Quero agora falar sobre um assunto que não pode faltar na vida do crente: “Espírito Santo”. Concorda que as igrejas em geral têm concentrado demais em outras coisas e o Espírito Santo é tristemente negligenciado? No sentido prático, ou até mesmo esquecido. Posso até dizer que há milhões de frequentadores de igreja em todo o mundo incapazes de dizer que experimentaram a Presença ou operação do Espírito Santo em sua vida nos últimos meses.

Há um grande abismo entre o que lemos a respeito do Espírito Santo nas Escrituras e como os cristãos e as igrejas agem em nossos dias. Em muitas igrejas e na vida de muitos cristãos, você ficaria espantado ao notar a aparente ausência do Espírito Santo Ele não se manifesta de jeito nenhum. No entanto, quando os cristãos passam a viver no poder do Espírito Santo, a evidência na vida desses e da igreja é algo sobrenatural frutos, poder, unção, autoridade, ousadia, milagres…E ATÉ O MUNDO NÃO CONSEGUE DEIXAR DE NOTAR A DIFERENÇA

Mas quem é o Espírito Santo?

  1. É Deus – O Espírito Santo é um dos membros da divindade. O Espírito Santo é o próprio Deus em espírito. O próprio Jesus, ao falar sobre o Espírito Santo, se refere a Ele como “um outro Consolador”, numa melhor tradução “um outro Auxiliador”. Essa expressão aponta para o Espírito Santo como como Deus, pois Cristo se posiciona em pé de igualdade com Ele ao utilizar a palavra “outro”, ou seja, Ele está indicando que o Espírito Santo é alguém como Ele. Além do mais, são atribuídos ao Espírito Santo atributos que só pertecema Deus, como: onipresença (está em todos os lugares), onisciência (conhece nossos pensamentos e intenções) e onipotência (todo Poder).

Atos 5:3-4 “perguntou Pedro: “Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade? Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus”

2. É uma pessoa – O Espírito Santo possui todas as características de uma pessoa

3. O Espírito Santo de Deus nos ama,

4. Se entristece pelos nossos pecados – Efésios 4:30 “E não entristeçam o Espírito Santode Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção

5.Fala conosco – Impressões no coração.

Atos 13:2-4 “Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”.

Atos 10:19,20 Enquanto Pedro ainda estava pensando na visão, o Espírito lhe disse: “Simão, três homens estão procurando por você. Portanto, levante-se e desça. Não hesite em ir com eles, pois eu os enviei”.

3. Ele nos chama para estar com Ele – Há os que O atende e aqueles que não O atendem. Quantas vezes em nossas orações clamamos por estar mais próximo de Deus, por ouvi-Lo – mas quando Ele nos fala nós não o atendemos ou não atribuímos ao que entendemos, ao Espírito Santo. Quantos de nós já passamos por algum caminho e tivemos uma dúvida ou uma vontade de mudar de rumo ou entrar em outra rua ou mesmo não entrar. E ACABAMOS PENSANDO QUE ISSO É APENAS UM PRÉ-SENTIMENTO. Ou nos vem a lembrança alguém por quem orar, visitar, ligar, mensagem… É o Espírito Santo…

4.intercede por nós – dependemos Dele para orar. Romanos 8:26-27Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”

5.convence dos nossos pecados quando erramosJoão 16:8-13 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.” O Espírito Santo é que convence do pecado e não eu nem você…

6. ensina a vontade do Senhor, ordena sua obra para nossas vidas

Jesus disse em João 14.26Mas o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.”.

Batismo no Espírito Santo – Jesus advertiu aos apóstolos a não começar a missão, sem antes receberem o batismo no Espírito Santo:

 Atos 2:1-4“Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.”

Atos 2:13-14 “Alguns, todavia, zombavam deles e diziam: “Eles beberam vinho demais”. Então Pedro levantou-se com os Onze e, em alta voz, dirigiu-se à multidão: “Homens da Judéia e todos os que vivem em Jerusalém, deixem-me explicar-lhes isto! Ouçam com atenção…”

Atos 2:38, 39 e 41Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar. Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.”

Por quê ao Pedro começar a falar 3000 pessoas creram? Por quê ele estava cheio do Espírito Santo

Notamos podemos receber dois batismos

  1. 38 = “sejam batizados em nome de Jesus” = batismo nas águas

receberão o dom do Espírito Santo” = batismo no Espírito Santo

O Batismo no Espírito Santo é o revestimento de poder na vida do cristão, que impulsiona à pregação do Evangelho

Atos 1:8 “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra“.

Qual a evidência do Batismo no Batismo Espírito Santo?

Atos 10:44-46 “E ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo, pois os ouviam FALANDO EM LÍNGUAS, e engrandecendo a Deus” – A evidência: O Falar em línguas

A importância da Oração em Línguas –Quanto mais oramos línguas mais somos cheios do Espírito Santo.

  • E ao sermos cheios do Espírito Santo, somos levados a amar mais a Deus.
  • Aprendemos a amar mais as pessoas, pois Deus é amor.
  • Facilidade para perdoar.
  • Manifestaremos os frutos do Espírito Santo – Gálatas 5
  • O falar em línguas é um instrumento de edificação.

Judas v.20 Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo” – Edificar é construir, fazer crescer, levantar algo. Do ponto de vista espiritual edificação significa crescimento. O falar em línguas acrescenta em nós,  aos poucos, tudo que necessitamos para nosso andar com Deus. Mas infelizmente a maioria dos crentes que já foram batizados no Espírito Santo e passaram a falar em línguas, ainda não compreenderam o que receberam de Deus

  • Mas a principal manifestação do Espírito Santo é nos tornar alguém cada dia mais parecido com Jesus. Gálatas 5:22-23 “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

Busca pelo Batismo no Espírito Santo – O Batismo no Espírito Santo está disponível a todos que creêm e desejam receber. Não preciso implorar, jejuar. É dom de Deus. Disponível…é só receber.

Batismo no Espírito Santo não é um prêmio – Prêmio é recompensa dada pelo esforço ou . mérito e alguém. Não é uma conquista, algo que adquirimos pelo tempo de igreja. Não está ligado ao que eu faço ou mereço. Não depende da santidade da pessoa

Quando e onde posso receber? Em qualquer momento e em qualquer lugar

Obstáculos que podem impedir o orar em línguas

  • Ignorância – Muitos não oram no Espírito porque não sabem que existe esse tipo de oração
  • Bloqueio Teológico – Foram criados num contexto tradicional, onde se ensina que este tipo de dom não existe para a igreja de hoje
  • Acusação do diabo – tipovocê não merece”… Não aceite!!
  • Falha em exercitar – A grande maioria não entende o propósito do uso contínuo da linguagem sobrenatural de oração no Espírito Santo. Receberam o Batismo no Espirito Santo, porém pela falta de exercício o dom ficou emperrado

Como receber o Batismo no Espírito Santo?

  1. Recebemos pela Fé – Gálatas 3:14 “Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé.” Não é pelo esforço mental. Repetindo oração ou repetir glória, glória, glória ou imitar outros…
  2. Se render a Deus – Se tiver que ajoelhar, ajoelha; chorar, chore;
  3. Não ter vergonha…não ter medo 

Conclusão:

 Não há como viver o cristianismo de forma eficaz sem a ajuda do Espírito Santo.

  • Se você que já recebeu o Batismo no Espírito Santo – Pratique diariamente a oração no Espirito Santo. Gaste tempo orando em línguas. Se encha Dele diariamente. E verá quanto Deus o usará com poder, autoridade e unção. Terá mais facilidade de amar, perdoar, servir
  • Você que um dia foi batizado no Espírito Santo e não ora mais em línguas – Receba pela fé um novo batismo
  • E você que ainda não recebeu o batismo com o Espírito – não ora em línguas – Não fique triste, não desanime.
    Quem sabe hoje é o seu dia. Ore para isso e receba! É presente de Deus disponível a todos nós, basta crermos e recebermos. Amém?

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.