Estes dias estava meditando a respeito do Reino de Deus e me deparei com o seguinte pensamento: nós vivemos uma vida de Tomé. Antigamente eu pensava que era somente esta geração por conta das diversas teorias, ideologias, informações, etc. Porém analisando a história da bíblia como um todo podemos ver que isso vem desde sempre.

Você sabe quem foi Tomé? João 20:24-29 – Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.

E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.

Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.

E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!

Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.

Nós, muitas vezes, nos baseamos naquilo que vemos, porém Jesus nos disse neste versículo que acabamos de ler que felizes são os que não viram mais creem. Porque vivem pela fé!

Agora te pergunto: Você consegue ver Cristo? Nós não conseguimos ver fisicamente Ele como aqueles discípulos e demais pessoas que viveram em sua época aqui na terra. Porém podemos vê-lo nitidamente em nossas vidas e através da vida de pessoas. Concordam?

Então a minha palavra hoje é sobre VER PARA CRER.

As pessoas aí fora só acreditam no que veem. Quer exemplos? Você tem na sua família alguém que sempre mentiu e faz tempo que não há vê. Então alguém de sua casa diz assim: Nossa encontrei fulano na rua e conversei com ele e ele está tão mudado.

O que você pensa? “Nossa que benção!” ou pensa assim: “Tá bom! Enganou você, inocente, ele é super mentiroso, você sempre cai. Eu só acredito vendo.”

Está aí o porquê Deus colocou este trecho na bíblia:

Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis. (João 4:48)

Quero te mostrar agora como o que estou falando tem fundamento:

  • João 2:1-11 (Jesus transforma água em vinho)
  • João 4: 46-54 (Jesus cura o filho do Oficial)
  • Marcos 1: 40-45 (Jesus Cura um Leproso)

Eu poderia aqui citar mais de 35 milagres de Jesus aqui mais prefiro deixar anotado para que você pesquise depois:  Jesus Liberta um Endemoniado (Marcos 1:23-28); Jesus Cura a Sogra de Pedro (Marcos 1:29-31); Jesus cura um paralítico (Marcos 2:3-12).; Jesus cura uma mão ressequida (Mateus 12: 9-13); Jesus cura o criado de um Centurião (Mateus 8:5-13).

Poderia escrever muitas mais, porém perderíamos o foco da palavra. Se você quiser ver mais é só ver a bíblia.

Sabe o que vemos em todos estes exemplos? A fé gera uma atitude, está atitude sendo vista gera transformação. E isso aumenta ainda mais a minha convicção de que a nossa identidade transforma.

E ela transforma tanto de forma negativa quanto positiva e eu queria que fizéssemos um breve levantamento aqui agora, de qual medida pesou mais em 2017 na sua vida?

Você influenciou mais de forma positiva ou negativa? Você foi influenciado mais de forma negativa ou positiva? Lembre-se, nós somos a expressão mais próxima de Cristo na terra.

E o que as pessoas tem visto? Estamos entrando num ano novo e quais serão nossas atitudes novas, o que as pessoas verão? Está na hora de temperarmos esta Terra, de clarearmos a vida e mente das pessoas. Somo sal, somos luz, somos aqueles que não viram mais creem.

Para que possamos fazer e viver coisas novas este ano eu tenho alguns conselhos:

Devemos largar os velhos hábitos e viver aquilo que Cristo nos chamou para fazer.

Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.

Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou (Colossenses 3:8-10)

Para vivermos coisas novas temos que fazer coisas novas. Não podemos plantar maçãs e colher melancias. Se algo te parou ou te atrapalhou no ano passado, mude.

A bíblia fala em I João 1:9 que Deus perdoa nossos pecados quando confessamos.

Devemos guardar nossa mente.

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.

Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês. (Filipenses 4:8-9)

Hoje vivemos uma geração onde somos bombardeados com muitas teorias, achismos, ideologias. E isso muitas vezes nos bloqueia ou nos impede de agir. Nossa mente tem que estar ligada ao Pai. Mantenha-se focado naquilo que vem Dele.

3º Devemos realmente querer que outros vejam aquilo que vemos

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.
Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. (Filipenses 2:3-7)

Existem muitas pessoas aí fora precisando de Deus, buscando sem saber algo que só Deus pode fazer, a resposta que só Deus pode dar. Se não olharmos para o próximo não teremos para quem mostrar Deus.

Vivemos numa geração extremamente egoísta embora tenho visto pessoas transformando vidas. Você foi eleito por Deus a pessoa responsável por fazer pessoas voltarem a sonhar, acreditar, buscar, mudar.

Devemos confiar em Deus e nos seus planos

7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. (I Pedro 5:7)

Muitas vezes estamos indo bem mais queremos controlar aquilo que vemos que Deus está demorando. Ficamos apavorados pela falta de resposta.

Lembre-se não vivemos pelo que vemos e sim pelo que cremos! E que não tem como servir a dois senhores. Precisamos decidir quem mostrar. Duas pessoas não dirigem o mesmo carro ao mesmo tempo.

Em Romanos 12:1 diz que nossa vida deve ser um sacrifício agradável a Deus.

Conclusão:

Que possamos ser a diferença neste ano para nossa família, trabalho, igreja. E principalmente para as pessoas que Deus colocará em nosso caminho. Que nossas atitudes venham transformar estas vidas através do Espírito Santo que habita dentro de cada um de nós. Quero deixar algo para você neste ano: você é extremamente importante para a transformação dessa geração. Deus conta com você e nós precisamos de você.

 

Deus abençoe, Pr. Thiago Clemente.