“E, partindo dali, chegou à sinagoga deles. E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados. Então disse àquele homem:  Estende a tua mão. E ele a estendeu, e ficou sã como a outra. E os fariseus, tendo saído, formaram conselho contra ele, para o matarem.” Mateus 12:9-14

Nesta passagem Jesus cura um homem que tinha a sua mão mirrada, ou seja, seca, ressequida. Nossas mãos são importantes, ela nos permite criar, fazer e segurar coisas, sem as mãos nos sentimos impotentes, dominados, subjugados. Assim como um policial subjuga um criminoso algemando suas mãos. Da mesma forma, o homem a quem Jesus curou era subjugado e dominado por sua condição, a sua mão era naturalmente ressequida.

É importante entender que ressequida é diferente de ressecada, uma pele ressecada pelo sol, por exemplo, pode ser facilmente hidratada com algum creme. Já uma mão ressequida é mais grave, pois ela secou, engrunhiu, o sangue não corre mais, perdeu a sensibilidade e os movimentos, ficou atrofiada.

Uma mão ressequida torna a pessoa dominada, vencida e subjugada pela situação. E assim como no mundo natural tudo é conquistado com as mãos, no mundo espiritual também, porém aqui a fé exerce o papel de mão. Para conquistar as bençãos de Deus, precisamos usar a fé, para tocar em Deus e sentir Sua presença, precisamos usar a nossa fé, é por ela que tudo é conquistado espiritualmente.

“Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor”. Hebreus 11:6

A mão ressequida é como a fé ressequida, uma fé que não se abre para receber as bênçãos e provisões de Deus que estão ao nosso dispor. A benção de Deus está lá disponível, mas ela não vem sozinha, é preciso buscá-la! Por isso, precisamos ter mãos espirituais aptas para nos apropriar e tomar posse das bênçãos.

A parte de Deus é dar, mas a nossa parte é nos apropriar, mas se a mão estiver ressequida, ou seja, se a sua fé estiver mirrada, atrofiada, fora de uso, você não vai poder se apropriar das promessas de Deus. Assim como não pode lutar no meio da batalha, pois será incapaz de empunhar a espada do Espírito. Também no meio da luta a fé ressequida não serve de defesa, porque ela é escudo.

A armadura espiritual do cristão existe o “escudo da fé”, “para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno.” (Efésios 6.16) – Por isso, Jesus quer curar a fé ressequida.

V.13 – “Então disse àquele homem:  Estende a tua mão. E ele a estendeu, e ficou sã como a outra.” – Da mesma forma, Jesus quer curar nossa fé ressequida. E existem três motivos para isso:

  1. PORQUE PERTENCEMOS À ELE

No v.12, ao ser acusado de desobedecer a Lei, Jesus responde: “Se um de vocês tiver uma ovelha [veja, ovelha sua], e no sábado ela cair num buraco, será que ele não vai fazer tudo para tirá-la dali? Pois uma pessoa vale muito mais do que uma ovelha. Portanto, a nossa Lei permite ajudar os outros no sábado”. Naquele instante, olhando nos olhos do homem da mão ressequida, Jesus dizia: “essa ovelha é minha, ele me pertence”.

Jesus quer curar sua fé ressequida porque você é dEle, você é servo e discípulo dEle, você pertence a Ele! Se você já entregou a sua vida à Jesus, se Ele é dono da sua vida e seu salvador da sua alma, você é dEle e tem, em Deus, toda a sorte de bênçãos espirituais para usufruir. Por isso Jesus quer curar suas mãos espirituais.

  1. PORQUE UMA FÉ MIRRADA COLOCA VOCÊ NUMA COVA

Jesus diz que a ovelha, ou seja, o homem da mão ressequida, estava caído numa cova (v.11) e afirma ainda que seja um sábado, ou o dia que for, Eu faria todo esforço para tirar o Seu servo do buraco. Sempre que sua fé fica ressequida, mirradinha ou sem uso, você cai em uma cova, em um buraco. Cristãos com a fé ressequida estão num buraco, alguns são buracos grandes. Alguns de vez em quando colocam o pescoço pra fora, aparecem num culto, cantam um pouco, fazem uma oração, mas logo ficam cansados, com a alma cansada, o semblante cansado, ficam também com uma conversa cansativa, enjoada, porque estão caídos numa cova.

Quem tem a fé mirrada pode estar caído numa cova, com a vida difícil, apertada, deprimida, sem condições de sair, de agir e conquistar alguma coisa. Talvez esteja caído numa cova, porque está com as emoções feridas e o coração sufocado, perdeu os sonhos e a visão do futuro. Mas, se você se identifica com esse homem, que está caído numa cova, desistido de crer, desistido de lutar, tenha ânimo, porque mesmo que você esteja caído na cova da mediocridade, saiba que há cura para a sua fé, Deus pode intervir e fazer um grande milagre!

  1. PORQUE VOCÊ TEM UM GRANDE VALOR PARA ELE

V.12: “Pois uma pessoa vale muito mais do que uma ovelha.” – Jesus quer curar sua fé porque você é precioso para Ele, e isso não depende de como você se vê, Ele enxerga além da sua capacidade de enxergar, e para Ele, você é muito precioso, é de grande valor. Ele tem pensamentos bons ao seu respeito. O olhar de Deus para você não é de ira ou de reprovação. Há cristãos que pensam em Deus como carrancudo, mal- humorado e difícil de ser agradado. Mas observe Jesus lidando com aquele homem, suaa mão estava mirrada, ressequida, então era feia de se ver. O homem estava numa cova, num buraco, numa situação deplorável, indigna de um servo de Deus, mas Jesus olha pra ele com um olhar de compaixão, de amor.

Se a sua fé está mirrada, você pode estende-la para Jesus, porque o seu valor para Ele não é afetado. Você pode não entender com Deus pode enxergar valor em você, mas ele enxerga. Assim como uma nota de 2 reais velha e amassada, tem o mesmo valor de uma nota de 2 reais novinha. Não importa como você está, Jesus pode te abençoar.

Você pode ser um líder de ministério ou de PG que está na cova, talvez as pessoas tenham te empurrado para lá, mesmo sem intenção, não fazendo discipulado, não indo às reuniões, não prestando contas. E você se encontra no buraco da frustração, amassado, sujo, ferido, porque a sua fé não aguentou, mas seu valor para Deus não foi afetado. Deus vai restaurar os teus sonhos, vai restaurar a sua visão de ministério, de liderança, Ele vai te dar cura, te dar nova unção de ousadia, de conquista e de multiplicação, porque você tem um grande valor para Ele!

COMO JESUS CURA A FÉ RESSEQUIDA?

V.13 : “E disse para o homem: – Estenda a mão! Ele estendeu, e ela sarou e ficou igual à outra”. –  Da mesma forma Jesus te pede para estender a mão, ou seja, ter a postura de crer, dar um passo de fé e confiança em Deus. Ter fé e simplesmente crer, sem questionar a Deus. Quando há questionamento não há fé, há dúvida. Não questione se vai ou não dar certo, se vai ou não demorar, se vai ou não funcionar com você. Isso é falta de fé. Mas, se você crer e estender a sua mão ressequida, Jesus irá enchê-la dos tesouros do céu. Estenda a sua mão!

Estender sua mão significa:

  1. Abrir-se para Deus e suas bênçãos: Talvez você ainda não consiga crer, porque sua mão espiritual está mirrada e ressequida, mas Jesus apenas te pede que estenda a sua mão. Experimente se abrir para Deus e veja o seu agir.
  2. Apropriar-se das bênçãos: ou seja, tomar posse e dizer: “essa bênção é minha”, isso é fé. A parte de Deus é dar a bênção, a nossa parte é apropriar- dela. da bênção, é pegá-la, é dizer: é minha. Quando tomamos posse e adquirimos segurança de ter a bênção, não precisamos mais continuar pedindo, mas louvar e glorificar a Deus e saber que no tempo de Deus a bênção se manifestaria.
  3. Disposição de usar a fé: Fé é pra ser usada e hoje é dia de você estender a sua mão espiritual, ainda que esteja mirrada, ou pequena demais para crer que Deus faz coisas grandes. Dia de tomar uma nova postura, uma nova disposição de exercitar a fé, de estender a mão para Deus, porque o Senhor é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos. Talvez você pense que a benção é grande demais, mas creia que Deus é ainda maior. Não fique na zona da mediocridade, mas saia da cova e creia em coisas grandes porque Deus é grande!

Conclusão:

Esta é a palavra de Deus para nós: “estenda a sua mão”, quando estendermos a mão ressequida, ela será curada em nome de Jesus. Como está a sua fé? Como está a sua mão espiritual para se apropriar das bênçãos de Deus? Está atrofiada, ressequida, fraca, sem nenhuma ação? Creia que Deus pode te curar, basta você estender sua mão.

 

Deus abençoe, Pr. Pinho.