de Deus aconteça em nossas vidas, sem dúvida, é necessário que tudo o que é velho, saia de nós.

É isso que quero lhes propor, que saia o velho para que entre o novo de Deus. Você quer viver o novo de Deus? Saiba que para que possamos viver o novo de Deus é preciso seguir alguns princípios básicos:

  1. Devemos abrir mão das velhas atitudes – Ler Efésio 4:22-29

Devemos nos despir do velho homem, da velha mulher, pois tudo aquilo que fazíamos agora já não podemos fazer mais. Comportamentos e atitudes de velho homem, que já não cabem mais na vida dos filhos de Deus.

Quantas pessoas estão hoje dentro da igreja e continuam sendo ou tendo as mesmas atitudes: odiando seu próximo, menosprezando seu irmão, mentindo, falando mal do próximo, falando palavrão, nos vícios, vendo e ouvindo coisas que não é própria para um filho de Deus.

Precisamos deixar para traz o velho homem,  ser novas criaturas com atitudes e a mente de Cristo, para que Deus faça coisas novas em nossas vidas.

Precisamos assumir a postura de um novo homem, de uma nova mulher que reflete a imagem de Cristo, que exalando o bom perfume de Cristo por onde passar. Como você quer mudança, fazendo as mesmas coisas, tendo as mesmas atitudes erradas. E se não consegue, peça ajuda de Deus em oração

  1. É preciso aprender a pensar com uma mente renovada – Ler Romanos 12:2

Tem gente que só pensa: eu não vou conseguir, será que vai dá certo? Eu já tentei e não deu certo. Pára com isso!!!Deus lhe deu um novo ano para você tentar novamente, se renove. Pára de pensar que você não vai conseguir, porque você tem Deus, e se Deus é por você, você vai romper, vai conseguir! Se continuar com esses pensamentos de derrota, com certeza não experimentará o “NOVO DE DEUS”.

  1. É preciso tirar a colheita velha – Levítico 26:10 “E comereis da colheita velha, há muito tempo guardada, e tirareis fora a velha por causa da nova.”

Precisamos deixar de ficar comendo coisas velhas, coisas vencidas. Precisamos olhar para frente para que possamos receber de Deus coisas novas em todas as áreas de nossas vidas seja em seu ministério, em seu trabalho, em sua empresa, em seu casamento

.Toda comida tem tempo de validade, pois ao passar esse tempo começa a juntar bicho, caruncho, fica mofada e ao ingerir esta comida você pode chegar a morte. Deus tem uma novidade de alimentos para nossas vidas. Precisamos voltar a preparar a terra novamente, para que novas bênçãos venham

  1. É preciso tirar o velho fermento – I Corintios 5:7 “Limpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa,….”

Jogar fora todo o fermento velho. Isso tem a ver com tudo aquilo que fermenta nosso coração. Não liberamos perdão e ficamos guardando em nossos corações o fermento velho. Na culinária sabemos que o fermento é que faz crescer, mas o fermento velho impede o crescimento. Precisamos tomar posse de um novo fermento de Deus para que haja crescimento. Limpando nosso coração de toda mágoa, ressentimento, melindre, amargura, coisas do passado.

  1. É preciso tirando a roupa velha – Lucas 5:36 “E disse-lhes Jesus uma parábola: Ninguém deita um pedaço de uma roupa nova para a coser em roupa velha, pois romperá a nova e o remendo não condiz com a velha

Estas roupas velhas representam nossa vestimenta espiritual. Muitos  estão como maltrapilhos dentro das igrejas como colcha de retalhos, cheios de remendos do passado. Entram na casa de Deus e estão vestidos com as mesmas vestimentas espirituais: pecados de estimação. Pano novo não serve no pano velho.

O “NOVO DE DEUS” não vem para aqueles que vivem nos mesmos pecados todo dia.  Deus quer te dar dar vestes novinhas neste momento, mas tira a roupa velha. Ninguém coloca leite novo em um copo onde há leite velho de dois ou três dias. O que a pessoa faz, limpa primeiro o copo tirando o leite velho para depois colocar o leite novo.

Viver o novo de Deus é uma questão de escolha !

Às vezes as coisas dão errado em nossas vidas porque fazemos tudo do nosso jeito e então passamos a esperar pelo novo de Deus,  por um novo que mude as coisas ao nosso redor e não dentro de nós! O novo de Deus começa em mim e em você e depois é refletido nas situações em que vivemos, nas pessoas que nos relacionamos, nas oportunidades que surgem.

CONCLUSÃO

Chego ao final desta mensagem entendendo que não há mais espaço para o que é velho

na minha vida, na sua vida, na vida da igreja, na nossas famílias. Não tem espaço para: velhas atitudes, velhos pensamentos, colheita velha, fermento velho ou roupa velha.

Isaias 43:18-19 “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.”

Não importa como foi o ano de 2017 para você. Deus tem coisas novas, mas só viveremos o novo de Deus se deixarmos definitivamente o velho para trás. Talvez você ainda não experimentou o novo de Deus em sua vida porque decidiu viver agarrado em questões do passado.  Esqueça o que passou e encare o seu futuro com confiança.

Talvez as circunstâncias desanimaram você de crer e ver as novidades que o Senhor tem para a sua vida. Libere o seu coração, seja livre diante do NOVO que Deus tem pra você. Acreditar que o melhor de Deus está por vir é uma decisão pessoal. Não deixe morrer dentro de você a expectativa de que Deus está fazendo algo novo. Algo que vai mudar sua história no ano de 2018. Quem anda com Deus sempre tem algo novo para desfrutar.

Se você quer viver o NOVO DE DEUS, faça essa: “Eu decido hoje, em fé, tirar o velho e dar lugar ao “novo” que Deus tem para mim. Hoje está começando um novo tempo em minha vida, no meu trabalho, no meu ministério, no meu casamento, na minha vida financeira.

Eu estou entrando em um novo tempo. Eu tomo posse desse tempo novo de Deus. O tempo de deserto, o tempo de assolação, de ser aquela pessoa que vivia preocupada, desesperada, anciosa, triste, abatida ACABOU HOJE. Hoje eu me aproprio dessa Palavra. EM NOME DE JESUS”

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde