João 11:1-3 Havia um homem chamado Lázaro. Ele era de Betânia, do povoado de Maria e de sua irmã Marta. E aconteceu que Lázaro ficou doente. Maria, sua irmã, era a mesma que derramara perfume sobre o Senhor e lhe enxugara os pés com os cabelos. Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: “Senhor, aquele a quem amas está doente“.

Notem v.3  as irmãs de Lázaro mandam um recado a Jesus: “aquele A QUEM AMAS está doente.” Elas poderiam ter dito somente: “Lazáro está doente. Com certeza as atitudes de Jesus para com ele demostrava que o amava

 João 11:31-44 – Quando Jesus chegou viu Marta e Maria chorando pela morte irmão

v.35 “Jesus chorou.” Ele só ficou chorando?…Não!!! Ele ordenou que “Tirassem a pedra”… E mandou Lázaro sai… Ele teve uma “atitude”

O que aprendemos com isso? O “amor” que sentimos uns pelos outros, só faz sentido se for acompanhado de expressões práticas. Devemos sim declarar de modo audível o nosso amor e orar uns pelos outros.  AS EXPRESSÕES precisam de mãos… De ouvidos… Às vezes mexer bolso. O sentimentalismo, nesse caso pode ser apenas ser uma forma de camuflar nossa indiferença.

I João 3:18 Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.”

Amar com as ações é mostrar sua autenticidade, amando como Jesus amou e   nos ensinou. Jesus não nos amou com um palavreado bonito, mas passou no nosso meio fazendo o bem, curando a todos, servindo e oferecendo a maior disponibilidade a todos que o procuravam,

A marca mais evidente de nossa época é o egoísmo e individualismo – A Bíblia, no entanto, ensina que os dois principais mandamentos são:

Mateus 22:37-39 Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Respondeu Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo.”

Nós cristãos estamos cada dia mais, nos tornando egoístas e individualistas. Mas a  Palavra do Senhor nos ensina que a vida cristã não pode ser vivida isoladamente. A vida cristã precisa ser fundamentada no “você precisa de ajuda, posso ajudar…”Jesus, de maneira alguma nos trouxe um evangelho teórico, mas sim prático.

E você pode estar se perguntando “como posso demonstrar esse amor ao próximo de maneira prática?”

  1. Cuidando do próximo – Jesus está nos chamando para cuidar do outro. E o início deste cuidado está do nosso lado. Nossas famílias, irmãos da Igreja, nossos vizinhos. Se você vê seu próximo com necessidade e tem condições de ajudar…não espere a igreja ou outra pessoa fazer…faça você!!!! Não adianta dizer que ama alguém, e não fazer nada quando vê necessitado

Tiago 2:25-16Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso?”

Não basta dizer “estou orando por você”, …mas fica na sua…Deus vai preparar alguém ajudar. Sejamos mais misericordiosos uns com os outros e o amor de Deus, através de nós,  atrairá a muitos para a Igreja. E isso tem a ver com a visão de nossa “Ganhando vidas através do “amor”.

2. Sendo brando com o seu próximo –  palavras mansas. Jesus era manso! Se formos rudes, arrogantes…com certeza não estaremos refletindo Cristo. Seja brando ao falar com as pessoas, não importa quem seja…E isso tem que ser  “sempre”… Se estou bem…sou mansa…Se estou com problema não vou tratar o próximo com grosseria ou palavras ríspidas

3. Curando e levantando o próximo – Não podemos perder tempo com discussões e julgamentos. Quem ama não abre a ferida e sim traz bálsamo e alívio como remédio para a dor do outro. Quando amamos procuramos curar as dores do próximo, não importa quem seja ou o que tenha feito. Não temos que ficar julgando…e sim ajudar animando, fortalecendo, levantando.

 4. Aproximar-se do próximo – A primeira característica do amor é atrair pessoas. O amor tem uma química que une corações. O grande problema é que as pessoas se tornaram individualistas, não querem estar juntas. Ou só querem estar perto de quem as convém

Enfim é bom dizer “eu te amo” …. mas isso não basta. Existem muitas formas de mostrar amor ao próximo, além das que falamos: Não falando mal, tendo paciência, perdoando, ouvindo, ajudando na dificuldade.

Não importa quanto tempo você é crente, a quantidade de horas que ora, quantas vezes leu a Bíblia ou o conhecimento que você tem da Bíblia, se você não pratica o amor olha o que a Biblia diz:

Mateus 25:31-46 Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial. Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes. E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram. “Então os justos lhe responderão: Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? O Rei responderá: Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram. Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos. Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber; fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram. Eles também responderão: Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos? Ele responderá: Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo. “E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna”.

Muitos pensam que servir a Deus é simplesmente ir à igreja, frequentar os cultos, cantar louvores e ouvir a mensagem, ou coisas assim. Mas Jesus mostrou que servir a Ele é servir ao necessitado que está ao nosso lado e à nossa volta, carentes de toda a assistência

Lázaro, Marta e Maria   eram amados por Jesus. Mas também demonstravam com atitudes seu amor a Ele e aos discípulos:

Lucas 10:38-42 Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra.

Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! Respondeu o Senhor: Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada“.

Lázaro abria a casa, Marta servia, Maria O ouvia…Aprendemos que não podemos ser passivos apenas esperando que os outros nos sirvam, que os outros nos ouçam, que os outros demonstrem com atitudes seu amor por nós. Nós temos que primeiro semear amor na vida do próximo, para que os mesmos  nos amem também.

João 12:1-3 “Seis dias antes da Páscoa Jesus chegou a Betânia, onde vivia Lázaro, a quem ressuscitara dos mortos. Ali prepararam um jantar para Jesus. Marta servia, enquanto Lázaro estava à mesa com ele. Então Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E a casa encheu-se com a fragrância do perfume.”

Vemos nessa outra passagem mais uma vez essa família servindo a Jesus e aos apóstolos: Lázaro abrindo sua casa, Marta servindo e Maria O adorando.

Conclusão

Não há amor a Deus e nem cristianismo sem atitudes de amor ao próximo.

Leve o amor de Jesus por onde você passar através de suas palavras e suas ações. Que as pessoas possam ver algo diferente em seu viver seja na escola, no trabalho, na sua rua, na sua casa…

João 13:35 “ Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros“.”

Como está sua prática do amor? Tem amado só de palavras ou também com atitudes?

Tem atraído pessoas através da prática do amor…ou tem sido individualista e egoísta se afastando das pessoas? Pense nisso!!!!!

 

Deus abençoe, Pra Ivanilde Augusto