No último domingo, dia 27 de Maio, realizamos o DIP – Domingo da Igreja Perseguida em nosso culto. E neste ano a Portas Abertas está com olhos voltados para a Índia e deseja comunicar a realidade dos cristãos per­seguidos do país para a igreja brasileira.

O QUE É O DIP?

O Domingo da Igreja Perseguida foi criado em 1987, pelo Irmão André (fundador da Portas Abertas). Há 31 anos, a Portas Abertas realiza o DIP – Domingo da Igreja Perseguida, evento que tem o objetivo de engajar a Igreja brasileira na causa dos cristãos perseguidos por amar a Jesus. Qualquer um que se torne cristão enfrenta a morte. Por causa de sua fé, esses irmãos enfrentam encarceramento, agressões físicas e psicológicas, ameaças, perda de emprego ou até a morte. O DIP é uma ótima oportunidade para as igrejas mergulharem na causa dos cristãos perseguidos.

A MISSÃO PORTAS ABERTAS

A Missão Portas Abertas nasceu para servir à Igreja Perseguida. Atuando em mais de 60 países onde existe a perseguição aos cristãos, a Portas Abertas nasceu com a entrega de Bíblias a cristãos em países sem liberdade religiosa. E hoje a distribuição de Bíblias e literatura cristã continua sendo uma das ações mais importantes da Missão. Além de treinamento bíblico, tanto para pastores e líde­res quanto para os cristãos recém-convertidos. E cursos de alfabetização, para que os cristãos possam ler a Bíblia sozinhos. Em países que passam por guerras, conflitos e situações de catástrofes naturais, a Portas Abertas levanta donativos, mantimentos e até equipes de reconstrução. E socorro emergencial para o cristão perseguido que perdeu tudo, fugiu de sua casa ou país (refugiados de guerra) ou que ainda não têm condições de refazer suas vidas.

PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA

Sim, hoje há milhões de cristãos perseguidos por confessarem o nome de Jesus Cristo como Senhor. Cerca de 215 milhões de cristãos perseguidos, estão em sua maioria em países muçulmanos na Ásia, Oriente Médio e África. Mas também em países onde predominam outras religiões como o hinduísmo, Índia, e o budismo, como o Laos. Até mesmo o comunismo é causa de perseguição, como na China e Vietnã. Portanto, a liberdade religiosa de ter sua própria Bíblia, deixá-la à mostra e frequentar é um privilégio que temos no Brasil. É maravilhoso falar de Jesus à outra pessoa, sem ter a vida ameaçada ou ser torturado, preso ou até morto.

DIP 2018 – ÍNDIA

A Índia está localizada no Sul da Ásia. O país tem como litoral o Mar da Arábia e a Baía de Bengala. Os países com os quais faz fronteira são: Bangladesh, Butão, China, Mianmar, Nepal, Paquistão e Sri Lanka. A população nacional é de 1,3 bilhão e é a segunda maior do mundo. Os cidadãos do país são cha­mados de indianos.

Em meio a uma cultura diversa e multicolorida, 80% dos indianos seguem o hinduísmo. Lá, os cris­tãos são uma minoria, apenas 2,3% dos indianos seguem a Jesus.

Índia é o 11° colocado na Lista Mundial da Perseguição 2018. Nos últimos anos, a intensidade da perseguição e discriminação contra cristãos aumentou bastante. A prova disso é que a Índia subiu da posição 15 para a posição 11 em apenas um ano. Apesar de a legislação do país garantir liber­dade de religião e crença, existem movimentos nacionalistas que desejam afastar do país toda a influência ocidental – como o cristianismo – propagando a ambição e o orgulho de serem uma nação totalmente hinduísta e tradicional. A esse movimento damos o nome de hinduização. Ser hinduísta faz parte da identidade e da tradição indiana. Assim como no islamismo, os que deixam a tradição para seguir a Jesus enfrentam grandes consequências. Nesse contexto, os cristãos se tornam “dife­rentes e inconvenientes”, pois não negam a Cristo e deixam de participar dos cultos e rituais milena­res do hinduísmo.

O hinduísmo é a religião mais praticada na Índia e é bastante complexa. Ela existe há mais de 3 mil anos e não tem um fundador. No hinduísmo moderno, existem muitas formas de praticar a religião, mas todos os hinduístas preservam algumas crenças em comum: o sistema de castas, o carma (ou reencarna­ção) e a adoração a vacas.

O sistema de castas é um tipo de divisão social e hoje, existem mais de 3 mil castas na Índia. Para os hinduístas, você deve viver uma boa vida e lutar para ter um bom carma, a fim de subir de casta e evitar que a próxima reencarnação seja ruim. Já as vacas são consideradas seres completos pelas escrituras milenares, chamada de vedas. Elas são vistas como mais sagradas que a casta mais nobre da sociedade.

Formas de perseguição aos cristãos

Há diversos meios e táticas de opressão e perseguição aos cristãos indianos. Entre elas estão:

  • Violência: muitos cristãos são agredidos somente por seguir a Jesus.
  • Identidade nacional: promove o nacionalismo hinduísta como um ato de patriotismo.
  • Política: pressão para que os indianos votem no Partido do Povo Indiano (BJP), que está no poder e defende o nacionalismo.
  • Educação: tentativas de introduzir elementos das escrituras e rituais hinduístas nas escolas.
  • Corrupção: radicais hinduístas são nomeados para funções em diversas áreas do governo.
  • Recrutamento: ensino do hinduísmo entre povos indígenas que ainda não são hinduístas.
  • Leis anti conversão: proibição da conversão do hinduísmo para qualquer outro tipo de fé (já presente em seis estados).
  • Ghar wapsi: movimento que significa “regresso a casa” e prega o retorno de todos ao hinduísmo. Não é considerada uma conversão, portanto é isenta das atuais leis anticonversão.
  • Desinformação: difamação e falsidades são espalhadas sobre o cristianismo, incluindo acusações de ameaçar o sistema de castas.
  • Tensão étnica: tática que propaga o hinduísmo como uma minoria ameaçada por outras crenças (no caso, o islamismo e o cristianismo).

Como orar por eles?

São muitos os pontos de oração para os cristãos perseguidos na Índia:

  • Peça por proteção física, emocional e espiritual para toda igreja.
  • Ore para que eles perseverem na fé mesmo em meio a dificuldades.
  • Interceda pelos governantes, para que ajam com justiça com toda a população, independente de crença ou casta.
  • Clame pela vida dos radicais e extremistas hinduístas. Peça a Deus que revele seu amor demonstrado em Jesus Cristo.
  • Coloque diante de Deus as mulheres abandonadas e os órfãos. Peça pela provisão de Deus a eles.
  • Ore para que Deus levante homens e mulheres segundo o seu coração para servir a Igreja e pregar a palavra de Deus entre os indianos.

Eles esperam nossas orações para que o Senhor os console e os encha do Espírito Santo. Precisam de nossas doações para os projetos de ajuda com Bíblias, treinamento e ajuda emergencial. Agora que você conhece mais sobre a realidade dos cristãos perseguidos na Índia, não guarde somente pra você, compartilhe e ajude a tornar a Igreja Perseguida conhecida em todos os lugares.

Temos visto e ouvido testemunhos de irmãos que vivem essa realidade de perseguição e mesmo assim não abandonam a fé, permanecem firmes no Senhor.  Precisamos entender que, por amor a Jesus, eles são parte do corpo de Cristo como nós e, por isso, preci­samos nos importar com eles a fim de que eles saibam que, apesar de perseguidos, não foram abandonados.

Esteja conectado para saber mais. Certamente, conhecer a Igreja Perseguida mudará o modo como você vê sua vida cristã.

Fonte: www.domingodaigrejaperseguida.org.br