“Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. Então disse aos seus discípulos: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara”. Mateus 9:35-38

Vivemos uma geração aflita e desamparada, pessoas presas à vícios, infelizes, com casamentos e família destruídas, sofrendo com a depressão, suicídios, criminalidade, violência, corrupção, imoralidade sexual. Basta ligar a TV, ler um jornal, acessar as redes sociais ou olhar ao seu redor que você encontrará essa verdade escancarada na sua cara.

Muitos olham esse cenário com olhar de lamentação, outros de medo, outros de “já era”, até mesmo nós cristãos. Mas Deus não, Ele olha para essa geração, perdida e afundada na lama do pecado, como uma grande seara a ser colhida, como ovelhas sem pastor.

Deus deu a nós, como igreja, muitas promessas de crescimento, de vidas sendo alcançadas pelo amor de Jesus através de nós. Os campos já estão brancos, a seara é grande. Mas onde estão os ceifeiros? Onde estão os trabalhadores para essa grande colheita?

Por diversas vezes, ao orar sobre a nossa igreja, em cima dessa palavra, eu falei: “Deus, se quem está não quer trabalhar, envie quem queira”. Mas Deus tem ministrado algo no meu coração, de fato, a colheita será tão grande que Deus precisará enviará outros. Mas primeiro Ele vai usar quem já está dentro. Os primeiros ceifeiros que colherão essa grande seara já estão aqui, o start dessa colheita começará conosco, Deus quer pode (e quer) nos usar.

Mas para que isso aconteça, primeiro precisamos viver uma metanoia, ou seja, uma mudança completa de mentalidade: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

O campo de batalha onde Satanás mais age é na nossa mente, se ele domina sua mente, ele domina sua vida. Ele não vai se preocupar em te impedir de estar na igreja ou no PG, de ouvir uns louvores, se ele tiver o controle da sua mente e dos seus pensamentos.

Pensamentos e atitudes que revelam que Satanás está reinando na sua mente:

  1. Medo: o medo é um dos principais fatores que impede as pessoas de trabalharem na obra de Deus. O medo de errar, de não conseguir, de não saber o que fazer ou falar, medo de fracassar, de ser exposto, de não dar certo. Mas… “Sentir medo não é o problema. Entrar em parceria com o medo e agir a partir dele, esse é o problema”. – Junia Hayashi

“No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.” 1 João 4:18

  1. Egoísmo: Há pessoas que não se envolvem na igreja, na liderança, nos ministérios, não se envolvem em abençoar outras vidas porque estão olhando para si e para as suas próprias necessidades. Muitas vezes esse egoísmo vem disfarçado de boas intenções: “Como posso ajudar outros se eu não estou bem? Quando minha vida estiver em ordem eu faço a obra”. Mas Deus não nos quer lamentando ou paralisados pelos problemas. Ele nos quer fazendo a obra, enquanto cuidamos das coisas do Senhor, Ele cuida das nossas. (Ex: Elias – I Reis 19:15).

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” Mateus 6:33

  1. Inferioridade: Talvez você pense “eu até acredito que Deus irá fazer, mas com certeza não será comigo, não tenho capacidade”. O diabo te faz se olhar com depreciação, te fazendo enxergar somente sua incapacidade, suas limitações e dificuldades. A inferioridade é fruto da comparação e da falta de identidade de quem somos em Cristo. (Ex.: Alda Célia)

“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” 1 Pedro 2:9

Você se enxerga em algumas dessas situações? Alguns desses pensamentos ou dessas atitudes estão te impedindo de fazer a obra de Deus? Se sim, isso é sinal que as mentiras de Satanás estão dominando a sua mente. Isso se chama sofisma.

Sofisma significa um argumento que [parece] correto, mas que é enganoso, que leva ou induz ao erro: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas”. II Coríntios 10:4

Este espírito de sofisma tem impedido muitos cristãos de viverem o propósito de Deus para as suas vidas. Mas o Senhor deseja destruir este espírito de sofisma em nosso meio, renovando a nossa mente: “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” João 8:32

Sofisma que leva a passividade

Uma vez instaladas em nós, essas mentiras nos levam a passividade, deixamos de ser participantes ativos da obra de Deus e nos tornamos meros expectadores, e com grande probabilidade de nos tornarmos críticos, avaliando o tempo todo o que os outros fazem.

Pesquisas apontam que em todos os movimentos, sejam eles empresariais ou religiosos, 20% das pessoas são ativas e 80% são passivas. Poucos fazem a coisa de fato acontecer, o resto só concorda (ou discorda). E normalmente estes 80% são os que mais falam. “É fácil criticar da arquibancada, o difícil é entrar em campo e resolver o jogo.” Teófilo Hayashi

Nos movimentos a minoria é envolvida e a maioria é parasita.  Mas em todas as revoluções na história houve envolvimento da maioria para que elas acontecessem, sejam elas boas ou ruins (Hitler). A igreja primitiva de Atos viveu uma revolução na expansão do evangelho porque houve envolvimento da maioria. (Atos 2:42-44)

Só viveremos as promessas de grande colheita quando, como igreja, entendermos que todos fomos chamados para trabalhar nesta obra. Que todos precisam se envolver, que todos precisam arregaçar as mangas e trabalhar, que todos precisam se doar pela causa de Cristo.

Você pode ser usado por Deus

Todos nós podemos ser usados por Deus, todos fomos chamados para sermos sacerdotes: “e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai.” Apocalipse 1:6. É claro que cada um exercerá esse chamado de forma diferente, onde Deus te colocou é o lugar onde Ele quer te usar, seja no trabalho, na família, na faculdade, no PG ou na igreja.

Deus quer te usar para ser instrumento para ganhar e cuidar de vidas. Esse chamado não depende da sua capacidade, de quem você é, do que você faz ou do que você tem, do que você sabe ou não. Não é sobre nós, é sobre Ele, é Ele que nos capacita. (Ex.: Pai)

Todos os grandes homens e mulheres de Deus na bíblia ou no decorrer da história da igreja demonstraram incapacidade ou até imoralidade: Abraão era velho, Raabe era prostituta, Jeremias era jovem demais, Isaías tinha lábios impuros, Jó perdeu tudo o que tinha, Jacó era enganador, Davi era adúltero e assassino, Moisés era gago, Pedro negou Jesus, Noé se embriagou, Jonas fugiu de Deus, Gideão era inseguro, a mulher samaritana havia divorciado seis vezes, Zaqueu era pequeno, Paulo era perseguidor de cristãos. Deus não escolhe os capacitados, ele qualifica os escolhidos. Essa frase é clichê, mas é a verdade. O que nos qualifica para sermos usados por Deus é a nossa disposição!

Uma nova chance de recomeçar

Na última ceia (Mateus 26:33) Pedro diz que jamais abandonaria a Cristo, mas Jesus diz que naquela mesma noite ele O negaria três vezes. No mesmo capítulo, vemos Pedro negando a Jesus as três vezes, e se dando conta disso chora amargamente. Após a morte e ressurreição de Jesus, Pedro se sente frustrado e volta a pescar, levando consigo outros discípulos. Mas Jesus aparece a eles (João 21:15) e pergunta a Pedro por três vezes se ele o amava. A cada resposta Jesus diz: “apascenta minhas ovelhas”. Jesus deu uma nova chance para Pedro, perdoando seu pecado, curando sua frustração e o colocando de novo no propósito.

Este mesmo Pedro, em Atos, converte 3 mil pessoas em sua primeira pregação. Não é sobre nós, é sobre Ele, é sobre o amor e a vida Dele em nós, que nos capacita.

Talvez você se frustrou no meio do caminho e voltou para o lugar de onde Deus te tirou. Saiba que Deus quer te resgatar da sua frustração.

Perceba que Jesus associa nossa demonstração de amor por Ele com “cuidar das suas ovelhas”, e não com tempo de oração, tempo de leitura da bíblia, quantos cultos você vai, quantas pregações você assiste no Youtube, quantas vezes limpou a igreja.

Se amamos, de fato, a Deus precisamos responder a este chamado de sermos trabalhadores desta seara: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara”. Mateus 9:38

Conclusão:

Deus quer que nos arrependamos dessa mentalidade de medo, egoísmo, inferioridade, passividade e frustração. E experimentamos a Sua vontade, que é boa, perfeita e agradável.

 

Deus abençoe, Pra. Nívia Augusto.