Converter-se não é mudar de igreja ou mudar de religião, mas mudar de vida. E essa conversão provoca mudanças visíveis na vida de uma pessoa. Conversão é mudança de direção. Quando um carro está transitando por uma avenida e o motorista decide que precisa mudar a direção sentido oposto em que está seguindo, faz uma manobra que tem o nome de conversão.

Ele muda de rota, a rota em que andava já ficou para trás; agora ele vê uma nova avenida, com novas coisas. Não significa que imediatamente a pessoa se transformará em alguém perfeito, O processo que ocorre após a conversão é gradual, ou seja, dia após dia, a pessoa em obediência a Deus, vai vencendo tudo que carregou da “antiga avenida” e vai construindo em cooperação com Deus uma “avenida” totalmente nova.

Podemos dizer que a conversão é um “novo nascimento” – Diariamente ouvimos de muitas pessoas a afirmação de que a partir do momento em que decidiram servir a Jesus, nasceram de novo. Mas o que é o novo nascimento? Vamos ver o que a Palavra de Deus nos ensina em João 3:1-6 “Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. Ele veio a Jesus, à noite, e disse: Mestre sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele.

Em resposta, Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. Perguntou Nicodemos: Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! Respondeu Jesus: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.”

Quando Cristo nos alerta da necessidade de nascer de novo, Ele está nos orientando a transformar a nossa vida, de maneira que venhamos estar totalmente abertos para aquilo que ele tem a nos ensinar através da Sua Palavra.

O novo nascimento não é reencarnação – A reencarnação faz parte da doutrina espírita. E para quem não sabe reencarnação, significa geralmente o seguinte: após a morte a pessoa reencarna em um corpo de um bebe, para ter uma nova vida, uma nova chance de evoluir espiritualmente. Mas a Bíblia não apoia essa doutrina, como vemos em Hebreus 9:27 Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo,” A Bíblia ensina que morremos uma só vez,  que um dia os mortos serão ressuscitados e julgados de acordo com o que fizeram na terra.

Apocalipse 20:12 “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.” Por isso não adianta esperar uma outra existência, pois esta é a única oportunidade.

O novo nascimento a que Jesus se refere, é um nascimento espiritual que acontece quando o indivíduo crê em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador e o recebe no coração pela fé. Romanos 10:10 “Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Então, começa uma nova vida.

João 3:5 “Jesus respondeu (a Nicodemos): Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.”

Nascer da água  = batismo de arrependimento = batismo nas águas

Quando eu descobri a verdade da Palavra, o verdadeiro significado do batismo nas águas, me batizei novamente… Pois fui batizada na igreja católica bebezinha e de acordo com a Palavra de Deus o batismo é para arrependimento de pecados e confissão pública que aceitamos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas. E uma bebe não tem do que se arrepender ou ter entendimento de quem é Jesus. Jesus nos deu o exemplo quando foi batizado já adulto. Não me batizei porque “virei crente” ou “porque agora igreja evangélica”, me batizei porque entendi o que Jesus quis dizer a Nicodemos. E eu não queria viver a eternidade fora do reino de Deus

Nicodemos não entendeu as palavras de Jesus -1 João 3:3-4 “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Nicodemos era um homem que estava atrás de respostas. Jesus é a resposta. Jesus fala sobre nascer de novo. Para aquele doutor era uma ideia um tanto confusa, como entrar no ventre da mãe novamente para nascer? O que Jesus tentou mostrar para ele é que aquele novo nascimento não era físico, mas espiritual.

É semelhante ao que acontece e é experimentado por aqueles que recebem a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. A conversão, de acordo com a bíblia, é uma profunda transformação na vida, de dentro para fora. É uma mudança que afeta também as ações. Temos que ser “convertidos” não porque fazemos parte de uma igreja evangélica, ou porque nascemos em uma família evangélica mas por uma mudança interior que afeta mudanças em nossas atitudes, nosso falar, nossos pensamentos…E isso não é automático em nossas vidas. É um processo…onde a medida que vou conhecendo a Palavra de Deus e vou colocando em prática em minha vida… As mudanças vão acontecendo.

 Efésios 4:22-32 “Quanto ao procedimento anterior, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente; e revesti-vos do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade. Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira; nem deis lugar ao Diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade.

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia. Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”

Assim, aqueles que se convertem pela fé no evangelho são transformados, não com o propósito de serem ricos ou famosos, mas para sermos cada vez mais parecidos com o Senhor Jesus Cristo, em comunhão com ele e em obediência aos seus mandamentos. O convertido é normal, tem desejos, vontades e tentações, mas tem uma nova natureza dentro dele. O pecado, as tentações e os problemas continuam.

Mas porque ele tem o Espírito Santo habitando dentro dele, tem condições para dizer não para o pecado. Ninguém é mais o mesmo depois que experimenta do verdadeiro amor que vem de Jesus ao entregar suas vidas a Ele. Ninguém pode afirmar com convicção que se converteu ao evangelho e nunca teve uma experiência com o amor do Filho de Deus. Cada um tem a sua forma de passar por essa experiência, o que há de comum é o fato dela ser marcante inesquecível e acontecer não uma única vez, mas constantemente na nossa história.

 Conclusão

A conversão não está relacionada:

  • Com o tempo que um indivíduo passa na igreja,
  • Nem com a quantidade de “glória a Deus” ou “Aleluia” que ele fala.
  • Com a quantidade de tempo que ora
  • Com mudança de religião

Vejam o caso de Pedro: ele já andava há mais de três anos com Jesus, ouvindo seus ensinos comendo com Ele, viajando e servindo a Jesus em todo tempo, mas ainda não era convertido, pois o Senhor disse:

Lucas 22:32 “… E tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos”

Existem muitas pessoas que está há anos nas igrejas, ouvindo a Palavra, algumas até servindo a Deus como obreiros, mas que ainda não experimentaram a verdadeira conversão. Mas basta uma situação inesperada acontecer, ou alguém ofendê-los por algum motivo, e logo tiram a “capa” de crente, mostrando realmente quem são…

A verdadeira conversão é aquela que aplica a Palavra de Deus na vida prática do cotidiano.  A verdadeira conversão é aquela que imita a Cristo, transformando o indivíduo em discípulo (seguidor de Cristo). Não é vista em trajes sociais ou cabelos compridos, mas em trajes espirituais de mansidão, bondade, perdão e amor. Você já teve realmente experiência de um novo nascimento? Você pode dizer com certeza e segurança que já nasceu de novo?

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.